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Suporte IPv6



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Boa tarde @Celso Costa e @DJPRMF,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

Trabalhamos de forma continua para levar o melhor serviços a todos os nossos clientes.

Acompanhem todas as novidades sobre os serviços NOS aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

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Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 

Este tópico tem mais de um ano, e antes dele já existiam dezenas de outros.

Eu próprio contactei a NOS sobre esta questão no passado. A resposta foi honestamente cómica… 
Algo na base do “não necessitamos de fornecer IPv6 porque já realizamos a conversão do IPv6 para IPv4”. Sim, dito por uma linha de suporte técnica… que me deixou sem palavras.

Portanto, claramente já se viu que a NOS decidiu ficar parada no tempo. Não é que não tenha capacidade de realizar essa implementação, porque a possui, já possuiu no passado e decidiu desligar por que motivo sabe-se lá…

Sinto-me honestamente triste de ver uma empresa que, quando o IPv6 começou a chegar ao mercado, demonstrou-se empenhada em fazer chegar a mesma a todos os clientes… e hoje essas promessas caíram em pano roto.

Leia-se este artigo de 2011: https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/zon-suporta-ipv6-e-antecipa-o-futuro-da-internet

2011! Estávamos em 2011 quando a na altura ZON apostava em inovar no IPv6 e levar os mesmos a todos os clientes. E eu vi com os meus olhos esses testes acontecerem… 2011… foi à ~11 anos.

Estamos em 2022 hoje… nada.

Tudo por uma simples questão: não é pela falta de IPv6, mas pela falta de levar em diante as promessas de inovação que foram deixadas em anos passados. Apenas e unicamente isso.

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Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 

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Consegue aceder aos manuais dos equipamentos, diretamente, na área de ajuda no site NOS ou, em alternativa, solicitando-o para ser endereçado, @André_G

Consulte o manual em nos.pt

Obrigado

Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

 

Nunca têm , também não têm informações sobre as capacidades dos “Routers” nos como utilizadores precisamos mais do que uma Interface Fisher-Price para trabalhar, não temos regras de firewall, não temos opção de desligar funções certas funções e todos os anos vejo o adicionar de Bloatware na forma de serviços acrescidos que ou não funcionam ou são abandonados ao final de  1 ano (Gestores técnicos não têm acesso aos equipamentos com os logins criados, os acessos são revogados etc, a aplicação de telefone remoto descontinuada, “Eco Wi-FI”, Controlo dos “Routers exclusivamente de forma REMOTA, etc...) e isto leva um cliente a pensar que so querem dar a imagem de uma experiência sem dificuldades quando a realidade é o total oposto.

Já não chega terem 50 panfletos na forma de tópicos colados a frente do fórum que escondem os tópicos de utilizador a descrever a experiência dos mesmos por omissão. Uma pessoa paga +100€ por um serviço pelo qual só providenciam o mínimo de funcionalidades contratualizadas e qualquer outro problema é impossível de resolver assim.

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Crachá +6

Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

Depois de 1 mês de andar a guerra com isto acabei por chegar a conclusão que o modem que eu tenho NOS GIGA ROUTER WIFI 5.0( Ou seja Askey tcg310j) não tem capacidades de distribuir IP’s para outros routers na rede o router manda pedidos e a resposta nunca vêm so quando a gente liga um switch ao switch do “Router” e devido a falta de configurações disponíveis isto é inutilizável.

A melhor parte é que enquanto em modo bridge a resposta é mesma não a prefixos disponíveis.

Isto combinando com a quantidade de informação técnica disponível dos equipamentos da NOS e as suas configurações (nenhuma) faz com que eu tenha que apresentar queixa, porque se eu for a concorrência estas informações estão mais do que expostas ao utilizador com uma única exceção que não têm suporte ainda de IPv6 mas isso não é desculpa para a NOS porque o serviço esta implementado.

 

Pois, é giro activarem IPV6 sem avisar ninguém, nem sequer clientes empresariais.

E depois é ver o SLAAC a anunciar DNS em IPV6, e de repente as máquinas passam a ignorar o DNS da rede interna (configurados via DHCP fora do router, porque o router da NOS não tem flexibilidade para tal...)

Vejam lá se ao menos põe umas opções no router para podermos escolher. Nem toda a gente quer usar os vossos DNS… 


Lá vou ter que ir à pressa comprar um router wifi para meter na porta em modo bridge e tentar resolver isto... 

E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.

 

André,

Parece-me que tem que perceber melhor IPv6 antes de reclamar coma NOS. IPv6 é um protocolo integralmente de Layer 3, não pode usar MACs para reservar IPs em DHCP. IPv6 já não usa ARP para entregar os pacotes fisicamente a clientes na rede local. 

Alem disso suponho que deverá estar a ter distribuição de IPv6 com EUI-64, ou seja, o seu router deve enviar RA (Router Advertisments) para a rede aos pedidos dos clientes (Router Solicitations) e recebem o prefixo da rede e calculam os 64 bits de host sozinhos. Suponho pq não tenho ainda IPv6 da NOS :-(

O DHCP em IPv6 geralmente não trabalha exatamente como em IPv4 mas reservas baseadas em MAC nunca terá. Consegue-o fazer em alguns SOs mas terá de ver o que usar e configurar o DHCP adequadamente (desconfio que nos Routers da NOS isso não deve ser possível).

Pedro.

Ora boas, como o tópico denota já temos com algumas limitações aparentes IPv6 disponível em alguns serviços apesar de não ser altamente publicitado (6/5/2022).

