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Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

Problema resolvido.
Voltei a falar com o apoio tecnico e após breves despistes, e de ter referido ao tecnico a questao do IPV6, ele desligou a opção para testarmos e o acesso foi automático.
Fica novamente uma confirmação que é este o problema como algumas pessoas antes já o tinham confirmado.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @LuisCross
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado


@Guimas finalmente alguem que entende
quando falei com o apoio tecnico dissa ao tecnico a app oficial da UEFA para o Europeu nunca funciona em WIFI. fica em loading e nao passa disso.
Isto deveria ser o suficiente para a despistagem deles, e o fato de eu ter explicado em termos tecnicos que o Router está a fazer broadcast mas nao responde ao ipv6 secalhar ainda complicou…
Mas obrigado pela ajuda.


A pcmedic não te vai mudar nada porque não têm acesso a isso. O apoio da NOS consegue desativar. Eu dou a sugestão de referirem isto: Não tenho acesso a alguns sites na internet. Dizer isto redireciona a despistagem deles para desligamento do ipv6.


@LuisCross por favor aguarde a intervenção dos gestores da comunidade para que esclareçam.

Obrigado.


OK, agora fiquei deveras baralhado, quem não tem acesso a essas informações? os moderadores do forum?
Acho mal mas até consigo acreditar
Onde posso então ter informações sobre essa situação? A nivel oficial e de preferencia por escrito.
Obrigado.

Ps: não é minha intenção estar aqui a reclamar de tudo e todos, pelo contrário.
 


@LuisCross a questão do IPv6 é abordada neste tópico, sugiro que consulte a informação.

De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.

Obrigado.


OK nao me expliquei bem, é claro que tem de ter acesso remoto, a questão é se tem login tecnico que lhes dê acesso a desligar o IPV6, pois no16990 diseram que só eles o podiam fazer e na app askwhizz dizem que tenho de ligar para a linha 16901 mas que eles tb nao tem acesso a desligar o ipv6.
E claro que já dizem que pode ser outra coisa que eu sei que não é !
Eu recuso-me a ligar para uma linha paga quando o problema é da NOS, e está amplamente identificado e é de facilima resolução.
Quanto aos relatórios PCM isso é muito bonito mas nao sei o que eles vão escrever nem tenho como provar seja o que for, logo nunca poderei contestar um relatorio que diga que afinal eu é que sou burro, e nao sei nada disto.


@LuisCross segundo as Condições Gerais PC MEDIC referidas aqui.

“Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento no âmbito de cada apoio telefónico.“

Obrigado.


já agora posso perguntar se a pcmedic tem acesso as definicoes dos routers ?
poruque na linha de apoio 16990 disseram que eles nao tinham...


Boa tarde @LuisCross

Caso se verifique que o motivo do contacto com a PC MEDIC seja da responsabilidade da NOS, e isso conste no relatório, o valor será devolvido em fatura.

Caso contrário, o valor fica ao seu encargo.

Obrigado.


Boa tarde a todos,

Agradecemos o seu testemunho sobre o tema @RGarrido03 e a sua ajuda no resumo e em replicar a situação @isplitter.

Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis e logo que tenhamos mais informações partilhamos através destas vias.

Obrigado


Boa tarde ,
Gostaria de perguntar aos moderadores se é possivel o apoio a cliente da NOS nao ter acesso ás configurações dos routers? e ter de ligar, por indicação deles, para uma linha PAGA?

Eu até fiz todo o despiste tecnico por eles e lhes disse qual o problema e como resolver, e a resposta foi só a outra linha tem acesso.


Eu recuso-me a pagar por problemas tecnicos da NOS, para todos sabermos o que se trata , estou a referir especificamente a falha da NOS na questão do IPV6.

Sendo uma configuração que as outras operadoras nao tem problemas e ate dão acesso a essas configurações aos clientes, o minimo de deveriam fazer era quando lhes pedem desligar o IPV6!

O que já é uma coisa completamente ilógica para se fazer nos dias de hoje, mas se a NOS nao tem o IPV6 a funcionar entao que o desligue para não dar problemas nos clientes.
É inaceitavel pagar quase 100€ mês, não ter WiFi a funcionar normalmente, e ainda me mandarem telefonar para uma linha paga.


@isplitter conforme sabe existe a informação facultada pelo @Mário P.  neste tópico aqui.

“De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.”

Na minha opinião, não concordo que se usem os routers do clientes para testes, exceto se estes forem voluntários para algum tipo de programas específicos. 

Obrigado.


Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

 

O problema é ignorado há meses, parece.. ninguém da moderação do fórum se pronunciou. Vão aparecendo alguns clientes a reportar a situação, mas nem sequer foram corretamente encaminhados para a origem do problema :/

Algumas pessoas tiveram o router substituído 3 vezes por causa disto…

Não há confirmação do Apoio Técnico que seja um problema no IPv6, mesmo para quem acaba por ter o problema solucionado 🙄. Maioritariamente no Android algumas APPs não terem ligação à internet.


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

 

O que acontece atualmente:

  1. Android auto configura IPv6 corretamente:

     

  2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

     

  3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

     

  4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

 

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.

Tenho o mesmo problema. Algumas rotas não estão a ser anunciadas, e o problema não está no DNS.

 

Tive de desativar temporariamente o IPv6 no meu GiGA Router Wi-Fi 6, embora gostava de o ter ativado. Não é algo que seja erro de configuração do lado dos clientes, é mesmo algum problema nos servers da NOS. Alguém da moderação do fórum pode dar uma olhadela neste caso, por favor? Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

 

Sou de Aveiro, para o caso de ajudar em debug, já que provavelmente deve haver rotas pelo Porto e por Lisboa.


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

 

O que acontece atualmente:

  1. Android auto configura IPv6 corretamente:

     

  2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

     

  3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

     

  4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

 

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

 

Boa noite @ANDRII SOKYRKO,

Sugiro que altere os DNS do seu dispositivo:

IPv4 - 1.1.1.1 e 1.0.0.1

IPv6 - 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001

Obrigado.


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 


Agradecemos o seu feedback, @Ruipedrinha

No entanto, infelizmente, não temos informações adicionais que possamos fornecer. 

Caso tenha alguma dificuldade na utilização do serviço de internet, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado, 


Eu estou na Amadora, com serviço DOCSIS e já tenho IPv6.

Router Askey (TCG310J)

 

Mas apenas via LAN. Via WiFi não responde :(


Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.

Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...

Quase um ano depois, e o IPv6 continua “em testes” 😶

 

Testei com um amigo que está em HFC, com um Giga Router v2 (Hitron CHITA-RES).

Em FTTH, no mesmo concelho, para os Giga Router Sagemcom Fast parece estar disponível.

Power Router, continua sem IPv6.


Bom dia @Julio

O @Guimas deu uma boa ajuda. 

De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS. Lamentamos não conseguir ajudar. 

Obrigado, 


A mesma ainda não foi oficialmente implementada, por isso, pode estar a ser colocada e retirada para testes.


Caro João H.
deixamos de ter conectividade  IPV6.


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