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desde que mudei para o router giga que os meus dispositivos como lâmpadas Wi-Fi ou interruptores/ tomadas também Wi-Fi não são detetados pelo router, já mudei de canal mas nada de nada. Com a versão 3.0 ( antigo router ) nunca tive problemas com ligação já neste que supostamente é mais avançado não funciona NADA !! Alguma sugestão?!?

Olá @marcolopes

Será necessário realizar alguns verificações ao seu Router. Iremos dar continuidade à sua situação por mensagem privada, uma vez que já estamos a validar algumas questões e, de seguida, voltaremos ao tópico com a indicação da resolução da sua situação :blush:.

Obrigada 


Olá @pedrojflourenco e @marcolopes,

@pedrojflourenco já estamos a analisar a sua situação. Iremos responder à sua mensagem com a maior brevidade possível. 

Obrigada 


Talvez será a solução.
Downgrade de 500Mbps para 200Mbps?

Têm que fazer um bom desconto, mas não antes de levarem uma queixa por escrito no Livro de Reclamações e uma exposição mais mediática da situação, a nível nacional. 
 


Chip? Falha na ligação 5Ghz? Home Automation?

os dispositivos simplesmente não comunicam entre si. 

smartTV LG

multifunções HP

Portátil HP

Portatil MacBook

tablet Samsung 

câmara SPC

tomada inteligente SPC

e um computador fixo ligado por cabo

 

QUAL A ESPLICACÃO?

 

Problemas DISTINTOS!!! No tópico fala-se numa FALHA do router em reconhecer os equipamentos… por outras palavras, os equipamentos NÃO se ligam a QUALQUER UMA??? das redes WiFi do Router 5 (já com o Router 4 não existiam problemas).

 

O problema que descreve não é a falha da ligação à rede WiFi, certo? É a impossibilidade de acesso entre equipamentos NA MESMA REDE…  Será mais algo deste género: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ligacao-entre-redes-wifi-e-ethernet-14408

 

Tem a certeza que os equipamentos estão a ligar à WiFi privada? Ou estarão ligados À rede GUEST? Não esquecer que a rede de CONVIDADOS está isolada da rede interna, exactamente para evitar que quem se ligue tenha acesso aos recursos da mesma! (logo, os equipamentos não comunicam entre si)

Pois, supostamente só a rede Guest deveria estar isolada da rede interna. Acontece que no novo Giga Router todas as redes wireless estão isoladas sem possibilidade de alterar esta configuração.

É horrível...


Tema interessante esse dos cabos UTP... mais a mistériosa tecnologia "twisted pair" que os fabricantes tentam adaptar aos seus produtos com maior ou menor sucesso para evitarem as interferências eletromagnéticas até entre pares do mesmo cabo.

A propagaçao de ondas eletromagneticas nao é disciplina fácil... :wink:


Chip? Falha na ligação 5Ghz? Home Automation?

os dispositivos simplesmente não comunicam entre si. 

smartTV LG

multifunções HP

Portátil HP

Portatil MacBook

tablet Samsung 

câmara SPC

tomada inteligente SPC

e um computador fixo ligado por cabo

 

QUAL A ESPLICACÃO?

 

Problemas DISTINTOS!!! No tópico fala-se numa FALHA do router em reconhecer os equipamentos… por outras palavras, os equipamentos NÃO se ligam a QUALQUER UMA??? das redes WiFi do Router 5 (já com o Router 4 não existiam problemas).

 

O problema que descreve não é a falha da ligação à rede WiFi, certo? É a impossibilidade de acesso entre equipamentos NA MESMA REDE…  Será mais algo deste género: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ligacao-entre-redes-wifi-e-ethernet-14408

 

Tem a certeza que os equipamentos estão a ligar à WiFi privada? Ou estarão ligados À rede GUEST? Não esquecer que a rede de CONVIDADOS está isolada da rede interna, exactamente para evitar que quem se ligue tenha acesso aos recursos da mesma! (logo, os equipamentos não comunicam entre si)


...

