Header

Reclamação do Serviço NOS


Boa noite
Na impossibilidade de ter um endereço de email para onde possa dirigir este texto, serve o presente para apresentar a seguinte reclamação do serviço, já que é a única forma "oficial" de contacto não telefónico da NOS.

Sou cliente NOS, sem cobertura fibra, pelo que tenho contratado o serviço 4G. Na altura da sua contratação, o operador telefónico que me forneceu todas as informaçoes garantiu-me a contratação de um serviço sem limites, e sem política de utilização responsável.

O meu serviço sempre foi péssimo. Latências acima de um segundo, velocidades absolutamente inconstantes, dentro dos 20Mb contratados, tanto saco a 1Mb (logo 8mbps) como a 50 ou 60Kb.
Isto independentemente da altura do mês, é constante esta utilização durante o mês todo.

Como a Internet é a minha ferramenta de trabalho, em casa, sempre que tenho a necessidade de trabalhar utilizo o Hotspot 4G fornecido pela empresa onde trabalho (felizmente doutro operador) pelo que a utilização que faço em casa é pontual (redes sociais, navegação internet e pouco mais).

Já recorri aos serviços técnicos da NOS para reporte de avaria no serviço, que relembro, é extremamente lento desde o primeiro dia, e sou brindado com a mensagem de que como o meu serviço tem pelo menos um download de 3Mbps, não é possível abrir uma reclamação interna de serviço, porque essa é considerada uma velocidade alta.

Hoje, tendo uma necessidade urgente de acesso à Internet e não tendo hotspot, tenho o acesso à internet totalmente inconstante. Latencias para o site nos.pt que passam em segundos dos 20ms para os 1500ms. Os downloads de pequenos aplicativos tanto saco a 1Mbps como a 8Mbps.

Ligo para o 16108, o qual, após mais de 10 minutos de espera e um teste absolutamente nada transparente (não temos qualquer informação de que tipo de informação é enviada para a NOS - o que, a meu ver, viola os principios de transparência e protecção de dados pessoais), sou informado que já ultrapassei a PUR. Tendo por certo a conversa que tive com o operador de callcenter com quem fiz o contrato, assumi isto por errado. Segundo este operador, tinha já efectuado este mês um trafego de 231 Gb, sendo que a minha média é de 300Gb. Como acho absolutamente impossível, tendo em conta o meu perfil de tráfego, ter esta média mensal, solicitei detalhe do trâfego (dias, horas e volumes de trâfego por período). Esta informação é a meu ver, essencial para a análise, uma vez que podem estar a usar a minha ligação Internet sem o meu conhecimento.
Esta informação não pode ser dada pela NOS. Portanto, a NOS acusa-me de algo, mas não tem como me provar nem enviar o meio de prova para minha validação. Chamo a isto má fé. A acrescentar a isto, a completa arrogância do operador, a quem diz que a responsabilidade da utilização é só e apenas minha (o que concordo) e que a NOS não tem que provar o uso abusivo da mesma. E perguntou várias vezes, "em conversa que está a ser gravada" se eu afirmava que era impossível o uso dos 300Gb de trâfego mensais. Disse-o "em conversa gravada" e digo-o aqui. É impossível. Assim como é impossível que a NOS não tenha uma forma de detalhar o meu trâfego e enviar o meu perfil.
Ficaram de analisar a questão internamente e responder-me.

Em segundo lugar, peço cópia do meu contrato. Neste momento a voz do operador fica completamente engasgada. Eu sei a conversa que tive com o operador de Callcenter há um ano atrás, conversa essa que "por motivos de qualidade e de comprovativo de transacções comerciais" terá ficado devidamente gravada. Segundo o operador, essa conversa não é válida, é apenas válido o contrato que "assinei" quando instalei o router e acedi aos termos e condições.
A isto chamo clara e absolutamente má fé. Com as letras todas. É de total má fé que, tendo um sistema de controle de qualidade que grava as chamadas, e que segundo a mesma, será prova de transacções comerciais, afinal o que lá é dito não é o meio contratual, mas sim uns termos e condições que são posteriormente apresentados.
É de total má fé que um operador (quiçá instruido pela sua entidade patronal) tenha tido uma conversa telefónica alegando um certo tipo de informações, que posteriormente são revogados por um segundo contrato.
Posto isto, tenho, segundo o operador do Callcenter, supostamente mais 10 meses e 30 dias de contrato.
Meus caros:
Se a NOS não tem como provar que fiz tráfego excessivo, é porque não o fiz. O ónus da prova fica sempre do lado do acusador.
"Àquele que invocar um direito cabe fazer a prova dos factos constitutivos do direito alegado."
Não tendo esse meio de prova, a acusação não pode ter provimento. Art. 342 do Código Civil.
Se a NOS usa e abusa, através dos operadores de callcenter, na promoção de serviços com cláusulas que não são as efectivamente reais, é crime de publicidade enganosa (DL 330/90 - Artº 11).
Como não tenho nem posso ter meio de prova relativamente a isto, nem a NOS (obviamente) irá fornecer esse meio de prova, posso considerar que essa conversa telefónica também não existiu e como tal não ter qualquer tipo de prova contratual, uma vez que não há assinaturas fisicas, fornecimento de informações fiscais e contratuais da minha parte. Logo este contrato também não existe.
Como tal, e até informação em contrario por parte da NOS, considero-me desvinculado de tal contrato, sendo que a partir deste momento suspenderei pagamentos do mesmo, até prova cabal da assinatura (telefónica ou presencial) dos mesmos.

