Pergunta

Suporte IPv6

Mostre a primeira mensagem

90 Comentários

Reputação 1

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Nada contra quem escreveu esta mensagem, até porque a decisão final de ativar tal coisa não passa pela mesma. No entanto, começa a chatear um bocado ouvir sempre a mesma resposta por parte do suporte… faz anos!

Quando uma novidade - que nem sequer é novidade neste ponto, é algo básico - demora anos a realmente surgir, temos de começar a duvidar das capacidades de evolução das empresas que fornecem o serviço.

Nestes fóruns encontram-se N tópicos de pessoas que aguardam a ativação do IPv6 faz 5-6 anos ou mais. Em 2011 a NOS dizia que a infraestrutura estava pronta nos seus comunicados de imprensa. Portanto pergunto: se está pronta, qual é a demora?

A piorar a situação encontra-se no facto que até o vosso suporte se encontra com desconhecimento sobre como o sistema funciona. Em tempos contactei o suporte via telefone, a requerer esta ativação, ao qual fui contactado dias mais tarde por alguém que dizia que a “conversão” do IPv4 para o IPv6 encontra-se funcionar e ocorre a nível do sistema, mas que os utilizadores não possuem acesso direto a IPv6.
Resumo: quem explicou não percebe nada do que estava a explicar.

Neste ponto, o IPv6 é algo que não deve ser uma “novidade”, mas sim uma funcionalidade! E a NOS simplesmente se encontra tecnologicamente atrasada. Não existe outra forma de o colocar.

Reputação 2

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

O problema é exactamente esse. Caso surjam novidades.

Podemos ler nas entrelinhas, que não existe previsão.  

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

Obrigada

Reputação 2

Isso é o surreal.

Uma tecnologia disponível na Meo e Vodafone já faz alguns anos. 

Reputação 1

É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.

A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6. 

Ainda mais quando vemos que ambas essas duas tem IPv6 faz ANOS

Reputação 2

É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.

A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6. 

Reputação 1

Estávamos em 2016 quando eu fiz parte dum desses “testes”. Tive IPv6 durante uma semana. Depois disso nunca mais.
E pelo andar da coisa, enquanto todas as operadoras o fornecem por padrão hoje, a NOS é a única que ainda não tem nada.

Portanto, certamente que será implementado para todos, a questão é que o “brevemente” tanto pode ser amanhã como daqui a 10 anos.

Não estao a usar o ipv4 mapeado? Tenho duvidas

Na altura estavam a usar Teredo

Melhor do que nada. Mas desde então, nunca mais vi praticamente.

Reputação 7
Crachá

Estávamos em 2016 quando eu fiz parte dum desses “testes”. Tive IPv6 durante uma semana. Depois disso nunca mais.
E pelo andar da coisa, enquanto todas as operadoras o fornecem por padrão hoje, a NOS é a única que ainda não tem nada.

Portanto, certamente que será implementado para todos, a questão é que o “brevemente” tanto pode ser amanhã como daqui a 10 anos.

Não estao a usar o ipv4 mapeado? Tenho duvidas

Reputação 1

Reputação 7
Crachá +2

Portanto, a NOS é praticamente a única operadora no mercado sem IPv6. 

E ainda se apelidam de inovar.... 🙄 

Na verdade parece que já está em uso .. em alguns casos.

Sim, mas isso será considerado mais um teste do que uso geral. É apenas para um conjunto restrito de utilizadores... 

Quer dizer que está em teste o que significa que poderá ser implementado para todos brevemente.

Reputação 1

Sim, mas isso será considerado mais um teste do que uso geral. É apenas para um conjunto restrito de utilizadores... 

Reputação 3

Bom dia. O meu router, 5.0 v2, recebeu uma atualização da firmware a semana passada e desde então que vem aparecendo nos registos de sistema uma mensagem a cada minuto mais ou menos

Alguém sabe o que significa?

Reputação 7
Crachá +2

Reputação 1

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Bruno Miguel Saraiva Pinheiro e @Guimas

Movemos os vossos comentários para este tópico, pois o mesmo aborda o tema. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

não

A NOS já tem ipv6?

Reputação 7
Crachá +6

Olá pmgsrosa

De momento, não temos novidades sobre o tema, no entanto, assim que surgirem partilharemos com toda a comunidade. :blush:

Obrigada 

Olá @Passas e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora. 

Movemos os nossos comentários para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS.

Obrigada 

Ana, mas quanto à questão em si, quando é que os clientes podem comecar a usar IPv6? (principalmente nos ultimos modelos de routers que não terão, muito provavelmente, falta de suporte a nível de software)

Agradeço-lhe a atenção.

Pedro.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Passas e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora. 

Movemos os nossos comentários para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS.

Obrigada 

pois não sei é se fico a aguardar pelas novidades ou fazer por acontecer

Reputação 7
Crachá +2

Se houver novidades aparecem por aí

Boas não sendo um tema novo, aproveito para questionar uma vez mais quando é expetavel a NOS disponibilizar este serviço ?

Reputação 6
Crachá

Então deixa... está para breve. lol

Reputação 1

Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.

Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…

Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.

Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.

Na NOS é praticamente tudo feito por outsourcing.

Não é assim que funciona neste caso. Ipv6 trata-se de algo das infraestruturas da NOS, não tem nada a ver com outsourcing.

Comentário