Header
Respondido

TELETEXTO


Olá, boa tarde a todos.

Gostava de saber se já algum de vocês se deparou com a questão do canal SIC não ter teletexto disponível.
Tenho uma UMA e uma IRIS e não legendam neste canal. Já li aqui alguns tópicos sobre o tema, mas não se enquadra porque não estamos a falar do canal HD
Se desligar a Box e fizer a ligação direta do cabo de antena à TV já funciona, mas obviamente que não é funcional.
Sabem como ultrapassar ? Tenho uma pessoa com problemas auditivos em casa e cujas legendas são imprescindíveis para que possa seguir a programação.
Muito Obrigada desde já ☺

icon

Melhor resposta por dxnog 9 February 2023, 16:14

Ver pergunta inicial

32 Comentários

Reputação 7
Crachá +4

Olá, boa tarde a todos.

Gostava de saber se já algum de vocês se deparou com a questão do canal SIC não ter teletexto disponível.
Tenho uma UMA e uma IRIS e não legendam neste canal. Já li aqui alguns tópicos sobre o tema, mas não se enquadra porque não estamos a falar do canal HD
Se desligar a Box e fizer a ligação direta do cabo de antena à TV já funciona, mas obviamente que não é funcional.
Sabem como ultrapassar ? Tenho uma pessoa com problemas auditivos em casa e cujas legendas são imprescindíveis para que possa seguir a programação.
Muito Obrigada desde já ☺

Infelizmente as boxes da NOS não disponibilizam o teletexto,  não é só na SIC, a RTP, TVI e outros tem mas nas boxes não funcionam, só é possivel aceder mesmo como referiu, por ligação direta do cabo à TV.

A UMA tem uma app, na secção de uteis, de legendagem. Não sei se funciona em todos os canais, porque nem todos os programas tem legendagem, poderá tentar para ver se funciona por ai. 

Reputação 7
Crachá +4

Na TV sem box estive a verificar, os canais que tem teletexto são:

 

RTP1 SD e HD

RTP2 SD e HD

RTP3 SD e HD

RTP Memoria 

RTP Madeira

RTP Açores

SIC (SD)

TVI SD e HD

Rai Italia tambem tem ativo, embora não tenha nenhum conteudo.

 

NA box UMA e box UMA LIGHT (Ex Iris) por HDMI não funciona o teletexto.

Reputação 7

​Boa noite @Pedro Miguel Almeida,

A ligação por cabo HDMI não permite o acesso ao teletexto.

Sugiro que ligue à linha de apoio a clientes com deficiências auditivas (12472).

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Paula Gonçalves Figueiras

O @dxnog deu uma excelente ajuda. 😊

A ligação por cabo HDMI não permite o acesso ao teletexto. 
Obrigado

Obrigada a ambos. @dxnog  e @Mário P. 

Por cabo HDMI também já tinha experimentado e não funciona.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@Pedro Miguel Almeida, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O @Jorge C deu uma excelente ajudar. 
Compreendemos a situação. O Teletexto na televisão com box, está disponível desde que a ligação da box à televisão seja com cabo SCART. 
Obrigado

Bom dia

Obrigado a atenção de todos para o referido assunto. 

Cumprimentos

Pedro Almeida

Reputação 7

Olá,

Eu devo estar muito errado. Mas li todos os comentários e ninguém explica aquilo que devia ser evidente. Qual a limitação da NOS, dos seus aparelhos, ou dos seus responsáveis técnicos, sei lá, para não disponibilizarem uma funcionalidade tão simples como o teletexto? Fala-se em apps, hdmi, scart, ..., mas ninguém explica realmente a dificuldade de apresentar o teletexto numa TV por cabo.

 

Boa noite @Paulo Nunes 60,

O Teletexto na televisão com box, está disponível caso a ligação da box à televisão seja por SCART.

A ligação por cabo HDMI não permite o acesso ao teletexto.

Se necessita sugiro que ligue um cabo coaxial diretamente à TV.

