Header

Speedtester da NOS - Vírus


Reputação 4
Crachá
Aconselho os clientes de serviço de internet da NOS a lerem a seguinte publicação, que alerta para o facto da NOS, através da sua aplicação Speedtester, andar alegadamente a infectar as os PC's dos utilizadores com vírus bem como alegadamente andar a recolher dados pessoais dos mesmos através de ligação insegura e que alegadamente em nada estão relacionados com o propósito da aplicação.


https://blol.org/2300-novo-speedtester-da-nos

35 Comentários

Eu quando li esta noticia nem queria acreditar, ainda pensei que fosse um falso positivo, mas fui baixar o executável e o Windows Defender encontrou virus.



Agora vou pedir responsabilidades à NOS, mas já sei que a resposta vai ser que desconheciam o problema.
Depois disto poderemos voltar a confiar na NOS?:@
Actualização:

Depois de apresentar uma reclamação junto ao apoio ao cliente, dizem-me que isso é um falso positivo e que os antivirus estao todos enganados?!:?
E esta, hein?!:?

Leiam mais aqui, sobre o "falso positivo":
http://abertoatedemadrugada.com/2017/10/novo-speedtest-da-nos-vem-carregado-de.html
Reputação 7
Crachá +1
Até poderá ser um" falso positivo",mas que uma aplicaçao que tem outros executaveis embutidos que exutam-se, recolhem dados, enviam e apagam-se...nao me parece boa coisa.
Eu já há muito tempo que nao acredito no pai natal, e é lógico que a finalidade deste trojan é a recolha de dados, entre outras coisas, só que agora que foram descobertos e dizem que nao é nada disso.

Todas as empresas recolhem dados, uns mais ás escondidas que os outros, Microsoft, Google etc. mas esses ao menos admitem que recolhem dados para "consumo próprio".
Reputação 4
Crachá
Até poderá ser um" falso positivo",mas que uma aplicaçao que tem outros executaveis embutidos que exutam-se, recolhem dados, enviam e apagam-se...nao me parece boa coisa.

O que está aplicação executa e recolhe na minha terra chama-se espionagem e não falso positivo. E espionagem é crime.
Reputação 4
Crachá
Actualização:

Depois de apresentar uma reclamação junto ao apoio ao cliente, dizem-me que isso é um falso positivo e que os antivirus estao todos enganados?!:?
E esta, hein?!:?

Leiam mais aqui, sobre o "falso positivo":
http://abertoatedemadrugada.com/2017/10/novo-speedtest-da-nos-vem-carregado-de.html


Se é um falso positivo porque é que a NOS removeu esta aplicação e substituio-a por uma anterior!?!?
Removeu a aplicação porque a malandra andava a criar falsos positivos, e agora foi castigada:D:D

E a aplicação nao foi substituida, simplesmente o teste de velocidade retornou ao antigo que era feito só na net, sem descarregar nenhuma aplicaçao.

E realmente a pergunta é pertinente, se era um falso positivo nao havia necessidade de a substituir pela anterior, nao é?🆒
Reputação 4
Crachá
Removeu a aplicação porque a malandra andava a criar falsos positivos, e agora foi castigada:D:D

E a aplicação nao foi substituida, simplesmente o teste de velocidade retornou ao antigo que era feito só na net, sem descarregar nenhuma aplicaçao.

