Header
Respondido

Spoofing


Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

icon

Melhor resposta por Mário P. 14 March 2024, 18:55

Ver pergunta inicial

22 Comentários

Bom dia.

Recentemente tenho recebido chamadas de números pessoais legítimos a dizerem-me que eu os contactei, quando tal não aconteceu. Por várias vezes já justifiquei a dizer que não os contactei.

Inicialmente assumi que o meu iPhone pudesse ter um malware a fazer estas chamadas sem o meu conhecimento, mas não só já repus a imagem de fábrica como não tenho registo absolutamente nenhum de tais chamadas.

Entendo desta forma que algo deve estar a acontecer na NOS.

Podem por favor ajudar a verificar esta situação?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Pode consultar o seu detalhe de comunicações através da App NOS ou Área de Cliente. Consulte este artigo para mais informações sobre como o fazer.

Obrigado

Boa tarde @João H. Aborda o mesmo tema? Não vejo qualquer semelhança.

Não há questão em ver chamadas efetuadas. O problema é que aparentemente outros números recebem chamadas minhas, sem eu as ter feito.

Agradecia a vossa investigação.

Reputação 7
Crachá +5

Nesse caso, @tdsrodrigues, consegue ver o registo dessa chamadas que desconhece,na App NOS? 

Obrigado

Viva @João H. Consigo ver o número que me ligou no dia 4 mas ainda não aparece o número que me ligou hoje. Já não consigo precisar quais foram os números das últimas chamadas.

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o testemunho @tdsrodrigues,

Consegue também ver a realização de chamadas para esses números que desconhece? 

Obrigado

Viva @João H. Eu recebo chamadas de números que não conheço, atendo e percebo pelos interlocutores que eles têm uma chamada não atendida minha. Contudo, eu não fiz nenhuma destas chamadas e não tenho registo de ter feito as mesmas, apenas de receber a suposta chamada de volta destes interlocutores.

Reputação 7
Crachá +1

@tdsrodrigues se não tens o registo das chamadas feitas no tlm nem na app nos, é porque as chamadas nunca foram feitas, alguém te está a aldrabar. 

a nos tb não tem como te ajudar porque se tu não tens o registo na app nos dessas chamadas, eles também não têm e a resposta vai ser “essas chamadas nunca foram feitas amigo” xp 

mais vale tentares falar com as pessoas que te ligaram e perceber de onde é que arranjaram o número, secalhar já tens o número leaked na net.

um bem haja amigo 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @tdsrodrigues,

Agradecemos o seu testemunho.

Não existindo registo de efetuar as chamadas em causa, no seu dispositivo assim como na App NOS ou Área de Cliente, as mesmas não terão sido efetuadas.

Recomendamos que verifique se não tem o seu número registado noutras aplicações de comunicação, por exemplo whatsapp, que possam estar a utilizar o seu número sem o seu consentimento.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Viva @Bruno Aleixo e @João H., obrigado pelas vossas respostas 🙂

Pensei que o meu número estar na internet pudesse ser o motivo, e isto ser só mais um esquema.

O problema é que as chamadas que recebi foram para o meu número, e que alegadamente teria sido eu a iniciar a chamada, quando não fui.

Foram até agora pelo menos, do que me lembro, 3 pessoas diferentes que me dizem “recebi uma chamada deste número” e que depois de eu negar, simplesmente desligam. Isto não é comportamento de alguém que está a conduzir um esquema.

Abri esta thread por suspeitar que o número em si está a ser usado noutro dispositivo, por outra entidade, para conduzir esquemas. Se não é a NOS, enquanto detentora dos SIMs e dos números que me pode ajudar, terei que ver como então.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos o seu testemunho. 

De forma a podermos analisar em maior detalhe esta situação envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • o seu número de cliente e contribuinte;
  • números de telemóvel que lhe ligaram neste contexto e data da comunicação;

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @tdsrodrigues

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 
Analisámos a situação e confirmamos que, pela rede NOS, não foram identificadas comunicações do seu número nas datas que refere para os números indicados. 
No entanto, e para ajudar, atendendo ao que refere, sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Lamentamos não conseguir intervir. 

Obrigado,

Reputação 7
Crachá +1

Viva @Bruno Aleixo e @João H., obrigado pelas vossas respostas 🙂

Pensei que o meu número estar na internet pudesse ser o motivo, e isto ser só mais um esquema.

O problema é que as chamadas que recebi foram para o meu número, e que alegadamente teria sido eu a iniciar a chamada, quando não fui.

Foram até agora pelo menos, do que me lembro, 3 pessoas diferentes que me dizem “recebi uma chamada deste número” e que depois de eu negar, simplesmente desligam. Isto não é comportamento de alguém que está a conduzir um esquema.

Abri esta thread por suspeitar que o número em si está a ser usado noutro dispositivo, por outra entidade, para conduzir esquemas. Se não é a NOS, enquanto detentora dos SIMs e dos números que me pode ajudar, terei que ver como então.

