Header
Pergunta

Quebras em Streaming e Gaming


Reputação 1

Boa Tarde!

 

À cerca de 2 meses foi-nos instalado o novo Router GIGA quando foi realizada a renovação do contrato, mantendo-se o mesmo pacote, desde então a internet sofre quebras constantes todos os dias, a toda a hora.

 

As quebras sentem-se tanto por Wi-Fi, como por cabo, principalmente por cabo aliás. Isto no meu caso, que trabalho em casa via Streaming, tem não só afetado os restantes membros da casa, mas principalmente o meu TRABALHO!

Estas quebras por mais de pequena duração que sejam, por vezes 15segundos, por vezes 2/3 minutos, causam uma desconexão quase instantânea dos serviços de streaming, como de jogos online.

Mais impressionante nisto é que as quebras parece que são cronometradas, tenho deixado a Stream em teste quase 24h sobre 24h, é impressionante como durante o dia acontece imensas vezes ter 4/5/6 quebras seguidas, de 40 em 40 minutos exatos, como às vezes de 30 em 30 minutos, como durante a madrugada as quebras são menos constantes, mas como já aconteceu em 3 dias seguidos durante a noite, ter uma quebra ao fim de 4h30 exatos, nesses mesmos 3 dias. Coincidência? Não será certamente.

Em relação ao streaming é completamente irritante por afetar um dos meus “ganha-pão”, que já se tem notado a larga diferença desde que isto começou a acontecer, mas alguém vai estar sentado em frente a uma televisão/computador a assistir a uma stream que está constantemente a ir abaixo e com quebras de bitrate constante? Exatamente, não!

 

Já contactei o Suporte Técnico quase 10 vezes só esta semana, na primeira chamada não conseguiam fazer a leitura do meu router, para ligar mais tarde. Na seguinte o despiste acabou em aguardar um contacto da equipa especializada em 48 horas, que faria as tais 48h no dia 17 às 15h47, informação transmitida pela pessoa que me falou comigo, e pela mensagem de atendimento automático pois eu tinha tentado ligar antes de passar as tais 48 horas, fiz questão de desligar e ligar assim que as 48horas certas estivessem cumpridas, apesar de saber que não ia receber contacto nenhum, tal como aconteceu. Espanto que assim que ligo assim que o prazo se cumpriu, o limite afinal era dia 18 às 9h, ridículo. Ainda mais ridículo, quando o contacto só é efetuado 3 dias mais tarde.

 

Detetaram que tínhamos variadas quebras em ambos os Canais Downstream e UpStream, principalmente em UpStream, dito pelo técnico. Veio cá o técnico na manha de ontem, dia 21, o mesmo que parecia nem saber o porquê de aqui estar, fez os testes habituais, verificou cabos, fichas, tudo normal, lógico, não estava a haver nenhuma quebra… Lá disse que toda a gente se está a queixar desde a primeira atualização de software do Router deste mês e que iria sair uma nova atualização ate ao fim de semana para corrigir, isto nem sequer tem lógica se isto aqui em casa acontece antes do mês de Dezembro, além do mais que isto é uma desculpa para ser dada via Telefone, não precisava que viesse cá um técnico para me dizer uma coisa destas na cara. É só tentar fazer das pessoas estúpidas.

 

Será que é pelo fórum que vou realmente chegar a alguém da NOS que me consiga ajudar?

 

Obrigado

 


36 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Hugo Possantes,

Para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada

Reputação 1

Bom dia, mais uma vez..

 

Entretanto já apareceram no forum mais uns quantos tópicos a apresentar o mesmo problema, a semelhança entre eles todos? Nenhum resolvido, magnífico.

 

Passo então a explicar o que foi efetuado na visita do segundo técnico cá a casa no dia 4/01, que foi simplesmente uma breve conversa entre nós... porque o técnico mal lhe expliquei o problema, referiu que podia fazer os testes todos e mais alguns, que ia estar tudo ok, que o problema era unica e simplesmente do Router.. que espanto diria eu, os problemas não começaram a acontecer a toda a gente quando foi efetuado o "upgrade" para esta versão do router nem nada..

