Header
Pergunta

Chamadas fraudulentas


Boa tarde, 

estou à mais de um mês para ter esta questão resolvida. Um dos telemóveis que estão associados à minha conta recebeu uma chamada (dia 27 de Março) de um número começado com 21xxxx (tinha 10/11 dígitos). Pensando que era algum número do distrito de Lisboa efetuou se a retribuição dessa chamada,  contudo não se ouviu sinal de chamada e em vez disso surgiu um ruído estranho... 

No dia seguinte, recebo uma mensagem da NOS, indicando que foi feita uma chamada fora do pacote UMA e com um custo adicional de 91,84€! Obviamente liguei de pronto para o Apoio a Cliente reportando esta situação...

Após 3/4 contactos por mim efectuados para o serviço indicado, disseram me que a situação estava a ser tratada pelo departamento de fraudes,  uma vez que se tratava de uma chamada fraudulenta. Mais adiantaram que se tratava de uma chamada para a Tunísia (???) durante um período superior a 2 horas (???). Também me indicaram que o assunto iria ser tratado e que ESSE VALOR NÃO IRIA SER COBRADO. 

Para meu espanto, na fatura de Abril recebo o valor dessa chamada para liquidar, juntamente com a mensalidade que o meu pacote está associado. 

Obviamente liquidei o valor da mensalidade e não paguei o valor dessa chamada. Daí para cá, tenho sido BRINDADO, com mails, chamadas de gravação automática e mensagens indicando que ainda se encontra por liquidar x valor da factura de Abril. 

Esta situação, está longe de estar tratada, ainda ninguém da NOS me contactou e a único elemento que para esta empresa continua vinculado é o valor por liquidar ?!? 

Em 3 anos e 3 meses de cliente NOS, nunca ficou uma factura por liquidar. 

As empresas de telecomunicações apresentam todas elas preços bastante semelhantes e, o que faz a diferença, a meu ver, é a resolução de problemas. Situação essa que a NOS não tem acompanhado, muito menos resolvido. 

Continuarei à espera que me resolvam esta questão, com a única certeza de que não pagarei este valor (conforme me indicaram no Apoio ao Cliente)  

Cumprimentos 

Ricardo Lousa 

 

 


16 Comentários

Reputação 6
Crachá

Olá, o melhor que pode mesmo fazer é bloquear esse número, pode de facto, estar a clonar os cartões

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ecortez e @Jose Rodrigues,

@ecortez, movemos o seu comentário para este tópico, uma vez que aborda a mesma situação. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. :blush:

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +5

@ecortez Bom dia, a partir da sua Área de Cliente na opção Informação da conta/Gerir autorizações pode retirar o consentimento às diversas formas de comunicação da NOS

Boa Tarde,

As minhas chamadas locais de Portugal para o meu Nº Português aparecem no telemóvel como sendo de nºs Estrangeiros nomeadamente Argélia, Guiné, etc, este comportamento manifestou-se de há alguns dias para cá.

Já testei inclusive com Nºs de Portugal de conhecidos e aparecem estes Nºs estranhos, se atender a chamada falo com as pessoas de Portugal, mas tenho receio de ter algum conta astronómica visto que estou fora do país com o roaming activo.

Já testei o Nº em outro telemóvel mas o problema persiste.

Espero não ter problemas associados ao meu Num de sempre.

Obrigado pela vossa atenção.

Tal como me sugeriram, apresentei esta situação à Provedora NOS. Em menos de 24 horas tive a resolução desta situação. 

Um grande bem haja aos aconselhamentos neste meio e um grande bem haja a eficácia na resolução desta situação. 

Cumprimentos 

Ricardo Lousa 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RLousa,

Ficamos contentes por saber que a situação está ultrapassada. :grinning:

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mény

Pedimos desculpa pela demora. 

A dificuldade que nos reportou ainda se mantém? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Boa noite,

Tenho recebido chamadas de um número que não consta da minha lista de contactos, o 933003598.

Temos que seja um número fraudulento, pois ligam e quando atendi, a chamada estava a decorrer (ligado) mas ninguém respondia.

Tinha novamente uma chamada não atendida deste mesmo número, liguei, a chamada estava ativa mas ninguém reponde, mas não há qualquer comunicação.

 

Coincidentemente o mesmo aconteceu com o móvel da minha filha.

Ela atendeu a chamada e uma vez mais ninguém respondeu.