Como é que a NOS esta a pensar resolver ou compensar os clientes?  Pelo que me estou a perceber a solução vai tardar ou não chegará…

 

@miguelcmendes , forçando o operador a, no minimo, reverter os contratos e/ou compensar os consumidores lesados, expondo o assunto de forma bem fundamentada a entidade reguladora atraves do Livro de Reclamaçoes.

Ha que nao ter medo de "escrever". Ninguem "morde" por isso...


Boa tarde, realmente é um grande galo! Os routers v3 e v4 todos equipamentos funcionam bem, com os AP da NOS também. E o problema está no chip dos nossos equipamentos? Só podem estar a brincar... A solução que eu achei foi desativar a rede WiFi do v5 e ligar lá outro router... Que por sinal, tem melhor qualidade e velocidade. Acho q o que se esta a passar e vergonhoso. Vejam o mac dos equipamentos e façam a autorização deles no firewall do router. Não se esqueçam que o chromecast da Google tambem não funciona. 

Como é que a NOS esta a pensar resolver ou compensar os clientes?  Pelo que me estou a perceber a solução vai tardar ou não chegará…

 

 

 

 


Não penses que venho para aqui inventar histórias, venho sim à procura de solução para um problema que nem sequer deveria existir. 
Do apoio técnico encaminharam-me para o apoio  informático 16992, 34,9 cêntimos por minuto. Paguei 11€ para falar com um gajo que sabe menos do que eu e para fazer um relatório técnico que nunca chegou a aparecer. 

 

Quem sou eu para duvidar… apenas fiquei surpreendido porque o 16990 é gratuito no que toca a APOIO TÉCNICO…

Pelo que vejo, o assunto ainda não foi levado a “sério”.

NOTA: Estive agora a falar com um técnico da NOS por causa do meu problema (que afinal ainda se mantém) e só é do conhecimento da NOS a falha na ligação de um equipamento SAMSUNG J??? à rede 5Ghz do Router 5 (incompatibilidade). E se existe um, podem existir muitos outros, como é o caso que descreve neste tópico… Poderá ser o CHIP usado pelos equipamentos…

 

Que equipamentos de HOME AUTOMATION usa? Qual é a marca?


Não penses que venho para aqui inventar histórias, venho sim à procura de solução para um problema que nem sequer deveria existir. 
Do apoio técnico encaminharam-me para o apoio  informático 16992, 34,9 cêntimos por minuto. Paguei 11€ para falar com um gajo que sabe menos do que eu e para fazer um relatório técnico que nunca chegou a aparecer. 


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Bem-vindo ao Fórum NOS, @Bento.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS e MAC Adress do router. 

 

Depois digam qual foi a solução...

AFINAL NAO SOU O UNICO A PASSAR POR ESTA GRANDE M****

FIZ DE TUDO!!! E CONTINUAM A GOZAR COM A MINHA CARA A DIZER QUE O PROBLEMA É DA MINHA TV E DO MEU TELEMÓVEL ENQUANTO JA TESTEI COM OUTROS EQUIPAMENTOS SEM FUNCIONAR. TENTEI COM OUTROS ROUTERS E FUNCIONA TUDO PERFEITAMENTE.

MANDEI PEDIDOS À PROVEDORIA E NAO ME RESPONDERAM, JA PASSOU UM MÊS E AINDA TOU À ESPERA.

OBRIGARAM ME A GASTAR DINHEIRO COM A PCMEDIC QUE CONFIRMOU TUDO E MESMO ASSIM DIZEM ME QUE NAO PODEM TROCAR O ROUTER. QUEREM QUE PAGUE MAIS 1,5€ PARA TER ACESSO AO ROUTER ANTIGO (QUE AINDA NEM TÊM A CERTEZA) E NEM ME DAO OPORTUNIDADE DE FICAR COM TECHNICOLOR.

 

ISTO É INCREDITAVEL E UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO COM O CLIENTE.

SOU PILOTO, DOU FEEDBACK À NOS MAS PARECE QUE NINGUEM QUER SABER.

TROQUEM ME A PORCARIA DO ROUTER SEM M**** E TENTAREM ROUBAR-ME, SÓ TROQUEM!!!!


