Header
Respondido

Mudar serviço de hfc para ftth


Boa tarde, 

Na renovação do contrato com a Nos foi me dito pelo comercial da Nos que iria mudar para o serviço de fibra pura com uma velocidade de 200mbps de download e 100mbps de upload porque já estava disponível na minha zona. Passado alguns dias como não recebia nenhuma informação entrei em contacto com o 16990 ao qual questionei o que se passava disseram que poderia demorar por causa das alterações que implicava por ser uma mudança de tecnologia. Passado uns dias recebo um email com a informação do contrato e qual é o meu espanto quando lá vem escrito 200mbps de download e 20mbps de upload, logo não poderia ser FTTH entrei com a linha de apoio ao cliente ao que me disseram que iam questionar os superiores e que me davam uma resposta no dia a seguir. Como não disseram nada passado 2 dias voltei a ligar para o 16990 ao telefone recebo uma mensagem de voz a dizer que tinha uma intervenção agendada, ao falar com os colegas do atendimento disseram que não tinha qualquer agendamento para mim, passaram depois a parte comercial novamente, que me disse também que não havia qualquer comunicação na parte deles que eu iria para FTTH, passando depois ao departamento técnico que me disse que não havia qualquer hipótese de eu mudar de hfc para FTTH, agendando então uma visita técnica após despiste de velocidade de Internet e ver que eu tinha apenas 100mb por cabo. Eu não vou andar outra vez 2 anos a ligar para a linha de apoio, estive 2 anos a aguentar o serviço porque não me quis estar a chatear porque antes destes 2 anos mudaram pelo menos 5 vezes o router. As minhas perguntas são muito fáceis de responder afinal o comercial enganou-me ou não? E é possível mudar ou não de tecnologia? Porque se não vale a pena manter me na Nos quando tenho a Meo e a Vodafone a oferecer me fibra pelos mesmos preços. 

icon

Melhor resposta por Guimas 20 October 2022, 23:13

Ver pergunta inicial

67 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Tem à sua disposição o 800 104 426 que é gratuito para obter mais informação.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, 

Verifico que várias zonas de Setúbal já dispõem da tecnologia por Fibra. No entanto na Avenida Bento de Jesus Caraça não, embora exista PDO's relativamente perto instalados.

Não entendo porque nesta Avenida é praticamente inexistente a tecnologia por Fibra, uma vez que a tecnologia HFC é instável e praticamente obsoleta. 

 

Não sei se este é o local indicado para a pergunta ou não. 

 

O que verifico ao logo desta Avenida são PDO's da DIGI recentemente instalados... 

Boa tarde, insira o seu código postal no site abaixo e verifique se tem fibra na sua morada

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/cobertura-casa?

 

Esse link não é muito fiável, pois no meu caso por exemplo diz que tenho serviço fibra, ora para a NOS fibra não é exclusivo de FTTH (fibra optica), também é HFC e na minha zona só existe HFC (cabo coaxial) não tem FTTH.

Correto, se feito neste outro site https://www.nos.pt/pacotes/testar-cobertura-de-fibra vem a dar a mesma coisa, no meu caso afirma que tenho fibra na minha morada e também o que tenho é HFC, só mesmo ligando para obter uma resposta certa.

Segundo o Portal GEO da ANACOM não tem. Mas não deve estar atualizado... Até porque vejo PDO's recentes da NOS. 

 

Ligar para a NOS.. Não me parece que vá ajudar a obter uma resposta... 

Reputação 7
Crachá +4

Segundo o Portal GEO da ANACOM não tem. Mas não deve estar atualizado... Até porque vejo PDO's recentes da NOS. 

 

Ligar para a NOS.. Não me parece que vá ajudar a obter uma resposta... 

E pode não ter mesmo, o site da ANACOM, talvez seja o mais fiável, pois mesmo tendo PDOs recentes, até que a NOS comece a comercializar o serviço de fibra optica, pode demorar vários meses e o processo de transição de HFC/FTTH é muito burocrático, a NOS dificulta imenso esse processo.