Esta mensagem será também enviada à provedoria NOS, assim como à ANACOM através do seu Portal do Consumidor.

25 Comentários

boa noite e só para saber que compreendo o seu problema pois eu tenho queijas em relação aos programas gravado automaticamente (para constantemente ) e o operador de callcenter diz que eu não tenho o direito de reclamar pois essa funcionalidade e uma oferta e como tal não tem de dar garantias de qualidade
faço das minhas palavras as suas.
Eu a pensar que a MEO eram "manhosos" mas a Nos fica num nível muitíssimo superior de manhosices.
gostaria de citar:
"Se a NOS não tem como provar que fiz tráfego excessivo, é porque não o fiz. O ónus da prova fica sempre do lado do acusador.
"Àquele que invocar um direito cabe fazer a prova dos factos constitutivos do direito alegado."
Não tendo esse meio de prova, a acusação não pode ter provimento."

Eu consegui algumas provas por mim mesmo, o meu computador (cujo está sempre ligado à internet) contém as informações de quantos dados/tráfego gastei e usei diariamente e tirei fotos durante um mês inteiro de quanto uso e fiz as contas em média, de quanto gastava de dados.
eu liguei-lhes e ao que parece, também me acusam de tráfego excessivo, no qual disse: "minha senhora, isso é totalmente mentira pois contenho provas de que não estou a fazer tráfego excessivo, através de fotos que o meu próprio computador registou, para não falar que não tenho nenhum telemóvel ligado à minha internet... apenas o meu computador".
Com isto a senhora não soube mais o que dizer, pedi-lhes igualmente se me podiam fornecer dados e provas de que estaria a abusar do tráfego, a mesma negou-as.

com isto poderia avançar para processo em tribunal, vou-lhes dar chances de ainda poderem mudar algo a meu favor enquanto cliente, caso nada se resolva, avançarei com todo o gosto. Farei com que me devolvam cada centavo que dei num período de 2 anos.

PS: Como posso eu também estar a usar excessivamente o Tráfego, se me foi garantido tráfego ilimitado?! ao que parece, a Nos apenas faz tudo para que lhes entre o dinheiro para os bolsos, não interessa se fazem publicidade enganosa, violem direitos e etc... enquanto se manter com os clientes na ignorância ou engana-los/manipula-los, eles acham correcto o que fazem.
farei futuramente um update do que se tem passado, até lá, não falarei na callcenter, irei sim, com um gravador a uma loja e vou fazer um apanhado nos contradizeres dos próprios funcionários (que não é por culpa deles, eles apenas estão a fazer o que lhes é mandado). Só por prevenção...

Só por curiosidade, está aqui uns screenshots de speedtests que fiz... ainda me pergunto, como posso estar a usar excessivamente do tráfego. (não mostrarei os registos dos apanhados que o meu computador fez, isso era dar-lhes o que queriam.)
Se isto é a PUR....


O silêncio também diz muito!
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @hmpferreira e @Ruben Reis.

Queremos ajudá-los. Contudo, como as situações técnicas que nos referem são específicas das vossas contas de serviço, para que possam ser acompanhadas por uma equipa especializada, pedimos que nos liguem, por favor. No caso de já o terem feito, e de existir uma ação de resolução a decorrer, sugerimos que aguardem o nosso contacto.
Olá, @hmpferreira e @Ruben Reis.

Queremos ajudá-los. Contudo, como as situações técnicas que nos referem são específicas das vossas contas de serviço, para que possam ser acompanhadas por uma equipa especializada, pedimos que nos liguem, por favor. No caso de já o terem feito, e de existir uma ação de resolução a decorrer, sugerimos que aguardem o nosso contacto.