 

Não temos atendido mais o número, mas alertaram-me que poderia ser algum tipo de fraude/burla, possivelmente clonar o nº do telemóvel.

 

Fizemos pesquisas online, e no https://ligaram-me.com/numero/933003598# tem 2 comentários:

 

Luís classificou como Tentativa de burla em 2020-06-10

Burla!

avatar.jpg

Nos classificou como Desconhecido em 2020-06-09

This is a NOS fake number trying to distribute Angolan investment to Portugal. Try calling back or sms 933003598, it is fake

 

Também conseguimos localizar o número no http://yellow-page.us/PT/933003598/, onde diz que é de Torres Vedras, ou foi utilizado em Torres Vedras.

 

Será que nos podia elucidar?

 

Grata desde já pela atenção dispensada.

Ecortez

@ecortez Bom dia, a partir da sua Área de Cliente na opção Informação da conta/Gerir autorizações pode retirar o consentimento às diversas formas de comunicação da NOS

Muito obrigada pelo seu comentário, mas este número (933003598) é utilizado como forma de comunicação da NOS?

 

Continuamos a receber chamadas do mesmo número, mas já não atendemos.

O que gostaria de saber é se se trata de um nº fidedigno da NOS ou se é fraudulento.

Ficaria bastante contente se  alguém da NOS (empresa) me desse feedback.

Olá @ecortez e @Jose Rodrigues,

@ecortez, movemos o seu comentário para este tópico, uma vez que aborda a mesma situação. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. :blush:

Obrigada 

Ana P.,

Continuamos a receber chamadas do mesmo número, mas já não atendemos.

O que gostaria de saber é se se trata de um nº fidedigno da NOS ou se é fraudulento.

Ficaria bastante contente se  alguém da NOS (empresa) me desse feedback.
Pode ajudar?

Muito obrigada.

@ecortez Bom dia, a partir da sua Área de Cliente na opção Informação da conta/Gerir autorizações pode retirar o consentimento às diversas formas de comunicação da NOS

Já estava tudo bloqueado desde o dia que aderi ao pacote NOS com exceção de ‘Comunicações de produtos e serviços da NOS - Dados de utilização’, que fi-lo agora.

...Pensando que era algum número do distrito de Lisboa efetuou se a retribuição dessa chamada,  contudo não se ouviu sinal de chamada e em vez disso surgiu um ruído estranho... ​​​​​​

Quanto tempo durou esta chamada? Ainda tem o registo no seu equipamento terminal?

Admitindo que terá durado apenas uns segundos, efectuou, nas tais duas horas seguintes, outras comunicações?

Já expôs o assunto por escrito, p.ex. à Provedoria NOS?

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @RLousa

Olá @C24XXXX201

@RLousa, desde já, lamentamos toda a situação e transtorno causado. :sweat:

Para que nos seja possível ajudar pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Boa tarde, 

conforme a vossa resposta, já enviei uma exposição para a PROVEDORIA NOS. 

Em relação às questões que me colocaram acima, não só tenho o contacto, como reportei através do Apoio ao Cliente, todos os dados. 

Agora resta me aguardar resposta. 

Agradeço a vossa atenção 

Boa noite,

Tenho recebido chamadas de um número que não consta da minha lista de contactos, o 933003598.

Temos que seja um número fraudulento, pois ligam e quando atendi, a chamada estava a decorrer (ligado) mas ninguém respondia.

Tinha novamente uma chamada não atendida deste mesmo número, liguei, a chamada estava ativa mas ninguém reponde, mas não há qualquer comunicação.

Coincidentemente o mesmo aconteceu com o móvel da minha filha.

Ela atendeu a chamada e uma vez mais ninguém respondeu.

Não temos atendido mais o número, mas alertaram-me que poderia ser algum tipo de fraude/burla, possivelmente clonar o nº do telemóvel.

 

Fizemos pesquisas online, e no https://ligaram-me.com/numero/933003598# tem 2 comentários:

Luís classificou como Tentativa de burla em 2020-06-10

Burla!

avatar.jpg

Nos classificou como Desconhecido em 2020-06-09

This is a NOS fake number trying to distribute Angolan investment to Portugal. Try calling back or sms 933003598, it is fake

Também conseguimos localizar o número no http://yellow-page.us/PT/933003598/, onde diz que é de Torres Vedras, ou foi utilizado em Torres Vedras.

Será que nos podia elucidar?

Grata desde já pela atenção dispensada.

Ecortez

Comentário