Reputação 7
Crachá +2

Sendo que o serviço é identico, não há troca de HFC para FTTH. Eventualmente no futuro provavelmente quando tiver a região toda disponivel.

Segundo o Portal GEO da ANACOM não tem. Mas não deve estar atualizado... Até porque vejo PDO's recentes da NOS. 

 

Ligar para a NOS.. Não me parece que vá ajudar a obter uma resposta... 

E pode não ter mesmo, o site da ANACOM, talvez seja o mais fiável, pois mesmo tendo PDOs recentes, até que a NOS comece a comercializar o serviço de fibra optica, pode demorar vários meses e o processo de transição de HFC/FTTH é muito burocrático, a NOS dificulta imenso esse processo.

Pois... Mais depressa passo para a DIGI que já tem PDO's em todo lado 😅

Sendo que o serviço é identico, não há troca de HFC para FTTH. Eventualmente no futuro provavelmente quando tiver a região toda disponivel.

Idêntico? 😂

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Miguelalex.

A comunidade partilhou uma boa ajuda a esclarecer.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7

Sendo que o serviço é identico, não há troca de HFC para FTTH. Eventualmente no futuro provavelmente quando tiver a região toda disponivel.

Idêntico? 😂

 

Boa noite @Miguelalex,

Com todo o respeito, a opinião de que os serviços HFC e FTTH são idênticos não reflete a realidade. Essas tecnologias apresentam diferenças substanciais em termos de infraestrutura e desempenho, e é crucial levar em conta essas distinções ao analisar suas características individuais.

Obrigado

Sendo que o serviço é identico, não há troca de HFC para FTTH. Eventualmente no futuro provavelmente quando tiver a região toda disponivel.

Idêntico? 😂

 

Boa noite @Miguelalex,

Com todo o respeito, a opinião de que os serviços HFC e FTTH são idênticos não reflete a realidade. Essas tecnologias apresentam diferenças substanciais em termos de infraestrutura e desempenho, e é crucial levar em conta essas distinções ao analisar suas características individuais.

Obrigado

Não fui eu que disse que eram idênticos... Sei bem as diferenças. 

Quem disse que eram idênticos foi o utilizador @Guimas 

Reputação 7
Crachá +2

Então refira algumas diferenças por favor ..

Então refira algumas diferenças por favor ..

Estabilidade, Ping e largura de banda no upload. 

Reputação 7
Crachá +2

Tão estável numa como noutra. Ping tens mais uns ms, não te faz diferença no uso. Tens mais upload em alguns pacotes, outros até é igual. e diferenças mesmo ?

Reputação 7
Crachá +1

Completamente de acordo com o @Guimas , eu tenho HFC 200 e tenho mesmo 200, a fibra nao me vai aumentar nada.No upload é que a NOS falha ...20 é muito pouco ,e é por opção porque pode dar velocidades simétricas no HFC também.

Abraço

Reputação 7

Bom dia a todos,

Para resumir as diferenças técnicas entre HFC e FTTH discutidas:

  1. Infraestrutura:

    • HFC: Usa cabo coaxial.

    • FTTH: Utiliza fibra ótica até à casa do cliente.

  2. Estabilidade e Interferência:

    • HFC: Pode ser mais suscetível a interferências eletromagnéticas.

    • FTTH: Apresenta maior estabilidade devido à imunidade da fibra ótica.

  3. Ping (Latência):

    • HFC: Pode ter uma latência ligeiramente maior.

    • FTTH: Geralmente tem menor latência.

  4. Largura de Banda no Upload:

    • HFC: A largura de banda de upload pode variar.

    • FTTH: Tende a oferecer maior simetria nas velocidades de upload.

As escolhas entre HFC e FTTH dependem das necessidades específicas.

Obrigado

Boa Tarde,

 

Gostaria de saber quando vão realizar a troca do cabo coaxial (HFC) para FTTH, tive a indicação do serviço comercial que seriam em breve, mas já faz 1 ano e nada. as instalações do prédio todos os operadores concorrentes já migraram, menos a NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @walter501,

Agradecemos a sua mensagem.

