Foi adquirido um iPhone 11 à NOS através do programa GARANTIDOS NOS no passado dia 30 de dezembro de 2021 na loja NOS de Portalegre.
Visto estar a residir nos Açores, apenas no dia a seguir consegui abrir a caixa e comecei a verificar o estado do telemóvel.
Telemóvel este que estava identificado como recondicionado com grade A+.
Reparei então que o vidro na zona das câmaras traseiras estava partido, que a bateria se encontrava a 89% da capacidade, a vibração com falhas e que tinha nas definições uma mensagem importante relativamente a uma peça desconhecida (ecrã) não genuína que não estaria a funcionar corretamente ou a instalação estaria incompleta.
Visto ser passagem de ano e todas as lojas estarem encerradas, tive que aguardar até ao dia 2 de janeiro (domingo) para me dirigir a uma loja NOS.
Reportei a situação e disseram-me que não tinham ninguém responsável para tomar a decisão e que o telemóvel tinha que ir para reparação e que só depois me poderiam confirmar o estado do telemóvel. Não aceitei a situação e fui pesquisar sobre os telemóveis recondicionados e as suas classificações.
Visto estar classificado como A+ e o telemóvel não apresentar as devidas condições, voltei à loja para tentar resolver a situação e foi novamente recusada a resolução visto a chefe de loja ter saído às 18h30 e ter deixado indicação de que o telemóvel só seria ser substituído após ser avaliado pelos serviços da NOS.
Acabei por preencher uma reclamação no livro de reclamações a reportar esta situação.
Após sair da loja, contactei a operadora NOS e através do atendimento automático, consegui falar com um assistente, a quem expôs a situação.
Fui informado de que perante o estado em que se encontrava o telemóvel e pelo facto de ter sido adquirido há menos de 15 dias, que poderia dirigir-me à loja e proceder à devolução do mesmo sem qualquer prejuizo.
Foi o que fiz, mas para minha surpresa ao chegar à loja fui novamente informado que tinham indicações da chefe de loja e que não poderiam proceder à devolução.
Questionei sobre o facto de ter contactado a operadora e que tinha sido informado sobre esta situação e que me tinham dito que a NOS nos Açores era obrigada a aceitar o telemóvel e proceder à
devolução do dinheiro, mas a funcionária não o pode fazer pois não tinha autorização.
Para além de me dizer que a NOS Portugal não era a mesma que NOS Açores e que as regras não se aplicam...
Perguntei se não poderia obter autorização através de contacto para os serviços da NOS ao qual fui surpreendido que não poderia ligar para os serviços pois já passava das 19h30 e não tinha autorização da chefe.
Perante esta situação, voltei a preencher nova reclamação.
O que posso fazer para conseguir resolver isto de uma vez por todas?