Header
Respondido

Cancelamento 14 dias de inscrição


Bom dia,

 

Foi me instalado um serviço dia 11/02/2022, infelizmente não é o serviço mais indicado para mim e quero cancela-lo, podem me indicar quais os meios gratuitos por onde possa iniciar este processo, visto que me dirigi a uma loja física e fui-me indicado que eles não podem iniciar esse processo, mesmo estando dentro do prazo de 14 dias onde posso cancelar o serviço?

 

Cumprimentos.

icon

Melhor resposta por Mário P. 31 October 2023, 09:44

Ver pergunta inicial

33 Comentários

Reputação 5
Crachá +1

Se fez o contrato à distância, ou seja, por telefone, internet ou através de um comercial que foi à sua casa, certifique-se de que o operador lhe prestou todas as informações obrigatórias. Essas informações devem incluir, pelo menos, as características do serviço, os preços, os contactos da empresa, a fidelização, as condições do eventual cancelamento antecipado e o direito de livre resolução.

Tem 14 dias seguidos para desistir, sem ter de apresentar um motivo e sem qualquer penalização. Se não tiver sido informado desse direito, pode desistir no prazo de 12 meses. O prazo conta a partir da data em que firmou o contrato. Se aceitou a ativação do serviço antes de terminar os 14 dias, já não poderá rescindir sem pagar um montante, que é proporcional ao serviço prestado até ao momento em que pediu o cancelamento. O serviço prestado engloba a instalação, a ativação e a utilização.

Esses custos não podem ser aplicados em 2 casos:

  • se a empresa não o avisou sobre as condições associadas à desistência no período dos 14 dias, não cumprindo o dever de informação pré-contratual;
  • se o consumidor não solicitou expressamente que o serviço iniciasse durante o prazo de 14 dias. 

Para exercer aquele direito, basta enviar o formulário que o operador lhe disponibilizou na data da celebração do contrato. Também pode optar por transmitir simplesmente a sua intenção de forma clara e inequívoca ao operador. No entanto, é a si que cabe provar que agiu dentro do prazo. Sempre que possível, opte por um meio que lhe permita guardar o comprovativo, como, por exemplo, através de carta registada com aviso de receção.

Caso o contrato tenha sido assinado na loja, poderá não ter direito ao prazo de rescisão. Nessas situações, trata-se de uma opção comercial da empresa, não de uma obrigação. Verifique se o prazo consta do seu contrato e se existe período experimental. Caso exista, confirme se a desistência durante esse período implica o pagamento da instalação ou de outro tipo de despesas. Antes de se comprometer, pergunte quais as condições para desistir.

Mais informações 

931 699 000

  • Custo: Chamada para rede móvel nacional.

16990

A partir da rede NOS:

  • Chamada gratuita para atendimento automático e vendas
  • Chamada gratuita para atendimento técnico durante o dia entre as 7h00 e as 2h00
  • Para outros assuntos ou para atendimento técnico no período das 2h00 às 7h00, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído).
  • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, então o custo é de 20 cêntimos/minuto até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído).
  • A partir de outras redes:50,9 cêntimos / minuto (IVA incluído).

Uma simples pergunta

 

Pergunta: Porque é que quando as operadoras informam que um contrato pode ser cancelado no prazo de 14 dias, não informar que tem um custo extra de 400€?

 

Resposta: Porque isso iria fazer as pessoas pensar duas vezes antes de concordarem com a instalação.

 

Isto é uma pena pois eu estava a pensar em cancelar um pacote que não estava satisfeito e fazer um novo contrato com vocês para algo mais indicado para mim. Mas agora temos outro resultado.

 

Resultado final, em 2anos vou cancelar o meu serviço com a nos e nunca mais vou ser cliente NOS, e vou garantir que qualquer pessoa que conheça ouça esta história para pensarem duas vezes antes de fazerem contrato com a NOS.

 

A minha real pergunta é, como pode ser legar não informar os clientes que existe um valor tao elevado a ser pago se for decidido cancelar no prazo de 14 dias?

Verifique se o prazo consta do seu contrato e se existe período experimental. Caso exista, confirme se a desistência durante esse período implica o pagamento da instalação ou de outro tipo de despesas. Antes de se comprometer, pergunte quais as condições para desistir.

