Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
Boa tarde,



Atualmente, o meu fornecedor de internet tem uma política de utilização responsável de 100Gb que para o meu uso, não é nada favorável. Por essa razão, queria fazer duas perguntas. Qual é o limite estabelecido pela política de utilização responsável nos serviços NOS? Existe cobertura 4G em zonas por satélite?



Cumprimentos,
boa noite,

venho apenas lamentar mais uma vez o mau serviço e caro que a NOS presta ao seu cliente...sou cliente da NOS ha 7 anos e tenho um serviço satelite de 40 megas desde o inicio do contrato sempre reclamei a pouca velocidade de internet que obtinha ou seja menos de 8 megas de noite melhora um pouco pudera esta tudo a dormir...sobra mais um pouco claro...recebi por parte da NOS todo o tipo de desculpas a fibra vai chegar,redes congestionadas,necessidade de mais antenas etc...com o passar dos anos pensei que esta situação se fosse resolver mas ate agora nada...inclusivé a NOS deu- me um bónus de dados moveis nos telemoveis uma vez que na minha casa se ligar os mesmos a rede wifi á quebras no serviço ou seja sou obrigado a gastar dados moveis quando na verdade podia ligar ao wifi de casa...cansei- me e optei por fazer uma reclamação na anacom como não obtive resposta liguei para a linha de apoio da anacom e expliquei a minha situação actual do serviço contratado com a NOS fiquei então a saber que nos termos de qualidade de serviço a NOS é obrigada a garantir 50% do serviço contratado ou seja mediante o meu contrato deveria ter sempre 20megas de velocidade constante sendo que ao longo do dia este valor deve ainda ser superior...no caso de haver alguma restrição na velocidade a NOS pode aplicar esta medida a titulo excecional e reposta assim que possivel conforme texto da anacom que aqui colo...Atenção! A expressão "tráfego ilimitado" só pode ser usada pelos operadores quando as ofertas em questão não tenham limites nem restrições ao longo de todo o período de duração do contrato. Nas ofertas ilimitadas, a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de Internet só é admissível em circunstâncias excecionais e por um período limitado, devendo a normalidade ser reposta logo que possível.Contudo tenho feito algumas chamadas para o apoio tecnico da NOS a fim de resolver esta situação da melhor maneira possivel...a resposta e sempre a mesma quando confrontados com a lei e os direitos do consumidor a NOS resguarda-se sempre com a informação que tenho um consumo excessivo de internet e que estou restringido na utilização de internet...consciente que faço uma utilização responsavel do serviço de internet perguntei quantos gigas posso gastar por mes a fim de evitar mais restriçoes no futuro não me souberam informar...perguntei tb quando vou saber que não estou restringido e aqui o tecnico deu resposta disse-me que ao utilizar a internet se estiver rapida e a funcionar bem não estou restringido...ou seja fiquei a perceber que quando houver bom sinal de internet a NOS diz que o cliente não esta restringido e pode utilizar o serviço...se estiver muito trafego dizemos ao cliente que esta restringido...assim a NOS fica sempre a ganhar...

Para finalizar informo que esta reclamação serve especificamente para a empresa NOS a qual tenho contrato...mas tambem vai ser copiada e enviada a empresa ANACOM na esperança que algo seja feito...

Cumprimentos,

Helder Barata

Cliente NOS-C16xxxxxxx NIF-2xxxxxxx
Pelo que sei eles não têm um valor definido para limitar a velocidade. E usares 10 computadores ou usar um, acaba por ir dar ao mesmo uma vez que a velocidade vai dividir por 10 ou por 1.



Acho que ainda não vi aqui ninguém no Fórum a queixar-se da pur.




Aqui está um exemplo... o meu :(



https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/hotspot-kanguru-xl-tem-limite-5904/index1.html#post25848
Podem, tá nas condições contratuais.
Boa noite,



Gostaria de saber qual é a POR para o serviço de Internet 4G.



Na Vodafone descemos drasticamente as velocidades, ao ponto de não dar para fazer praticamente nada por serem atingidos 100GB.



É possível me informar quais são os limites aqui?



Obrigado pela atenção.



