Header

Investir no DOCSIS 3.1+FTTH


  • Anonymous
  • 0 comentários
Os lucros fabulosos que a NOS teve em 2016, sao um bom sinal para começar a investir no DOCSIS 3.1+FTTH, se quiser continuar a manter a excelente quota e ganhos em todas as áreas.
Já nao há desculpa para nao investir em mais qualidade.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr...ilhoes-de-euros?ref=Telecomunicações_Destaque

Lucro de 90,4 milhões de euros; dividendo de 0,20€ por título aos acionistas
Detalhe: http://www.nos.pt/institucional/Documents/Noticias e Comunicados/NOS FY16 PORTUGUES.pdf
M€ - milhões de euros

Receitas (telecomunicações): 894,4 M€ clientes particulares, 414,5 M€ clientes empresariais, 53,7 M€ venda de equipamentos, 79,8 M€ outros
Receitas (audiovisuais e cinemas): 131,8 M€
Custos: 457,8 M€ diretos da prestação de serviços, 93,1 M€ com pessoal, 104,6 M€ comerciais (marketing, comissões, etc.), 362 M€ outros (incluindo aqui resultados negativos de outros negócios)
Impostos, juros, amortizações e depreciações: 466,3 M€

42 Comentários

Olá
Também penso que a velocidade “upload standard ” será de 100 Mbps em HFC ou FTTH durante alguns anos.
Já tive 3Kbps, 3Mbps e 6Mbps.
Alguns familiares e amigos preferem 8, 10 e 20Mbps ou mais. Há clientes que necessitam de 200Mbps.
No nosso país bonito poderia haver uma empresa responsável pelas torres de comunicações e outra para distribuição da fibra óptica.
A Ex-PT tinha melhores condições para distribuir ou mandar distribuir Fibra Óptica, no nosso território. Quanto às torres, talvez uma multinacional.
Os nossos governantes são muito fracos, a floresta está desadequada com clima do mediterrâneo, os fogos vão continuar com elevados prejuízos, ainda vamos pagar a 700 militares para vigiar os fogos em todo o território.
P.S. Também gosto da tecnologia Docsis 3.1 – 10/1Gbps e Docsis 3.1 full duplex 10/10 Gbps.
https://www.zdnet.com/article/cablelabs-completes-full-duplex-docsis-specs-for-1010gbps-cable-broadband/
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Délio Góis.

Qualquer lentidão ou dificuldade no acesso ao serviço de internet deve ligar para a nossa linha de apoio para que sejam feitos despistes técnicos, pois pode ser uma situação que se resolva de imediato ou que seja necessária a deslocação de uma equipa técnica. Saiba aqui para onde pode ligar.
Reputação 3
Qual é a desculpa pela publicidade enganosa de estar a publicitar pacotes HFC com 100 megas de upload e após instalar ao cliente so está configurado 20 megas?
Reputação 7
Crachá +1
O Power Router é Doscsis 3.0 sem duvida visto que utiliza o Intel Puma 6 chipset.
Mas ja existe modem 3.1 aqui.

Quando a Nos quiser/puder usa o modem 3.1 como modem (obvio 🙂 ) e o Power Router só como router, claro que vai lançar depois um router 3.1 mas nao precisa de o fazer já.
Estou a falar em HFC.
Reputação 7
Crachá +2
@HASPT e @marcolopes o Power Router é 24x8 DOCSIS 3.0

Tá aqui a datasheet do fabricante: https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf

Abraço,
Rui


É isso mesmo. Embora essa "caixa" seja MUITO, mas MUITO mais funcional... esta coisa de ter um LED que nada diz é obescena... preferia 100 vezes o modem anterior.

Já tinha confirmado que é DOCSIS 3.0. A NOS está a efectuar o upgrade da rede para DOCSIS 3.1, mas o modem que irá suportar o serviço é outro... Este, no final de contas, só está a ser lançado devido a poder ser PUBLICITADO como 10 X MAIS RÁPIDO a nível de wireless! (isto por causa de ter a banda dos 5Ghz...)