Concordo com quase tudo o que disse. Relativamente a esta parte, houve um tópico aqui em que abordo a problemática. Nem sempre o apoio da NOS infelizmente presta as informações mais adequadas, nomeadamente no que concerne a essa parte do pagamento do valor da instalação, que é um valor muito baixo quando está em causa um contrato a 24 meses:

 

Quem faz as coisas adequadamente normalmente é a provedoria da NOS, que só é contactável através do livro de reclamações. Se for consumidor particular, o cliente tem sempre direito aos 14 dias de livre resolução se o contrato tiver sido feito fora de uma loja NOS ou ao telefone. Começam a contar do dia em que celebrou contrato.

 

Se tenho explicação para o apoio dar informações menos corretas e depois a provedoria da NOS corrigir? Não tenho sinceramente. @JACINTO FILIPE DA ROCHA ALVES isto aplica-se à questão dos 400 euros que mencionou agora. Na minha opinião e segundo o link da ANACOM que deixo, esses 400 euros não têm razão de ser. Contacte a provedoria da NOS via livro de reclamações. Todos os casos que acompanhei com a mesma situação foram resolvidos pela provedoria NOS, mas leia bem o link deixado acima e os prazos.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @JACINTO FILIPE DA ROCHA ALVES. Vamos ajudar.

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer este tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Bom dia.

 

Resumindo:

  • NOS propos um novo serviço TV+Internet que seria mais rápido que o Kanguru XL ilimitado por cerca de 16eur/mês, que tenho actualmente com 10mb/s média de velocidade numa zona remota
  • O técnico viria a casa fazer a “instalação” e testar a velocidade, e caso não houvesse melhoria do sinal, levaria o equipamento no momento sem problema
  • No dia o técnico recusou-se a levar o equipamento e que eu teria que me deslocar 70km até loja NOS mais próxima para devolver sem qualquer problema.
  • Cancelam-me o Kanguru XL e no contrato TV+Internet acrescentam um Kanguru com 30Gb, que dizem que gastei em 36horas.
  • Informam-me pelo Apoio Técnico e Comercial que teria que pagar 350euros para cancelar o serviço devido à visita do técnico para ligar um router 4g à tomada
  • NOS recusa-se a cancelar o contrato TV+Internet durante o prazo de 14 dias sem o pagamento de 350euros.

 

Fui contactado pelo departamento comercial da NOS com uma proposta de adição de pack TV+Internet para casa, com a promessa de que o sinal do novo equipamento da NOS teria velocidade superior ao Kanguru XL que tenho em contrato há mais de 12 meses com internet ilimitada por cerca de 16euros/mês.

Foi-me dito que apenas com a visita de um técnico à minha casa e activação do serviço seria possível garantir as velocidades muito superiores aos 10Mb/s que conseguia actualmente com o Kanguru XL, e que caso não se comprovasse isso ao fim de 4h de instalação, poderia cancelar o serviço em 14 dias sem qualquer custo e usar o meu Kanguru XL na mesma.

 

Na terça-feira dia 3 o técnico veio cá a casa, ligou um router 4G à electricidade (e não a BOX de TV porque informei que não tenho interessem em televisão), fez os testes de velocidade e o novo router chegava aos 10Mb/s, tal como o meu Kanguru. 

Informei ao técnico que não tinha interesse no serviço mais caro e com a mesma velocidade e pedi para levar o equipamento de volta (como me foi informado na chamada telefónica do dia 3 que caso o serviço não tivesse velocidades mais muito mais elevadas como prometido, o técnico faria a recolha no momento), o técnico recusou-se a levantar o equipamento e disse que teria que ser feita a devolução na Loja NOS mais próxima, que fica em Coimbra a cerca de 70km da minha morada.

 

Quinta-feira, por volta das 00h30, a NOS desactivou-me o serviço Kanguru XL. Liguei na manhã seguinte para o apoio técnico e informaram-me que teria que ligar hoje para o apoio comercial porque dia 5 de Outubro era feriado.