Obrigado

 

Jorge,

Desculpe. Mas continua a bater na mesma tecla. Parece que nem leu o meu comentário. Qual a dificuldade técnica de uma coisa que devia ser tão simples? Qual a diferença entre ligar por scart ou hdmi? Que eu tenha notado as opções na box Íris são iguais.

Ou não existe dificuldade qualquer dificuldade técnica, mas sim falta de interesse em disponibilizar o teletexto? 

 

Sem entrar em detalhes técnicos, a diferença é que o HDMI é digital e o SCART é analógico.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Paulo Nunes 60

Lamentamos não ter uma resposta mais especifica que o possa elucidar. 

A ligação por cabo HDMI atualmente não permite o acesso ao teletexto, tem que ver com as características/natureza da tecnologia adoptada. 

Obrigado, 

 

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos e lamentamos, @Pedro Miguel Almeida

Quanto ao equipamento, é necessário proceder à troca do mesmo, para um com a previsão da entrada SCART. A alteração de equipamentos por modelos destintos está associado a condições contratuais, pelo que pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente e número de contribuinte para o perfil @Fórum, vamos endereçar a sua questão à equipa que o pode ajudar e contactar. 

Quanto à App Legendagem, temos conhecimento de que existem dificuldades com a mesma e estimamos muito brevemente ter a situação resolvida. 

@Jorge C, aguardamos a sua confirmação e teste num destes canais o teletexto, por favor. 

Obrigado 

Bom dia @Pedro Miguel Almeida 

 

O teletexto habitualmente funciona nas televisões sem box.  

Para tal, bastará ligar a TV de forma tradicional, com o cabo coaxial diretamente ligado à TV e não à box.

 

O mesmo cabo coaxial poderá ser dividido em dois, através de um repartidor, um para ligar à box e outro para ligar à TV.

 

Também no sintonizador digital NOS a funcionalidade de teletexto está disponível.

Reputação 7
Crachá +6

O @CP001 deu uma excelente alternativa, @Pedro Miguel Almeida

Caso tenha mais alguma televisão NOS em casa com sinal NOS, pode aceder ao teletexto através dos canais indicados.

Obrigado

Tenho um filho surdo. 

Mudei a uma semana para a nos quando me deparo com a impossibilidade de acesso ao teletexto/legendas.

Compreendo que seja responsabilidade dos canais e não da operadora mas também compreendo que a antiga operadora onde estava disponibiliza o serviço pela box sem qualquer problema. 

Éra algo tão banal disponibilizado pela concorrência a pensar naqueles que tem uma  deficiência que ao mudar nem me lembrei de perguntar de tinha acesso ao teletexto. 

Neste ponto importantíssimo e de prioridade máxima a NÓS está a baixo da concorrência.

Não tendo  em atenção a comunidade surda em Portugal. 

Vou ter de desligar a box não usufruir daquilo que PAGO ou ver a viabilidade de anular o contrato , porque uma empresa tão avançada como a NOS não permite aceder ao teletexto. (pela box). (ridículo) 

Comprimentos 

Pedro Almeida

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Pedro Miguel Almeida e @Jorge C

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e, também, respondido. Assim, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Ora essa, @Pedro Miguel Almeida
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Desejamos-lhe uma excelente semana. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @dxnog
Muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos contentes que tenha conseguido aceder em mais canais do que aqueles indicados, no entanto, e de momento, apenas temos a confirmação dos que indicámos. 

Sim, na box, quando há uma ligação feita por HDMI o acesso ao teletexto fica indisponível. 

Obrigado

Reputação 7

Bom dia @dxnog,

Obrigado pela partilha.

Olá,

Eu devo estar muito errado. Mas li todos os comentários e ninguém explica aquilo que devia ser evidente. Qual a limitação da NOS, dos seus aparelhos, ou dos seus responsáveis técnicos, sei lá, para não disponibilizarem uma funcionalidade tão simples como o teletexto? Fala-se em apps, hdmi, scart, ..., mas ninguém explica realmente a dificuldade de apresentar o teletexto numa TV por cabo.

