Pergunta

Política de Utilização Responsável. Qual o limite?


Boa tarde,

Atualmente, o meu fornecedor de internet tem uma política de utilização responsável de 100Gb que para o meu uso, não é nada favorável. Por essa razão, queria fazer duas perguntas. Qual é o limite estabelecido pela política de utilização responsável nos serviços NOS? Existe cobertura 4G em zonas por satélite?

Cumprimentos,

37 Comentários

boa noite,
venho apenas lamentar mais uma vez o mau serviço e caro que a NOS presta ao seu cliente...sou cliente da NOS ha 7 anos e tenho um serviço satelite de 40 megas desde o inicio do contrato sempre reclamei a pouca velocidade de internet que obtinha ou seja menos de 8 megas de noite melhora um pouco pudera esta tudo a dormir...sobra mais um pouco claro...recebi por parte da NOS todo o tipo de desculpas a fibra vai chegar,redes congestionadas,necessidade de mais antenas etc...com o passar dos anos pensei que esta situação se fosse resolver mas ate agora nada...inclusivé a NOS deu- me um bónus de dados moveis nos telemoveis uma vez que na minha casa se ligar os mesmos a rede wifi á quebras no serviço ou seja sou obrigado a gastar dados moveis quando na verdade podia ligar ao wifi de casa...cansei- me e optei por fazer uma reclamação na anacom como não obtive resposta liguei para a linha de apoio da anacom e expliquei a minha situação actual do serviço contratado com a NOS fiquei então a saber que nos termos de qualidade de serviço a NOS é obrigada a garantir 50% do serviço contratado ou seja mediante o meu contrato deveria ter sempre 20megas de velocidade constante sendo que ao longo do dia este valor deve ainda ser superior...no caso de haver alguma restrição na velocidade a NOS pode aplicar esta medida a titulo excecional e reposta assim que possivel conforme texto da anacom que aqui colo...Atenção! A expressão "tráfego ilimitado" só pode ser usada pelos operadores quando as ofertas em questão não tenham limites nem restrições ao longo de todo o período de duração do contrato. Nas ofertas ilimitadas, a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de Internet só é admissível em circunstâncias excecionais e por um período limitado, devendo a normalidade ser reposta logo que possível.Contudo tenho feito algumas chamadas para o apoio tecnico da NOS a fim de resolver esta situação da melhor maneira possivel...a resposta e sempre a mesma quando confrontados com a lei e os direitos do consumidor a NOS resguarda-se sempre com a informação que tenho um consumo excessivo de internet e que estou restringido na utilização de internet...consciente que faço uma utilização responsavel do serviço de internet perguntei quantos gigas posso gastar por mes a fim de evitar mais restriçoes no futuro não me souberam informar...perguntei tb quando vou saber que não estou restringido e aqui o tecnico deu resposta disse-me que ao utilizar a internet se estiver rapida e a funcionar bem não estou restringido...ou seja fiquei a perceber que quando houver bom sinal de internet a NOS diz que o cliente não esta restringido e pode utilizar o serviço...se estiver muito trafego dizemos ao cliente que esta restringido...assim a NOS fica sempre a ganhar...
Para finalizar informo que esta reclamação serve especificamente para a empresa NOS a qual tenho contrato...mas tambem vai ser copiada e enviada a empresa ANACOM na esperança que algo seja feito...
Cumprimentos,
Helder Barata
Cliente NOS-C16xxxxxxx NIF-2xxxxxxx
Reputação 7
Crachá +2
Podem, tá nas condições contratuais.
Boa noite,

Gostaria de saber qual é a POR para o serviço de Internet 4G.

Na Vodafone descemos drasticamente as velocidades, ao ponto de não dar para fazer praticamente nada por serem atingidos 100GB.

É possível me informar quais são os limites aqui?

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos
Pelo que sei eles não têm um valor definido para limitar a velocidade. E usares 10 computadores ou usar um, acaba por ir dar ao mesmo uma vez que a velocidade vai dividir por 10 ou por 1.