 

Ligo hoje, informam-me que desde terça dia 3 a partir das 16h35 (hora em que o técnico saiu daqui) até às 00h30 de quinta dia 5 gastei os 30GB do meu Kanguru XL. Perguntei o porquê de o meu Kanguru passar de ilimitado para 30Gb, e informaram-me que com o serviço de casa estava incluída a oferta de um serviço Kanguru 30Gb e que combinaram o meu Kanguru XL com o serviço de casa, anulando o contrato de Kanguru XL (o qual eu não pedi nem fui informado que iria acontecer).

 

Ligando hoje para a NOS e explicando a situação, passaram-me para varios departamentos e pediram-me para aguardar. Estive 1h40 à espera, porque o departamento comercial ou de rescisão me pediu enquanto analisavam o caso, e ao fim deste tempo fui novamente atendido por um assistente da NOS a perguntar como me podem ajudar.

Ao mesmo tempo, a minha mulher entrou em contacto com o Apoio Técnico da NOS, e após a explicação do problema, informaram-me que posso cancelar o serviço de casa durante 14 dias, com um custo de 350euros pela visita do técnico, algo que não nos informaram.

Estão a informar agora ao telefone que podem repor o Kanguru XL, com um novo contrato (em vez de me reporem o serviço que anularam sem a minha autorização) com associação de Televisão por 43euros/mês em vez dos 16euros/mês que pago. E que terei que pagar os 350euros pela visita do técnico em qualquer situação, algo que nunca fui informado.

 

Tanto eu como a minha mulher estamos neste momento a perder horas de trabalho e paciência, a sentir que estamos a ser enrolados por um esquema fraudulento da NOS para remover direitos aos clientes que pagam pelos serviços que contratam de forma justa e honesta.

Já nos passaram para profissionais diferentes ao telefone e estão a tentar obrigar-nos a pagar mais pelo serviço que tínhamos de Kanguru XL, e pagar os 350euros pela visita de um técnico para ligar um Router 4G à tomada de casa.

 

Estou mesmo desiludido com a NOS, tanto a parte comercial, como apoio técnico, e principalmente com a equipa de resolução de contratos.

 

Fico a aguardar resposta.

João Camilo

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @João Camilo

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Olá @João H. 

 

Já enviei com as informações de cliente.

 

Fico a aguardar resposta.

 

 

Caro @João Camilo 

 

É lamentável essa situação. Verifique bem o que foi escrito nesta página anteriormente e este link anterior


Assim se conclui que, se contratou o serviço por telefone numa chamada há menos de 14 dias atuando como consumidor particular, é falso, completamente falso, que tenha de pagar 350 euros para cancelar o contrato. E olhe que eu raramente sou tão assertivo quando respondo aqui.

Ainda esta semana fui vítima desse tipo de comportamento por parte da NOS. É um padrão de comportamento habitual das operadoras em que transmitem por telefone informação incorreta e ilegal relativa ao direito de livre resolução contratual de 14 dias, ameaçando emitir notas de cobrança elevadas.

 

No limite para mim em causa podem estar crimes de extorsão da parte da NOS, se a NOS estiver a praticar estas abordagens aos clientes de forma consciente e com intenção de os lesar. Assumo total responsabilidade pelo que estou a dizer!

 

Reclame através deste link https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/ 

é a melhor solução 

 

Não relacionado com o tema dos 14 dias legais, repare que é ainda publicidade enganosa, considerando que a NOS sistematicamente fala, em vários links na internet, de  14 dias de experimentação tal como nos seguintes links:

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/oferta-adesao

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/casa#faqs

 

Este género de informação baralha o cliente e fá-lo confundir com os 14 dias legais.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Camilo,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe o mais depressa possível.

Obrigado

Caro @João Camilo 

 

É lamentável essa situação. Verifique bem o que foi escrito nesta página anteriormente e este link anterior


Assim se conclui que, se contratou o serviço por telefone numa chamada há menos de 14 dias atuando como consumidor particular, é falso, completamente falso, que tenha de pagar 350 euros para cancelar o contrato. E olhe que eu raramente sou tão assertivo quando respondo aqui.

Ainda esta semana fui vítima desse tipo de comportamento por parte da NOS. É um padrão de comportamento habitual das operadoras em que transmitem por telefone informação incorreta e ilegal relativa ao direito de livre resolução contratual de 14 dias, ameaçando emitir notas de cobrança elevadas.

