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Power Router 4.0 limita largura de banda em AP e Switch


Boa noite,

Contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e  tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

 

A instalação é a seguinte: Power Router 4.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

 

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

 

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

 

No fundo o que posso concluir é que o Power Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

 

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

 

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido. Talvez seja algo relacionado com alguma firewall do equipamento.

 

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

 

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!


35 Comentários

Bom dia,

 

O portátil tinha consistentemente velocidades acima dos 60 mbps na instalação anterior (NOS Power Router 2.0 com 100 mbps) e nesta quando está muito próximo (quase encostado) ao Power Router 4.0 penso que atinge algo perto dos 100. Vou confirmar qual a norma mais logo mas parece-me que não haverá grande estrangulamento por aí.

 

Já ia trocar o switch por um giga apesar de, teoricamente, a velocidade ir até 20/200 mbps em ligação full duplex. Em termos futuros é com certeza preferível e naturalmente que já estava à espera de que a velocidade neste momento disponibilizada nas tomadas de rede através do switch não ser perto dos 200 mbps.

Sobre o AP confesso que contava, quando o comprei, que os 40/400 chegassem para os 200 mpbs. Nada que não se resolva com um equipamento mais moderno. Este pode ficar para os quartos que também não recebem wireless.

 

No entanto o que é disponibilizado é consistentemente 50 mbps e não há grandes flutuações.

O router detectando que são equipamentos mais antigos faz a gestão com esse limite?

Exato, eu diria que está mesmo nos equipamentos. O router nunca te pode dar mais do que o que os equipamentos permitem. 

 

Quando se diz 20/200 em full duplex estamos a falar em em upload+download somados. Por isso, conta sempre com menos de 80*. No TP-Link a porta de rede que liga ao router provavelmente também é fast Ethernet, e é por aí que te limita.

 

*O estranho aqui é que tu não tens 80, tens 50 com o PC ligado ao switch. Experimenta ligar o PC sozinho no switch (sem TP-Link lá metido) e vê se fica melhor. 

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Boa noite,

 

Penso que já me aconteceu, não sei bem porquê, que um AP ligado à porta 4 com o modo bridge não tinha conexão para o exterior (internet).

Já tentou sem ser em modo bridge? O comportamento é igual numa das outras 3 portas?

Boa tarde,

Gostaria de saber se a NOS tem por habito limitar a velocidades contratada dos clientes… faço esta pergunta porque é a terceira vez que me vejo limitado em uplink. 
Tenho contratado o serviço de 200/20 Mbps e cada vez que verifico o uplink não passa dos 7.x Mbps…

Não é nenhuma limitação física, pois sempre que efectuo o reset do Power Router o serviço volta aos valores normais...

 

Antes do Reset
Depois do Reset


Gostaria que me dessem uma explicação credível para este “fenómeno”. 

Muito Obrigado,

Cumprimentos,

 

Só para informar que veio um técnico cá a minha casa e de nada fez. Só me fez gastar dinheiro num switch novo, no qual tenho os mesmo valores com o switch wireless que estava a usar antes. Uma palhaçada!!

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Teste primeiro a velocidade da REDE INTERNA via SWITCH!

PC → SWITCH → PC

deverá ser a mesma velocidade

ROUTER → SWITCH → PC

@fernando santosss , confirma que o novo switch, que também não resolveu, é gigabit?

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

Muito Obrigado pela sugestão… irei tentar validar o número de portadoras (antes e depois do reset) em uplink como menciona da próxima vez que surgir a limitação.

 

Agradeço mais uma vez,

Cumprimentos,

Boa tarde,

 

Eu estou a passar pela mesma situação do autor to topico. Estou a usar um switch https://eu.dlink.com/uk/en/products/go-sw-5g-5-port-gigabit-desktop-switch gigabit com cabos cat6 e mal o ligo perco logo velocidade para ordem dos 40Mbps mas com algumas quebras na ligaçao. Também notei que o Wifi do Power router 4.0 sofre de quebra de velocidade para a mesma acima referida. E sim experimentei a Lan 4 com bridge e continua tudo na mesma. Ao desligar o switch volto a ter velocidades de 200Mbps.