Vou-me abster de comentar sobre isso! 😃
@HASPT e @marcolopes o Power Router é 24x8 DOCSIS 3.0

Tá aqui a datasheet do fabricante: https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf

Abraço,
Rui
Reputação 7
Crachá +2
O novo router e velocidadede Gigabit, estao planeados para Agosto...

Quando se questiona as pessoas que fazem a gestao da rede cabo da NOS, sobre o porque de a NOS não ter velocidades simétricas ou até mesmo ter mais upload, mesmo em Docsis 3.1 a resposta é: "Para que, sendo que isso só interessaria a um nicho de clientes..."

O upload é o calcanhar de aquiles do DOCSIS para quem quer grandes velocidades. Referido como motivo do upgrade pelo responsável da NOS citado numa entrevista.
Mas lembrem-se que as empresas vivem de números e para uma grande parte da clientela NOS isso não será relevante.

Depois o DOCIS normalmente tem menos velocidade que o EURODOCSIS que a NOS segue - pouco mas tem

Já agora convém lembrar que a questão do custo de instalação não é irrelevante... Segundo li há tempos - não lembro bem a empresa envolvida mas tenho ideia que concorria com a Google - empresas voltaram atrás com os planos de FTTH pelo preço e tempo necessário, optando por uma tecnologia de uma empresa europeia que permite uma espécie de antena perto de zona residencial enviar o sinal por wireless específico focado para um receptor na casa do cliente que actua como "modem wifi". Serviram os clientes, anteciparam as metas de instalação e reduziram os custos tremendos que não conseguiam suportar. Julgo que mesmo a Google Fiber abrandou no projecto de cobrir tudo com fibra.

Ainda está tudo em testes, e nao se sabe bem o que se vai seguir, mas uma coisa é certa, 1Gbps não precisa de Docsis 3.1, e o fim de mais canais analógicos demonstra que vem ai a abertura de mais portadoras para Internet. O novo router já deve suportar 24/8 se não 32/8.


Se o novo router suporta 24/8 ou 32/8 não sei, pois nem à página de configuração tenho acesso... parece que estou a ser cobaia...

O que me parece certo é que continua a ser DOCSIS 3.0, pois pelo modelo é a info que tenho (o modem veio sem manual e sem qualquer informação técnica - o google é nosso amigo neste caso).

Sinceramente, concordo desde sempre com o problema do UPLOAD na NOS... tive 2Mbps quando já se davam 8, só passei para 8 há uns 2 anos... e agora para 10, quando finalmente a NOS decidiu "arredondar" o valor! Ainda assim, uma anedota face à concorrência... e discordo completamente que o UPLOAD vem satisfazer um nicho de clientes... é cada vez mais uma necessidade... O que está pelo lado da NOS é o preço, que bem negociado (ainda) é vantajoso face à concorrência.

A abertura da rede digital, e a possibilidade de ter 120 canais nos (TV) receptores DVB-C foi a melhor inovação que a NOS fez nos últimos anos... não é um MODEM com melhor WIFI que vai safar a má imagem da NOS no que toca às velocidades... mas a grelha digital é bem capaz de conseguir satisfazer uma boa parte dos clientes!

Se o fez para libertar espectro analógico para poder aumentar o upload, ou se foi para combater a falta de uma grelha de programação sem necessidade de BOX (ou ambas), não sei, mas que foi uma boa aposta, sem dúvida!

Agora só falta libertarem a "gravação" na box (que não é mais que um ÍNDICE de programação que acede ao repositório da NOS ainda por cima com um LIMITE de 6 meses!!!) e deixarem de cobrar as 100 ou 500 horas de "indexação" :8... as 20 horas de base são mais uma amostra do serviço do que outra coisa...
Reputação 7
Crachá +2
Se estiveres numa zona congestionada (muito provável em centros urbanos) já tens uma redução de velocidade incorporada por falta de capacidade das antenas. Mas podes sempre ser um dos sortudos que habita numa zona pouco congestionada.

Há que esperar pela renovação da rede, como foi prometido pelo CEO da NOS, na conferencia de imprensa que deu, e deixa-me só esclarecer que a concorrencia está um bocado melhor mas nao muito, pois também se ouvem queixas por parte dos clientes da Vodafone e MEO.

