Header
Respondido

Canais de televisão fora da box


Bom dia,

Recentemente passei a ter duas televisões em casa e, para meu espanto, não tenho os canais que deveria ter nas outras partes da casa onde não está a box. Percebi que há uns meses quando me vieram instalar o serviço da NOS não foi efetuada a ligação para as restantes divisões da casa e não tenho qualquer interesse em alugar uma segunda box. Fui a uma loja vossa e fui informado que deveria ter acesso e que essa ligação deveria ter sido feita durante a montagem.

Como resolver esta questão? 

 

icon

Melhor resposta por Mário P. 12 April 2024, 10:14

Ver pergunta inicial

19 Comentários

Reputação 7

Bom dia @Gonçalo.,

Se não referiu que necessitava de sinal nesse local, o técnico não sabia.

Agora que a instalação está feita, se solicitar uma alteração poderá ter um custo.

  • A deslocação técnica a pedido do cliente tem, atualmente, o custo de 49,99€.
  • Uma tomada suplementar custa mais 15€.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Gonçalo. e partilha do @Jorge C.

Confirme-nos, por favor, exemplos de canais que não consegue aceder nas televisões sem box.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Acho que aqui tem é de confirmar se as tvs tem a tecnologia DVBC para poder ver os canais. Se sim, então aí entra nas definições da TV e faz uma sintonia digital completa. Se mesmo assim não apanha canais então ligue para o apoio técnico.

Reputação 7
Crachá +6

@Gonçalo., o @Guimas deu também uma boa ajuda. 
Diga-nos, por favor, se as suas televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. 
Obrigado,

A televisão tem tecnologia DVBC, mas só consigo sintonizar os 7 canais da TDT porque o sinal não está injetado no circuito da casa. Quando contratei os serviços da NOS foi para fazer uma instalação na casa e não numa divisão em especifico. Não pedi nada ao técnico, mas este também não se lembrou de perguntar. De qualquer forma, se nada é mencionado parece-me que o mais lógico é colocar o sinal no circuito, porque a instalação é na casa, mas já percebi que estou errado.
Portanto, deslocação do técnico 50€ mais uma tomada suplementar 15€ (Igual à que a casa já tem?). Um pouco caro para o que é, acho que me vou limitar à televisão que tem box. Podem fechar o tópico.

Obrigado

Boa tarde, @Gonçalo. 

 

O manual ITED refere que os técnicos têm a obrigação de usar a infraestrutura (rede interna ) da casa, pelo que o técnico teria imperativamente de o ter feito aquando da instalação.

 

Sendo assim, em meu entender, a NOS tem de oferecer a deslocação, para corrigir o que não fez bem.

Aconselho-o a insistir neste ponto junto do apoio técnico.

 

”5.3 FORNECIMENTO DE SERVIÇOS CONTRATADOS A prestação de serviços de comunicações eletrónicas por parte dos operadores, aos seus clientes, pressupõe o cumprimento do n.º 1, art.º 61, do DL123, que estabelece a obrigatoriedade da utilização das infraestruturas de telecomunicações já instaladas sempre que as mesmas permitam suportar os serviços a prestar e a tecnologia a disponibilizar. Os operadores devem avaliar a necessidade de configuração da instalação existente, de forma a fornecerem os serviços contratados com a melhor qualidade possível. Da avaliação anterior pode resultar a necessidade de efetuar as seguintes alterações: a) Mudança de localização das TT existentes com a utilização obrigatória da tubagem existente; b) Reformulação ou instalação de repartidores, por exemplo, alteração do repartidor de sinal CATV para permitir alimentar o modem adequadamente; c) Configuração dos pontos de ligação e das ligações a equipamentos instalados pelo operador, por exemplo, adaptar o repartidor coaxial aos sinais provenientes das antenas de satélite; d) Instalação de dispositivos necessários para o fornecimento integral dos seus serviços, por exemplo, colocar um repartidor e amplificador de sinal.”

@CP001 , muito obrigado pela informação. Desconhecia por completo, e sendo assim o caso muda de figura.

