Header
Respondido

Como sei se é HFC ou FTTH?


Vou me mudar para outra casa e verifiquei que naquela zona apenas está disponivel "fibra" da NOS.
Antes de aderir a esse serviço e ficar preso por 2 anos gostaria de saber se a "fibra" daquela área é verdadeira "FTTH" ou se é aquela que não vai garantir a velocidade de internet contratada "HFC".
Como posso saber qual é o tipo de "fibra" daquela zona?
Será que me dizem se eu perguntar diretamente numa loja NOS ou por telefone?
icon

Melhor resposta por Diogo N. 24 August 2021, 00:20

Ver pergunta inicial

119 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite @Skorpa 

Se for novo cliente, pode verificar nesta página usando o código postal e vendo depois no fim do link se diz =HFC ou =FTTH.

Em alternativa analise se nos postes perto da sua casa tem uma infraestrutura assim (HFC) ou assim (FTTH).

Pode também usar o "Quer aderir? Nós ligamos Grátis" e perguntar diretamente a um colaborador.

Chamo a atençao para este tópico, em particular:

https://forum.nos.pt/novidades-16/a-nos-vai-passar-a-ter-de-distinguir-entre-servicos-cabo-e-servicos-fibra-1395
Reputação 7
Crachá +1

Olá @Paulo Fraga,

Pode verificar essa info no final do link. 

No código postal fornecido a tecnologia é HFC.

Olá a todos,

Na ultima semana a NOS esteve a instalar PDOs na zona onde vivo. Bastante perto da minha casa até, portanto está iminente a cobertura com fibra na minha rua.

Eu tenho NOS HFC e portanto gostaria de saber se vou passar automaticamente (a pedido meu ou não) para a utilização de NOS FTTH?
E se o pedido for feito por mim, tal justifica nova fidelização? (a minha só termina em Dezembro)
Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PEDRO POLENA,

Lamentamos o transtorno. Vamos esclarecer.

Ambos os serviços FTTH e HFC têm por base a tecnologia de fibra ótica como rede de transmissão de dados. 

Para organização do Fórum, movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

A NOS não faz migração de hfc para ftth. pelo menos ainda

boa tarde,

Onde resido exite as duas tecnologias de fibra da nos, a HFC (colocada recentemente) e FTTH.

Vou ser obrigado a migrar para a HFC ou posso manter-me  na FTTH até porque tenho 1GB/100 megas  de internet e está a funcionar a 100%

Obrigado

 

Codigo postal:4475-106

´Nao é obrigado a mudar para HFC, até porque a tecnologia FTTH é mais moderna e superior.

Acho um bocado estranho a NOS tendo FTTH na zona, fosse colocar HFC, até porque a NOS está a substituir o HFC pelo FTTH

Reputação 7
Crachá +4

Porque moro na área de Lisboa e conheço “n” pessoas que sairam da NOS porque não tinham fibra em casa, acabando por mudar para a MEO/Vodafone..

E a minha pergunta era para os utilizadores daqui, não para uma resposta vaga, ao estilo do que a NOs anuncia..

Nas zonas de HFC não há interesse para já em colocar ftth. O importante é para clientes satélite.

🤣 Ao menos deu uma resposta honesta. Mais honesta que a informação presente no site.

 

Fico a aguardar que alguém que tenha ftth da NOS se acuse...

E acrescento que usando o vosso site para ver se a zona residencial está coberta por fibra (ftth), não há nenhuma indicação que tipo de serviço é prestado. Apenas indica se os pacotes sugeridos são em fibra (mas qual?) ou se é via satélite!

 

 

depois de inserir o código postal da localização, se disser fibra, podes ver no link final da página, diz =HFC ou =FTTH

Reputação 7
Crachá +2

Porque moro na área de Lisboa e conheço “n” pessoas que sairam da NOS porque não tinham fibra em casa, acabando por mudar para a MEO/Vodafone..

E a minha pergunta era para os utilizadores daqui, não para uma resposta vaga, ao estilo do que a NOs anuncia..

Nas zonas de HFC não há interesse para já em colocar ftth. O importante é para clientes satélite.

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

 

Conforme explicado supra, já fui contactado pela NOS.

 

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

O seu serviço antes (  HFC )  é exatamente o mesmo que vai ter agora ( HFC). Ou seja nada muda.

Reputação 7
Crachá +2

Como ficou esta situação?

A mim estão a fazer a mesma coisa.

Alias pior, porque fizeram-me o contrato FTTH  e após 8 cancelamentos de instalação fiz queixa na provedoria e disseram que onde existe Coaxial o contrato com a Vodafone não permite usar o FTTH.
E ainda que a NOS não pondera migrar nenhum serviço coaxial para fibra porque isso fica demasiado caro.