 

Aliás, para que conste, o técnico fez questão de mostrar mensagens num certo grupo de whatsapp, em que se encontram vários técnicos da NOS, acerca de quebras com esta versão do router para quem utiliza principalmente o gaming, e "quem faz stream vai notar claramente", isto estava explícito à frente dos meus olhos, neste mesmo grupo. Para bom entendedor meia palavra basta, o problema é conhecido, é tema de conversa entre os vossos técnicos, porque de facto nao deve ser fácil ir a casa de um cliente e ter de dizer na cara que nao há nada a fazer. Nem para os clientes, nem para os próprios técnicos são bons.

 

No meio disto tudo, ainda explicou que de facto as quebras acontecem, e geralmente é de hora em hora, por volta disso, como eu já tinha referido anteriormente as quebras por vezes parecerem cronometradas? Com que então bate certo.

 

Como o próprio disse, é uma problema da NOS, ja referenciado sem resolução ate ao momento, aqui no fórum ja se encontram queixas deste assunto à mais de 3 meses.. Todos assim que fizeram upgrade e receberam esta versão do router giga, e outros tantos que certamente sofrem do mesmo problema, mas que nao dão o mesmo uso à internet que outros tantos como eu dão e provavelmente ainda nao notaram, ou pensariam que seria uma falha comum sem repetição.

 

Cheguei ao ponto de pedir um downgrade do equipamento inclusive(sabendo que tenho direito ao Router Giga com este contrato) espanto quando a resposta do tecnico é que a NOS nao está a dar ordem para isso. Vejamos, eu tenho direito ao novo Router Giga, propus que me instalassem uma versão anterior, ate o 4.0 apresentava mais estabilidade que este e nunca houve problemas do genero(connosco),ao qual o técnico referiu até que me resolveria o problema, ou outra versão do Router Giga. Já nem me interessa se é inferior a este ou não, a questao estaria resolvida, mas a NOS pouco se importa infelizmente, seria simples.

 

Concluindo, no fim disto tudo, as quebras mantêm-se com a mesma regularidade, adicionando ainda que agora o Router quando lhe apetece, reinicia, do nada e sem motivo aparente. O serviço está cada vez pior e assim que foi efetuado um último contacto via telefone para o apoio no mesmo dia dessa visita, ficaram de nos contactar, até hoje nada, secalhar a conversa já nao agradou.

 

Quanto a este assunto as medidas vão ser tomadas, porque por parte da NOS mais vale esperar sentado, saio eu e mais outros tantos prejudicados que nem em casa conseguimos trabalhar devidamente devido a esta qualidade de serviço medíocre.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Hugo Possantes

Pedimos desculpa pela demora e transtorno causado. 

Indique-nos, por favor, por mensagem privada qual o melhor horário para lhe ligarmos. 

Obrigada

Reputação 1

Boa noite, mais uma vez… E certamente não será a ultima…

 

Fui contactado novamente pela NOS ontem dia 27/01 durante a manhã, ao qual tive que expor a situação toda, que se arrasta à meses, onde o técnico disse que era devido a uma atualização do router que tinha saído com bugs, blablabla, a treta do costume. Que iria naquele momento repor a atualização e iria ficar tudo corrigido e as quebras iriam parar. Isto contado ninguém acredita. Tal como eu não acreditei como é obvio.

 

Também não foi preciso muito tempo, passado 50 minutos e aí estava a primeira quebra do dia… as quebras continuaram, e vão continuar daqui em diante, pois ninguém faz nada para resolver este problema.

