Header
Destaque

Como resolver dificuldades com a box Iris


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22553 comentários

Está com dificuldades na utilização da sua box Iris?
Saiba neste tópico como pode resolver as dificuldades que encontrou a usar a box Iris como:

  • Box bloqueada
  • Problemas com imagem
  • Mensagens de erro

 

Box bloqueada

Se a sua box se encontra bloqueada e não responde a qualquer ação do comando, siga os passos abaixo:

  1. Desligue e ligue a box da corrente elétrica
  2. Remova o cabo de alimentação e espere uns segundos
  3. Volte a ligar.

 

Problemas com a imagem

Saiba o que fazer se tiver o ecrã da sua TV a negro, ou se tiver problemas de degradação da qualidade da imagem.

  • Ecrã negro

Se o ecrã da sua televisão apresenta fundo negro, siga os passos abaixo:

  1. No comando da sua televisão, selecione o botão para alterar o input/source e selecione:
    1. entrada AV, se tem uma ligação SCART;
    2. entrada HDMI, se tem uma ligação HDMI;

       

  2. Confirme que a box Iris está ligada à televisão e que a box não está em standby com luz vermelha.

     

  3. Caso continue com o ecrã negro, desligue o cabo de alimentação da tomada de parede e volte a ligar.

     

 

  • Qualidade de imagem

Se a imagem proveniente da box apresenta pouca qualidade, arrastamento ou macro-blocos, siga os passos abaixo:

  1. Confirme que o cabo de antena está corretamente ligado na tomada TV e na box.

     

  2. Confirme que o cabo HDMI está corretamente inserido na TV.

     

  3. Desligue a box da tomada de eletricidade, volte a ligar.

     

  4. Caso continue com degradação de imagem faça uma reposição de parâmetros.

 

Mensagens de erro

Se recebeu uma mensagem de erro da box UMA, siga os passos abaixo:

  1. Desligue o router e a box da tomada de eletricidade;
  2. Garanta que que a box está corretamente ligada ao router através do cabo de rede;
  3. Volte a ligar o router e a box à corrente elétrica;
  4. Reponha os parâmetros originais da sua box;

 

Conheça ainda, tudo o que precisa saber sobre o serviço de televisão na NOS:

 

Partilhe connosco caso continue com alguma dificuldade.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.


14 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Obrigado pela sugestão mas continuo a achar que não faz muito sentido fazer o teste. Mais uma vez, se o problema fosse do sinal porque razão o reset da Box corrige o problema (ainda que temporariamente)?

Boa noite @LL1, no meu caso, box Iris, apenas fico sem som quando ao querer ver um programa gravado, aparece o anúncio, após o anúncio a box fica sem som e é necessário desligar a box no comando,  voltar a ligar no comando, de seguida é preciso procurar de novo a gravação e desta vez como já não vai emitir o anúncio a gravação já tem som. Fora das gravações, como já não aparece o anúncio que é obrigatorio visualizar, não há falta de som.

No seu caso uma vez que acontece em programas em direto e nada tem a ver com o anúncio o problema é da box e é isso que precisa de ser analisado por um técnico.

Reputação 7
Crachá +5

A minha box fica frequentemente sem som o que me obriga a fazer reset de forma frequente. Como resolver este problema?

Boa tarde, não acontece apenas quando vê um programa atrasado ?

A minha box fica frequentemente sem som o que me obriga a fazer reset de forma frequente. Como resolver este problema?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @LL1

Caso tenha que ver apenas com a utilização da gravação, essa é uma situação que se encontra identificada e em fase de resolução. No entanto, caso aconteça, também, na emissão em direto, há a necessidade de verificarmos a situação. 

Caso a dificuldade que refere aconteça na emissão em direto, caso tenha mais televisões com o sinal NOS, verifique se há degradação de imagem ou áudio nessas televisões e, de seguida, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado,

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, @LL1
Seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O @Jose Rodrigues fez uma questão pertinente. 
Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado,

Inicialmente também me pareceu que sim mas tenho ideia que já aconteceu sem ser nessa circunstância.

Não tenho outras TVs com sinal NOS por isso não posso fazer a avaliação sugerida. Quanto à perda de som, acontece quando ligo a TV seja no dia seguinte seja apenas algumas horas depois de a desligar estando a funcionar de forma adequada no momento em que a desligo. Para além do problema do som também fico muitas vezes sem acesso aos canais SIC radical e SIC mulher. Estes ou não funcionam de todo ou mostram imagem com pausas frequentes. Daí questionar se a box estará nas melhores condições. 

Reputação 7

Não tenho outras TVs com sinal NOS por isso não posso fazer a avaliação sugerida. Quanto à perda de som, acontece quando ligo a TV seja no dia seguinte seja apenas algumas horas depois de a desligar estando a funcionar de forma adequada no momento em que a desligo. Para além do problema do som também fico muitas vezes sem acesso aos canais SIC radical e SIC mulher. Estes ou não funcionam de todo ou mostram imagem com pausas frequentes. Daí questionar se a box estará nas melhores condições. 

 

Boa tarde @LL1,

Como não tem outras televisões, sugiro que verifique se essa é compatível com DVB-C e ligue-a diretamente ao cabo de sinal (desligue a box). Após sintonia verifique se o problema se mantém.

Obrigado

A Televisão é praticamente nova (ainda não fez um ano desde que a adquiri) pelo que suspeito que dificilmente não será compatível com DVB-C. Por outro lado caso se tratasse de um problema de compatibilidade porque razão o problema se resolve (pelo menos durante uns tempos) com o reset da box?

Reputação 7

A Televisão é praticamente nova (ainda não fez um ano desde que a adquiri) pelo que suspeito que dificilmente não será compatível com DVB-C. Por outro lado caso se tratasse de um problema de compatibilidade porque razão o problema se resolve (pelo menos durante uns tempos) com o reset da box?

 

 

Caso deseje fazer o teste, ficará a saber se é um problema da box ou de sinal.

Obrigado

Obrigado pela sugestão mas continuo a achar que não faz muito sentido fazer o teste. Mais uma vez, se o problema fosse do sinal porque razão o reset da Box corrige o problema (ainda que temporariamente)?

Reputação 7

Bom dia @LL1

Caso tenha que ver apenas com a utilização da gravação, essa é uma situação que se encontra identificada e em fase de resolução. No entanto, caso aconteça, também, na emissão em direto, há a necessidade de verificarmos a situação. 

Caso a dificuldade que refere aconteça na emissão em direto, caso tenha mais televisões com o sinal NOS, verifique se há degradação de imagem ou áudio nessas televisões e, de seguida, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado,

 

 

A minha sugestão segue a linha de pensamento do @Mário P. que informou que caso a situação aconteça na emissão em direto, há a necessidade de verificar a situação.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @LL1 e ajuda da comunidade.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 😊

Está com dificuldades na utilização da sua box Iris?
Neste artigo explicamos como pode resolver as dificuldades que encontrou a usar a box Iris como:

  • Box bloqueada
  • Problemas com imagem
  • Mensagens de erro

Obrigado

Comentário