 

No limite para mim em causa podem estar crimes de extorsão da parte da NOS, se a NOS estiver a praticar estas abordagens aos clientes de forma consciente e com intenção de os lesar. Assumo total responsabilidade pelo que estou a dizer!

 

Reclame através deste link https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/ 

é a melhor solução 

 

Não relacionado com o tema dos 14 dias legais, repare que é ainda publicidade enganosa, considerando que a NOS sistematicamente fala, em vários links na internet, de  14 dias de experimentação tal como nos seguintes links:

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/oferta-adesao

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/casa#faqs

 

Este género de informação baralha o cliente e fá-lo confundir com os 14 dias legais.

 

 

Muito obrigado por esta informação!!

 

Por coincidência, já tinha procedido ao preenchimento do livroreclamacoes.pt, mas lendo agora o link em causa sobre o direito de livre resolução contratual, fico salvaguardado que estou a agir de forma justa e legal.

 

No entanto, por parte da NOS, continuo a aguardar contacto para resolver este problema.

 

Fui agora informado que o pedido que fiz para cancelar o serviço TV+Internet foi "resolvido" e passado para o Provedor da NOS, com data prevista de resolução dia 17 de Outubro, o que significa que o prazo de 14 dias para resolução de contrato seria passado e terei que ficar com fidelização de 24 meses com um produto que não atinge as velocidades superiores ao meu Kanguru XL como foi prometido.

Mas tendo em conta que fiz a reclamação no livro de reclamações, legalmente encontro-me dentro dos 14 dias para livre resolução de contrato.

 

Continuo até ao momento sem o meu Kanguru XL, enquanto a NOS me envia a fatura de Outubro de 2023 relativa ao Kanguru XL e a fatura relativa ao serviço que pretendo cancelar desde o momento em que o próprio técnico confirmou pessoalmente aqui em casa que as velocidades do router 4G do serviço TV+Internet eram semelhantes (e às vezes inferiores) ao meu Kanguru XL, tendo em conta que vivo num vale numa zona remota do centro do País.

 

Foi aberto agora um novo processo, para reposição do serviço anterior (Kanguru XL ilimitado por 16,56eur/mês) com pedido de cancelamento do serviço TV+Internet, com data prevista de resolução sexta-feira dia 13 de Outubro de 2023.

 

Da parte da NOS, ficaram de me contactar ontem e hoje e continuo a ter que ser eu a fazer os contactos a pedir para me reactivarem o meu serviço Kanguru XL…

 

E pelo que ouvi da parte da assistente comercial ontem, foi um caos a nível de chamadas com reclamações. 

 

Dá a sensação que a NOS está a tentar eliminar os contratos antigos por contratos novos com as mesmas vantagens mas por um preço mais elevado.

 

Visitando o site da NOS, dá para ver claramente que o serviço Kanguru XL em vez dos 16,56eur/mês (antes 15eur/mês) custa agora 32eur/mês para novas adesões. Há claramente algo que parece ser prática ilegal, ou no mínimo imoral.

 

A ver vamos como termina este processo.

Reputação 7
Crachá +6

Vamos responder à sua mensagem o mais rápido que nos for possível, @João Camilo
Agradecemos a compreensão. 
Obrigado

Relavitamente ao meu caso: A situação encontra-se resolvida.

 

Após inúmeros contactos com o Apoio da NOS, foi necessário fazer uma queixa para o Provedor da NOS e uma queixa no Livro de Reclamações, e a situação foi resolvida para retomar o serviço Kanguru XL ao estado original (ilimitado, por fatura, cerca de 16eur/mês) e para rescindir do serviço de TV+Internet por falha na informação contratual e falha na qualidade do serviço!

 

Verifiquei posteriormente que o serviço mais rápido que me tentaram impingir era afinal de 40Mb/s download e 4Mb/s de upload, muito inferior ao Kanguru XL com 150Mb/s de download e 50Mb/s de upload. No limite máximo seria sempre 3x mais lenta em Download e 12x mais lenta em upload. É verdadeiramente estranho que um vendedor se refira a um produto que é claramente mais lento como sendo capaz de atingir velocidades muito superiores.

 

Obrigado!