Reputação 7

Olá,

Eu devo estar muito errado. Mas li todos os comentários e ninguém explica aquilo que devia ser evidente. Qual a limitação da NOS, dos seus aparelhos, ou dos seus responsáveis técnicos, sei lá, para não disponibilizarem uma funcionalidade tão simples como o teletexto? Fala-se em apps, hdmi, scart, ..., mas ninguém explica realmente a dificuldade de apresentar o teletexto numa TV por cabo.

 

Boa noite @Paulo Nunes 60,

O Teletexto na televisão com box, está disponível caso a ligação da box à televisão seja por SCART.

A ligação por cabo HDMI não permite o acesso ao teletexto.

Se necessita sugiro que ligue um cabo coaxial diretamente à TV.

Obrigado

Olá,

Eu devo estar muito errado. Mas li todos os comentários e ninguém explica aquilo que devia ser evidente. Qual a limitação da NOS, dos seus aparelhos, ou dos seus responsáveis técnicos, sei lá, para não disponibilizarem uma funcionalidade tão simples como o teletexto? Fala-se em apps, hdmi, scart, ..., mas ninguém explica realmente a dificuldade de apresentar o teletexto numa TV por cabo.

 

Boa noite @Paulo Nunes 60,

O Teletexto na televisão com box, está disponível caso a ligação da box à televisão seja por SCART.

A ligação por cabo HDMI não permite o acesso ao teletexto.

Se necessita sugiro que ligue um cabo coaxial diretamente à TV.

Obrigado

Jorge,

Desculpe. Mas continua a bater na mesma tecla. Parece que nem leu o meu comentário. Qual a dificuldade técnica de uma coisa que devia ser tão simples? Qual a diferença entre ligar por scart ou hdmi? Que eu tenha notado as opções na box Íris são iguais.

Ou não existe dificuldade qualquer dificuldade técnica, mas sim falta de interesse em disponibilizar o teletexto? 

Tenho um filho surdo. 

Mudei a uma semana para a nos quando me deparo com a impossibilidade de acesso ao teletexto/legendas.

Compreendo que seja responsabilidade dos canais e não da operadora mas também compreendo que a antiga operadora onde estava disponibiliza o serviço pela box sem qualquer problema. 

Éra algo tão banal disponibilizado pela concorrência a pensar naqueles que tem uma  deficiência que ao mudar nem me lembrei de perguntar de tinha acesso ao teletexto. 

Neste ponto importantíssimo e de prioridade máxima a NÓS está a baixo da concorrência.

Não tendo  em atenção a comunidade surda em Portugal. 

Vou ter de desligar a box não usufruir daquilo que PAGO ou ver a viabilidade de anular o contrato , porque uma empresa tão avançada como a NOS não permite aceder ao teletexto. (pela box). (ridículo) 

Comprimentos 

Pedro Almeida

Reputação 7

Boa noite @Pedro Miguel Almeida,

A ligação por cabo HDMI não permite o acesso ao teletexto.

Sugiro que ligue à linha de apoio a clientes com deficiências auditivas (12472).

Obrigado

Reputação 7

Bom dia a todos, 

@Pedro Miguel Almeida, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

@Jorge C deu uma excelente ajudar. 
Compreendemos a situação. O Teletexto na televisão com box, está disponível desde que a ligação da box à televisão seja com cabo SCART. 
Obrigado

 

Boa noite a todos,

Segundo testes realizados, nem mesmo a velhinha box iris por scart tem teletexto.

Agradecia que o @Mário P. ou o @João H. esclarecessem a situação.

Obrigado

Também já tentei... E não deu... Também já tentei uma app de legendas que deveria estar disponível e também não funciona. 

É uma pena não existir alternativa na NOS. 

Desculpem o primeiro desabafo mas fiquei mesmo decepcionado ao mudar para a NOS.

Estava bem, tudo funcionava. Mudei só por preço.

É acabei por criar um problema.

Um abraço a todos 

Cumprimentos. 

Desculpem não me expliquei bem... 

Eu tentei em casa de um colega e não funcionou com ligação scart porque o que me montaram aqui em casa não tem opsão scart so hdmi.... 

Comentário