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

@Gonçalo., se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de saber se as televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. 

Pode, por favor, confirmar? Diga-nos, também, se já experimentou fazer uma sintonia de canais digitais ao invés de analógico. 

Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado,

@CP001 , muito obrigado pela informação. Desconhecia por completo, e sendo assim o caso muda de figura.

 

Obrigado.

Se verificar, o contrato com a NOS diz isto mesmo. A primeira tomada é algo opcional, mas a injeção na rede do cliente é obrigatória. Também não seria preciso estar no contrato, porque já está nas regras legais.

 

”3. ADESÃO, INSTALAÇÃO, LIGAÇÃO E ATIVAÇÃO DOS SERVIÇOS 3.1. Os Serviços prestados sobre a rede Fibra da NOS (tecnologia HFC (Hybrid Fiber Coax) e FTTH (Fiber to the Home)) apenas estão disponíveis nas zonas geográficas cobertas pela referida rede (informação sobre cobertura geográfica disponível em www.nos.pt) e, salvo disposição em contrário, disponibilidade da rede pré-existente ou qualquer motivo decorrente da natureza do Serviço e sem prejuízo do disposto nas Condições Específicas, (i) a sua instalação inclui o fornecimento e instalação do cabo necessário à rede de Cliente e uma tomada (se solicitada instalação com tomada) e acessórios de instalação, bem como a respetiva ligação na morada de instalação; (ii) o cabo será instalado à vista, salvo se o local já dispuser de infraestruturas de passagem (sendo as soluções especiais de instalação a pedido do Cliente objeto de orçamentação); (iii) às tomadas adicionais e outros equipamentos adicionais, além dos previstos nas Condições Específicas, são aplicáveis os preços e as condições de fornecimento específicos em vigor”

 

@Mário P. há sinal apenas dos 7 canais gratuitos vindos da antena terrestre (TDT DVB-T). Na mudança de um operador para outro (entre contratos, nos dias em que o cliente não tem contrato com nenhum operador), os técnicos costumam deixar estes canais ligados para o cliente não perder TV.

Reputação 7
Crachá +1

@CP001 , muito obrigado pela informação. Desconhecia por completo, e sendo assim o caso muda de figura.

 

Obrigado.

Se verificar, o contrato com a NOS diz isto mesmo. A primeira tomada é algo opcional, mas a injeção na rede do cliente é obrigatória. Também não seria preciso estar no contrato, porque já está nas regras legais.

 

”3. ADESÃO, INSTALAÇÃO, LIGAÇÃO E ATIVAÇÃO DOS SERVIÇOS 3.1. Os Serviços prestados sobre a rede Fibra da NOS (tecnologia HFC (Hybrid Fiber Coax) e FTTH (Fiber to the Home)) apenas estão disponíveis nas zonas geográficas cobertas pela referida rede (informação sobre cobertura geográfica disponível em www.nos.pt) e, salvo disposição em contrário, disponibilidade da rede pré-existente ou qualquer motivo decorrente da natureza do Serviço e sem prejuízo do disposto nas Condições Específicas, (i) a sua instalação inclui o fornecimento e instalação do cabo necessário à rede de Cliente e uma tomada (se solicitada instalação com tomada) e acessórios de instalação, bem como a respetiva ligação na morada de instalação; (ii) o cabo será instalado à vista, salvo se o local já dispuser de infraestruturas de passagem (sendo as soluções especiais de instalação a pedido do Cliente objeto de orçamentação); (iii) às tomadas adicionais e outros equipamentos adicionais, além dos previstos nas Condições Específicas, são aplicáveis os preços e as condições de fornecimento específicos em vigor”

 

@Mário P. há sinal apenas dos 7 canais gratuitos vindos da antena terrestre (TDT DVB-T). Na mudança de um operador para outro, os técnicos costumam deixar estes canais ligados para o cliente não perder TV.