Muito obrigado por essa resposta.

Mas não vou pagar mais mais 11.5€ (33 minutos a 35centimos cada minuto ) numa chamada a rondar a meia hora, para ser novamente insultado pelo operador de registo. Não há acções de resolução a decorrer, porque a NOS pura e simplesmente descarta o problema. Para a NOS não há problema.
Para mim também não há problema. Não há é NOS.

Bom dia
Conforme conversa telefónica da passada sexta-feira,fico então a aguardar a confirmação escrita do combinado no mesmo telefonema.
cada vez estou mais arrependido de ter colocada a Nos pois agora não consigo aceder ao restart tv e apos um 1º telefonema foi-me dito que o departamento tecnico me telefonava mas tal nao aconteceu e quando liguei eu fui atendido por uma "suposta tecnica chamada SARA PAÇOS que me disse que as minhas box não tem essa funcionalidade ao quaL disse que já tive essa função e que agora não dava e pedi para passar ao superior o que me foi negado varias vezes o que originou que eu levantasse o tom de voz mas continuou a negar a passagem ao superior ,fui obrigado a desligar a chamada pois fiquei saturado de tanta incompetencia.
Gostaria de saber tambem o que posso fazer para tentar obter o novo moden pois segundo a publicidade permite internet em todo o lado e com velocidade o que actualmente não acontece (só consigo 18 mb estando a 1metro do modem )e tambem não posso reclamar pois a NOS não garente velocidades por wi-fi (gostaria de saber afinal o que e que garante pois parece que a unica coisa certa deste operador e cobrar a fatura ao fim do mes.
Sera que os serviços centrais sabem destas falhas todas ou fica só pelo call center pois actualmente nem sequer fazem inqueritos de satisfação.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @matinhas,

Queremos ajudar. Contudo, uma vez que se trata de uma dificuldade específica do serviço, pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui para onde ligar.
boa noite se realmente querem ajudar ouçam as gravações das chamadas para verificarem a veracidade dos meus problemas e então após isso podem ser voces a entrar em contacto pois se eu tenho a "sorte" de apanhar mais algum funcionário como a SARA PAÇOS estou convicto que desisto do vosso serviço e espero que me ponham em tribunal onde eu explicarei as minhas razões e as comprovarei com as chamadas gravadas .
O meu contacto e 9xxxxxx .
Estou com PUR tenho a net bloqueada a 128kbps preciso de trabalhar e estou lixado. emfim

Recebi um Voucher na altura da subscrição com validade ate dia 31/03.

O mesmo não foi usado pois a TV que pretendia esteve esgotada durante os últimos dois meses, contactei a linha de apoio ao cliente no dia 27 interrogando se haveria a hipótese de aumentar a data de validade, a resposta que obtive foi de esperar ate ao final da validade e nessa altura caso ainda não tivesse a TV disponível prolongariam a validade do voucher.

Fiquei tranquilo pois a chamada é gravada, logo seria verdade o que me estavam a dizer... 

No dia 31 ligo para a linha com o intuito anteriormente aqui descrito pois a TV continuava  esgotada, (como é óbvio, se esteve durante dois meses), qual não é o meu espanto quando me dizem que isso era impossível e teria de escolher outra TV.

Então para que serve a gravação de chamada, se a empresa pode assim mudar de atitude nos procedimentos?

Nem uma reclamação valida se consegue fazer no site… somos encaminhados para este forum… fico a espera que me respondam pelo  menos…

Lus Sousa

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Luís Filipe Sousa.

Para analisarmos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Agora é tarde…

Não arrisquei e usei o Voucher, não sou parvo.

Reputação 7
Crachá +5

Agora é tarde…

Não arrisquei e usei o Voucher, não sou parvo.

Na loja online na compra de outra tv ?

Sim foi isso.

Boa tarde, solicitei no dia 29 de Dezembro e depois de muitas lutas e tentativas, o desligamento do serviço. Fiz todo o processo, tenho os documentos, entreguei os equipamentos, tudo ok. Disseram-me que não me seria cobrada qualquer outra mensalidade à excepção da que, nesse mesmo dia, já havia sido feita por débito direto, referente ao mês de Janeiro.

Qual não é o meu espanto quando hoje, dia 5 de Janeiro recebo um estranho email vosso a dizer que iam desativar o serviço estimando a data de final de faturação a 1 de Fevereiro, ou seja, cobrando mais uma mensalidade. Só podem estar a brincar comigo, uma vez que a desativação foi consumada no dia 29 de Dezembro.