E realmente a pergunta é pertinente, se era um falso positivo nao havia necessidade de a substituir pela anterior, nao é?🆒


Obrigado @HASPT pela correção!
Nunca usei este teste de velocidade da NOS, apenas estou a divulgar uma informação de terceiros que achei que devia ser devidamente divulgada e exposta aos clientes e também à própria NOS. Cabe à NOS esclarecer devidamente esta informação. Dizer que é um falso positivo para justificar todas as ilegalidades que esta aplicação corre é de quem tem o "rabo preso" e não consegue desmentir as informações divulgadas.
Depois a questão é essa mesmo, se é um falso positivo e está tudo legal e correto, porque voltaram ao procedimento de teste de velocidade anterior?
Se tudo isto for verdade, é muito grave! A NOS através desta aplicação procedeu de uma maneira inqualificável com os seus clientes, e também de maneira ilegal e criminosa.
Era bom que a NOS viesse a público para provar e justificar, por A+B, que tudo aquilo que foi divulgado na publicação apresentada é falso. Até lá fica a dúvida! Mas pela maneira de agir da NOS perante tal notícias não deixa muitas dúvidas sobre a veracidade da notícia.
Mas o problema é que os serviços técnicos da NOS só aceitam como prova o teste deles, e por isso estamos sempre condicionados a usa-lo. Felizmente parece que agora já nao haverá problema, ou não?:?
Reputação 7
Crachá +1
Mas o problema é que os serviços técnicos da NOS só aceitam como prova o teste deles, e por isso estamos sempre condicionados a usa-lo. Felizmente parece que agora já nao haverá problema, ou não?:? já tive tecnicos que so utilizaram speedtest.net
Eu estou a falar de quando telefonamos para o apoio técnico, e eles mandam fazer o teste no site da NOS porque isso gera um ID com o numero do teste que fica lá registado e é enviado para a equipa técnica estudar o problema.

Quando o técnico vai a casa, a história é outra.
Estamos a ficar muito famosos nos sites da especialidade, mas pelos piores motivos.:(

https://pplware.sapo.pt/informacao/teste-velocidade-nos-espalhar-virus/
Reputação 7
Crachá +1
Estamos a ficar muito famosos nos sites da especialidade, mas pelos piores motivos.:(

https://pplware.sapo.pt/informacao/teste-velocidade-nos-espalhar-virus/
Logo um site muito amigo do MEO 🙂
Reputação 7
Crachá +1
Temos que olhar para este tema com mais abertura,lembram-se do tema da NOS disponibilizar dados sobre turismo que o amigo @HASPT postou aqui :

https://forum.nos.pt/novidades-16/nos-lanca-portal-de-turismo-e-estreia-negocio-com-dados-de-trafego-4500

Estas informaçoes de "BigData" vem de varios dispositivos que ligamos á "rede" os operadores vao usar/tirar com ou sem o nosso consentimento .
Temos que estar atentos.
Reputação 4
Crachá
Mas o problema é que os serviços técnicos da NOS só aceitam como prova o teste deles, e por isso estamos sempre condicionados a usa-lo. Felizmente parece que agora já nao haverá problema, ou não?:?
Há sempre o net.Mede da ANACOM, que é onde faço os teste. Se não aceitarem os testes da entidade reguladora é informar a entidade reguladora.
Reputação 4
Crachá
Estamos a ficar muito famosos nos sites da especialidade, mas pelos piores motivos.:(

https://pplware.sapo.pt/informacao/teste-velocidade-nos-espalhar-virus/


Apesar da isenção, ou falta dela, que se diz por aí, isso pouco importa. O que importa é que notícias como esta sejam massivamente divulgadas. Os operadores não têm o direito de abusar (uns mais que outros) dos seus clientes nem cometer estas ilegalidades.
Só desta forma é que lhes podemos fazer frente.
Eu não sou um frequentador diário deste fórum mas quando sinto ou sei de algo que não está correto venho aqui, e não só, expor e denunciar, e faço-o com qualquer operadora, não sou amigo deles, até porque eles também não são nossos amigos.
Desde que sou cliente da NOS que me insurgi várias vezes contra a falta de um fórum destinado aos próprios clientes para divulgar os seus problemas, não nestes moldes em que a a única coisa que os colaboradores da NOS aqui vem fazer é "escutar" as conversas em vez de ajudar e resolver, mas enfim finalmente lá surgiu o bendito fórum fruto, se calhar, de tal insurgimento. É usar o que se têm, ou seja, já que o fórum não serve para que os colaboradores da NOS resolvam problemas dos clientes, então serve para que nós possamos denunciar esta é outras questões.
Reputação 4
Crachá
Temos que olhar para este tema com mais abertura,lembram-se do tema da NOS disponibilizar dados sobre turismo que o amigo @HASPT postou aqui :

https://forum.nos.pt/novidades-16/nos-lanca-portal-de-turismo-e-estreia-negocio-com-dados-de-trafego-4500