Entretanto deixo-te um site, para poderes verificar a força do sinal das diversas operadoras.

https://opensignal.com/


Olha que sorte a minha! :)

Cobertura 4G "isolada" (até parece perdida no mapa!) mesmo em cima do "meu" prédio nos operadores MEO e VODAFONE... e zero cobertura na NOS! Fiquei perplexo...
Reputação 2
O novo router e velocidadede Gigabit, estao planeados para Agosto...

Quando se questiona as pessoas que fazem a gestao da rede cabo da NOS, sobre o porque de a NOS não ter velocidades simétricas ou até mesmo ter mais upload, mesmo em Docsis 3.1 a resposta é: "Para que, sendo que isso só interessaria a um nicho de clientes..."

O upload é o calcanhar de aquiles do DOCSIS para quem quer grandes velocidades. Referido como motivo do upgrade pelo responsável da NOS citado numa entrevista.
Mas lembrem-se que as empresas vivem de números e para uma grande parte da clientela NOS isso não será relevante.

Depois o DOCIS normalmente tem menos velocidade que o EURODOCSIS que a NOS segue - pouco mas tem

Já agora lembrar que a questão do custo de instalação não é irrelevante... Segundo li há tempos - não lembro bem a empresa envolvida mas tenho ideia que concorria com a Google - empresas voltaram atrás com os planos de FTTH pelo preço e tempo necessário, optando por uma tecnologia de uma empresa europeia que permite uma espécie de antena perto de zona residencial enviar o sinal por wireless específico focado para um receptor na casa do cliente que actua como "modem wifi". Serviram os clientes, anteciparam as metas de instalação e reduziram os custos tremendos que não conseguiam suportar. Julgo que mesmo a Google Fiber abrandou no projecto de cobrir tudo com fibra.

Ainda está tudo em testes, e nao se sabe bem o que se vai seguir, mas uma coisa é certa, 1Gbps não precisa de Docsis 3.1, e o fim de mais canais analógicos demonstra que vem ai a abertura de mais portadoras para Internet. O novo router já deve suportar 24/8 se não 32/8.
O novo router e velocidadede Gigabit, estao planeados para Agosto...

Quando se questiona as pessoas que fazem a gestao da rede cabo da NOS, sobre o porque de a NOS não ter velocidades simétricas ou até mesmo ter mais upload, mesmo em Docsis 3.1 a resposta é: "Para que, sendo que isso só interessaria a um nicho de clientes..."

O upload é o calcanhar de aquiles do DOCSIS para quem quer grandes velocidades. Referido como motivo do upgrade pelo responsável da NOS citado numa entrevista.
Mas lembrem-se que as empresas vivem de números e para uma grande parte da clientela NOS isso não será relevante.

Depois o DOCIS normalmente tem menos velocidade que o EURODOCSIS que a NOS segue - pouco mas tem

Já agora lembrar que a questão do custo de instalação não é irrelevante... Segundo li há tempos - não lembro bem a empresa envolvida mas tenho ideia que concorria com a Google - empresas voltaram atrás com os planos de FTTH pelo preço e tempo necessário, optando por uma tecnologia de uma empresa europeia que permite uma espécie de antena perto de zona residencial enviar o sinal por wireless específico focado para um receptor na casa do cliente que actua como "modem wifi". Serviram os clientes, anteciparam as metas de instalação e reduziram os custos tremendos que não conseguiam suportar. Julgo que mesmo a Google Fiber abrandou no projecto de cobrir tudo com fibra.

Ainda está tudo em testes, e nao se sabe bem o que se vai seguir, mas uma coisa é certa, 1Gbps não precisa de Docsis 3.1, e o fim de mais canais analógicos demonstra que vem ai a abertura de mais portadoras para Internet. O novo router já deve suportar 24/8 se não 32/8.