Nop, a NOS quando instala corta o sinal já existente pra injetarem o sinal deles…. 

um bem haja 

Reputação 7

A televisão tem tecnologia DVBC, mas só consigo sintonizar os 7 canais da TDT porque o sinal não está injetado no circuito da casa. Quando contratei os serviços da NOS foi para fazer uma instalação na casa e não numa divisão em especifico. Não pedi nada ao técnico, mas este também não se lembrou de perguntar. De qualquer forma, se nada é mencionado parece-me que o mais lógico é colocar o sinal no circuito, porque a instalação é na casa, mas já percebi que estou errado.
Portanto, deslocação do técnico 50€ mais uma tomada suplementar 15€ (Igual à que a casa já tem?). Um pouco caro para o que é, acho que me vou limitar à televisão que tem box. Podem fechar o tópico.

Obrigado

 

Boa noite @Gonçalo.,

Sugiro que ligue a TV na tomada da box e confirme se consegue sintonizar os mais de 100 canais.

Obrigado

Olá @Bruno Aleixo

 

O que aconteceu foi que a NOS não injectou o sinal na rede interna da casa (e que liga às várias tomadas) e por esse motivo o cliente ainda tem os canais TDT nas restantes televisões.

 

O operador anterior poderá ter deixado estes canais depois de ter desativado o serviço (repôs a ligação à antena), ou não havia operador anterior e o cliente tinha só TDT.

Reputação 7
Crachá +2

A NOS não te deixa o tdt ligado na instalação. Precisa ainda de confirmar bem se realmente tem mais de 7 canais, pode estar noutras posições os restantes canais , desorganizados

Boa noite, @Guimas,


Neste caso o técnico da NOS deixou… deixou estar o que já estava montado… senão ele não sintonizaria os 7 canais da TDT… Pode ter sido uma falha do técnico ou o cliente estar numa localização geográfica muito próxima do emissor da TDT com sinal tão forte que a TV consegue sintonizar os canais mesmo sem haver ligação física à antena (também costuma acontecer).

 

O que eu disse foi que o operador anterior muitas vezes, quando faz o desligamento do serviço, religa a ligação à antena e aos canais TDT para aqueles dias entre contratos em que o cliente já deixou de ter serviços com o operador antigo mas ainda não lhe instalaram o serviço novo.

 

Eu se calhar li uma coisa diferente de todos, mas o que eu li naquele comentário do @Gonçalo. é que a NOS não fez a injeção do sinal digital na rede interna da casa do cliente. Limitou-se a fazer uma ligação direta à box.

 

Possivelmente até é uma instalação FTTH em que o sinal digital de TV (DVB-C) sai do router/ONT, não sabemos.

 

A outra possibilidade é o @Gonçalo. não ter sintonizado os canais corretamente na opção Cabo (DVB-C) e ter antes escolhido a opção Antena (DVB-T), tal como estão a dizer.

 

A terceira e última hipótese era o cliente estar na realidade a sintonizar estes canais https://www.nos.pt/tv/canais/tdc . Contudo, penso que essa ideia não faça muito sentido, porque estes canais (além de serem 6 e não 7 canais) só são sintonizados isoladamente se o cliente tiver à entrada da instalação um filtro passa-banda, que bloqueasse quase todos os outros canais (canais da TV sem box e canais lineares da box), ou se em alternativa o cliente estivesse erradamente a fazer uma sintonia manual apenas à faixa em que se encontram aqueles 6 canais (714 MHz) em vez de uma sintonia automática, com a mesma frequência de entrada e que varresse todo o espetro de sintonia, o que é pouco provável. Essa frequência de entrada/portadora (714 MHz) é especial, dado que, além de essa portadora conter informação de canais, contém informação sobre os outros canais a sintonizar e a ordem que estes devem seguir. Ao mexer nessa portadora como parâmetro de entrada para sintonia automática, todos os restantes canais seriam sintonizados. No fundo, é improvável que seja esta terceira possibilidade que está a acontecer.

