Header

Dúvidas sobre os testes de velocidade NOS vs Speedmeter.


Reputação 3
  • Megabyte
  • 80 comentários
Bom dia.

Adquiri o Powerrouter da NOS recentemente mas, contrariamente ao que esperava, estou a ter problemas com a rede ethernet obtida noutra divisão da casa, nomeadamente, através de um projector com o sistema Android ligado a uma das portas ethernet de um extensor powerline (TP-Link WPA8630P V2, supostamente dos melhores equipamentos da marca).
Dois dos testes de velocidade que efectuei, apresentaram-me, por sua vez, valores completamente discrepantes. Tenho dúvidas sobre estes testes efectuados via web browser e gostaria que alguém habilitado me pudesse explicar o porquê dessa discrepância.

A única forma de conseguir ver televisão no projector, através da app NOS-TV, é por WIFI, atingindo velocidades de ligação na ordem dos 135-150Mbps, mas tenho que desligar o cabo ethernet e a barra de som que está ligada via bluetooth ao projector, visto ter detectado interferência na qualidade do sinal com o bluetooth ligado. No entanto, embora a imagem fique razoavelmente com qualidade, essa ligação também cai frequentemente.

Experimentando ligar somente via ethernet, a imagem fica completamente desfocada, evidenciando uma fraquíssima qualidade do sinal vindo da ligação ao powerline.

Alguém pode ajudar?

Cumps.

27 Comentários

Reputação 4
Crachá
Eu ignorava ambos os sites, e usava este: https://www.dslreports.com/speedtest
Agora esclarece-me umas dúvidas:
-Esse powerline, tem a seguinte ligação?
Router NOS - powerline Emissor - rede eletrica - powerline Receptor - (WIFI/Cabo de rede)

-O projetor apanha 5Ghz ou so capta a 2.4Ghz? E já agora o teste foi feito a partir do projetor? Se não, tenta.

Algo que podes tentar é dar reset ao powerline, e tentar uma reconfiguração nova.
Reputação 7
Crachá +5
@Pite, bem-vindo ao Fórum NOS.

Queremos ajudar, contudo uma vez que se trata de uma situação específica do seu serviço, pedimos que nos ligue para fazermos alguns despistes técnicos. Saiba aqui para onde ligar.
Reputação 3
Eu ignorava ambos os sites, e usava este: https://www.dslreports.com/speedtest
Agora esclarece-me umas dúvidas:
-Esse powerline, tem a seguinte ligação?
Router NOS - powerline Emissor - rede eletrica - powerline Receptor - (WIFI/Cabo de rede)

-O projetor apanha 5Ghz ou so capta a 2.4Ghz? E já agora o teste foi feito a partir do projetor? Se não, tenta.

Algo que podes tentar é dar reset ao powerline, e tentar uma reconfiguração nova.
Reputação 3
Olá, rdguerra.

- Em relação à primeira dúvida, a ligação que menciona confere.
- Em relação à segunda, não tenho a certeza, mas penso que é a de 2.4 Ghz.

Ontem, curiosamente, consegui ver razoavelmente bem a NOSTV durante cerca de 1 hora, caindo a ligação logo a seguir com a msg de erro ID:11.. (Estava ligado através do cabo ethernet).

Obg. pela resposta.
Reputação 4
Crachá
Se estiver muito mau, tenta reconfigurar os PowerLine, de resto a app da NOSTV não é muito famosa..
Reputação 3
Ainda ninguém postou acerca da dúvida remanescente: "diferença de velocidade nos testes à velocidade da Internet" (imagens do 1.º post).

Se alguém puder esclarecer-me, fico agradecido.


Cumps.
PC
Reputação 4
Crachá
Respondi no 1º post:
Eu ignorava ambos os sites, e usava este: https://www.dslreports.com/speedtest

O protocolo usado no teste tem 'via aberta' na NOS, logo ambos não sao de confiar.
Reputação 3
Respondi no 1º post:
Eu ignorava ambos os sites, e usava este: https://www.dslreports.com/speedtest

O protocolo usado no teste tem 'via aberta' na NOS, logo ambos não sao de confiar.
Reputação 3
Olá rdguerra.
No post, eu entendi que "ignorava" a existência dos sites em que fiz os testes. A língua portuguesa tem destas coisas...