Acho que ainda não vi aqui ninguém no Fórum a queixar-se da pur.


Aqui está um exemplo... o meu :(

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/hotspot-kanguru-xl-tem-limite-5904/index1.html#post25848
O que é " engraçado" é que além de nos reduzir a velocidade a niveis inoperantes, ainda nos colocam a alcunha de IRRESPONSÁVEIS. Isso de PUR é muito subjetivo, não deve nem estar amparado por Lei. Eu falei LEI e não portarias etc .... Pois o que é irresponsável para eles não é para outras companhias e se não há limites para nos guiar, fica ainda mais subjetivo, possibilitando uma desculpa para o não cumprimento da velocidade acordada. De repente é levar a tribunal para que se crie uma jurisprudência, se é que não há ainda, que desconheço.
Reputação 6
Crachá
@Manoel Neto , compreendo o que diz, no entanto, suponho que esta política seja utilizada em todas as operadoras.
@Manoel Neto , compreendo o que diz, no entanto, suponho que esta política seja utilizada em todas as operadoras.
Até uma associação, tipo a DECO, pedir uma definição jurídica ao Tribunal, uma vez que aos deputados não ligam a isso.
Como sabemos para a rede NOS, embora em Portugal, mas em zonas fronteiriças passamos para a rede Orange e obtemos a mensagem:
Bem-vindo a Espanha .... Para mais informações sobre a politica de utilização responsavel em Roaming e eventuais sobretaxas ....
Caso pretenda evitar o registo em redes de Espanha quando ainda em territorio nacional, pode:
- desativar o Roaming, contatando o operador;
ou,
- desativando no seu equipamento a busca automatica de rede e selecionando de forma manual, a rede do operador nacional.
...Alguem sabe o que é politica de utilização responsavel em Roaming?...
Roaming - União Europeia - Condições de utilização
"3) Condições aplicáveis a clientes com residência habitual ou laços estáveis que impliquem uma presença frequente e significativa em Portugal. Assim, a NOS reserva-se o direito de, perante a existência de comportamentos abusivos ou anómalos não relacionados com viagens periódicas, solicitar evidências que demonstrem a existência de um estabelecimento e/ou desenvolvimento de atividades comerciais em Portugal que comprovem uma presença frequente e significativa em território nacional. Valores aplicáveis a cada serviço – voz, SMS e dados - caso exista prevalência do consumo em roaming no EEE, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses. Não é ainda permitida inatividade prolongada de um determinado cartão SIM, associada a uma utilização principal, se não exclusiva, em roaming, assim como a assinatura e utilização sequencial de vários cartões SIM pelo mesmo cliente, quando em roaming."
...Temos gratis quantos minutos? Temos gratis quantos Mb de dados por pacote? A nota 2) das condiçoes, no link acima indicado, contem a formula de calculo...
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde sou cliente nos há sensivelmente,7 meses tenho um serviço satélite em plena Lisboa,loures,e desde então a nos barrou-me a velocidade de internet por utilização exessiva,nunca tinha ouvido tal coisa na minha vida,e pago um valor de 55 euros mensais será possivel Boa noite, para melhores esclarecimentos deve ligar o 16990 apoio técnico opção 3 chamada grátis da rede NOS.
Reputação 7
Crachá +2
Pelo que sei eles não têm um valor definido para isso.
Reputação 7
Crachá +2
Pelo que sei eles não têm um valor definido para limitar a velocidade. E usares 10 computadores ou usar um, acaba por ir dar ao mesmo uma vez que a velocidade vai dividir por 10 ou por 1.