Viva,

isso eram excelentes noticias se essas novidades viessem para Agosto. Concordo que a NOS até pode pensar que grande parte da clientela pode não ligar muito às velocidades da NET, nomedamente ao upload. Mas se pelo mesmo preço a concorrência oferece o mesmo e velocidades de internet muito mais rápidas, porque motivo a pessoa não muda? Acho que será nesta parte que a NOS se não faz nada começa a perder clientes.
O exemplo dos 7gb de NET no telemóvel é um excelente exemplo ao contrário. A NOS começou com esta campanha a dizer que era o operador que dava mais NET no telemóvel. Se calhar nem um mês depois a Vodafone oferece o mesmo e certamente a MEO irá pelo mesmo caminho rapidamente. Mas a NOS é que não está a conseguir, e já há mais de ano e meio, acompanhar os outros operadores nas velocidades de internet.
O novo router e velocidadede Gigabit, estao planeados para Agosto...

Quando se questiona as pessoas que fazem a gestao da rede cabo da NOS, sobre o porque de a NOS não ter velocidades simétricas ou até mesmo ter mais upload, mesmo em Docsis 3.1 a resposta é: "Para que, sendo que isso só interessaria a um nicho de clientes..."

O upload é o calcanhar de aquiles do DOCSIS para quem quer grandes velocidades. Referido como motivo do upgrade pelo responsável da NOS citado numa entrevista.
Mas lembrem-se que as empresas vivem de números e para uma grande parte da clientela NOS isso não será relevante.

Depois o DOCIS normalmente tem menos velocidade que o EURODOCSIS que a NOS segue - pouco mas tem

Já agora convém lembrar que a questão do custo de instalação não é irrelevante... Segundo li há tempos - não lembro bem a empresa envolvida mas tenho ideia que concorria com a Google - empresas voltaram atrás com os planos de FTTH pelo preço e tempo necessário, optando por uma tecnologia de uma empresa europeia que permite uma espécie de antena perto de zona residencial enviar o sinal por wireless específico focado para um receptor na casa do cliente que actua como "modem wifi". Serviram os clientes, anteciparam as metas de instalação e reduziram os custos tremendos que não conseguiam suportar. Julgo que mesmo a Google Fiber abrandou no projecto de cobrir tudo com fibra.

Ainda está tudo em testes, e nao se sabe bem o que se vai seguir, mas uma coisa é certa, 1Gbps não precisa de Docsis 3.1, e o fim de mais canais analógicos demonstra que vem ai a abertura de mais portadoras para Internet. O novo router já deve suportar 24/8 se não 32/8.
Reputação 2
Se repararem, o que vai acontecer é arrumação no espectro do cabo.

O pacote analógico irá ficar mais pequeno mas para compensar os clientes, deram oferta digital.

O que a NOS quer é libertar frequências do 470 Mhz ao 862 Mhz dos sinais analógicos e digitais, para poder usar as frequências no Eurodocsis 3.1.


Viva HASPT,

penso que, à data de hoje, a NOS já terá libertado frequências do espectro analógico e colocado esses canais digitais. Mas a questão agora é para quando novas velocidades, nomeadamente de upload, nessas frequências agora libertadas. Penso que cada frequência permite um stream até 25mbps, certo?
Se estiveres numa zona congestionada (muito provável em centros urbanos) já tens uma redução de velocidade incorporada por falta de capacidade das antenas. Mas podes sempre ser um dos sortudos que habita numa zona pouco congestionada.

Há que esperar pela renovação da rede, como foi prometido pelo CEO da NOS, na conferencia de imprensa que deu, e deixa-me só esclarecer que a concorrencia está um bocado melhor mas nao muito, pois também se ouvem queixas por parte dos clientes da Vodafone e MEO.

Entretanto deixo-te um site, para poderes verificar a força do sinal das diversas operadoras.

https://opensignal.com/
Reputação 5
Crachá +1
Se repararem, o que vai acontecer é arrumação no espectro do cabo.

O pacote analógico irá ficar mais pequeno mas para compensar os clientes, deram oferta digital.

O que a NOS quer é libertar frequências do 470 Mhz ao 862 Mhz dos sinais analógicos e digitais, para poder usar as frequências no Eurodocsis 3.1.
Haspt vai ajudar em alguma coisa na net 4G.... Cada dia que passa perco mais esperança 😞 de ter um serviço digno com o que pago.
Se repararem, o que vai acontecer é arrumação no espectro do cabo.