Usando o que indicou, os valores não ficaram muito diferentes dos que obtive no teste da NOS, o que me deixou ainda mais curioso (vide imagem em anexo).

Em relação à reconfiguração do powerline também já fiz e manteve-se tudo na mesma. Consigo ter uma boa imagem no projector durante 45-60 min. e a ligação ao fim desse tempo pura e simplesmente cai a ligação com msg de erro ora ID11 ora ID5.

Um factor que noteo que prejudica a qualidade da imagem é a ligação bluetooth. Mas, curiosamente, se, ao ligar o projector tiver desabilitada a ligação à barra de som através do bluetooth e só a voltar a ligar após ter iniciado previamente a NOSTV (via ethernet), a ligação mantém-se estável assim como o som e a imagem por aquele período de tempo, caindo logo a seguir.

Como diz, também considero que a app NOS-TV deve carecer de melhorias embora, para a finalidade que tinha em mente, seja a minha opção para ver TV, visto por um lado ser cliente da NOS e, por outro, poder usufruir da possibilidade de aceder a gravações semanais ou programadas na Box.

Obg.
Cumps.
PC
Reputação 4
Crachá
Arriscaria dizer que a ligação cai pontualmente de hora a hora?
Poderá haver problemas no endereçamento do router, que renova os mesmos de hora a hora (por defeito).
Consegue definir um endereço fixo ao seu powerline, e desligar a funcionalidade DHCP do mesmo?
Reputação 3
Obg pela dica, mas não sei como fazer esaa atribuição de IPs. Vou tentar...

Cumps.
PC
Reputação 4
Crachá
https://static.tp-link.com/1910012066_TL-WPA8630P%20KIT_V2_User%20Guide.pdf

Página 30 - 3. 11. 1. LAN IP Address
Altera para Static IP
Abre-lhe novas opçoes:
IP: ponha por exemplo 192.168.1.100
SubNetMask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1
Reputação 3
Ok, RDGuerra
Obg mais uma vez pelo pdf.
Assim que tiver notícias sobre a alteração dos IPs, digo qq coisa.

Cumps.
PC
Reputação 3
Olá, rdguerra.
Segui os passos para alteração do IP dinâmico para estático no meu telemóvel que era, na altura, o dispositivo com wifi mais à mão e reparei que ficou atribuído um novo IP, voltando a ter que fazer novo login no telemóvel através da rede TP-Link.
Entretanto, abrindo a página do router no PC (em "aminhanet.pt"), verifiquei que o IP que estava a ser atribuído ao telemóvel continuava a ser 192.168.1.4 e não o valor que tinha dado através da configuração no site em que reconfigurei o extensor, embora a ligação wifi estivesse a ser efetuada através da rede clonada do extensor.
Estou baralhado.
Não era suposto o valor do IP ter alterado na página do router através da nova configuração feita no extensor?
Como vê, sou leigo neste assunto e qq ajuda neste assunto é muito bem vinda.
Obrigado.

Cumps.
PC
Reputação 3
Olá, rdguerra.
Peço imensa desculpa, mas o IP mostrado no router ainda não tinha sido actualizado.
Esperando cerca de 3-5 min. após fechar e ter voltado a abrir o browser, acedendo à "minhanet.pt", verifiquei que o extensor TP-Link já estava com o novo endereço IP.

Irei experimentar com o projector e dir-lhe-ei se funcionou esta solução.

Penso, por uma questão lógica, que qualquer dispositivo ligado via wi-fi ao powerline deixará de sofrer das tais quebras derivadas da atribuição automática de IPs pelo router.

Obrigado.
PC
Reputação 4
Crachá
Olá, rdguerra.
Peço imensa desculpa, mas o IP mostrado no router ainda não tinha sido actualizado.
Esperando cerca de 3-5 min. após fechar e ter voltado a abrir o browser, acedendo à "minhanet.pt", verifiquei que o extensor TP-Link já estava com o novo endereço IP.

Irei experimentar com o projector e dir-lhe-ei se funcionou esta solução.

Penso, por uma questão lógica, que qualquer dispositivo ligado via wi-fi ao powerline deixará de sofrer das tais quebras derivadas da atribuição automática de IPs pelo router.