Cumprimentos
descobri que me restringiram o aceso de Internet por uso excessivo ,agora a minha pergunta é como saber o limite de gb por mes,mas o engraçado é que quando contratamos o serviço nao falam nada disso e dizem que é ilimitado, o powerouter esta numa zona rural com pouca rede e poucas antenas e agora tenho a velocidade afectada e estou a mesma a pagar por 40mb de velocidade ,como contornar esta situação?
Como sabemos para a rede NOS, embora em Portugal, mas em zonas fronteiriças passamos para a rede Orange e obtemos a mensagem:

Bem-vindo a Espanha .... Para mais informações sobre a politica de utilização responsavel em Roaming e eventuais sobretaxas ....

Alguem sabe o que é politica de utilização responsavel em Roaming?

Temos gratis quantos minutos? Temos gratis quantos Mb de dados por pacote?
Nem a brincar....o apoio vai pintar um quadro todo bonito e sem falhas (se estivermos a falar de um suposto novo cliente).

Antes de se comprometerem com a NOS passem os olhos pelos tópicos que existem neste forum e tirem as conclusões. Há muitas queixas de NOVOS clientes e muitas mais de clientes antigos....a Internet é uma desgraça nas velocidades, ou na perda de pacotes ou em ambos...eu tive 10 anos sem problemas. Desde Janeiro de 2018 que os problemas tornaram-se diários...telefonemas para suportes com direito a brinde na fatura tb ja foram mais neste ultimos 3 meses do que em toda a minha vida com serviço de Internet....
Tenho MEO ADSL e, apesar de pagar por 24 Mbps, só tenho net a 10 Mbps. Estou á procura de alternativas, e a NOS disse que está indisponível para acrescentar os 250 metros que faltam para a fibra chegar a minha casa...



Como no Satélite não há gravações automáticas, a alternativa é continuar com o MEO ADSL para a TV, e acrescentar internet de outra operadora.



MNo entanto não consigo escolher, devido à ambiguidade e falta de esclarecimento sobre as ofertas da NOS:





Antes de escolher, quero saber mesmo muito bem, com todo o pormenor, o que é que esta "política de utilização responsável" implica:



1- A partir de quantos GB de tráfego cortam na velocidade? E para que velocidade?



2- Cometem o hediondo crime de violação da neutralidade da internet, dando velocidade total a certos tipos de tráfego, e limitando noutros como por exemplo do tipo P2P?



3- Como posso testar a real velocidade que tenho disponível com a atual cobertura 4G, antes de me amarrar a uma fidelização?
(...) tenho um serviço que inclui todo o tráfego e estou a receber a net aos soluços mesmo com valores de download / apload acima do 20 MBps...

Isso é com algum dos tarifários, com net 4G, que indiquei? Se sim, que velocidade lhe dizem no site ter disponível na sua zona? E a que distância aproximada está da antena?



E a tal "net aos soluços" apesar dos "20 Mbps" parece-lhe que é uma limitação artificial da velocidade noutros sites, e que depois, também artificalmente, é elevada só para fazer boa figura nos testes de velocidade, em violação clara da neutralidade da internet?



comigo é sempre que jogo, muito bom nos 50-54 millisegundos e depois salta sempre para acima dos 300 sem qualquer explicação, só a pressão psicológica está a dar cabo de mim, supostamente deveria dar os 200 mbps no entanto apenas tenho acesso a 36

Mas isso será num tarifário com internet incluída num pacote, e através de uma configuração HFC (híbrido fibra/coaxial), ou é num dos produtos de internet 4G, sem pacote, de que falei?



No caso dos jogos, muitas vezes está associado a servidores deficientes da parte dos próprios jogos, ou do caminho usado para o sinal chegar ao servidor do jogo, ou de usares configurações do jogo que afectam o desempenho, o antivírus, a firewall do windows, etc, e que aumentam o ping mesmo sem haver problemas na tua net.



Experimenta um dos vários programas que existem para te ajudar a ter a certeza que o problema do ping não está do teu lado.



penso que não há valores estipulados na pur, acho que variam. para esclareceres essas duvidas, acho que so ligando para o apoio.

Por alguma razão preferia uma resposta de comunidade, com exemplos e experiência prática da coisa. A Maria respondeu por mim:



Nem a brincar....o apoio vai pintar um quadro todo bonito e sem falhas (se estivermos a falar de um suposto novo cliente).