 

Bem, visto que até são várias chamadas a coincidência é muita pra ser alguém a adraber-te @tdsrodrigues. Ainda assim é uma situação muita estranha

pelo que procurei isso deve ser caller id spoofing » https://www.malwarebytes.com/spoofing

Mas se os moderadores viram e não têm registo na rede da nos é porque não está a passar na rede deles, possivelmente está a passar numa das redes da vodafone ou meo, o que torna dificil perceber de onde vem. um de dua s hipoteses para resolveres isso: 

  1. Pedes alteração do teu número de telemóvel para outro, pra não te chatearem mais
  2. Vais há judite(PJ) fazer queixa, eles é que têm uma divisão de cibercrime e conseguem investigar isso

um bem haja amigo 

Viva @Bruno Aleixo . Muito obrigado pela resposta.

De facto, se a NOS não conseguir detectar nada, e por esse motivo não fizer a intermediação disto com a P.J., terei que fazer eu.

No entanto, o que me está a deixar desconfortável é o registo de chamadas neste momento. Eu tenho confirmação no meu telemóvel da receção das chamadas, com todos os detalhes, e a NOS não tem nada registado do seu lado. Não recorro a mais nenhuma rede, não estou a utilizar VOIP,  pelo que definitivamente algo de estranho se passa.

Estou a interagir com a NOS em mensagem privada, e a NOS está a investigar a questão.

Obrigado pelo feedback de todos.

Reputação 7
Crachá +1

Viva @Bruno Aleixo . Muito obrigado pela resposta.

De facto, se a NOS não conseguir detectar nada, e por esse motivo não fizer a intermediação disto com a P.J., terei que fazer eu.

No entanto, o que me está a deixar desconfortável é o registo de chamadas neste momento. Eu tenho confirmação no meu telemóvel da receção das chamadas, com todos os detalhes, e a NOS não tem nada registado do seu lado. Não recorro a mais nenhuma rede, não estou a utilizar VOIP,  pelo que definitivamente algo de estranho se passa.

Estou a interagir com a NOS em mensagem privada, e a NOS está a investigar a questão.

Obrigado pelo feedback de todos.

Se tens esses registos a NOS também os tem(os das chamadas que recebeste), os que eles dizem que não têm deve ser os registos de tu teres ligado para esses números (assim como também não os tens), por isso é que disseram que não há registo na rede da nos. 

Não percebo muito de legalidades, mas como eles não têm registo, não conseguem apresentar nenhuma queixa, só tu que és detentor do número e o afetado é que podes apresentar queixa, pra depois a pj conseguir ver com todos os operadores em que redes é que passaram as chamadas e tentar encontrar a origem.

um bem haja :) 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @tdsrodrigues 

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

@Bruno Aleixo sim, concordo e faz sentido. Apenas julguei que a NOS, enquanto “detentora” do meu número pudesse intermediar a situação. Mas estamos a falar por mensagem privada :) 

Obrigado a todos.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos a sua mensagem @MR2.

Recentemente, recebemos um alerta sobre este mesmo tema através do @tdsrodrigues pelo que, para organização do Fórum, migrámos todos os comentários sobre este tema para o seu tópico @MR2.
Após análise interna deste tema e atendendo ao que refere, sugerimos que reporte este tema junto das autoridades competentes para analisarem a situação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Já alguém recebeu chamadas de números e quando ligam de volta e informam que estão a ligar de volta, respondem que não ligaram desse numero?

Pois o vosso cartão poderá ter sido clonado, estejam atentos.

Se alguém aqui no forum poder fornecer mais informação sobre o assunto, divulgue, sff.

Anda ai muita malandragem!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @CarlaRJoao,

Agradecemos a sua mensagem e partilha deste tema connosco.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Recomendamos que reporte este tema junto das autoridades competentes para analisarem a situação.

Obrigado

Boa noite,

Aconteceu-me o mesmo na 2a feira passada (8 de abril).

Dois números que desconheço ligaram-me às 14 e às 14:14 (este não consegui atender, e devolvi a chamada às 14:16).

Em ambos os casos, as pessoas com quem falei disseram que me estavam a ligar porque tinham recebido um telefonema meu (e aparentemente não tinham atendido a tempo), quando na realidade não efetuei as chamadas.

Já consultei os consumos na área de cliente, e também não constam as alegadas chamadas (apenas está lá a devolução da chamada devolvida que fiz às 14:16).

Suspeito que seja caller id spoofing com o meu número. Pelo que li, os burlões vão usando “gamas de números regionais”,  para tentarem que as pessoas atendam e façam o que solicitam.

No passado também já recebi chamadas de números nacionais que deviam ser também id spoofing: era a conhecida burla de tentarem passar-se pela Polícia Judiciária ou pela Interpol, com um bot a falar em inglês do outro lado

Agradecia que tentassem confirmar a situação. Vou deixar os detalhes dos dois números como mensagem privada no perfil @Fórum .

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que está a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

Comentário