Header

Power Router 4.0 limita largura de banda em AP e Switch


Boa noite,

Contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e  tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

 

A instalação é a seguinte: Power Router 4.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

 

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

 

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

 

No fundo o que posso concluir é que o Power Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

 

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

 

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido. Talvez seja algo relacionado com alguma firewall do equipamento.

 

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

 

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!


35 Comentários

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

Muito Obrigado pela sugestão… irei tentar validar o número de portadoras (antes e depois do reset) em uplink como menciona da próxima vez que surgir a limitação.

 

Agradeço mais uma vez,

Cumprimentos,

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

Muito Obrigado pela sugestão… irei tentar validar o número de portadoras (antes e depois do reset) em uplink como menciona da próxima vez que surgir a limitação.

 

Agradeço mais uma vez,

Cumprimentos,

 

Bem tive oportunidade de verificar que a a minha ligação em uplink está novamente limitada a 7.x Mbps…

 

Numero de portadoras de Upstream com 20Mps...
Numero de portadores de Upstream com 7Mbps...

Basicamente o mesmo número de portadoras em Upstream, e até as potências estão inalteradas. O que é um facto é que de noite acontece “magia” e o meu uplink fica reduzido a 7Mbps (apenas voltando ao normal com um reset depois do router forçar um novo registo).

Provavelmente terei de escalar este caso, não me parece ser uma avaria, mas sim um configuração /limitação a ser aplicada.

 

Cumprimentos,

Muito Obrigado,

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Obrigado mais uma vez, bem pelo menos hoje está certinho e sem reset’s… a ver se continua.
Cumprimentos,

 

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Obrigado mais uma vez, bem pelo menos hoje está certinho e sem reset’s… a ver se continua.
Cumprimentos,

 

Bem parece que começa mais uma semana da mesma forma… começo a ficar um pouco farto desta situação de “limitação” por um serviço pelo qual estou a pagar. Estranho que não é nenhuma avaria… e durante o período da noite alguém deve andar a correr scripts para alterar as definições /limites de utilizadores… um pouco triste se for o que está a acontecer.

 

Resumindo, todos os dias de manhã o router está limitado a 200/7, faço um reset e fica nos 200/20.

Acho que só lá vai com uma queixa mesmo… 

Reputação 6
Crachá

Olá, envie mensagem aos moderadores, podem ajudar.

Boa tarde,

 

Eu estou a passar pela mesma situação do autor to topico. Estou a usar um switch https://eu.dlink.com/uk/en/products/go-sw-5g-5-port-gigabit-desktop-switch gigabit com cabos cat6 e mal o ligo perco logo velocidade para ordem dos 40Mbps mas com algumas quebras na ligaçao. Também notei que o Wifi do Power router 4.0 sofre de quebra de velocidade para a mesma acima referida. E sim experimentei a Lan 4 com bridge e continua tudo na mesma. Ao desligar o switch volto a ter velocidades de 200Mbps.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

 

Eu estou a passar pela mesma situação do autor to topico. Estou a usar um switch https://eu.dlink.com/uk/en/products/go-sw-5g-5-port-gigabit-desktop-switch gigabit com cabos cat6 e mal o ligo perco logo velocidade para ordem dos 40Mbps mas com algumas quebras na ligaçao. Também notei que o Wifi do Power router 4.0 sofre de quebra de velocidade para a mesma acima referida. E sim experimentei a Lan 4 com bridge e continua tudo na mesma. Ao desligar o switch volto a ter velocidades de 200Mbps.


A operadora não garante bom funcionamento com outros dispositivos como switchs, extensores, etc.

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é o seu router? 

Comentário