Acho que ainda não vi aqui ninguém no Fórum a queixar-se da pur.
Reputação 7
Crachá +2
Não há um valor definido. Depende do número de utilizadores na zona, da quantidade de tráfego que esses utilizadores geram, etc.
Reputação 7
Crachá +2
Não sei se há um periodo definido, mas no máximo deve ficar até final do mes.
Reputação 5
Crachá +1
Eu o ultimo mês fiz uma utilização racional de 200 Gb (não uso muito). A única razão de queixa é utilizadores a mais.... Que faz a internet ficar lenta a noite. Pesquisa primeiro como esta a utilização da antena na tua zona se tiver a funcionar bem noite e fim de semanas é de aproveitar.
Reputação 5
Crachá +1
Isso só sabes com alguém com 93 e com 4G na tua casa para saber.
Reputação 5
Crachá +1
Tenho 4G e digo te o único limite é a carga de utilizadores que possam estar a sobrecarregar a antena.
Reputação 7
Crachá +1
@Ricardojsf penso que no serviço fixo não se aplica da mesma maneira. de qualquer maneira tens a informação, nas condições do serviço, de que podem existir restrições.
Reputação 7
Crachá +1
penso que não há valores estipulados na pur, acho que variam. para esclareceres essas duvidas, acho que so ligando para o apoio.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @JRVaranda, bem-vindo à comunidade.

O @C24XXXX201 deu uma boa ajuda. 🙂 Também pode consultar, através da sua Área de Cliente, o saldo disponível para utilizar em roaming. Para isso só tem que:
  • clicar em "Telemóvel" e escolher a opção "Saldos"
  • selecionar "Mais informações sobre o seu saldo"
  • se tiver mais que um telemóvel no seu pacote, carregue na seta na opção "Selecionar serviço"
Boa tarde,

Atualmente, o meu fornecedor de internet tem uma política de utilização responsável de 100Gb que para o meu uso, não é nada favorável. Por essa razão, queria fazer duas perguntas. Qual é o limite estabelecido pela política de utilização responsável nos serviços NOS? Existe cobertura 4G em zonas por satélite?

Cumprimentos,

Boa noite.

Sou cliente NOS á muito tempo (talvez tempo demais) e devo dizer que no meu caso gasto 50/60 Gigas de internet por mês. Tenho efetuado varias reclamações, pois a NOS nunca me informou qual o maximo de limite estabelecido, dizendo que não tem. Ora acontece que eu tenho a internet todos os meses limitada, com velocidades muito fracas e constantes quebras de sinal, e hoje dia 04 de julho continuo com o serviço limitado de internet não sabendo qual o periodo a que se reporta (inicio e fim) dessa limitação da "politica responsavel".
Eu o ultimo mês fiz uma utilização racional de 200 Gb (não uso muito). A única razão de queixa é utilizadores a mais.... Que faz a internet ficar lenta a noite. Pesquisa primeiro como esta a utilização da antena na tua zona se tiver a funcionar bem noite e fim de semanas é de aproveitar.

Então a PUR é maior que 200GB? E quanto à cobertura de 4G em zonas por satélite?
Poderá a Nos me facultar mais informação a respeito deste tópico como por exemplo:

-Qual a restrição de velocidade a adoptar no caso de ter contratado o serviço de internet móvel XL e ter provocado o esgotamento da rede.?

-Quando ou como é que é considerado o esgotamento da capacidade de rede (área de portimão, distrito Faro)?
traduzindo para miudos, depois de gastar 15 gigas de net em 15 dias restringem-me o acesso? e para que velocidade?

è que o vosso serviço de atendimento ao cliente dá respostas que não estão relacionadas com o que vendem, senão vejamos dizem que se ligar multiplos computadoresisso é abusivo e não falam nada em consumos ou tráfego causado por una unica máquina à velocidade oferecida de 150 mbs.
isto só demonstra a vossa falta de habilidade em lidar com os vossos clientes e falta de informação e conhecimentos técnicos dos produtos que vendem
cumprimentos
Reputação 3
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.
Reputação 3
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.
GRANDE LÁTA.
Boa tarde sou cliente nos há sensivelmente,7 meses tenho um serviço satélite em plena Lisboa,loures,e desde então a nos barrou-me a velocidade de internet por utilização exessiva,nunca tinha ouvido tal coisa na minha vida,e pago um valor de 55 euros mensais será possivel

Comentário