 

Aproveito para deixar aqui bem explícito, como também já enviei ao “Fórum” por mensagem privada, todas as quebras registadas desde o dia 21 de Novembro de 2020, tal como as velocidades registadas nesses exatos momentos, porque o serviço de streaming que utilizo me permite fazer tais registos, sendo que usufruo dele cerca de 14 horas diárias, a maioria delas estão registadas, quando ele não está ligado, as quebras sentem-se de igual forma, simplesmente tenho poucos registos dessas mesmas.

 

593! Sim, 593!

593 quebras registadas de Internet Fixa por cabo de rede desde 21 de Novembro de 2020, onde na grande parte delas as velocidades registadas nas mesmas são.. 0mb’s download/0mb’s upload. E muito raramente com velocidades registadas com valores como 7/8 mb’s download e nem 1mb upload. E até pode parecer brincadeira, mas enquanto escrevia esta resposta, às 21:58 mais precisamente, acabou de haver mais uma quebra, isto é o rir literalmente. Vou inclusive deixar aqui uma print da mesma para sofrerem comigo.

 

 

Acrescento também que ultimamente algumas destas quebras, assim que o serviço é retomado, fico com 60/70mb’s download(por cabo), via wi-fi nem aos 20mbs chego nessas alturas, quando tenho 200MB contratado, durante horas, a última que me fez sentir estas diferenças de velocidade, demorou quase 24horas para a minha velocidade voltar ao normal, também há registo disso.

 

 

Chegou ao ponto de ter colegas de trabalho, a usar uma simples banda larga de outras operadoras a conseguirem ter uma conexão mais estável ao nosso serviço de streaming que eu, rídiculo!

 

Com tudo isto, e como informei ainda hoje à NOS, motivos e principalmente PROVAS, não faltam para recorrer à rescisão do contrato, estou cansado disto, tornou-se numa pouca vergonha, principalmente a falta de atenção e a pouca disponibilidade para tentarem resolver o que quer que seja, ao ponto que chegou a NOS! Como indiquei hoje à NOS, dou até ao fim deste mês para me darem uma solução viável e que acabe com estas anomalias de uma vez por todas, senão vou avançar com a rescisão do contrato.

 

Reputação 2

É um bug recorrente, toda a gente se está a queixar do mesmo mas a NOS continua a não admitir existir nenhum problema, como o costume…

Quando se liga para o SAC (16990) os assistentes dizem que sabem que se passa algo porque imensa gente com esse router lhes anda a ligar a reclamar desse problema, mas em sistema continuam a não ter nada, e o próprio apoio técnico diz que não sabem de nada. Pelos vistos esses técnicos não andam por aqui nem pelo ZWAME, onde imensa gente fala disto…

A única coisa que fazem é enviar técnicos ao local. Acaba por ficar tudo na mesma porque o problema está no último firmware que a NOS mandou para os routers. Com o firmware anterior isto não acontecia!

Reputação 1

É um bug recorrente, toda a gente se está a queixar do mesmo mas a NOS continua a não admitir existir nenhum problema, como o costume…

Quando se liga para o SAC (16990) os assistentes dizem que sabem que se passa algo porque imensa gente com esse router lhes anda a ligar a reclamar desse problema, mas em sistema continuam a não ter nada, e o próprio apoio técnico diz que não sabem de nada. Pelos vistos esses técnicos não andam por aqui nem pelo ZWAME, onde imensa gente fala disto…

A única coisa que fazem é enviar técnicos ao local. Acaba por ficar tudo na mesma porque o problema está no último firmware que a NOS mandou para os routers. Com o firmware anterior isto não acontecia!

 

Boa noite André,

 

O técnico que veio cá dia 04/01, mostrou-me inclusive mensagens num grupo no seu telemóvel pessoal de técnicos da nos, assim dizia o título, de eles a falarem especificamente deste problema, no Router 5.0 V2, e que não havia nada a fazer porque a NOS não apresenta nenhuma solução por enquanto( desde à pelo menos 4 meses que isto se arrasta).

Portanto isto é do conhecimento dos técnicos, tanto deles como da NOS num geral, agora das duas uma, ou não querem arranjar solução, ou não o sabem solucionar, só vejo essas duas hipóteses, e como tal convém dizer que não sabem o que se passa.