A mensagem marcada como "resposta certa" é um pedido de contacto? "Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS."



:\




Como nao ligo a minima a estas estatisticas por norma nao comento estas tristezas que vao surgindo pelo forum.

Alias, a ciência que diz que se eu comi um frango e tu não comeste nenhum, teremos comido, em média, meio frango cada um, vale o que vale... e piora quando as amostragens envolvem clicar num link que os utilizadores nao entendem para que serve, que depois de experimentarem so podem desmarcar pedindo a moderaçao, que nao se percebe quem marcou (autor ou moderaçao) e porque o fizeram... e ainda, se os topicos continuam abertos pode muito bem uma "melhor resposta" deixar de o ser porque alguem comentou melhor ainda a posterior ou porque deixou de ser valida face a alteraçoes introduzidas, etc, etc.

Mas ha quem ca venha por tudo isso... é deixa-los divertirem-se...

Estou a ter problemas sistemáticos na configuração da WiFi 5. NÃO FIXA o canal AUTO… ao tentar configurar é sempre o mesmo erro (pelo menos nos últimos dias)

 


Sugestão: perguntar aos serviços tecnicos da NOS, se existe alguma relaçao entre o router em causa e qualquer das seguintes especificações técnicas - Wireless isolation, AP Isolation, Station Isolation, ou Client Isolation (recursos que permitem bloquear a rede Wi-Fi, não permitindo interagir com dispositivos conectados à rede ethernet, nem comunicar entre eles, só podem aceder àInternet).

Olá @marcolopes,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos indique o MAC Address do equipamento por mensagem privada. 


Desculpa-me Marco mas parece que tu é que misturas tudo. Não sei se sabes muito bem do que estás a falar...

 

Tendo em conta o tópico, acho que tu é que estás a misturar assuntos… o teu caso seria mais para os seguintes tópicos:

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/gigarouter-x-equipamentos-ligados-a-mesma-rede-13474

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605


desde que mudei para o router giga que os meus dispositivos como lâmpadas Wi-Fi ou interruptores/ tomadas também Wi-Fi não são detetados pelo router, já mudei de canal mas nada de nada. Com a versão 3.0 ( antigo router ) nunca tive problemas com ligação já neste que supostamente é mais avançado não funciona NADA !! Alguma sugestão?!?

eu estou igual...


Não é necessário TROCAR de router… apenas trocar de equipamento WiFi!

Aliás, a moda dos router terem WiFi integrado é receita para o desastre, pois toda a gente reclama e mistura tudo… Modem, Router, Ponto de acesso… porque agora um “router” tem de fazer o trabalho de 3 equipamentos!

 

Um PONTO de ACESSO com qualidade ligado por cabo ao router seria a solução. A WiFi do router ficaria desligada…

 

Pela parte que me toca, não tenho grandes problemas WiFi:

  • TV Panasonic (liga-se bem, mas ***APENAS*** se a WiFi 5Ghz estiver com CANAL AUTO - o que nem sempre acontece pois quando o router REINICIA - geralmente por vontade própria - remotamente??? - o CANAL da WiFi 5 passa para MANUAL - BUG já reportado há MESES, mas sem resolução)
  • Camara Xiaomi (liga-se bem na rede 2.4, mas o Router diz que está a rede 5, de vez em quando!!! - BUG já reportado há MESES, mas sem resolução)
  • Telemóvel Nokia 5 (liga-se bem, mas o router diz que não está ligado… de vez em quando!!!!!! BUG já reportado há MESES, mas sem resolução)
  • Box Xiaomi (testada recentemente - liga-se bem)

Claro que, destes equipamentos, apenas a CAMARA poderá ser considerada “smart device???”

Desculpa-me Marco mas parece que tu é que misturas tudo. Não sei se sabes muito bem do que estás a falar...


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Bem-vindo ao Fórum NOS, @Bento.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS e MAC Adress do router. 

 

Depois digam qual foi a solução...


Consegui pasar a AUTO novamente (mas não posso mexer na configuração da LARGURA de BANDA, caso contrário dá ERRO ao aplicar as definições).

