Header
Pergunta

Kanguru XL & VPN


O Kanguru XL é compatível com PPTP VPN?

Isso parecia funcionar sem problemas até alguns dias atrás, mas agora o NOS parece bloquear a porta 1723.

 

Alguém mais está usando VPN e ainda está funcionando?

Como posso ativar este serviço novamente?

 

Obrigado!


26 Comentários

Também tenho a mesma situação.

 

É fácil de resolver. Basta ligar para lá e pedir para repor o IP único. 

A NOS passou a usar CGNAT com DNS server Cisco.

Basicamente estão a usar o mesmo IP para vários clientes no Kanguru.

Olá, poderia me dizer o numero para qual devo ligar ? tenho o mesmo problema e liguei para 16990 mas não conseguiram me ajudar porque não entenderam do que eu estava falando

16990 

Opção 3 - Apoio Técnico e depois tecla 2 e novamente tecla 2

 

Pode haver assistentes que não estejam ao corrente da situação.

Tive o mesmo problema. No meu caso não conseguia fazer uma ligação remota por ssh a um dos dispositivos que tinha ligado ao router. Isto porque o endereço IP WAN do router era diferente do IP público. Ou seja o endereço IP WAN do router correspondia ao endereço NAT (não acessível remotamente) e o IP público era partilhado por diversos clientes. Segundo o que percebi, a NOS está a fazer isto porque estão com poucos endereços IPv4 para distribuir pelos clientes, problema que se deverá manter até à implementação do IPv6.

Para resolver o meu problema tive que ligar para o apoio técnico para pedir um IP público exclusivo para o meu serviço. Para o conseguir fazer, tive de ser atendido pelo nível 2 deste apoio, já que os operadores do nível 1 não têm possibilidades de o fazer e alguns nem sequer estão ao corrente da situação.

Olá, qual é o número do apoio técnico para qual devo ligar para pedir esse IP público exclusivo? 

Deverá ligar para o 16990 e depois escolher as opções 3, 2, 2. Depois será atendido por um operador de primeira linha que em principio não deverá conseguir resolver o problema. Assim, terá de pedir a esse operador que o encaminhe para o segundo nível de atendimento técnico que deverá conseguir atribuir-lhe um IP público exclusivo para o seu serviço.

Tenho o mesmo problema.

Desde algumas semanas deixei de conseguir aceder remotamente via VPN. Uso um router 4G e estava tudo a funcionar impecável.

Reparo também, ao realizar testes para compreender o que aconteceu, que via NOS/Kanguru deixei de conseguir aceder via Port Forwarding a qualquer serviço.

Definitivamente a NOS alterou algo que impede (propositadamente ou não) o Port Forwarding dentro da rede móvel.

No mínimo deviam de avisar atempadamente deste tipo de alterações.

Muito mau serviço.

Também tenho a mesma situação.

 

É fácil de resolver. Basta ligar para lá e pedir para repor o IP único. 

A NOS passou a usar CGNAT com DNS server Cisco.

Basicamente estão a usar o mesmo IP para vários clientes no Kanguru.

Olá, poderia me dizer o numero para qual devo ligar ? tenho o mesmo problema e liguei para 16990 mas não conseguiram me ajudar porque não entenderam do que eu estava falando

Também tenho a mesma situação.

 

É fácil de resolver. Basta ligar para lá e pedir para repor o IP único. 

A NOS passou a usar CGNAT com DNS server Cisco.

Basicamente estão a usar o mesmo IP para vários clientes no Kanguru.

Até pode ser fácil de resolver, mas não me parece correto ser o cliente a perceber o que aconteceu, ter de ligar para lá, etc.

O correto seria a NOS avisar atempadamente os clientes e ofercer por exemplo um sistema OPT-IN para quem queira/precise de manter esta funcionalidade.

A ausência da mesma já me causou custos, por me ter obrigado a realizar uma deslocação, para ativar um sistema que previamente funcionava remotamente.

Aproveito para dizer que segui a recomendação da Inês B. e não obtive qualquer resposta.

 

Tive o mesmo problema. No meu caso não conseguia fazer uma ligação remota por ssh a um dos dispositivos que tinha ligado ao router. Isto porque o endereço IP WAN do router era diferente do IP público. Ou seja o endereço IP WAN do router correspondia ao endereço NAT (não acessível remotamente) e o IP público era partilhado por diversos clientes. Segundo o que percebi, a NOS está a fazer isto porque estão com poucos endereços IPv4 para distribuir pelos clientes, problema que se deverá manter até à implementação do IPv6.

Para resolver o meu problema tive que ligar para o apoio técnico para pedir um IP público exclusivo para o meu serviço. Para o conseguir fazer, tive de ser atendido pelo nível 2 deste apoio, já que os operadores do nível 1 não têm possibilidades de o fazer e alguns nem sequer estão ao corrente da situação.

Olá, qual é o número do apoio técnico para qual devo ligar para pedir esse IP público exclusivo? 

@Vitor Martins Augusto sugiro que peça à NOS que lhe compense pelo valor gasto na deslocação à loja

O valor gasto não se refere a uma ida à loja NOS, mas sim a uma ida de >100km à propriedade onde se encontra a rede à qual deixei de ter acesso remoto sem qualquer aviso prévio.