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback, @João Camilo
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Vou pegar aqui no post e expor a minha situação.

Há menos de 14 dias também mudei para a NOS, no entanto a experiência não está a ser mais agradável.

Tenho cá em casa 3 Tvs antigas que para fincionar precisam de um descodificador, ou seja, comprar descodificadores ou mais €€€ na mensalidade...nada disto me foi dito.

Força de sinal Wi-Fi praticamente só na sala onde está o router. Ainda à pouco o miúdo sempre a correr da cozinha pra sala para ter Net no tablet.

Tv na cozinha ao fim da noite sempre arrastar a imagem.

A minha esposa no local de trabalho quase não apanha rede de tlm muitas vezes ficando sem qualquer tipo de ligação.

Estando dentro dos 14 dias, penso que terei todo o direito de pedir para cancelar o serviço e não ficar nesta situação durante os próximos 24 meses.

No entanto a NOS já veio ameaçar com o pagamento dos cerca de 400€.

Enfim….

 

 

Boa noite @Dsoeira 

 

Verifique a informação que deixei aqui

 

 

Aconselho-o a escrever no livro de reclamações sobre esta situação https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

Boa noite @Dsoeira 

 

Verifique a informação que deixei aqui

 

 

Aconselho-o a escrever no livro de reclamações sobre esta situação https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

Boa noite. Desde já agradeço as dicas e já tinha lido os seus posts.

Acabei de escrever no livro de reclamações como me sugeriu.

Vamos ver no que dá.

Cumps

Reputação 7
Crachá

Dentro dos 14 dias tem se facto direto a livre resolução, mas após a data já não. Se resolvendo os problemas que tem a data junto do apoio ao cliente.

Acredito em relação a internet fixa e móvel tem solução.

Mas sobre os descodificadores, é algo que estão avançar algum tempo na sintonização de TV sem boxes

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Dsoeira,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

 

 

Boa noite.

Não sei se foi coincidência ou não, mas depois de ontem escrever no livro de reclamações, hoje recebo a msg que coloco abaixo.

Mensagem um pouco ameaçadora, mas se antes estava com vontade de desligar, agora com mais vontade fiquei.

Vou já cancelar os débitos diretos que dizem respeito a esta operadora e NOS para mim nunca mais.

Alguém já tinha recebido uma msg deste tipo? Que aconselham depois disto?

Cumps. 

Reputação 7

 

 

Boa noite.

Não sei se foi coincidência ou não, mas depois de ontem escrever no livro de reclamações, hoje recebo a msg que coloco abaixo.

Mensagem um pouco ameaçadora, mas se antes estava com vontade de desligar, agora com mais vontade fiquei.

Vou já cancelar os débitos diretos que dizem respeito a esta operadora e NOS para mim nunca mais.

Alguém já tinha recebido uma msg deste tipo? Que aconselham depois disto?

Cumps. 

 

Boa noite @Dsoeira,

Por favor verifique em que consiste o seu pedido da seguinte forma.

Verifique também se solicitou o cancelamento dentro dos 14 dias.

Obrigado

Boa noite. 

Sim tive o cuidado de fazer o pedido antes de fazer os 14 dias e mesmo nem sendo necessário, expus todos os motivos para o pedido de cancelamento. Ainda por cima disseram que havia problema na rua e por três dias consecutivos, deram me sempre datas deferentes de possível resolução. O k é certo é que os problemas de falhas na TV continuam e não me voltaram a ligar. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Dsoeira
A sua situação já se encontra em análise, no assunto número 000141105387, pelo que pedimos que, por favor, aguarde o nosso contacto. 
Lamentamos não conseguir intervir. 
Obrigado

Boa tarde. 

Problema resolvido, recebi chamada e já confirmado por email, que o serviço será cancelado sem qualquer custo e ainda uma nota de crédito de aproximadamente 60€ da fatura que supostamente teria de pagar até meados do mês pelo período que tive o serviço ligado. 

A chamada foi feita no seguimento da reclamação que fiz no livro de reclamações.

Obrigado aí pelas dicas e não se deixem intimidar. 

Cumps. 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Dsoeira,

Agradecemos o seu testemunho.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

@Dsoeira ainda bem que se resolveu pelo melhor no livro de reclamações 

Comentário