Antes de se comprometerem com a NOS passem os olhos pelos tópicos que existem neste forum e tirem as conclusões.

comigo é sempre que jogo, muito bom nos 50-54 millisegundos e depois salta sempre para acima dos 300 sem qualquer explicação, só a pressão psicológica está a dar cabo de mim, supostamente deveria dar os 200 mbps no entanto apenas tenho acesso a 36, nem com router ou ap ou nada, estou farto desta porcaria, a única coisa que me prende é o contrato, no entanto eles não cumprem com os valores, como posso fazer queixa?
Gostaria de saber qual é o limite da Internet fixa ilimitada "pur", visto que não há nenhuma informação onde conste o valor. Por exemplo qual é o valor no pacote NOS 4?
Boa pergunta... *****



Eu também gostaria de saber que treta é essa de "política de utilização responsável", pois tenho um serviço que inclui todo o tráfego e estou a receber a net aos soluços mesmo com valores de download / apload acima do 20 MBps...

Bom Dia Sr Hélder, pode-me dizer como consegui resolver a situação? É que eu ando nisto á 10 meses  na minha antiga residência não tinha este problema e aqui tenho.

obrigada


Boa noite,

Essa da politica de utilização responsável parece-me ser a maior desculpa esfarrapada que a NOS tem para responder aos clientes, por não ter uma infraestrutura em condições mínimas que sustentem o acesso a todos os clientes em determinados horários.

No meu caso, com internet fixa 4G até 40Mbps, durante o dia em dias úteis a velocidade oscila entre os 5Mbps e os 10Mbps. A partir do final da tarde até á meia noite assim como ao fim de semana, desce para entre os 100Kbps e os 500Kbps. Sim, leram bem...nem meio Mega chego a ter, já tendo feito testes a darem apenas 30Kbps feitos sempre no velocímetro no site da própria NOS.

E claro, ao reclamar no apoio ao cliente dizem sempre que o meu acesso está restringido devido á PUR, dizendo que tive um consumo de 15Gb em 15 dias. Ou seja, está sempre ativado, pois a velocidade é sempre igual no inicio, meio ou final do mês !!
Eu gostava de saber o tempo de duração da PUR

Ou seja gostava de saber durante quanto tempo vou ter uma velocidade de Internet limitada
O que é " engraçado" é que além de nos reduzir a velocidade a niveis inoperantes, ainda nos colocam a alcunha de IRRESPONSÁVEIS. Isso de PUR é muito subjetivo, não deve nem estar amparado por Lei. Eu falei LEI e não portarias etc .... Pois o que é irresponsável para eles não é para outras companhias e se não há limites para nos guiar, fica ainda mais subjetivo, possibilitando uma desculpa para o não cumprimento da velocidade acordada. De repente é levar a tribunal para que se crie uma jurisprudência, se é que não há ainda, que desconheço.
@Manoel Neto , compreendo o que diz, no entanto, suponho que esta política seja utilizada em todas as operadoras.
@Manoel Neto , compreendo o que diz, no entanto, suponho que esta política seja utilizada em todas as operadoras.

Até uma associação, tipo a DECO, pedir uma definição jurídica ao Tribunal, uma vez que aos deputados não ligam a isso.
Boa tarde,



Atualmente, o meu fornecedor de internet tem uma política de utilização responsável de 100Gb que para o meu uso, não é nada favorável. Por essa razão, queria fazer duas perguntas. Qual é o limite estabelecido pela política de utilização responsável nos serviços NOS? Existe cobertura 4G em zonas por satélite?



Cumprimentos,


Boa noite.