O pacote analógico irá ficar mais pequeno mas para compensar os clientes, deram oferta digital.

O que a NOS quer é libertar frequências do 470 Mhz ao 862 Mhz dos sinais analógicos e digitais, para poder usar as frequências no Eurodocsis 3.1.
Reputação 5
Crachá +1
Bom dia,
estando a NOS há mais de 1 ano muito atrás da concorrência no que respeita a velocidades da internet FIXA, tanto no download, como principalmente no upload, para quando novidades a este respeito? Acredito que muitos clientes como eu, assim que terminarem o período de fidelização, mudarão de operador apenas por esta questão da NOS tecnologicamente estar muito atrás da concorrência nesta área.
[img]http://www.speedtest.net/result/6358703846.png[/img] Na minha zona esta assim agora.... Teste feito com cartão 4G 150Mbts....
Reputação 6
Crachá +1
Olá ravenrocha, bem-vindo à comunidade NOS! :)

Por uma questão de organização do fórum, os tópicos criados com o mesmo tema são juntos ao tópico mais antigo. Associámos o seu tópico ao já existente, onde o tema já se encontra a ser discutido.
Reputação 2
Bom dia,
estando a NOS há mais de 1 ano muito atrás da concorrência no que respeita a velocidades da internet FIXA, tanto no download, como principalmente no upload, para quando novidades a este respeito? Acredito que muitos clientes como eu, assim que terminarem o período de fidelização, mudarão de operador apenas por esta questão da NOS tecnologicamente estar muito atrás da concorrência nesta área.
Reputação 5
Crachá +1
Quando estes routers aparecem sobretudo no serviço Kanguru?
Não fazem diferença. Comprei um asus e não faz diferença na velocidade, só na cobertura do Wifi. Pelo que tenho visto para alem da velocidade do Download ser baixa ou muito baixa agora tenho também tenho visto uma degradação da velocidade resposta "latência ou ping". E nem estamos em período de ferias.
Reputação 5
Crachá +1
Quando estes routers aparecem sobretudo no serviço Kanguru?
Reputação 1


Olá Jorge,

Não consegues aderir a um serviço com upload superior?
Já fui cliente NOS fibra (por exemplo) e tinha garantidamente bem mais upload que isso.

Não será antes uma limitação da tua zona de habitação?


Olá Martinho.

Não é apenas isso, 120/8 no pacote Fibra IRIS, ou 200/20 no pacote Fibra UMA. Nos pacotes de cobre (antiga ZON e TV Cabo) fornecem apenas 130/8 ou 130/10 em alguns casos de circuitos hibridos.

O que é mesmo desadequado à realidade são mesmo os valores de Upload, não sendo sequer comparados à realidade dos outros operadores nacionais.

Cmps

JJ
Reputação 5
Crachá +1
Olá a todos.

Fui contacto à dias pelo serviço de cliente o qual me pôs uma proposta interessante para me fidelizar à NOS durante os próximos tempos.

Depois de já ter falado com dezenas de comerciais, serviços técnicos, entre outros, o meu ponto fucral acenta sempre "dê-me NET a bombar" (seja ela fixa ou móvel).

Ora bem como tal como todos (ou quase) estou sujeito a uma implementação no mínimo "da idade das trevas" que é o GRANDE handycap dos 8Mbps de upload.

Trabalho muito com Clouds (um termo pomposo para algo que já existe à cerca de uma dezena ou mais de anos) e como é lógico 8Mbps, faz-me lembrar os tempos dos ADSL's da Telepac/Clix e afins.

Realmente e olhando para a concorrência, nomeadamente a Meo, que me faz uma pacote com "milhares de canais de TV" (que nunca vou ver) mas com uma NET simétrica "fantástica" de 100/100 ou mesmo a Vodafone que me dá (aí não me importava de 2ver" a assimetria) de 200/100, pelos mesmo valores que na NOS, realmente fico a ponderar se ainda vou a tempo de cancelar os serviços e virar-me para a concorrência??? Realmente não se compreende que em 2017 e olhando para o vizinhos do lado a NOS ainda continue paranda no tempo das "heranças" da ZON/TV Cabo e fornecer tão pouco upload.

