Header
Respondido

Erro de DNS somente nos web browsers


Boa tarde,

após vários anos sem problemas, faz algumas semanas que todos os meus equipamentos têm problemas de navegação na internet, sobretudo no período da tarde/noite. Ao tentar abrir uma nova página web, surge um erro que o DNS não consegue resolver o endereço. Passados umas dezenas de segundos, já s consegue aceder ao conteúdo fazendo refresh. Passado mais uns instantes, volta a falhar e assim sucessivamente… Isso sucede em qualquer browser e em diversos equipamento, computadores, tablet ou smartphone.

Para resolver nos computadores, tive que configurar manualmente o DNS e colocar os dois IP conhecidos da Google (8.8.8.8  e  8.8.4.4). Não é a situação ideal.

Há alguma coisa que possa fazer para tentar resolver o problema, sem ser reiniciar o router (que já foi feito várias vezes). Ou será um problema do serviço?

Atentamente.

icon

Melhor resposta por Guimas 19 January 2023, 18:46

Ver pergunta inicial

29 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Utiliza algum tipo de extensor/powerline, algo parecido?

 

No Giga Router, o wifi está desativado.

Utilizo um router numa zona mais central da casa, em modo AP, que está conectado por cabo ao Giga Router.

Reputação 7
Crachá +2

Se está a utilizar um router seu, então problemas com o seu router têm que ser vistos por si.

A operadora garante se estiver a utilizar diretamente a ligação ao router da mesma.

Tem razão.

Vou ativar o wifi do Giga Router e tirar a prova.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @DanRodrigues, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​@Guimas deu uma boa ajuda. 
Diga-nos, por favor, se ao ativar a rede a ligar-se a mesma a situação mantem-se. 
Obrigado

Boa tarde.

Acabei de desativar o wifi do meu router para ativar o wifi 5G da NOS.

Conectaram-se 2 portáteis e um tablet, com IP e DNS automático (retirei o DNS da Google) e falhou logo…

Assim sendo, não era problema do meu router.

Se colocar o DNS da Google, os problemas de navegação desaparecem por completo. Isso não mostra que há algum problema com o DNS da NOS?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @DanRodrigues,

Agradecemos o seu testemunho.

Sugerimos que efetue um reset ao router NOS e teste novamente o acesso, por favor.

Obrigado

Boa tarde,

ontem, fiz o reset ao router (Fast5657_GPON): com um clip na parte de trás, inseri uma ponta do mesmo no orifício “Reset” e esperei que todas as luzes se apagassem e voltasse a primeira luz a ligar-se. 

Tive que voltar a mudar a pass do Wifi para uma pessoal e mais segura e configurar os meus equipamentos para estarem na mesma gama de IP e conectados diretamente ao router NOS.

Hoje, já voltaram os problemas…

 

Boa tarde,

ajudem-me a perceber porque agora fiquei confuso…

O tópico foi dado como respondido com uma resposta que não resolve nada…

Como já referi, já estou a usar apenas o router da NOS, segui as instruções recebidas e os problemas permanecem ou até se agravaram. Terei de pedir uma intervenção por avaria ou abrir novo tópico para encontrar uma resposta ao problema?

Atentamente

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde ​​​@DanRodrigues,

Agradecemos o seu feedback. Ao reiniciar o equipamento a situação mantem? 

Obrigado

Boa tarde ​​​@DanRodrigues,

Diga-nos, por favor, se está a utilizar a rede diretamente emitida pela rede.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

 

Claro, já referi acima que os equipamentos usam agora exclusivamente o wifi do Router NOS.

 

Reputação 7
Crachá +2

Passos a seguir: retirar o seu router completamente. Com um palito efetuar reset de fábrica no router da NOS. Feito desta forma, não vejo porque razão terá problemas em aceder á internet.

Reputação 7
Crachá +6

O @Guimas deu uma boa ajuda, @DanRodrigues
Faça, por favor, um hard reset ao router. De seguida, experimente novamente e dê-nos o seu feedback.
Obrigado

@Guimas deu uma boa ajuda, @DanRodrigues
Faça, por favor, um hard reset ao router. De seguida, experimente novamente e dê-nos o seu feedback.
Obrigado

Isso já fiz. Estou agora a testar, tendo retirado completamente o meu router da rede.

Assim, que tiver certezas, dou o feedback.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @DanRodrigues,

Agradecemos a sua mensagem. 

Ficaremos a aguardar o seu testemunho.

