Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.
Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.
Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…
A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso. Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.
Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?
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Isto não é micro informatica nenhuma. Nem as regras de PF ficam activas
se soubesses o que é, saberias que sim, é microinformática….
as regras não ficam como?
algumas regras para funcionarem, tens de confirmar que a porta a abrir faz parte do intervalo de dhcp do router.
um bem haja
Isto não é micro informatica nenhuma. Nem as regras de PF ficam activas
Boa tarde @Susana Matos,
Agradecemos a sua mensagem.
O acesso ao router NOS é realizado exclusivamente através da App NOS NET ou em nosnet.pt. Para questões relacionadas com micro informática e ajuda em configurações nessa ótica, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Alguma maneira de aceder FTP fora da rede interna, ou A CGNAT da NOS simplesmente bloqueia tudo?
nem ipv4 nem ipv6 funciona
Bom dia, @Julio.
Agradecemos o seu testemunho. Estamos a acompanhar esta situação por mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve possível.
Obrigado
Boa noite @Julio,
Agradecemos a sua mensagem.
Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.
foi precisamente o que fiz ontem, mas sem sucesso. contactei a linha 16991, apenas pediram para efetuar um reset ao router mas a situação mantem-se.
Obrigado
Boa noite @Julio,
Agradecemos a sua mensagem.
Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.
Obrigado
Estava a funcionar em modo bridge com esta configuração e deixou de funcionar.
Do lado da WAN Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)
Avançado Obter endereço IPv6: DHCPv6 Delegação de prefixo: Habilitar Tamanho da delegação de prefixo: 60 Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS DNS primário: 2606:4700:4700::1111 DNS secundário: 2606:4700:4700::1001
Do lado da LAN LAN (VLAN): 1 Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP Prefixo: Obter da delegação de prefixo WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN ID do prefixo IPv6: 15 Endereço DNS: DNS manual DNS primário: 2606:4700:4700::1111 DNS secundário: 2606:4700:4700::1001
Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.
P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.
Obrigado mas estou a tentar conectividade IPV6 em modo bridge
Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.
P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.
Boas, alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?
Obrigado
Boa tarde @Julio,
Oficialmente não existe IPV6 na NOS.
O tamanho padrão do Prefix Delegation pode variar consoante a política de configuração da rede. Normalmente, são utilizados tamanhos como /56 ou /64 para redes residenciais e pequenas empresas. Em alguns casos, os fornecedores de serviços podem disponibilizar Prefix Delegation com tamanhos superiores, como /48, para clientes empresariais.
Obrigado
Boas, alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?
reset efetuado mas continuo sem conectividade IPV6.
Obrigado
Boa tarde @Julio,
Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C.
Sugerimos que teste novamente e, caso a situação persista, faça um reset ao router.
Obrigado
Bom dia,
durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.
Alguém confirma?
Cumprimentos,
Bom dia @Julio ,
A minha ligação em IPV6 em modo bridge mantém-se.
Obrigado
Bom dia,
durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.
Alguém confirma?
Cumprimentos,
Bom dia,
Assim que existam novidades sobrea disponibilização do IPV6 partilharemos, @Pedro MS
Obrigado
Já se sabe á anos. Está em testes ainda
Em testes ainda? Só se for a direção de tecnologia.
Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).
Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?
Já se sabe á anos. Está em testes ainda
Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).
Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?
No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido…
Errado. Acesso à internet é acesso à internet. Não é acesso às partes da internet que a NOS se acha no interesse de fornecer. Eu contratei um serviço de acesso à internet. Eu não contratei um serviço de acesso aos netflix, aos facebooks e outro que tais.
Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.
A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.
Não. O que a NOS está a prestar não é o serviço de internet. Meia internet não é a internet. Bloquearem certos protocolos com a desculpa de segurança não é o “serviço de internet contratado”.
normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…
um bem haja
Não estou a exigir nada de novo ou avançado. Apenas quero as funcionalidades que já tinha com o router anterior, um router com mais de dez anos.
Estou a ver que a solução não é um router novo mas uma outra operadora que preste um serviço de internet digo desse nome e não goze com os clientes ao sugerir um serviço pago de assistência técnica externa para por a funcionar o serviço que a NOS devia presta em primeiro lugar.
No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido…
O que estás a dizer é avançado sim, utilizadores vulgares só querem saber se têm internet por wi-fi e se dá pra ver netflix. Pings, protocolos, funionalidades, isso tudo é utilziação avançada.
um bem haja
Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.
A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.
Não. O que a NOS está a prestar não é o serviço de internet. Meia internet não é a internet. Bloquearem certos protocolos com a desculpa de segurança não é o “serviço de internet contratado”.
normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…
um bem haja
Não estou a exigir nada de novo ou avançado. Apenas quero as funcionalidades que já tinha com o router anterior, um router com mais de dez anos.
Estou a ver que a solução não é um router novo mas uma outra operadora que preste um serviço de internet digo desse nome e não goze com os clientes ao sugerir um serviço pago de assistência técnica externa para por a funcionar o serviço que a NOS devia presta em primeiro lugar.
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