 

Reputação 3

Isto é ridiculo, como colocam um firmware e um router no mercado com estes problemas? o router nem é mau de todo, deve ser dos melhores que a NOS tem para a zona HFC, mas a estabilidade é zero, vale zero.. esta sempre a cair e para quem esta a trabalhar por casa é uma dor de cabeça

 

eu como estava dentro dos 14 dias fiz downgrade de pacote, incluindo o router, mas passei mais de uma semana com dor de cabeça e problemas no trabalho por causa desta brincadeira

Estou com o mesmo problema,  tudo começou quando a 7 de dezembro me instalaram esse router.

 

Com o v1 não tinha quebras na net mas só conseguia trabalhar por vpn por cabo,  apesar de estar a 2 metros do router 

 

Com este consigo estar a trabalhar com wifi mas a ligação da net tá sempre a cair  

 

Já vieram umas 10 vezes cá casa, trocaram as tomadas e repartidor do sótão  . Só houve 1 técnico que sabia do que se tratava e que disse que era problema de firmware e que tem vários clientes com o mesmo problema 

 

Suporte técnicos e outros que cá vieram duzem que não sabem de nada,  que n há queixas deste router 

 

Dia 3 de fevereiro vem um técnico e um auditor da NOS..com isto do covid andarem a mandar montes de gente para não resolverem nada,  para um problema que não vai ser resolvido com visitas a casa do cliente 

Tenho exatamente o mesmo problema com este router: a VPN para a rede da empresa (estou em teletrabalho) está constantemente a cair, as videoconferências perdem muitas vezes o som e algumas vezes a imagem, quebras constantes de rede (por cabo e wifi), enfim. Reclamei e vem cá hoje um técnico, mas pelo que leio aqui, não me vai resolver nada…

 

Se não me resolverem o problema vou pedir rescisão do contrato de fidelização com justa causa.

Reputação 4

Caro Nuno Miguel

 

Faço ds tuas palavras as minhas, tudo começou a 3 de Dez.

No meu caso passou-se exactamente isso que referes, já tive 12 técnicos e o auditor já cá veio, identificou problemas fora de casa e reencaminhou para uma equipa de exteriores. Isto já lá vão mais de duas semana e  não houve mais qualquer desenvolvimento. Nada fizeram, inclusive recusam-se a repor o router anterior a V!, porque querem (????) resolver o problema!!!

Já informei que enquanto o serviço estiver desta maneira, em que é também afectado o serviço telefone fixo e boxes, que nada irei pagar!!!

 

E pronto é esperar sentados!!!

Quando a net cai, se tiver a receber uma chamada telefônica a chamada cai. A box uma v2 que precisa de net deixa de funcionar se tiver a ver uma gravação 

 

equipa de exteriores também já andou aqui, trocaram os terminais nos postes.. nada resolve.  Só tive 1 técnico que confirmou os problemas deste router, o resto desconhece ou diz desconhecer 

 

 

Reputação 1

Caro Jocazeze,

 

Tambem pedi inclusive o downgrade do router, ou a troca pelo Router 5.0 V1, ao qual a resposta da NOS foi exatamente essa que recebeu, nao estão a dar ordem para tal, tenho que esperar que o problema fique solucionado. 

Reputação 2

Também dependo da internet para os restantes serviços porque tenho uma AppleTV que constantemente me dá erros ATV11 (falha de sinal). Basicamente a única coisa que tenho independente da internet são os telemóveis, tudo o resto mal consigo utilizar desde há alguns meses. 
Jogar on-line, utilizar o ZOOM, ver streams, usar VPNs, ou fazer chamadas pelo telefone fixo são tudo coisas que já não posso fazer por culpa da NOS que continua a não admitir este problema e continuam a enviar técnicos a minha casa quando eu estou farto de lhes dizer que já cá vieram uns 6 técnicos e todos disseram que não há nenhum problema no meu local, mas sim no firmware do router. 
Marcaram-me a vinda de OUTRO técnico para dia 3, mesmo comigo insistindo que o problema não está no meu lado e que mais gente se está a queixar do mesmo em vários fóruns (inclusivamente no deles, este). 
A NOS é uma palhaçada pegada!!!

