Header
Pergunta

Velocidade internet Fica longe da contratada


Ontem liguei para o suporte técnico reportando que a minha internet está muito longe do que foi contratado.

passado um bom bocado o técnico responde que tem de passar a situação para um departamento especial mas que me ia ligar durante o dia de ontem.

 

para meu grande espanto vejo que o pedido de intervenção técnica está fechado e eu continuo com o problema!

 

como posso resolver esta situação?!!


36 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @RBASTOS_
​​@Guimas fez questões pertinentes. 

Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Qual é o router e tipo de serviço?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @RBASTOS_.

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, a oportunidade de ajudar.

Envie-nos uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente e número de contribuinte.

Obrigado

Ora bem,
Tenho o serviço desde do passado mes de Maio e já é a 3 vez que ligo para apoio técnico a questionar dos 500M contratados porque é que ´só tenho 100M, fazemos testes e diagnósticos e da 2 primeiras vezes o problema foi resolvido, ou seja, foi desbloqueado algo que limita o trafego, desta ultima vez verificaram que tinha muitos equipamentos ligados e que podia estar a influenciar a velocidade da internet, note-se que os equipamentos ( ips ) são os mesmos desde que instalei o serviço.

Já liguei, já me informaram que ligava uma equipa técnica diferente ninguem ligou, tive de ser eu a ligar, etc..
Se me puderem ajudar ou sugerir agradecia.
Entretanto vou postar aqui as velociadades e o ID dos testes de velocidade.

para “adiantar caminho” no diagnóstico, o PC que está a fazer os testes de velociadade, está ligado em cabo UTP rede, diretamente ao router NOS.

Agradeço a vossa ajuda

Reputação 3
Crachá

Meus caros.

 

não tenho of com Windows e já estou farto de me andar a justificar.

o meu serviço está com um problema e como tal é necessário a deslocação do técnico para verificar o mesmo.

tera de ser a nos a mostrar-me se a velocidade que foi contratada esta efectivamente disponível ou não e não o contrário!

caso tal não se verifique tratarei de formalizar as devidas reclamações.

enquanto cliente não tenho de andar com este tipo de situações.

O que quero saber e se a nos vai ou não deslocar um técnico para avaliar esta situação.

Boa Noite,

Não é preciso testar com o Windows. O único problema é que no Wifi a velocidade não é garantida.

Eu compreendo o que diz, e não faz sentido contratar uma velocidade,  e depois não a ter. A única solução da NOS poderá ser trocar-lhe o router para um router com Wifi 6, se já não tiver um. Acho que se tem 1Gbps, deve ter direito a um router com Wifi 6, novos clientes têm.

Se com os seus dispositivos só consegues 500 Mbps, então não lhe compensará contratar a velocidade de 1Gbps.

O seu computador portátil, que não consegue ligar por cabo ao router, só consegue 1Gbps em Wifi6, mas mesmo isso não é garantido, mas é alcançável.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Rodolfo Santos
Vamos ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos ajudar. 
Obrigado

Reputação 7

Já liguei e nada foi feito.

 

já vi que o apoio ao cliente nos e fantástico.

muito obrigado a todos mas vou Tomás medidas por outra via.

obrigado

 

Bom dia @Rodolfo Santos,

O safari não abre o site https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet ?

Caso não consiga, faculto-lhe um browser que abre.

Obrigado pelo feedback

Já liguei e nada foi feito.

 

já vi que o apoio ao cliente nos e fantástico.

muito obrigado a todos mas vou Tomás medidas por outra via.

obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Meus caros.

 

não tenho of com Windows e já estou farto de me andar a justificar.

o meu serviço está com um problema e como tal é necessário a deslocação do técnico para verificar o mesmo.

tera de ser a nos a mostrar-me se a velocidade que foi contratada esta efectivamente disponível ou não e não o contrário!

caso tal não se verifique tratarei de formalizar as devidas reclamações.

enquanto cliente não tenho de andar com este tipo de situações.

O que quero saber e se a nos vai ou não deslocar um técnico para avaliar esta situação.

Não é um técnico que tem de andar a mexer nos seus equipamentos.

Tem que ser você a testar. Já ligou ao apoio técnico sequer para se começar os despistes?

Meus caros.

 

não tenho of com Windows e já estou farto de me andar a justificar.

o meu serviço está com um problema e como tal é necessário a deslocação do técnico para verificar o mesmo.

tera de ser a nos a mostrar-me se a velocidade que foi contratada esta efectivamente disponível ou não e não o contrário!

caso tal não se verifique tratarei de formalizar as devidas reclamações.

enquanto cliente não tenho de andar com este tipo de situações.

O que quero saber e se a nos vai ou não deslocar um técnico para avaliar esta situação.

Reputação 7

Boa noite,

 

Segue o printcreen tal como solicitado pelo meu pc.

Trata-se de um macbookpro M1 max, de forma a avaliarem se a máquina tem ou não capacidade suficiente na placa de rede!

 

 

 

Esse teste foi também realizado por Wifi, o MacBook Pro não dispõe de placa de rede ethernet. Estava a realizar o teste por cabo?

Como outros utilizadores referiram, pode consultar aqui a tecnologia Wifi disponível no MacBook Pro M1 https://support.apple.com/pt-pt/guide/deployment/dep2ac3e3b51/web é igualmente 2x2 Mimo.

 

Ajudava saber qual o router que a NOS lhe disponibilizou, e a que distância está do mesmo. Acredito que em Wifi 6 o seu portátil se possa aproximar mais de 1Gbps. Em condições ótimos, o que grande parte das vezes pode não acontecer.

 

Boa noite @isplitter,

Este teste não foi realizado em https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

E tem mais velocidade por wifi do que por cabo, sem sentido. Não está a fazer os testes bem. Não tem pc com windows?

