Header

Rede WIFI com nome diferente


as duas redes wifi do meu rooter alteraram o nome da rede. Aparecem com um sufixo “2” em todas as redes ( 2.4, 5G e guest). Na APP está o nome sem esse sufixo.

Além disso, esse sufixo aparece quando tento ligar de alguns equipamentos (laptop), fazendo a listagem de redes no telemovel, aparece o nome correto.

O problema é que tenho outros equipamentos (shellys) que também deixaram de ligar e penso que seja por estarem a “ver” a rede com o nome alterado.

Alguma ideia do porque desta alteração do nome visivel das redes em alguns equipamentos e de como resolver?


21 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Utiliza extensores, powerlines, algo do genero?

Reputação 7

as duas redes wifi do meu rooter alteraram o nome da rede. Aparecem com um sufixo “2” em todas as redes ( 2.4, 5G e guest). Na APP está o nome sem esse sufixo.

Além disso, esse sufixo aparece quando tento ligar de alguns equipamentos (laptop), fazendo a listagem de redes no telemovel, aparece o nome correto.

O problema é que tenho outros equipamentos (shellys) que também deixaram de ligar e penso que seja por estarem a “ver” a rede com o nome alterado.

Alguma ideia do porque desta alteração do nome visivel das redes em alguns equipamentos e de como resolver?

 

Boa tarde @ORAVLA19,

Considero uma boa prática ter os SSID diferentes de forma a evitar que sejam os dispositivos a escolherem a rede, habitualmente é a que disponibiliza o sinal mais forte.

Essa situação pode ocasionar mudanças constantes e até instabilidade.

Por outro lado, depende do que pretende, poderá sempre renomear para o mesmo SSID com passwords iguais e colocar em automático.

Obrigado

O tema é que essa rede com o sufixo não fui eu que configurei. Aparece dessa forma em alguns equipamentos.  Na foto aparece com o nome correto ( nome configurado na app) no telemóvel, e as mesmas redes com o sufixo no PC)

 

 

Aparecem 3 redes no telemóvel ( 2,4 / 5 G / guest) e as mesmas 3, mas com nome diferente no portátil. Apesar dos nomes diferentes mantém password como a original. 
 

o problema é que equipamentos como Shelly e outros que estavam ligados, deixaram de funcionar porque devem apenas ver a rede errada. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @ORAVLA19 

Agradecemos a sua mensagem. Se aceder à página de configurações do router, quais o nomes que tem associados ao seu router. 

Obrigado

 

Na pagina de configuração do router, aparece apenas os nomes das redes sem o sufixo 2. 

 

Reputação 7

Boa noite @ORAVLA19,

Sugiro que siga o procedimento descrito em baixo.

Boa sorte

Reputação 7
Crachá +2

O seu Router tem as 3 redes, tem de inativar a rede de visitas 

Reputação 7
Crachá +2

Pelo que se vê está a utilizar repetidores de sinal . .daí estar a criar-lhe mais nomes de rede

Tenho um repetidor, mas a rede desse repetidor tem um sufixo _EXT e até aparece visível na imagem. 
Isto aconteceu apis um restart ao rooter NOS. ( mesmo esse repetidor perdeu ligação e tive que reprogramar)

o problema é que há equipamentos que não está a ser possível reprogramar ( Shelly, aspirador iRobot) e penso que será por estas redes “espelho” com sufixo “2” que começaram a aparecer. 
 

e também não pretendo unir as redes 5G e 2.4 que sempre estiveram a funcionar bem separadas com todos os equipamentos. 

Reputação 7

Bom dia @ORAVLA19,

Parece que de momento, só existe o problema do iRobot que pode configurar desta forma.

Boa sorte

No I robot e nas Shelly’s da erro na ligação, mas nem se percebe o motivo. Diria que está a tentar ligar a rede sem o sufixo, mas só encontra a rede com sufixo. 
no i robot até se queixa das credenciais, que estão corretas e são as que uso para ligar os outros equipamentos. 
 

Reputação 7
Crachá +1

Pelo que percebo na instalação foram criados nomes para diferenciar as redes e, depois do reinício do router foi seguido outra metodologia de nomear de acordo com o que estava a ser feito. Não consegue alterar o que quer nas configurações do router? Lá pode também também apagar as ligações que pretende como a rede guest.

Já pensei fazer reboot ao rooter e depois voltar a configurar as redes. Mas partilhei aqui pois podia ser uma situação que já tivesse acontecido a alguém. 
logo que tenha disponibilidade para ficar sem net, faço o reboot. 

 

se bem que, reforço, na configuração do rooter está tudo ok. Essas redes com nome diferente não percebo de o de surgem. Mas são a mesma rede, porque nos equipa e tos o de vejo os nomes alterados, não vejo os nomes corretos. E consigo ligar com as mesmas credenciais. 
 

 

Reputação 7
Crachá +2

Pelo que se vê está a utilizar repetidores de sinal . .daí estar a criar-lhe mais nomes de rede

Novamente .. a situação está a ser causada pelos extensores .. para resolver é retirá-los da corrente e fazer um reset de fábrica ao router da NOS. Situação fica resolvida

Pelo que se vê está a utilizar repetidores de sinal . .daí estar a criar-lhe mais nomes de rede

Novamente .. a situação está a ser causada pelos extensores .. para resolver é retirá-los da corrente e fazer um reset de fábrica ao router da NOS. Situação fica resolvida

Não estou a perceber. Podes dar mais detalhe?

O único repetidor que tenho, já tenho desde o início. Estou a falar de um extensor de rede da TP-Link, cuja rede extendida aparece corretamente. 
 

há sítio que nem tenho cobertura desse extensor ( não apanho essa rede) e vejo as redes do rooter NOS com os nomes alterados… 

Reputação 7

Boa tarde @ORAVLA19,

Se desligar o referido extensor, a situação mantém-se?

Obrigado

Boa tarde @ORAVLA19,

Se desligar o referido extensor, a situação mantém-se?

Obrigado

Sim

o mais estranho é que para uns equipamentos aparece bem, para outros aparece com o sufixo. Na imagem pode ver o nome das redes bem no telemóvel e incorreto no PC. 

Fiz reboot ao rooter , depois voltei a configurar as redes Wi-Fi, e tudo voltou a funcionar. 
penso que o problema ficou resolvido. 
fiquei sem saber a causa. 

Reputação 7

Fiz reboot ao rooter , depois voltei a configurar as redes Wi-Fi, e tudo voltou a funcionar. 
penso que o problema ficou resolvido. 
fiquei sem saber a causa. 


Boa noite @ORAVLA19,

Existem várias razões pelas quais um router pode perder as definições de uma rede Wi-Fi:

  1. Atualizações de Firmware: Por vezes, durante atualizações de firmware, as configurações podem ser reiniciadas para as predefinições de fábrica.

  2. Falhas de Energia: Cortes de energia súbitos podem causar a perda das configurações, especialmente se não houver um sistema de backup adequado.

  3. Problemas de Hardware: Danos físicos ou problemas internos no hardware do router podem causar a perda das definições.

  4. Reset Acidental: O botão de reset pode ser pressionado acidentalmente, restaurando o router para as configurações de fábrica.

  5. Problemas de Software: Falhas no software do router podem levar à perda ou corrupção das configurações.

  6. Interferências de Rede: Interferências externas ou problemas de compatibilidade podem resultar em reinicializações ou perda de configurações.

Boa sorte

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

@ORAVLA19, a comunidade deu uma boa ajuda. 
Ficamos contentes que com a ajuda do @Guimas, @atcrs e @Jorge C, tenha conseguido resolver a situação. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Comentário