Reputação 1

O que mais me deixa confuso no meio disto tudo, é o facto de a NOS já saber que este Router esta a causar estes problemas, porque assumindo ou não, eles sabem, e não permitir uma alteraçao do equipamento ou até mesmo um downgrade. Quem estaria a "perder" seriamos nós clientes, ao receber um equipamento mais fraco teoricamente, mas que nos daria a estabilidade de serviço que precisamos para trabalhar. Independentemente de ser por motivos contratuais ou não, a NOS prefere arriscar-se a perder clientes com uma rescisão por justa causa(registem tudo, liguem todos os dias) ou a própria provedoria retirar a fidelidade do contrato como já fizeram a outro utilizador aqui do fórum, do que trocar o equipamento por outra versão. A inteligência nao deve ser uma coisa que abunde para os lados da NOS certamente. 

 

 

Hugo,  os técnicos que costumam vi é cá casa trazem equipamento suplente nas carrinhas e eu perguntei se tinham o antigo e disseram que não 

Reputação 1

Olá Nuno,

 

Isso é tanga dos técnicos, o 4.0 acredito que já nao tenham, mas pelo menos o Router 5.0 V1 eles têm, podem é não andar com ele quando vão fazer serviços a clientes Router 5.0 V2, há relatos tanto aqui, como no ZWAME de clientes a quem foi proposto a substituição pelo Router 5.0 V1. Já se sabe que a V1 é mais fraca principalmente na propagaçao do sinal Wi-Fi, mas que interessa neste momento? Tanto que o último técnico que cá veio, me disse expressamente isso, a substituiçao pela V1 me resolveria esta situaçao mas... a NOS nao está a dar ordem para tal, porque o meu contrato assim o diz que tenho de ter a V2.

o meu v1 avariou , substituíram por este.  O outro não tinha as quebras deste, só que mesmo estando a 2 metros do router tinha de estar ligado por cabo para a vpn funcionar

 

saudades dos tempos dos router barbatana de tubarão,  nunca tive problemas destes e sou cliente desde 2009

Reputação 2

a NOS prefere arriscar-se a perder clientes com uma rescisão por justa causa(registem tudo, liguem todos os dias) ou a própria provedoria retirar a fidelidade do contrato como já fizeram a outro utilizador aqui do fórum

 

 

A mim também me fizeram isso relativamente a outro caso que tive com eles durante praticamente um ano (a net ia abaixo todas as madrugadas às 4:20 exactas e só voltava se eu desligasse o router e o voltasse a ligar). 
Tiraram-me a fidelização e creditaram-me 70 e tal euros pelos prejuízos. 

Reputação 1

Mas sem dúvida alguma, tive o 4.0 durante anos, nunca tive problemas, mas infelizmente teve que sair o "Todo Poderoso, Super Rapido e Super Inovador Router Giga"

Todo poderoso quando chega a hora da quebra. 

Super rápido a quebrar, num segundo temos internet, no segundo a seguir temos 0mb/0mb.

Inovador porque nunca antes tinha acontecido.

 

De facto, um Router com caracteristicas totalmente diferenciadas dos outros. Nossa senhora.

 

 

Reputação 4

Bom dia

Ontem mais uns largos minutos ao telefone. Tentar reverter para o router 5.0V1. Não consegui, continuam a dizer que está dependente da área técnica e da reparação do problema de exteriores, em que desde dia 11 me foi identificado o problema (já acredito que até seja tanga apesar dos maus sinais) e enquanto não for reparado o problema exterior nada podem fazer.