Obrigado 

Boa tarde,

Após alguns dias após o Reset ao router da NOS e tendo apenas esse a funcionar e  a servir a internet em casa, os erros estão a voltar. Agora mesmo, no meu portátil aconteceu e pedi logo a minha filha que estava no fixo para verificar e obteve o mesmo erro.

Não posso estar a fazer “hard reset” todas as semanas. Há mais alguma coisa que possa fazer ou o router tem algum problema?

 

Boa tarde.

Verifique se o seu IP foi colocado na lista negra. Acesse http://whatismyipaddress.com/blacklist-check, copie o seu endereço IP no campo ao lado de Blacklist Check e clique neste último. Se o seu endereço foi bloqueado, um ponto de exclamação será exibido ao lado da organização que o colocou na lista negra.

Se for esse o caso, tente mudar o IP através destas instruções:

1º- Fazer reset no botão do router, aperte durante 10 segundos.

2º- Após fazer o reset, retirar o cabo coaxial logo de imediato e aguardar 1 minuto.

3º Desligar o router da corrente, e esperar 4 horas, (é fundamental aguardar as 4 horas).

4º-Após seguir todos os passos mencionados acima, voltar ligar o router á corrente sem ligar o cabo coaxial, aguardar 5 minutos, e depois liguem o cabo coaxial, e vai ver que mudou o IP.

Boa noite,

assim farei e darei feedback.

Obrigado pela ajuda.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @DanRodrigues
​​O @HASPT deu uma excelente ajuda. 
Diga-nos, por favor, se conseguiu. 
Obrigado 

Bom dia,

De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.

Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.

Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.

Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados. 

b.barracudacentral.org, dnsbl-3.uceprotect.net, spam.dnsbl.sorbs.net

O IP anterior só aparecia em 2.

Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”? 

Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.

Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.

Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.

Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados. 

b.barracudacentral.org, dnsbl-3.uceprotect.net, spam.dnsbl.sorbs.net

O IP anterior só aparecia em 2.

Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”? 

Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).

Dificilmente haverá algum assim. Deixe-se com esse.

Bom dia,

De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.

Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.

Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.

Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados. 

b.barracudacentral.org, dnsbl-3.uceprotect.net, spam.dnsbl.sorbs.net

O IP anterior só aparecia em 2.

Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”? 

Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).

Boa tarde.

Estes IP`S são dinâmicos o que quer dizer que já passaram por vários clientes e algum o usou para spam, o que implicou ficar na lista negra.

Tenha em atenção que daqui a algum tempo o IP será novamente renovado para outro diferente.

A NOS também tem IP`S fixos, mas só sao atribuidos a clientes empresariais.

Nao sei até que ponto a NOS poderá contactar estas empresas de “Blacklists” e tentar “limpar” os IP`S com problemas, isso já só poderao responder os moderadores da NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.

Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.

Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.

Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados. 

b.barracudacentral.org, dnsbl-3.uceprotect.net, spam.dnsbl.sorbs.net

O IP anterior só aparecia em 2.

Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”? 

Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).

Boa tarde.

Estes IP`S são dinâmicos o que quer dizer que já passaram por vários clientes e algum o usou para spam, o que implicou ficar na lista negra.

Tenha em atenção que daqui a algum tempo o IP será novamente renovado para outro diferente.

A NOS também tem IP`S fixos, mas só sao atribuidos a clientes empresariais.

Nao sei até que ponto a NOS poderá contactar estas empresas de “Blacklists” e tentar “limpar” os IP`S com problemas, isso já só poderao responder os moderadores da NOS.

Não é possivel isso.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde,

Os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização.
O IP é atribuído pela NOS, no entanto, a utilização do mesmo é feita pelo utilizador. Saibam mais em:

Obrigado

Boa noite,

desculpem a minha falta de feedback, mas queria ter a certeza que não levanta falso alarme.

Após ter estado a funcionar quase quase sem “quebras”, acontece que nas últimas 2 semanas o serviço piorou drasticamente… As quebras de DNS são intermináveis e os meus 3 filhos, quando jogam à noite ao fim-de-semana estão cansados de se queixar de lag… algo que não acontecia antes de ter reportado o problema.

Neste momento, está terrível e demora bastante a voltar a ter “internet”.

Fui espreitar os logs do router e é ver uma lista interminável de erros de DNS.

Algo se passa e preciso que seja resolvido.

Para além disso, também já noto problemas no serviço TV, com “interferências” na imagem, por vezes tão intensas que perturba mesma a visualização de programas gravados ou anteriores.

Agradeço ajuda para resolver este enigma.

 

Comentário