Obrigado.
PC


Boa Noite Sr. Pité,

Sim, o extensor tendo um IP fixo 'poderá' ajudar nas quebras causadas por renovação de leases (ligaçao extensor-router NOS), o mesmo se aplica a todas as ligaçoes dependentes do powerline.
Verifique se melhora em algo, e de-me algum feedback de forma a tentar dar-he mais uma ajuda.
Reputação 3
Olá rdguerra.
Será que se pode anular o valor de lease do router? Desconhecia que se tratava de um valor para "refresh" auto :?. De facto, no momento ele possui, por defeito "60 min".

Obg.
PC
Reputação 4
Crachá
Olá rdguerra.
Será que se pode anular o valor de lease do router? Desconhecia que se tratava de um valor para "refresh" auto :?. De facto, no momento ele possui, por defeito "60 min".

Obg.
PC


Nao conheço a interface do novo router.. Mas sim pode aumentar a lease para um valor mais elevado.
Reputação 3
Olá rdguerra..
Aumentei para 180 min. Vamos lá a ver o que acontecerá...

Obrigado mais uma vez.


PC
Reputação 4
Crachá
Olá rdguerra..
Aumentei para 180 min. Vamos lá a ver o que acontecerá...

Obrigado mais uma vez.


PC


Como ficou Sr. Pite?
Boas noticias?
Reputação 3
Olá rdguerra.
Deixei o projector ligado durante cerca de 20 min. e deixei de ouvir qualquer som. Como estava no 1.º piso, apercebi-me de que devia haver qualquer problema.
Quando subi ao 2.º piso onde se encontra o projector, verifiquei que tinha acontecido algo grave.
Pura e simplesmente, sem qualquer razão aparente e para grande surpresa minha, deixou de trabalhar 😞.
Ficou sem qualquer indicação de estar ligado à corrente e gorou-se qualquer teste sobre o que temos andadao a falar.

Vou ter que o levar a uma loja para o reparar.
Assim que tiver notícias, dir-lhe-ei, nomeadamente sobre o teste do "lease" que tinha programado fazer.
Obrigado pelo seu cuidado.

Cumps.
PC
Reputação 4
Crachá
Olá rdguerra.
Deixei o projector ligado durante cerca de 20 min. e deixei de ouvir qualquer som. Como estava no 1.º piso, apercebi-me de que devia haver qualquer problema.
Quando subi ao 2.º piso onde se encontra o projector, verifiquei que tinha acontecido algo grave.
Pura e simplesmente, sem qualquer razão aparente e para grande surpresa minha, deixou de trabalhar 😞.
Ficou sem qualquer indicação de estar ligado à corrente e gorou-se qualquer teste sobre o que temos andadao a falar.

Vou ter que o levar a uma loja para o reparar.
Assim que tiver notícias, dir-lhe-ei, nomeadamente sobre o teste do "lease" que tinha programado fazer.
Obrigado pelo seu cuidado.

Cumps.
PC


Porra isso é que é azar... Boa sorte Sr. Pite.
Reputação 3
Olá rdguerra.
"I'm back".
Já tenho o projector reparado! Foi a fonte de alimentação que "pifou".

Alterei o IP dinâmico para estático no powerline e testei desta vez com ligação ethernet.

Embora tenha uma qualidade de imagem aceitável no projector, utilizando a NOS-TV, o que é certo é que a ligação ainda cai embora o "lease" configurado no router esteja nos 240 min.

Penso que o problema também estará na aplicação. A msg de erro devolvida é ID11.
No entanto, a aplicação continua activa e clicando de novo no canal que estava a ver, volto a ter imagem passado uns segundos.

Não entendo.

Acho que vou desistir de ver TV e passar somente a ver filmes através de USB 🆒


Cumps.
PC
Reputação 4
Crachá
Qual é o sistema Android do projetor?
As vezes poderá ser alguma incompatibilidade 😕
Reputação 3
Wow! Ainda há pouco escrevi e já tenho a sua resposta aqui no fórum, rdguerra!
Como mostrou atenção ao assunto que aqui me trouxe, não quis deixar de lhe dar uma satisfação.

O sistema Android do projector é o 6.1, salvo erro.


Cumps.
PC

Comentário