Reputação 7
Crachá +6

@CP001, o @Guimas e o @Bruno Aleixo, responderam à sua questão. 😊

O técnico durante a instalação dos serviços NOS, seja o sinal TDT ou o sinal de outro operador é desligado para que seja instalado o sinal NOS conforme indicado no comentário acima: “se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de saber se as televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. Pode, por favor, confirmar? Diga-nos, também, se já experimentou fazer uma sintonia de canais digitais ao invés de analógico. Aguardamos o seu feedback. Obrigado,”

Deste modo, continuamos a aguardar feedback às questões. 

Muto obrigado,

@Mário P. com todo o respeito, peço-lhe desculpa, mas eu acho que não leu o que escrevi. Eu não fiz uma questão, fiz uma afirmação, que mantenho integralmente. 

 

O técnico durante a instalação dos serviços NOS, seja o sinal TDT ou o sinal de outro operador é desligado 

@Mário P. claro que é esse o procedimento habitual. Mas e se o técnico se tiver esquecido disso? Se a instalação for FTTH, por exemplo, e a casa for antiga, que é o que acontece muitas vezes, o sinal da NOS vem por um cabo de fibra e não pela rede de televisão.

 

O técnico não precisa de mexer na rede de televisão interna da casa, para o cliente ter televisão com os canais lineares na box, porque o sinal de TV à box sai do router/ONT. São redes separadas.

 

Eu mesmo tenho uma morada assim… e conheço pessoalmente pelo menos mais uma NOS desta forma, mas há centenas de milhares de casas assim por todo o país.

 

se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. ,

Que 7 canais @Mário P.? Se forem os 7 canais da TDT (TV gratuita) isso não é um sinal da NOS, é um sinal contratado pelo Estado a um operador para que as pessoas sem TV paga possam ter TV. Esse sinal vem por via terrestre, normalmente da antena do prédio.

 

Se forem estes 6 canais https://www.nos.pt/tv/canais/tdc, então este sim seria um sinal NOS, mas isso é outra hipótese, como expliquei acima e tem as suas condicionantes.

Reputação 7
Crachá +6

@CP001, conforme referido, quando existe uma instalação do serviço NOS este é removido para que haja lugar ao sinal NOS, pelo que, se houve instalação dos serviços NOS, o sinal tem de ser NOS, independentemente de ter ou não ter acordos em zonas históricas ou imobiliários. 

Com isto, não estamos a indicar que não possa ter existido um erro, no entanto, cabe-nos realizar os procedimentos para que consigamos chegar a uma conclusão e, por conseguinte, ajudar. 

Aparentemente, e pelo que foi mencionado, é necessário a deslocação de uma equipa técnica de manutenção, no entanto, para isso há a necessidade de esclarecer as questões feitas. 

Obrigado,

@Mário P. diz “se houve instalação dos serviços NOS, o sinal tem de ser NOS”

 

@Mário P., vai-me desculpar novamente, mas isso não é necessariamente verdade. Tantas e tantas casas existem que têm um sinal de um operador na TV principal e um sinal de TDT nas restantes TV (quando falo em TDT é na conhecida TV gratuita, não necessariamente de  outros acordos).

 

Ora esta situação, embora desconforme com as regras da NOS e com as regras legais, acontece muitas vezes e é o que creio que pode ter acontecido ao @Gonçalo. Pode ter acontecido esse lapso do técnico

Reputação 7
Crachá +6

@CP001 , nós é que pedimos desculpa, e compreendemos também o que nos indica. 🙂 

No entanto, e independentemente, de poder existir casos desses não será esse o pressuposto processual. 

Assim, quando há contratação dos serviços NOS, cabe ao técnico seguir e cumprir os passos pré-estabelecidos e como, diz a lei, aproveitar a ligação já existente, mas com o sinal NOS. Foi feito na tomada onde a box está ligada, nas demais tomadas caso não tenha existido interligação de sinal, deveria não ter canais de todo, uma vez que cabe ao técnico interromper o sinal que advenha da antena do prédio ou de outro operador. 

Daí as nossas questões. Após resposta, dependendo das mesmas, é agendada uma intervenção técnica para avaliar.🙂

Comentário