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Cancelamento 14 dias de inscrição


Bom dia,

 

Foi me instalado um serviço dia 11/02/2022, infelizmente não é o serviço mais indicado para mim e quero cancela-lo, podem me indicar quais os meios gratuitos por onde possa iniciar este processo, visto que me dirigi a uma loja física e fui-me indicado que eles não podem iniciar esse processo, mesmo estando dentro do prazo de 14 dias onde posso cancelar o serviço?

 

Cumprimentos.

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Melhor resposta por Mário P. 31 October 2023, 09:44

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33 Comentários

Boa noite

A minha situação é semelhante. Fui contactada a 24/11, apresentaram um pacote e decidi experimentar. Dia 27 já estavam a fazer instalação às 08:00h. Passado umas horas até me levaram contrato. Percebe-se a pressa!

Passado uma semana, no período legal para rescindir, por estar em período experimental, e tendo verificado que o serviço não cumpre o que pretendia (não tenho muita rede no local de trabalho e em casa percebe-se diferença para serviços com fibra)

Há 2 dias que estou a perder tempo com assistente s a tentar dissuadir e a inventar soluções quando não há solução. Já na parte final da rescisão, depois de mais não sei quantos argumentos, a assistente saca então da famigerada instalação, a tal que era oferta para aceitarmos contrato, se quiserem rescindir, em período experimental e por mau serviço, têm de pagar 400€.

Exigi gravações da venda pré-contratual onde nunca mencionaram período experimental, nem falaram de condições de rescisão...nada!

A assistente ainda teve a descarada lata de confirmar que não era fibra dentro de casa e que pedia desculpa pela "má informação" do colega!

Isto torna-se surreal, depois de confirmar que ludibriaram o cliente, ainda me começam a tentar coagir e extorquir. Esta assistente ligou insistentemente para que eu confirmasse que o serviço era para "ficar como estava" ou seria penalizada!

A NOS não tem qualquer moral ou ética! Estamos aqui a falar de crimes como coação e extorsão. Exigi as gravações... Incrivelmente, não conseguiram acesso …

Não vou manter um serviço por 2 anos que está aquém do contratualizados, além de que este contrato é realizado por argumentos falaciosos e com dolo premeditado! Muito menos pagar 400€ por via de coação! Deviam ter vergonha

Foi apresentada reclamação no LIvro de Reclamações e na Provedoria NOS.

 

 

Boa noite @Vanda Coelho,

A informação está na proposta de subscrição no capitulo 6.1 verifique aqui.

São mencionados os 14 dias como direito de resolução, no entanto se via telefónica não mencionaram pode desistir no prazo de 12 meses. O prazo conta a partir da data em que firmou o contrato. Se aceitou a ativação do serviço antes de terminar os 14 dias, já não poderá rescindir sem pagar um montante, que é proporcional ao serviço prestado até ao momento em que pediu o cancelamento. O serviço prestado engloba a instalação, a ativação e a utilização.

Esses custos não podem ser aplicados em dois casos:

  • se a empresa não o avisou sobre as condições associadas à desistência no período dos 14 dias, não cumprindo o dever de informação pré-contratual;
  • se o consumidor não solicitou expressamente que o serviço iniciasse durante o prazo de 14 dias. 

Para exercer aquele direito, basta enviar o formulário que o operador lhe disponibilizou na data da celebração do contrato. Também pode optar por transmitir simplesmente a sua intenção de forma clara e inequívoca ao operador. No entanto, é a si que cabe provar que agiu dentro do prazo.

Obrigado

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Bom dia @Vanda Coelho, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve. O @Jorge C deu uma boa ajuda.

Para podermos analisar tudo com mais detalhe, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato.

Obrigado

Caro @João H. , acabaram de confirmar de mais uma chamada do apoio técnico que instalaram cabo na minha casa ... Eu contratualizei fibra... enganam os clientes descaradamente e ainda tem a lata de cobrar uma instalação? Vai seguir as vias legais que forem necessárias 

Boa noite @Vanda Coelho,

Compreendo a sua preocupação. HFC (Hybrid Fiber-Coaxial) e FTTH (Fiber-to-the-Home) são diferentes tecnologias de rede, embora ambas envolvam o uso de fibra ótica.

O HFC utiliza uma combinação de fibra ótica e cabo coaxial para fornecer serviços de Internet, TV e telefone. Na infraestrutura HFC, a fibra ótica é utilizada até um ponto próximo da residência, e a partir daí, o cabo coaxial é responsável pela conexão final ao cliente.

Por outro lado, o FTTH é uma tecnologia onde a fibra ótica é estendida diretamente até à casa do cliente, permitindo velocidades de Internet mais elevadas e uma conexão mais estável.

É compreensível a confusão, uma vez que ambos os serviços podem utilizar fibra ótica na sua infraestrutura. Contudo, a principal diferença reside no último segmento da conexão. Se possui um serviço HFC, existe uma porção de fibra ótica, mas a ligação final ao seu lar é feita através de cabo coaxial.

Obrigado

 

Caro @Jorge C 

Agradeço a explicação e já estava a par das diferenças.

No momento da venda, não foi dito isso. Induziram o futuro cliente em erro, propositadamente!

É a NOS que tem de assumir os seus erros! 

Não tentar extorquir um cliente porque não aceita continuar contrato pois tem um serviço notoriamente inferior ao pretendido! 

 

Caro @Jorge C 

Agradeço a explicação e já estava a par das diferenças.

No momento da venda, não foi dito isso. Induziram o futuro cliente em erro, propositadamente!

É a NOS que tem de assumir os seus erros! 

Não tentar extorquir um cliente porque não aceita continuar contrato pois tem um serviço notoriamente inferior ao pretendido! 

 

 

Na verdade, segundo a terminologia técnica, a designação "fibra" utilizada pela NOS não é necessariamente incorreta ou enganosa. Isso porque o termo "fibra" pode ser empregue de forma genérica para descrever serviços baseados em diferentes tecnologias de fibra ótica.

Embora alguns clientes possam interpretar o termo "fibra" como sendo exclusivamente associado a uma conexão pura de fibra ótica (FTTH), é importante compreender que existem variações dentro das tecnologias de fibra ótica. HFC (Hybrid Fiber-Coaxial) é uma dessas tecnologias e, apesar de envolver uma combinação de fibra ótica e cabo coaxial, também é considerada uma forma de serviço baseado em fibra.

Em termos técnicos, "fibra" pode referir-se à presença de fibra ótica numa parte da infraestrutura de rede, como acontece com o HFC.

No entanto, é importante que as operadoras comuniquem claramente ao consumidor sobre a tecnologia específica que estão a fornecer quando anunciam os seus serviços como "fibra", para evitar possíveis mal-entendidos.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Vanda Coelho.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda em esclarecer sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

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