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

Muito Obrigado pela sugestão… irei tentar validar o número de portadoras (antes e depois do reset) em uplink como menciona da próxima vez que surgir a limitação.

 

Agradeço mais uma vez,

Cumprimentos,

 

Bem tive oportunidade de verificar que a a minha ligação em uplink está novamente limitada a 7.x Mbps…

 

Numero de portadoras de Upstream com 20Mps...
Numero de portadores de Upstream com 7Mbps...

Basicamente o mesmo número de portadoras em Upstream, e até as potências estão inalteradas. O que é um facto é que de noite acontece “magia” e o meu uplink fica reduzido a 7Mbps (apenas voltando ao normal com um reset depois do router forçar um novo registo).

Provavelmente terei de escalar este caso, não me parece ser uma avaria, mas sim um configuração /limitação a ser aplicada.

 

Cumprimentos,

Muito Obrigado,

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

 

Eu estou a passar pela mesma situação do autor to topico. Estou a usar um switch https://eu.dlink.com/uk/en/products/go-sw-5g-5-port-gigabit-desktop-switch gigabit com cabos cat6 e mal o ligo perco logo velocidade para ordem dos 40Mbps mas com algumas quebras na ligaçao. Também notei que o Wifi do Power router 4.0 sofre de quebra de velocidade para a mesma acima referida. E sim experimentei a Lan 4 com bridge e continua tudo na mesma. Ao desligar o switch volto a ter velocidades de 200Mbps.


A operadora não garante bom funcionamento com outros dispositivos como switchs, extensores, etc.

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Crachá

Olá, qual é o seu router? 

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Obrigado mais uma vez, bem pelo menos hoje está certinho e sem reset’s… a ver se continua.
Cumprimentos,

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Pedro Flores e @marcolopes

@Pedro Flores, o @marcolopes deu uma boa ajuda! Conseguiu?
Ficamos aguardar o seu feedback.

Obrigada 

Bom dia @Ana P. 

 

Quem acabou por ajudar mais foi o @CP001 mas agradeço a todos os que fizeram o esforço. Essencialmente, num primeiro momento, contornei o problema ao ligar directo da régua ao vosso modem. Depois passei a usar um switch Giga e aparenta estar tudo ok.

 

Mas ficou, pelo menos para mim, identificado que um equipamento Fast tem a velocidade limitada pela negociação que faz com o  vosso modem e não pelas limitações do equipamento em si. É algo que é imposto pelo comercializador (NOS) e que não é de todo claro em nenhuma forma de comunicação oficial.

 

A única coisa que lamento que não tenham sido frontais logo desde o início invés de me dizerem que o problema estava só do meu lado. De resto a prestação do vosso serviço tem sido imaculada.

 

Obrigado pela atenção.

 

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Obrigado mais uma vez, bem pelo menos hoje está certinho e sem reset’s… a ver se continua.
Cumprimentos,

 

Bem parece que começa mais uma semana da mesma forma… começo a ficar um pouco farto desta situação de “limitação” por um serviço pelo qual estou a pagar. Estranho que não é nenhuma avaria… e durante o período da noite alguém deve andar a correr scripts para alterar as definições /limites de utilizadores… um pouco triste se for o que está a acontecer.

 

Resumindo, todos os dias de manhã o router está limitado a 200/7, faço um reset e fica nos 200/20.

Acho que só lá vai com uma queixa mesmo… 

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro Flores.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Boa noite,

Contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e  tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

 

A instalação é a seguinte: Power Router 4.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

 

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

 

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

 

No fundo o que posso concluir é que o Power Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

 

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

 

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido. Talvez seja algo relacionado com alguma firewall do equipamento.

 

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

 

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!

As respostas estão aqui: TP-Link 40/400 e switch 10/100 (Fast Ethernet).

