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Como resolver dificuldades com a box Iris


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Está com dificuldades na utilização da sua box Iris?
Saiba neste tópico como pode resolver as dificuldades que encontrou a usar a box Iris como:

  • Box bloqueada
  • Problemas com imagem
  • Mensagens de erro

 

Box bloqueada

Se a sua box se encontra bloqueada e não responde a qualquer ação do comando, siga os passos abaixo:

  1. Desligue e ligue a box da corrente elétrica
  2. Remova o cabo de alimentação e espere uns segundos
  3. Volte a ligar.

 

Problemas com a imagem

Saiba o que fazer se tiver o ecrã da sua TV a negro, ou se tiver problemas de degradação da qualidade da imagem.

  • Ecrã negro

Se o ecrã da sua televisão apresenta fundo negro, siga os passos abaixo:

  1. No comando da sua televisão, selecione o botão para alterar o input/source e selecione:
    1. entrada AV, se tem uma ligação SCART;
    2. entrada HDMI, se tem uma ligação HDMI;

       

  2. Confirme que a box Iris está ligada à televisão e que a box não está em standby com luz vermelha.

     

  3. Caso continue com o ecrã negro, desligue o cabo de alimentação da tomada de parede e volte a ligar.

     

 

  • Qualidade de imagem

Se a imagem proveniente da box apresenta pouca qualidade, arrastamento ou macro-blocos, siga os passos abaixo:

  1. Confirme que o cabo de antena está corretamente ligado na tomada TV e na box.

     

  2. Confirme que o cabo HDMI está corretamente inserido na TV.

     

  3. Desligue a box da tomada de eletricidade, volte a ligar.

     

  4. Caso continue com degradação de imagem faça uma reposição de parâmetros.

 

Mensagens de erro

Se recebeu uma mensagem de erro da box UMA, siga os passos abaixo:

  1. Desligue o router e a box da tomada de eletricidade;
  2. Garanta que que a box está corretamente ligada ao router através do cabo de rede;
  3. Volte a ligar o router e a box à corrente elétrica;
  4. Reponha os parâmetros originais da sua box;

 

Conheça ainda, tudo o que precisa saber sobre o serviço de televisão na NOS:

 

Partilhe connosco caso continue com alguma dificuldade.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.


14 Comentários

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Boa tarde a todos, 😊

Está com dificuldades na utilização da sua box Iris?
Neste artigo explicamos como pode resolver as dificuldades que encontrou a usar a box Iris como:

  • Box bloqueada
  • Problemas com imagem
  • Mensagens de erro

Obrigado

A minha box fica frequentemente sem som o que me obriga a fazer reset de forma frequente. Como resolver este problema?

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A minha box fica frequentemente sem som o que me obriga a fazer reset de forma frequente. Como resolver este problema?

Boa tarde, não acontece apenas quando vê um programa atrasado ?

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Boa tarde, @LL1
Seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O @Jose Rodrigues fez uma questão pertinente. 
Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado,

Inicialmente também me pareceu que sim mas tenho ideia que já aconteceu sem ser nessa circunstância.

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Bom dia @LL1

Caso tenha que ver apenas com a utilização da gravação, essa é uma situação que se encontra identificada e em fase de resolução. No entanto, caso aconteça, também, na emissão em direto, há a necessidade de verificarmos a situação. 

Caso a dificuldade que refere aconteça na emissão em direto, caso tenha mais televisões com o sinal NOS, verifique se há degradação de imagem ou áudio nessas televisões e, de seguida, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado,

 

Não tenho outras TVs com sinal NOS por isso não posso fazer a avaliação sugerida. Quanto à perda de som, acontece quando ligo a TV seja no dia seguinte seja apenas algumas horas depois de a desligar estando a funcionar de forma adequada no momento em que a desligo. Para além do problema do som também fico muitas vezes sem acesso aos canais SIC radical e SIC mulher. Estes ou não funcionam de todo ou mostram imagem com pausas frequentes. Daí questionar se a box estará nas melhores condições. 

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Não tenho outras TVs com sinal NOS por isso não posso fazer a avaliação sugerida. Quanto à perda de som, acontece quando ligo a TV seja no dia seguinte seja apenas algumas horas depois de a desligar estando a funcionar de forma adequada no momento em que a desligo. Para além do problema do som também fico muitas vezes sem acesso aos canais SIC radical e SIC mulher. Estes ou não funcionam de todo ou mostram imagem com pausas frequentes. Daí questionar se a box estará nas melhores condições. 

 

Boa tarde @LL1,

Como não tem outras televisões, sugiro que verifique se essa é compatível com DVB-C e ligue-a diretamente ao cabo de sinal (desligue a box). Após sintonia verifique se o problema se mantém.

Obrigado

A Televisão é praticamente nova (ainda não fez um ano desde que a adquiri) pelo que suspeito que dificilmente não será compatível com DVB-C. Por outro lado caso se tratasse de um problema de compatibilidade porque razão o problema se resolve (pelo menos durante uns tempos) com o reset da box?

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A Televisão é praticamente nova (ainda não fez um ano desde que a adquiri) pelo que suspeito que dificilmente não será compatível com DVB-C. Por outro lado caso se tratasse de um problema de compatibilidade porque razão o problema se resolve (pelo menos durante uns tempos) com o reset da box?

 

 

Caso deseje fazer o teste, ficará a saber se é um problema da box ou de sinal.

Obrigado

Obrigado pela sugestão mas continuo a achar que não faz muito sentido fazer o teste. Mais uma vez, se o problema fosse do sinal porque razão o reset da Box corrige o problema (ainda que temporariamente)?

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Bom dia @LL1

Caso tenha que ver apenas com a utilização da gravação, essa é uma situação que se encontra identificada e em fase de resolução. No entanto, caso aconteça, também, na emissão em direto, há a necessidade de verificarmos a situação. 

Caso a dificuldade que refere aconteça na emissão em direto, caso tenha mais televisões com o sinal NOS, verifique se há degradação de imagem ou áudio nessas televisões e, de seguida, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado,

 

 

A minha sugestão segue a linha de pensamento do @Mário P. que informou que caso a situação aconteça na emissão em direto, há a necessidade de verificar a situação.

Obrigado 

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Obrigado pela sugestão mas continuo a achar que não faz muito sentido fazer o teste. Mais uma vez, se o problema fosse do sinal porque razão o reset da Box corrige o problema (ainda que temporariamente)?

Boa noite @LL1, no meu caso, box Iris, apenas fico sem som quando ao querer ver um programa gravado, aparece o anúncio, após o anúncio a box fica sem som e é necessário desligar a box no comando,  voltar a ligar no comando, de seguida é preciso procurar de novo a gravação e desta vez como já não vai emitir o anúncio a gravação já tem som. Fora das gravações, como já não aparece o anúncio que é obrigatorio visualizar, não há falta de som.

No seu caso uma vez que acontece em programas em direto e nada tem a ver com o anúncio o problema é da box e é isso que precisa de ser analisado por um técnico.

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Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @LL1 e ajuda da comunidade.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

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