Nos tempos que correm e com tanta necessidade de envio (como de recepção) de informação, dados, etc não é realmente compreensível que anda estejam parados nos tempos primordios da história dos fornecedores de internet em serviços de FTTH, como se fosse dos primeiros "cobres" fornecidos em cabo coaxial.

Tudo hoje em dia assenta em NET, seja ou simples serviços da própria NOS, como o Telefone (VoIP), TV (streaming dos serviços de gravação, 7 dias, NPlay, VideoClube, etc), ou outros serviços como serviços de streaming NETFLIX, Amazon Prime (incluindo o próprio NPlay), Clouds, ou a informação descarregada é tão usada como a carregada (neste caso o upload ou upstreaming). Realmente não se compreende a situação dos, já famosos, 8Mbps de upload, numa NET que nos faz rapidamente esquecer todo o resto quando olhamos a concorrência...

Já sou cliente à cerca de 2 anos, anteriormente tinha Cabovisão (agora NOWO), mas já nessa altura, tinha 30/10 e onde os serviços já convergiam para 60/30 e 100/60 e por fim 100/100.

Não se compreende realmente este handycap no serviços de fornecimento de internet de FTTH dedicada, onde depois de ligar um TLM ao MEU router (em modo Bridge a 1Gb) a 866Mbps em Wi-Fi, obtenha "apenas" 120/8 às vezes a passar ligeiramente, mas sem grandes novidades nesse campo.

Imaginam o que é ter 4,5,6,7,8Gbs de informação para carregar para uma Cloud? é a noite toda e por vezes parte do dia também.

Não é minimamente admissível este situação numa infraestrutura tão moderna e actual fornecer este handycap de 8Mbps (ou mesmo 10 ou 20) a clientes usam serviços que cada vez mais são dependente sempre de algo tão simples e fulcral como:

* * * INTERNET * * *

Estou no periodo de carrência dos 14 dias do novo contracto, mas realmente estou mesmo a ponderar em resolver o contracto e passar para uma NET que me sirva a mim e aos meus interesses, porque isto dos 8Mbps, já teve o seu lugar na história, não é, nem deve de ser companheiro ou amigo de nós utilizadores que cada vez necessitamos de uma plataforma modelada às nossas necessidades e que passa por uma "simples paragem no tempo" de NOS e 8Mbps...

Obrigado e cmps a todos.

JJ


Olá Jorge,

Não consegues aderir a um serviço com upload superior?
Já fui cliente NOS fibra (por exemplo) e tinha garantidamente bem mais upload que isso.

Não será antes uma limitação da tua zona de habitação?
Reputação 1
Olá a todos.

Fui contacto à dias pelo serviço de cliente o qual me pôs uma proposta interessante para me fidelizar à NOS durante os próximos tempos.

Depois de já ter falado com dezenas de comerciais, serviços técnicos, entre outros, o meu ponto fucral acenta sempre "dê-me NET a bombar" (seja ela fixa ou móvel).

Ora bem como tal como todos (ou quase) estou sujeito a uma implementação no mínimo "da idade das trevas" que é o GRANDE handycap dos 8Mbps de upload.

Trabalho muito com Clouds (um termo pomposo para algo que já existe à cerca de uma dezena ou mais de anos) e como é lógico 8Mbps, faz-me lembrar os tempos dos ADSL's da Telepac/Clix e afins.

Realmente e olhando para a concorrência, nomeadamente a Meo, que me faz uma pacote com "milhares de canais de TV" (que nunca vou ver) mas com uma NET simétrica "fantástica" de 100/100 ou mesmo a Vodafone que me dá (aí não me importava de 2ver" a assimetria) de 200/100, pelos mesmo valores que na NOS, realmente fico a ponderar se ainda vou a tempo de cancelar os serviços e virar-me para a concorrência??? Realmente não se compreende que em 2017 e olhando para o vizinhos do lado a NOS ainda continue paranda no tempo das "heranças" da ZON/TV Cabo e fornecer tão pouco upload.