 

O valor gasto não se refere a uma ida à loja NOS, mas sim a uma ida de >100km à propriedade onde se encontra a rede à qual deixei de ter acesso remoto sem qualquer aviso prévio.

 

Então vai dar ao mesmo. Ligue para a linha de faturação e peça o valor do gasóleo que pagou em crédito na fatura. Se tiver comprovativos, melhor, mas eles têm certamente acesso ao local em que está o serviço. 

 

A primeira linha pode não ter, mas uma segunda ou um departamento de reclamações tem de certeza acesso a isso.

Reputação 7
Crachá +2

O valor gasto não se refere a uma ida à loja NOS, mas sim a uma ida de >100km à propriedade onde se encontra a rede à qual deixei de ter acesso remoto sem qualquer aviso prévio.

 

Então vai dar ao mesmo. Ligue para a linha de faturação e peça o valor do gasóleo que pagou em crédito na fatura. Se tiver comprovativos, melhor, mas eles têm certamente acesso ao local em que está o serviço. 

 

A primeira linha pode não ter, mas uma segunda ou um departamento de reclamações tem de certeza acesso a isso.

valor de gasoleo? ninguem vai fazer isso

Reputação 1

Sim, eu compreendo @Mário P. , o problema é que já aguardo feedback há 12 dias e até agora é inexistente… já há mais de 15 dias se for a incluir as chamadas que fiz por telefone.

O valor gasto não se refere a uma ida à loja NOS, mas sim a uma ida de >100km à propriedade onde se encontra a rede à qual deixei de ter acesso remoto sem qualquer aviso prévio.

 

Então vai dar ao mesmo. Ligue para a linha de faturação e peça o valor do gasóleo que pagou em crédito na fatura. Se tiver comprovativos, melhor, mas eles têm certamente acesso ao local em que está o serviço. 

 

A primeira linha pode não ter, mas uma segunda ou um departamento de reclamações tem de certeza acesso a isso.

valor de gasoleo? ninguem vai fazer isso

Eu já pedi no passado indemnizações comprovadas por esse transtorno e foi-me tudo concedido. Aliás, considero que, se o que o @Vitor Martins Augusto diz é verdade, a NOS não tem outra opção senão pagar-lhe a deslocação que fez.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @SergioSMV,

Em alternativa, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Reputação 1

Estou com o mesmo problema, só que ao ligar para lá, em atendimento técnico de segundo nível também não conseguiram resolver adequadamente.
Experimentaram a mudar-me um perfil, e passou a funcionar, mas perco o acesso a 5G, por isso deram-me 2 opções, ou ficar nesse perfil com internet mais lenta com o acesso externo à minha rede, ou com 5G e sem acesso externo à minha rede.
Disseram para criar tópico aqui no fórum, que no fórum é que poderiam resolver…

Ainda continuo a aguardar a resolução da mesma noutro tópico….


@Mário P.  o meu problema é o mesmo destes utilizadores todos, e aparentemente já conseguiram resolver a alguns, podem resolver para mim também sff?
Já aguardo por respostas há mais de uma semana.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Bandit,

Acedendo à página do hotspot (192.168.1.1) não consegue fazer a alteração/configuração que pretende?
Obrigada

Sensivelmente uma semana que deixou de dar para abrir portas, que se passa?

 

Serviço kanguru 4g xl ilimitado

Reputação 7
Crachá +2

Olá @BenuronPT,

Movemos o seu tópico para aqui, uma vez que está relacionado com o tema e assim mantemos o Fórum NOS mais organizado.

Sobre a questão que nos refere, está a tentar, acedendo através da página 192.168.1.1?

Obrigada

Olá @BenuronPT,

Movemos o seu tópico para aqui, uma vez que está relacionado com o tema e assim mantemos o Fórum NOS mais organizado.

Sobre a questão que nos refere, está a tentar, acedendo através da página 192.168.1.1?

Obrigada

Sim, configuro o port fowarding e aplico, mas não surte efeito. O equipamento é um Alcatel MW40V.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Daikoni

Compreendemos o que nos indica, no entanto, e como indicado no tópico que criou vamos partilhar a informação assim que tivermos feedback.

Lamentamos não conseguir, para já, dar uma resposta mais esclarecedora quanto ao tema. 😢 
Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @SergioSMV,

Vamos responder à sua mensagem privada logo que possível.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @BenuronPT,

Agradecemos a sua mensagem @BenuronPT.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @BenuronPT,

Agradecemos a sua mensagem @BenuronPT.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Tive o mesmo problema. No meu caso não conseguia fazer uma ligação remota por ssh a um dos dispositivos que tinha ligado ao router. Isto porque o endereço IP WAN do router era diferente do IP público. Ou seja o endereço IP WAN do router correspondia ao endereço NAT (não acessível remotamente) e o IP público era partilhado por diversos clientes. Segundo o que percebi, a NOS está a fazer isto porque estão com poucos endereços IPv4 para distribuir pelos clientes, problema que se deverá manter até à implementação do IPv6.

Para resolver o meu problema tive que ligar para o apoio técnico para pedir um IP público exclusivo para o meu serviço. Para o conseguir fazer, tive de ser atendido pelo nível 2 deste apoio, já que os operadores do nível 1 não têm possibilidades de o fazer e alguns nem sequer estão ao corrente da situação.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Vitor Martins Augusto,

Lamentamos a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos ajudar.

Obrigada

Comentário