Estas informaçoes de "BigData" vem de varios dispositivos que ligamos á "rede" os operadores vao usar/tirar com ou sem o nosso consentimento .
Temos que estar atentos.


Ou seja, a abertura a que te referes é que estamos a ser constantemente invadidos e roubados. A questão neste tipo de situações é por mais que eles digam que é tudo muito transparente e legal lá no fundo não passa de uma tremenda trafulhice ilegal. Porque como dizes e bem há informação que eles recolhem com o nosso consentimento mas também há outra que recolhem sem o nosso consentimento. Um executável que faz mais do que para que foi criado têm que ser anulado, denunciado, e condenado.
Todos recolhem dados de nós, é verdade, todos criam aplicações deste tipo, é verdade, é ir denunciado enquanto podemos.
A NOS já removeu a aplicação, logo já é uma vitória para nós, aparentemente!
Se o autor da notícia não tivesse testado o executável e retirado as conclusões que retirou, se a notícia não tivesse sido divulgada como foi, o dito executável ainda se mantinha lá a comportar-se da forma que nós sabemos.
É expor e divulgar.....sempre.
Reputação 7
Crachá +1
Temos que olhar para este tema com mais abertura,lembram-se do tema da NOS disponibilizar dados sobre turismo que o amigo @HASPT postou aqui :

https://forum.nos.pt/novidades-16/nos-lanca-portal-de-turismo-e-estreia-negocio-com-dados-de-trafego-4500

Estas informaçoes de "BigData" vem de varios dispositivos que ligamos á "rede" os operadores vao usar/tirar com ou sem o nosso consentimento .
Temos que estar atentos.


Ou seja, a abertura a que te referes é que estamos a ser constantemente invadidos e roubados. A questão neste tipo de situações é por mais que eles digam que é tudo muito transparente e legal lá no fundo não passa de uma tremenda trafulhice ilegal. Porque como dizes e bem há informação que eles recolhem com o nosso consentimento mas também há outra que recolhem sem o nosso consentimento. Um executável que faz mais do que para que foi criado têm que ser anulado, denunciado, e condenado.
Todos recolhem dados de nós, é verdade, todos criam aplicações deste tipo, é verdade, é ir denunciado enquanto podemos.
A NOS já removeu a aplicação, logo já é uma vitória para nós, aparentemente!
Se o autor da notícia não tivesse testado o executável e retirado as conclusões que retirou, se a notícia não tivesse sido divulgada como foi, o dito executável ainda se mantinha lá a comportar-se da forma que nós sabemos.
É expor e divulgar.....sempre.


É como dizes @SergioG temos que denunciar sempre estas situaçoes para tentar-mos parar dentro do possivel este "ataque" á nossa privacidade .
Reputação 7
Crachá +1
Infelizmente esta vai ser a nossa "guerra do futuro" os nossos dados valem ouro, este é um tema que me deixa sempre preocupado, porque ha muitos que dizem ...nao tenho nada a esconder...mas nao se trata de esconder,trata-se de serem dados privados e que cada um é que deve decidir se divulga ou nao.Nao devem ser os operadores que tem acesso aos nossos dados que os usam/vendem sem o nosso consentimento ou proveito.