Resido fora de Portugal e não tenho como estabelecer outros contacto convosco que não seja o email, por isso peço que me enviem de forma clara e objetiva a vossa morada de email para fazer a reclamação uma vez que não estou disposta a pagar mais nenhuma mensalidade, até porque não tenho qualquer período de carência convosco e o pedido- imediatamente consumado- de desativação do serviço aconteceu a 29 de Dezembro.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Soraia Deus para esclarecimento da situação que reporta, deve remeter por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o @Fórum para que a moderação possa ter acesso à sua conta e poder tomar conhecimento de todo o processo.

Feito

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Soraia Deus e @Jose Rodrigues

Pedimos desculpa pela demora. :sweat:

@Soraia Deus, vamos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada 

Boa tarde,

Venho por este meio, expor o meu desagrado e descontentamento com a fibra da NOS e deixar a minha reclamação pois não tenho nenhum email para o qual possa remeter a não ser as inúmeras chamadas de descontentamento que temos efetuado.

Reporto a situação, acerca do contrato da minha Avó, que tem 82 anos e reside em no algarve, e tem a NOS por satélite e que por conseguinte, no prédio dela, que tem 9 andares, e aparentemente até ao 8º andar existe fibra da NOS e somente no andar dela (9º andar) não existe. Apesar de haver no 9º andar a caixa da MEO e da VODAFONE, a NOS não faz a puxada do 8º para o 9º andar, ao que um comercial da NOS e até o próprio técnico que já foram ambos ao local indicam que é uma questão de fazer e querer fazer uma puxada .

Não entendo porque a própria NOS nos contato, a indicar que já existe fibra da NOS no local e depois agenda uma visita técnica e o mesmo chega ao local e indica estar impossibilitado de fazer o trabalho por não ser possível.

Quanto ao telefone fixo, é o 3º equipamento que enviam à minha Avó de 82 anos e que não funciona.

E como devem calcular, uma pessoa de idade necessita do mesmo, na impossibilidade do uso do telemóvel, que já aconteceu, até para chamar o inem.

Gostaríamos somente de poder do usufruir do serviço conforme o prometido e visto haver fibra no prédio , poder chegar ao 9º andar  e poder usar o serviço da NOS na sua plenitude, visto também pagarmos pelo mesmo.

Também a minha Avó de muita idade, gostaria de ter televisão no quarto, mas não tendo fibra, terá eventualmente solicitar o serviço de puxar para o quarto e instalar um 2a box, que terá custos acrescidos e não está em posição de o fazer, pois com o serviço da fibra tudo isso é possível sem ter custos acrescidos que se tem em satélite desnecessariamente.

 

Por conseguinte, se não conseguirmos ter o serviço na sua plenitude e conforme sugerido pela NOS a fibra, iremos ter que mudar de operadora. Visto as outras operadoras disporem de fibra no local, incluindo o 9º andar do mesmo prédio em questão.

Também em 2022, ainda com esta questão da fibra, um comercial tentou e chegou a fazer um novo contrato da NOS em nome da minha Avó mas com a fibra, o que não entendo como foi possível, pois se a mesma não existe no andar dela, não entendo como conseguiu prosseguir com novo contrato, o qual tivemos que cancelar pois não tinha sido autorizado.

Agradecíamos que tentassem de fato resolver a questão e não como tem sido até agora, que telefonicamente indicam que vão expor e nada acontece e nem somos contadas de volta. Nem nos dão o status da situação a não ser que contate novamente e fique horas ao telefone com a NOS a contar a situação sempre de novo.

 

Agradeço resolução da situação exposta o mais breve possível e com urgência, visto que se arrasta há bastante tempo.

Caso contrário iremos mudar de operadora.

Cumprimentos,

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @M Raynard, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Queremos ajudar e melhor compreender o que se passa, pelo que pedimos a sua cooperação e que nos envie uma mensagem privada com o número de cliente da sua avó para o perfil @Fórum
Obrigado

Bom dia, contínuo sem ter qualquer contato da vossa parte, nem resolução da fibra da NOS ,caso não seja resolvida a situação exposta, iremos mudar de operadora ainda esta semana .

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @M Raynard,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo que confirmámos, e após análise deste tema, não é possível fornecer fibra na sua morada.

Lamentamos o inconveniente.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Bom dia Sr. João,

 

Gostava de entender porque não entraram em contato conforme haviam mencionado .

Sendo assim, gostaríamos de rescindir contrato da minha Avó no local mencionado. Pode me encaminhar para o departamento devido ?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @M Raynard,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Comentário