Reputação 3
Crachá

Boa noite,

 

Segue o printcreen tal como solicitado pelo meu pc.

Trata-se de um macbookpro M1 max, de forma a avaliarem se a máquina tem ou não capacidade suficiente na placa de rede!

 

 

 

Esse teste foi também realizado por Wifi, o MacBook Pro não dispõe de placa de rede ethernet. Estava a realizar o teste por cabo?

Como outros utilizadores referiram, pode consultar aqui a tecnologia Wifi disponível no MacBook Pro M1 https://support.apple.com/pt-pt/guide/deployment/dep2ac3e3b51/web é igualmente 2x2 Mimo.

 

Ajudava saber qual o router que a NOS lhe disponibilizou, e a que distância está do mesmo. Acredito que em Wifi 6 o seu portátil se possa aproximar mais de 1Gbps. Em condições ótimos, o que grande parte das vezes pode não acontecer.

Segue o teste no site indicado

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rodolfo Santos

A comunidade deu uma óptima ajuda. 

Ligações feitas através do wireless, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar. 
As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades, pelo sugerimos que faça um teste de velocidades no site NOS em nos.pt

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +1

Tenta fazer o teste no https://speedtest.nos.pt/

assim ficas com o id do teste para reportar ao apoio técnico, eles devem pedir-te isso

um bem haja 

Boa noite,

 

Segue o printcreen tal como solicitado pelo meu pc.

Trata-se de um macbookpro M1 max, de forma a avaliarem se a máquina tem ou não capacidade suficiente na placa de rede!

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho @Rodolfo Santos.

A @Ana Lopes e o @Bruno Aleixo prestaram uma boa ajuda sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +1

@Rodolfo Santos,

https://support.apple.com/pt-pt/guide/deployment/dep268652e6c/web

para além do que a @Ana Lopes disse, pelo que vi, para chegares a essa velocidade tinhas que ter uma ligação AX em 5Ghx, o que não existe nos routers da nos, aposto que nem deve estar a fazer uma ligação com norma AC também, mas, como já foi dito, pra confirmar a velocidade real, é usar um pc windows com cabo de rede ligado ao router.

um bem haja 

@Rodolfo Santos

Há vários aspetos que podem interferir com a velocidade do Wifi.

Também importava saber qual o router que a NOS lhe instalou? O Giga Router V3 ( Sagemcom F@st 5657 ), ou o Giga Router Wifi 6 ( Sagemcom F@st 5760 )? Atenção porque os routers são muito parecidos fisicamente. Também é possível que tenha um router mais antigo, mas também Wifi 5. A NOS lançou 3 giga routers (acho), mais o Giga Router Wifi 6.

 

No iPhone, ligado ao GigaRouter V3, 500 Mbps já é muito perto do máximo do que o telemóvel atinge, e é uma boa velocidade.

No caso do iPhone 13, penso que o telemóvel só suporta 2x2 Mimo, embora o router da NOS suporte 4x4 Mimo nos 5Ghz, o telemóvel não o suporta. Para Wifi 5 (802.11ac), acho que não há muito como melhorar a velocidade.

 

De qualquer forma a velocidade por Wifi não está garantida, em nenhum operador, e é difícil de garantir. Depende de muitas variáveis, o chipset no telemóvel, e no router,  a compatibilidade entre eles, a distância entre eles, os dispositivos que se encontram na vizinhança, as barreiras físicas. Por isso é que os procedimentos para testar a velocidade são sempre feitos por cabo.

Reputação 7

Boa noite,

 

neste caso específico estamos a falar de um iPhone 13 Pro

 

Boa noite @Rodolfo Santos,

As condições para realizar o teste são bastante claras, requerem que ligue o computador, através de porta de rede gigabit, ao router com um cabo de rede CAT5E ou superior.

Obrigado

 

 

Boa noite,

 

neste caso específico estamos a falar de um iPhone 13 Pro

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Ficamos a aguardar o seu testemunho sobre este tema @Rodolfo Santos.

O @Bruno Aleixo partilhou também informação relevante sobre este tema. 🙂

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Assim que puder realizarei os testes que solicitam.

depreendo que a velocidade anunciada nada mais é que uma declaração de intenções visto estar dependente de uma série de variáveis, técnicas para se atingir a velocidade contratada!


no entanto informo que quando a velocidade era de 500Mbps não necessitava de nenhum dos requisitos que mencionam para atingir a velocidade máxima. Vejam que até no telemóvel a conseguia obter…..

 

caso se comprove garanto que terei esta informação em consideração aquando da renovação de contrato.

A maior parte dos telemóveis têm placas de rede que só permitem 200 ou 500 mbps em ligação wi-fi, por isso é normal que seja preciso fazer mais testes. 

Imagine isto como um carro amigo, podem vende-lo e dizer-lhe que ele atinge 300 km/h, mas na realidade pra ele atingir essa velocidade é preciso que um conjunto de fatores se verifiquem, como uma boa estrada, bom clima, não haver transito, e nao haverem limites de velocidade. x) 

partilhe qual o modelo e ano do telemóvel que está a utilizar para ver se esse permite 1Gbps de velocidade.

um bem haja 

Assim que puder realizarei os testes que solicitam.

depreendo que a velocidade anunciada nada mais é que uma declaração de intenções visto estar dependente de uma série de variáveis, técnicas para se atingir a velocidade contratada!


no entanto informo que quando a velocidade era de 500Mbps não necessitava de nenhum dos requisitos que mencionam para atingir a velocidade máxima. Vejam que até no telemóvel a conseguia obter…..

 

caso se comprove garanto que terei esta informação em consideração aquando da renovação de contrato.

Comentário