Temos que estar atentos e divulgar sim.
Reputação 4
Crachá
Infelizmente esta vai ser a nossa "guerra do futuro" os nossos dados valem ouro, este é um tema que me deixa sempre preocupado, porque ha muitos que dizem ...nao tenho nada a esconder...mas nao se trata de esconder,trata-se de serem dados privados e que cada um é que deve decidir se divulga ou nao.Nao devem ser os operadores que tem acesso aos nossos dados que os usam/vendem sem o nosso consentimento ou proveito.

Temos que estar atentos e divulgar sim.

100% de acordo.
Mas mais grave que isto tudo, nao existe um comunicado da NOS a pedir desculpa aos clientes e a tentar justificar esta situaçao grave?
E a entidade reguladora também nao diz nada?
Pelo menos tentavam lavar as maos como Pilatos fez.
Reputação 4
Crachá +1
Olá a todos,
A segurança informática é para a NOS uma prioridade. A aplicação disponibilizada não tem qualquer tipo de malware. Como qualquer ficheiro executável pode indicar falsos positivos.
Contudo, a partir do momento em que um só cliente levanta dúvidas sobre o nível de segurança do speedtester disponibilizado, que permitia medir velocidade até um giga, é para a NOS motivo suficiente para que se repitam os testes de segurança, mesmo que preventivamente e sem qualquer indício de que exista risco real.
Queremos que os restantes clientes possam ter disponível o serviço de medição de velocidade da sua internet, pelo que foi reposta, temporariamente, a ferramenta anterior.
Reputação 7
Crachá +1
Olá a todos,
A segurança informática é para a NOS uma prioridade. A aplicação disponibilizada não tem qualquer tipo de malware. Como qualquer ficheiro executável pode indicar falsos positivos.
Contudo, a partir do momento em que um só cliente levanta dúvidas sobre o nível de segurança do speedtester disponibilizado, que permitia medir velocidade até um giga, é para a NOS motivo suficiente para que se repitam os testes de segurança, mesmo que preventivamente e sem qualquer indício de que exista risco real.
Queremos que os restantes clientes possam ter disponível o serviço de medição de velocidade da sua internet, pelo que foi reposta, temporariamente, a ferramenta anterior.


@Patricia A. nao vou alimentar polemicas,mas...
A resposta que deu é "politicamente correcta" mas tecnicamente a vosso teste de velocidade comporta-se exactamente como os "malware", recolhe e executa comandos que nao necessita para um teste velocidade e para o qual nao pede permissao.Alias por isso os antivirus o marcam como "malware" .Agora se a informaçao e bem ou mal utililizada é outra questao.O problema é quebrar-se a confiança e a NOS nao tinha necessidade de quebrar a confiança.E eu sou daqueles que prezo muito a minha privacidade e como ja disse anteriormente nao tenho nada a esconder, mas sou eu que decido isso e nao vos(a NOS).

Abraco
O @Armindo Mateus tem razao, o problema é como essa informaçao é utilizada, e há bem pouco tempo tivemos a noticia de que a NOS, MEO e a EDP partilhavam a base de dados dos seus clientes.

Ninguém tem dúvidas de que todas as empresas procuram recolher informaçao dos seus clientes, a diferença é de que algumas avisam e outras nao, e nesse contexto estar a pedir a confiança dos clientes, parece-me um bocado utópico.

Continuo a insistir de que era necessário um comunicado oficial da NOS, tanto para acalmar os clientes, como para limpar a imagem da empresa.
Reputação 4
Crachá
Pois! Não vou acrescentar mais nada aquilo que o @Armindo Mateus e o @HASPT publicaram porque estou plenamente de acordo com os seus comentários. Vou apenas dizer que os argumentos expressos na publicação que revelou e analisou esta ferramenta têm muito mais sentido do que um apenas "...não tem qualquer tipo de Malware." por parte da NOS.
Para finalizar vou apenas deixar uma ligeira provocação: "para que raio quer a NOS uma aplicação que meça velocidade até um giga se não têm condições para fornecer tal velocidade?!?!".
Para refletir!!!!

Comentário