A questão é estou a ponderar passar ao advogado porque fizeram o contrato em FTTH. Instalaram coaxial e não é nem de perto a mesma coisa.


Não há hipotese de migrar esqueça. E está enganado serviço é igual

Reputação 7
Crachá +2

Joga-se de igual forma

Reputação 7
Crachá +2

Como ficou esta situação?

A mim estão a fazer a mesma coisa.

Alias pior, porque fizeram-me o contrato FTTH  e após 8 cancelamentos de instalação fiz queixa na provedoria e disseram que onde existe Coaxial o contrato com a Vodafone não permite usar o FTTH.
E ainda que a NOS não pondera migrar nenhum serviço coaxial para fibra porque isso fica demasiado caro.

A questão é estou a ponderar passar ao advogado porque fizeram o contrato em FTTH. Instalaram coaxial e não é nem de perto a mesma coisa.


Não há hipotese de migrar esqueça. E está enganado serviço é igual

Basta me dizer quantos pontos de diferenças quer que mencione. Dizer que FFTH = HFC é de um desconhecimento técnico gigantesco. Devia procurar e ler mais artigos antes de opinar.  


É igual. Mas se tiver algum argumento  diga aí

Reputação 7
Crachá +4
Nas condições que recebes do contrato poderá ter isso.
Já vi alguns contratos em FTTH em que nas condições referem isso na parte dos equipamentos fornecidos.
No FTTH dedicado, a fibra é ligada diretamente da residência à operadora.

No HFC sao utilizados simultaneamente Fibra óptica e cabo coaxial, normalmente a fibra optica vai até aos armarios de distribuiçao e depois a ligaçao ás residencias faz-se através de cabo coaxial.

Ainda sao poucos os clientes NOS com fibra optica dedicada, normalmente utiliza-se p HFC
Reputação 7

Boa noite @luissousa13,

Seria excelente se o teste de cobertura* incluí-se essa informação bastante relevante.

Obrigado pela ideia

* Ao preencher este formulário declaro que tenho uma idade maior ou igual a 13 anos. Este formulário destina-se à recolha de dados necessários para verificar que serviços NOS estão disponíveis na sua morada e para posterior contacto. Todos os dados solicitados são necessários e sem os quais não poderemos efetuar o tratamento do seu pedido. Estes dados são guardados por um período máximo de 30 dias, caso não tenha ou não venha a celebrar um contrato com a NOS ou não dê o seu consentimento para comunicações de produtos e serviços da NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @luissousa13,

Agradecemos a sua mensagem.

Não possuímos informação para esclarecer a sua questão.

Sugerimos que preencha o formulário de contacto para que possamos esclarecer a sua questão ou, alternativamente, solicite o contacto de adesão em “Liguem-me grátis”.

Obrigado

Gostaria de saber se na minha rua existe fibra HFC ou FTTH para adesão ao novo serviço.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

@mribeiro  A minha zona é Faro,  creio que a rede seja mesmo da NOS (não posso afirmar).

Reputação 7
Crachá +2

Não deve ser tao cedo quanto isso. Não há grande necessidade.

Reputação 7
Crachá +2
Não irá ser diferente ser ftth ou hfc
Reputação 1

Obrigado a todos, mas infelizmente a resposta já foi dada, depois de analisada a situação. Só chego a uma conclusão: não há qualquer vontade em resolver a minha situação, ponto.

Se o prédio tem FTTH, o 1º Esq tem FTTH, porque é que o 1° Dto não pode ter?

Ter de esperar pela migração! Quando a 2 metros existe essa tecnologia disponível e colocada na porta ao lado.

Não sou engenheiro nem técnico, mas só encontro uma explicação: má vontade.

Cumprimentos e obrigado a todos. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Skorpa,

Agradecemos a sua mensagem. O @Diogo N. prestou uma boa ajuda em relação à mesma.

Caso surja alguma outra questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@Diogo N. Muito obrigado pela clarificação, a informação do link está sempre correcta?

Reputação 7
Crachá +2

Não deve ser tao cedo quanto isso. Não há grande necessidade.

 

Mas não há grande necessidade para quem? Para si?

O sr. tem acesso a informação privilegiada da NOS ? Não percebo porque vem responder à questão colocada se nem sequer é trabalhador da NOS, ou é?
 


Acho que é um pouco obvio a resposta :)

 

Mas poupando trabalho aos moderadores.

“ Assim que houver novidades transmitimos através dos meios habituais “

Comentário