O problema é que, passado umas horas??? O CANAL reverte para FIXO e volta ao 36 (que me parece não estar optimizado)

Porque razão este router não tem a opção de OPTIMIZAÇÃO? Não é necessária?

 


Não é necessário TROCAR de router… apenas trocar de equipamento WiFi!

Aliás, a moda dos router terem WiFi integrado é receita para o desastre, pois toda a gente reclama e mistura tudo… Modem, Router, Ponto de acesso… porque agora um “router” tem de fazer o trabalho de 3 equipamentos!

 

Um PONTO de ACESSO com qualidade ligado por cabo ao router seria a solução. A WiFi do router ficaria desligada…

 

Pela parte que me toca, não tenho grandes problemas WiFi:

  • TV Panasonic (liga-se bem, mas ***APENAS*** se a WiFi 5Ghz estiver com CANAL AUTO - o que nem sempre acontece pois quando o router REINICIA - geralmente por vontade própria - remotamente??? - o CANAL da WiFi 5 passa para MANUAL - BUG já reportado há MESES, mas sem resolução)
  • Camara Xiaomi (liga-se bem na rede 2.4, mas o Router diz que está a rede 5, de vez em quando!!! - BUG já reportado há MESES, mas sem resolução)
  • Telemóvel Nokia 5 (liga-se bem, mas o router diz que não está ligado… de vez em quando!!!!!! BUG já reportado há MESES, mas sem resolução)
  • Box Xiaomi (testada recentemente - liga-se bem)

Claro que, destes equipamentos, apenas a CAMARA poderá ser considerada “smart device???”


Há variadas entradas aqui neste forum relatando este problema no Giga router. Em suma, aprendi ao ler inúmeras páginas, todas com a mesma queixa: o Giga router não permite a conectividade directa entre dispositivos na mesma rede smartphones, tablets, smart TVs, impressoras, variados terminais de domótica,.... Está com um problema no firmware . Ou seja, é um router inútil, que vai fazer a vida de quem o instale andar para trás.

Por tudo o que li, parece ser ainda pior que o fraquíssimo Arris (o chamado 4.0).
A única forma de usar um serviço Wi-Fi NOS parece pois continuar  a ser o desligar imediato dos routers NOS que nos colocam em casa, desligando os interfaces rádios 802.11 (quer o a 2.4GHz quer o a 5 GHz ) e fazer “bridge” para um router Wifi 802.11.ac decente (há muitos e bons) que temos de comprar. Andar a colocar em casa das pessoas este Giga router e ter há um ano (segundo os registos neste Fórum ) inúmeros clientes  todos a dizer o mesmo:

Gigarouter X equipamentos ligados a mesma rede

Router 5.0 - Perda de acesso a dispositivos na rede

Conheça o novo GiGA router

Problema com o firewall do Giga Router

ou no ZWAME: https://forum.zwame.pt/threads/giga-router-da-nos-e-serviio.1035571/ ,

relatando este problema absolutamente básico. Em 2020 não ter isto corrigido ainda é inexplicável . Tenho o meu contrato a terminar e andei a ver opções e é triste encontrar isto e ver que aparentemente não deram solução a um problema deste calibre. Portanto, chegou a hora de mudar de empresa e para outro serviço e que não esteja limitado aos famosos 20Mbps no upload. Ter um Giga router nestas condições no mercado é incrível. E há pelo menos um ano sem solução. A “thread” no ZWAME acima indicado é de Julho de 2019 e aqui no Fórum NOS ainda não há relato de solução mesmo em posts recentes. É incrível.


desde que mudei para o router giga que os meus dispositivos como lâmpadas Wi-Fi ou interruptores/ tomadas também Wi-Fi não são detetados pelo router, já mudei de canal mas nada de nada. Com a versão 3.0 ( antigo router ) nunca tive problemas com ligação já neste que supostamente é mais avançado não funciona NADA !! Alguma sugestão?!?

Eu estou com o mesmo problema. Consigo conectar num TP-Link RE200, qualquer um dos meus dispositivos inteligentes. Mas no router da NOS, o Giga, não consigo reconhecer nada. Obrigado. 


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