Infelizmente foi me dito na altura que viria uma equipa no prazo de 24 horas mas hoje dia 30 e ainda nada foi feito, nem me sabem dizer quando!!!

Estou mesmo farto. Acho que os meus problemas são de exteriores, agravado pelo problema da falta de estabilidade do router 5.0V2, esse gigante da tecnologia, mas que nas mãos da NOS, só dá problemas!!!

Reputação 2

Vieram-me hoje trocar o router 5.0 v2 pelo v1 (cilindro). As quebras desapareceram! Tentei ainda com o v2 mostrar alguns dos sintomas ao técnico, e foram fáceis de perceber ao jogar online na PlayStation (os outros jogadores saiam todos ao mesmo tempo do jogo), e após efectuarmos a troca pelo v1 voltámos a fazer o mesmo teste e já nada disso acontecia. 
Até agora ZERO quebras com este v1!!!

 

Sugiro que todos com este problema peçam pra trocar os V2 pelo V1!

 

EDIT: e quero deixar um enorme louvor a este jovem que cá veio hoje. 5 estrelas!!! Não vou mencionar o nome dele, mas se ele andar por aqui certamente saberá que estou a falar dele. O melhor técnico da NOS que já conheci. 

Reputação 3

Vieram-me hoje trocar o router 5.0 v2 pelo v1 (cilindro). As quebras desapareceram! Tentei ainda com o v2 mostrar alguns dos sintomas ao técnico, e foram fáceis de perceber ao jogar online na PlayStation (os outros jogadores saiam todos ao mesmo tempo do jogo), e após efectuarmos a troca pelo v1 voltámos a fazer o mesmo teste e já nada disso acontecia. 
Até agora ZERO quebras com este v1!!!

 

Sugiro que todos com este problema peçam pra trocar os V2 pelo V1!

 

EDIT: e quero deixar um enorme louvor a este jovem que cá veio hoje. 5 estrelas!!! Não vou mencionar o nome dele, mas se ele andar por aqui certamente saberá que estou a falar dele. O melhor técnico da NOS que já conheci. 

 

Eu também fiz a reversão para o router V1 e finalmente os problemas desapareceram, sacrificando o alcance.. mas ao menos a internet está estável e sem problemas

Reputação 1

Como fizeram para ter o V1, a mim dizem-me que a NOS não esta a dar ordem para tal.

Reputação 1

Como fizeram para ter o V1, a mim dizem-me que a NOS não esta a dar ordem para tal.

 

Olá Amadeu,

 

Insista no 16990 no apoio técnico, explique tudo direitinho, e ligue as vezes que for preciso.

Só ontem estive quase 3horas e meia em chamadas com a NOS, não podiam, não podiam, não estava a ser permitido, bla bla bla.

Depois de falar com 5 técnicos diferentes, felizmente atendeu-me alguém com competência na área, que tinha conhecimento deste assunto, que sabia que as trocas já estavam a ser efetuadas, e como tal marcou-me o agendamento para terça-feira para a substituição do equipamento, como eu fiz questão que ele deixasse isso bem notório na intervenção técnica, como ele fez questão de o voltar a repetir na chamada, devagarinho e a bom som para que ficasse registado na mesma.

Tal como os utilizadores de cima fizeram também, insista, ontem só iria parar de ligar para a NOS assim que me propusessem a troca, demorou quase 4horas até me atender alguém competente, mas vai ficar resolvido. Todos os relatos após a troca de vários clientes aqui no forúm, como no ZWAME, são os mesmos, troca efetuada, problema resolvido!

Reputação 4

Tentei esta manhã, insisti que ando a reclamar do router há 2 meses, dizem que tenho toda a razão, mas ainda iam analisar. Informei que tinham o resto do domingo para analisar pois amanhã de manhã precisava de trabalhar, e ou a NOS me resolvia os problemas e trocava o router ou escusavam de cá vir, pois iria mudar de operador!!!

 

Neste momento até os códigos de desligamento tenho na mão!!!!

Comentário