Sou cliente NOS á muito tempo (talvez tempo demais) e devo dizer que no meu caso gasto 50/60 Gigas de internet por mês. Tenho efetuado varias reclamações, pois a NOS nunca me informou qual o maximo de limite estabelecido, dizendo que não tem. Ora acontece que eu tenho a internet todos os meses limitada, com velocidades muito fracas e constantes quebras de sinal, e hoje dia 04 de julho continuo com o serviço limitado de internet não sabendo qual o periodo a que se reporta (inicio e fim) dessa limitação da "politica responsavel".
[h4]Boa noite, liguei a linha de apoio NOS pois a velocidade da minha net ronda os 3,8mgs portanto está lentíssima não consigo fazer nada quando contratei uma internet ilimitada e de 40 mgs pagando pelo pacote 104€. Foi meu espanto quando o operador que me atendeu disse que eu estava afetado pelo PUR prevista no contrato. Já mudou o mês e continua a mesma lentidão e o que a nos está a fazer não é correto, vide o que a Anacom refere sobre o condicionamento do tráfego na Internet: “os operadores de Internet podem implementar medidas de gestão de tráfego que impliquem limitações à utilização do serviço, com o objetivo de evitar que seja esgotada a capacidade da rede. A possibilidade de estas medidas serem implementadas, bem como os seus possíveis efeitos na qualidade do serviço, devem constar dos contratos. Através do NET.mede pode medir a velocidade do seu serviço e identificar eventuais situações de condicionamento do tráfego (traffic shaping). Atenção! A expressão "tráfego ilimitado" só pode ser usada pelos operadores quando as ofertas em questão não tenham limites nem restrições ao longo de todo o período de duração do contrato. Nas ofertas ilimitadas, a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de Internet só é admissível em circunstâncias excecionais e por um período limitado, devendo a normalidade ser reposta logo que possível.” Ou seja o período da restrição ou condicionalismo à net deve ser por um período limitado e reposto logo q possível , e isso ainda não foi feito pela nos. Deste modo agradeço que seja reposta a velocidade de internet contratada de 40 mgs o quanto antes . Certos das vossas melhores providências [/h4]
Como sabemos para a rede NOS, embora em Portugal, mas em zonas fronteiriças passamos para a rede Orange e obtemos a mensagem:

Bem-vindo a Espanha .... Para mais informações sobre a politica de utilização responsavel em Roaming e eventuais sobretaxas ....
Caso pretenda evitar o registo em redes de Espanha quando ainda em territorio nacional, pode:

- desativar o Roaming, contatando o operador;

ou,

- desativando no seu equipamento a busca automatica de rede e selecionando de forma manual, a rede do operador nacional.

...Alguem sabe o que é politica de utilização responsavel em Roaming?...

Roaming - União Europeia - Condições de utilização

"3) Condições aplicáveis a clientes com residência habitual ou laços estáveis que impliquem uma presença frequente e significativa em Portugal. Assim, a NOS reserva-se o direito de, perante a existência de comportamentos abusivos ou anómalos não relacionados com viagens periódicas, solicitar evidências que demonstrem a existência de um estabelecimento e/ou desenvolvimento de atividades comerciais em Portugal que comprovem uma presença frequente e significativa em território nacional. Valores aplicáveis a cada serviço – voz, SMS e dados - caso exista prevalência do consumo em roaming no EEE, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses. Não é ainda permitida inatividade prolongada de um determinado cartão SIM, associada a uma utilização principal, se não exclusiva, em roaming, assim como a assinatura e utilização sequencial de vários cartões SIM pelo mesmo cliente, quando em roaming."

...Temos gratis quantos minutos? Temos gratis quantos Mb de dados por pacote? A nota 2) das condiçoes, no link acima indicado, contem a formula de calculo...
Boa tarde sou cliente nos há sensivelmente,7 meses tenho um serviço satélite em plena Lisboa,loures,e desde então a nos barrou-me a velocidade de internet por utilização exessiva,nunca tinha ouvido tal coisa na minha vida,e pago um valor de 55 euros mensais será possivel
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.

GRANDE LÁTA.
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.
Poderá a Nos me facultar mais informação a respeito deste tópico como por exemplo:



-Qual a restrição de velocidade a adoptar no caso de ter contratado o serviço de internet móvel XL e ter provocado o esgotamento da rede.?



-Quando ou como é que é considerado o esgotamento da capacidade de rede (área de portimão, distrito Faro)?

traduzindo para miudos, depois de gastar 15 gigas de net em 15 dias restringem-me o acesso? e para que velocidade?



è que o vosso serviço de atendimento ao cliente dá respostas que não estão relacionadas com o que vendem, senão vejamos dizem que se ligar multiplos computadoresisso é abusivo e não falam nada em consumos ou tráfego causado por una unica máquina à velocidade oferecida de 150 mbs.

isto só demonstra a vossa falta de habilidade em lidar com os vossos clientes e falta de informação e conhecimentos técnicos dos produtos que vendem

cumprimentos

Comentário