Caso exista a necessidade de realizar a troca de tecnologia será contactado previamente.

Pode ainda confirmar a viabilidade tecnológica atual na sua morada através do Site NOS.

Obrigado 

Sempre há a imperativa necessidade de os operadores proporcionarem o serviço mais excepcional aos seus clientes, especialmente diante da presença de concorrentes que demonstram uma dedicação superior naquela região específica.

Reputação 3

Há umas 3 semanas atrás sensivelmente, no meu prédio ,bem como por vários locas das redondezas, já foi disponibilizado o serviço via FTTH. Ora tendo ficado a saber disto, até porque me cruzei com os instaladores no prédio e que mo confirmararm, aguardei algum tempo e contactei a NOS para tentar saber como efetuar a migração de HFC para FTTH.

Qual o meu espanto quando a operadora me informa que em caso de existências das duas tecnologias a NOS não autoriza migrações já que considera a tecnologia semelhante e sem diferenças. Não vou entrar por este tema. 


Isto é mesmo assim? Continua a NOS a antagonizar atuais clientes e/ou clientes fidelizados criando atritos e insatisfação nos clientes sem necessidade? Qual a necessidade de deixar um cliente à espera do período de renovação para oferecerem tudo e mais alguma, coisa sim… porque se estivesse prestes a acabar o período de fidelização e fizesse esse pedido sobre ameaça de mudança para outro operador tenho a certeza que seria disponibilizado. 

Mas há necessidade disto? Já nos fidelizam por 24 meses por qualquer alteraçãozinha ao serviço mas não nos podem migrar? 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @NARS
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente e o número de contribuinte para o perfil @Fórum 

Vamos endereçar a sua questão internamente, uma vez que não temos conhecimento de que, existindo fibra na sua localidade, não possa existir a alteração a pedido do cliente. 

Obrigado,

Reputação 7
Crachá +2

Se o serviço é semelhante faz sentido que a NOS não proceda a essas alterações.

@Mário P. Se contactar a NOS a resposta que os operadores referem é essa mesmo e está explicito que tal mudança não está disponivel.

Reputação 7
Crachá +6

@Guimas, compreendemos o que nos indica. No entanto, cabe-nos compreender a situação e tratando-se de regras de negócio, que desconhecemos, e apesar de ter sido informado sobre a impossibilidade de proceder à alteração, temos de confirmar a informação. Se assim for, evidentemente que ser-lhe-á dada a informação em conformidade consoante os esclarecimentos prestados. 

Adicionalmente, sim, tem razão o FTTH é apenas uma modalidade de Fibra, no entanto, a NOS pretende continuar a trabalhar para disponibilizar esta tecnologia em mais zonas do país. 

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Boa noite, 

 

Na sequência de problemas na internet fixa foi sugerido por um técnico da NOS que veio cá a casa que eu fizesse o pedido de alteração para FTTH, que já está disponível no prédio onde moro. 
Contactei a NOS que me informou que estes pedidos devem aguardar o contacto da operadora e não há previsão para alteração do serviço. 
Tratando-se de um pedido que surge na sequência de problemas de estabilidade no sinal e dado que já é possível fazer este upgrade ao serviço, gostaria de saber junto de vós, o que é preciso fazer para que passe a ter o serviço de fibra “pura” ao invés do atual serviço via cabo coaxial.

 

Na expectativa de notícias,

cumprimentos.

Reputação 7

Boa noite @Bplacido,

Sugiro que coloque o seu código postal, para verificar se tem ofertas especiais.

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/cobertura-zonas-especiais

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Boa noite @Bplacido,

Sugiro que coloque o seu código postal, para verificar se tem ofertas especiais.

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/cobertura-zonas-especiais

Obrigado

Obrigado @Jorge C 

Foi o próprio técnico que me confirmou que tenho FTTH. E através do site, confirmo que sim.

Comentário