Isto são dois equipamentos ultrapassados, que são "não gigabit". Tipicamente as velocidades não passam dos 60-80 neste tipo nestes equipamentos.

Se trocar por algo com porta gigabit, fica com o problema resolvido.

 

Quanto ao Wi-Fi, provavelmente os equipamentos que usa também lhe limitam a velocidade, o seu PC deve ter apenas norma 802.11n 1x1 ou 2x2 20 MHz. Para ter velocidades decentes (acima de 100) precisa pelo menos da norma Wifi 802.11n 3x3 20 MHz (ou então 2x2 40MHz) ou então ainda melhor a 802.11ac.

 

E deve ligar-se ao router preferencialmente na rede - 5G (5 GHz) e não na outra (2,4 GHz). Isto se o PC for compatível com 5 GHz.

 

Nota final: o seu PC tem porta gigabit. É por isso que não sente o mesmo problema qd está ligado por cabo de rede. 

Bom dia,

 

O portátil tinha consistentemente velocidades acima dos 60 mbps na instalação anterior (NOS Power Router 2.0 com 100 mbps) e nesta quando está muito próximo (quase encostado) ao Power Router 4.0 penso que atinge algo perto dos 100. Vou confirmar qual a norma mais logo mas parece-me que não haverá grande estrangulamento por aí.

 

Já ia trocar o switch por um giga apesar de, teoricamente, a velocidade ir até 20/200 mbps em ligação full duplex. Em termos futuros é com certeza preferível e naturalmente que já estava à espera de que a velocidade neste momento disponibilizada nas tomadas de rede através do switch não ser perto dos 200 mbps.

Sobre o AP confesso que contava, quando o comprei, que os 40/400 chegassem para os 200 mpbs. Nada que não se resolva com um equipamento mais moderno. Este pode ficar para os quartos que também não recebem wireless.

 

No entanto o que é disponibilizado é consistentemente 50 mbps e não há grandes flutuações.

O router detectando que são equipamentos mais antigos faz a gestão com esse limite?

Boa tarde. Tenho exatamente o mesmo problema.  Troquei para pacote 200/20 , antes tinha 120/20, com um router ligado ao router NOS sempre tive velocidades perto do contratado,  80/90. Após a troca para o router 4.0 deixei de o ter. Troquei o router que tinha por um gigabit, fiz o teste de velocidade mal o instalei , tudo bem deu logo os 200/20. Passados 10mintos voltou o limite . Não me passa dos 40. A NOS tem um limitador nos router???

Hoje vim almoçar a casa e deu para testar.

O AP está ligado direto ao router através dos terminais disponíveis no bastidor (não passa pelo switch).

O computador ligado por rede ao switch (que não tem mais nenhum equipamento lá ligado) atinge os 50 mbps download e 20 mbps de upload.

Valores aproximados.

 

Os ports no router que têm o switch e o AP têm uma led verde do lado esquerdo e uma amarela do lado direito. O computador directo tem só a verde do lado esquerdo. Daí eu questionar se o router negoceia uma velocidade diferente consoante o equipamento.

Hoje vim almoçar a casa e deu para testar.

O AP está ligado direto ao router através dos terminais disponíveis no bastidor (não passa pelo switch).

O computador ligado por rede ao switch (que não tem mais nenhum equipamento lá ligado) atinge os 50 mbps download e 20 mbps de upload.

Valores aproximados.

 

Os ports no router que têm o switch e o AP têm uma led verde do lado esquerdo e uma amarela do lado direito. O computador directo tem só a verde do lado esquerdo. Daí eu questionar se o router negoceia uma velocidade diferente consoante o equipamento.

Negoceia, sim, por assim dizer.  

Acho que é isto:

Amarelo e verde significa que a porta do router está ligada a qualquer coisa "não gigabit" (seja a um cabo, a uma outra porta ou placa de rede "não gigabit").

Só verde significa que está ligado a algo gigabit.

 

E só numa ligação gigabit é que consegue os 200 megas. 

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Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @CatiaLopes.

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