Nos tempos que correm e com tanta necessidade de envio (como de recepção) de informação, dados, etc não é realmente compreensível que anda estejam parados nos tempos primordios da história dos fornecedores de internet em serviços de FTTH, como se fosse dos primeiros "cobres" fornecidos em cabo coaxial.

Tudo hoje em dia assenta em NET, seja ou simples serviços da própria NOS, como o Telefone (VoIP), TV (streaming dos serviços de gravação, 7 dias, NPlay, VideoClube, etc), ou outros serviços como serviços de streaming NETFLIX, Amazon Prime (incluindo o próprio NPlay), Clouds, ou a informação descarregada é tão usada como a carregada (neste caso o upload ou upstreaming). Realmente não se compreende a situação dos, já famosos, 8Mbps de upload, numa NET que nos faz rapidamente esquecer todo o resto quando olhamos a concorrência...

Já sou cliente à cerca de 2 anos, anteriormente tinha Cabovisão (agora NOWO), mas já nessa altura, tinha 30/10 e onde os serviços já convergiam para 60/30 e 100/60 e por fim 100/100.

Não se compreende realmente este handycap no serviços de fornecimento de internet de FTTH dedicada, onde depois de ligar um TLM ao MEU router (em modo Bridge a 1Gb) a 866Mbps em Wi-Fi, obtenha "apenas" 120/8 às vezes a passar ligeiramente, mas sem grandes novidades nesse campo.

Imaginam o que é ter 4,5,6,7,8Gbs de informação para carregar para uma Cloud? é a noite toda e por vezes parte do dia também.

Não é minimamente admissível este situação numa infraestrutura tão moderna e actual fornecer este handycap de 8Mbps (ou mesmo 10 ou 20) a clientes usam serviços que cada vez mais são dependente sempre de algo tão simples e fulcral como:

* * * INTERNET * * *

Estou no periodo de carrência dos 14 dias do novo contracto, mas realmente estou mesmo a ponderar em resolver o contracto e passar para uma NET que me sirva a mim e aos meus interesses, porque isto dos 8Mbps, já teve o seu lugar na história, não é, nem deve de ser companheiro ou amigo de nós utilizadores que cada vez necessitamos de uma plataforma modelada às nossas necessidades e que passa por uma "simples paragem no tempo" de NOS e 8Mbps...

Obrigado e cmps a todos.

JJ
Reputação 7
Crachá +1
Ficaria muito satisfeito que seja realidade mas tenho a informar que já há dois anos tinha registado no router o download de 130Mbps . Pelo que verifiquei mantenho essa mesma informação assim como o upload "tradicional" de 8Mbps ou seja tenho mantido o "binómio" 130/8 Mbps já há alguns tempo.
No referente às notícias sobre o investimento no DOCSIS 3.1 já não são novidade e constam dos planos da empresa - penso que nos relatórios de contas - pelo menos desde o ano passado. Esperemos que venham rapidamente para o terreno de preferência sem percalços...


pág. 44 (43ss.) do Reatório e Contas http://media.nos.pt/RelatorioContas2015/ (versão Interativa)

Reputação 7
Crachá +1
A maneira para se conseguir 130/10 Mbps, terá de passar por reinicializar o router, seja desligando da corrente ou fazendo o reset.

Se por acaso nao conseguir é sinal que ainda nao chega a todo o lado.


Obrigado pelo conselho mas penso que se trata de valores normalizados na minha zona - confirmei que são os mesmos de há dois anos e só não digo mais pois não encontrei dados do primeiro ano na NOS. Tem sido constantes, embora desde que decidi colocar um router em bridge deixei de ter acesso direto às páginas do ZonHUB. Sempre que tenho verificado as velocidades os resultados são similares e o upload não passa dos 8Mbps e picos. O último reset foi há 10 dias pelo que vou aguardar pela próxima quebra de corrente ou eventual problema para tirar a prova dos nove.
A maneira para se conseguir 130/10 Mbps, terá de passar por reinicializar o router, seja desligando da corrente ou fazendo o reset.

Se por acaso nao conseguir é sinal que ainda nao chega a todo o lado.

Comentário