Eu no meu caso descobri ontem que enquanto ligado ao Router Wi-Fi 5.0 um dos meus aparelhos ja detinha uma morada IPv6 e resolução de DNS para serviços exteriores e entretanto tentei atualizar a totalidade da minha rede para poder usufruir destes serviços que a muito tempo já me faziam falta.

Para já vou deixar a minha configuração da rede para não deixar nada tenho o Router Wi-Fi 5.0 ligado em modo bridge a um Edgerouter 8 em modo bridge ligado na porta 4.

E é aqui começa as minhas duvidas e problemas, através do modo bridge na porta 4 qualquer equipamento ligado a mesma não recebe morada nenhuma de IPv6, a única forma de aceder ao serviço IPv6 é através do Router Wi-Fi 5.0 através do DHCP e DNS interno sem capacidade de alterar o mesmo(apenas no caso do IPv6, estas opções mantém-se funcionais no lado IPv4).
E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.

É claro que estou ciente do fato de poder alterar o tempo de lease para o IPv4 mas não podendo fazer o mesmo para o IPv6 causa problemas enormes no lado do encaminhamento de tráfego do lado do segundo router devido ao funcionar em DHCP para o IP externo.

 

E aqui esta as minhas questões eu nem sequer vou tentar as linhas de apoio que já sei que nem devem de estar informadas a estas questões:

Quando é que o Modo bridge na porta 4 passa a trespassar a morada IPv6 para os outros equipamentos;

Como é que eu faço o Bind das moradas IPv4 e IPv6 no Router Wi-Fi 5.0;

E como é que eu não tenho um aneurisma como consumidor privado a tentar configurar estas questões visto que a falta de transparecia da parte da NOS nas funcionalidades dos equipamentos e na implantação de “Tecnologias Novas” que por si trazem novos problemas e desafios  de segurança na minha rede?

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Crachá +3

Boa noite @pmgsrosa,

Agradecemos a sua mensagem. 

De momento não temos informações sobre este tema. Logo que surjam novidades serão partilhadas pelos meios habituais.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá pmgsrosa

De momento, não temos novidades sobre o tema, no entanto, assim que surgirem partilharemos com toda a comunidade. :blush:

Obrigada 

 

Boa tarde Ana, neste momento os routers já têm a aba IPv6 mas como “inativo”. Já há previsão? É necessário efetuar alguma ação? (para utilização no router ou na porta 4/bridge).

 

Agradeço a atenção.

Pedro.

Nada ainda.

Olá pmgsrosa

De momento, não temos novidades sobre o tema, no entanto, assim que surgirem partilharemos com toda a comunidade. :blush:

Obrigada 

 

Boa tarde Ana, neste momento os routers já têm a aba IPv6 mas como “inativo”. Já há previsão? É necessário efetuar alguma ação? (para utilização no router ou na porta 4/bridge).

 

Agradeço a atenção.

Pedro.

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Crachá +6

Boa tarde @Bakuras
Agradecemos a manifestação de interesse. 

De momento, não temos novidades. Assim que existam partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado.

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Boa tarde, 

 

Alguma novidade sobre este tema? Para quando ipv6? 

 

Algum plano, expectativas? Seria importante o cliente saber qual o rumo que a NOS pensa em tomar.

A NOS não se revê na atuação que descreve, @LucasMoraes

A sua observação está pública, à semelhança das diversas demonstrações de interesse no IPV6. Cabe à moderação organizar e manter a informação organizada na nossa comunidade. 
Se tiver alguma questão ou sugestão, por favor, partilhe connosco. 

Estamos aqui para ajudar.  

Então a Sugestão está feita, 2022 o Mundo sem disponibilidade ipv4, a demanda sobre o ipv6 é real e mundial, e tenho certeza que toda infraestrutura da NOS já trabalha com equipamentos compatíveis com Tal tecnologia, basta alguém tomar alguma atitude, porque esse problema impacta todos os clientes NOS.

 

Reputação 7
Crachá +6

A NOS não se revê na atuação que descreve, @LucasMoraes

A sua observação está pública, à semelhança das diversas demonstrações de interesse no IPV6. Cabe à moderação organizar e manter a informação organizada na nossa comunidade. 
Se tiver alguma questão ou sugestão, por favor, partilhe connosco. 

Estamos aqui para ajudar.  

@Mário P. é triste ver uma empresa do tamanho da NOS, atrasada e escondendo os problemas que seus clientes passam! 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum @LucasMoraes

@Guimas e @LucasMoraes, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema do IPV6 já é abordado. Assim, garantimos a boa organização do fórum como a informação. 

Assim que surjam novidades partilharemos, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

A NOS não usa sequer ipv6. O apoio tecnico não presta apoio nessas questões também por isso que é tudo remetido para a pcmedic. Para correção é 0,45cents/min

Sou Engenheiro da computação e utilizo a internet para trabalhar, estou com uma demanda acesso a servidores com apenas IPV6, e me deparei com o problema de não ter conexão a rede externamente, liguei ao suporte da NOS, e os técnicos totalmente despreparados, o primeiro não sabia se quer o que era IPV6 kkkkkkk, e o segundo me mandou ligar para o 16991, onde um parceiro iria configurar meu computador para acessar a rede e isso segundo ele tem custo de 41 centimos por minuto, kkkkkk uma vergonha não resolvem nada e em pleno 2022 não tem por defeito acesso a rede ipv6, preciso trabalhar e não posso por ter um serviço de internet de uma empresa ATRASADA no tempo, parece que a NOS vive em 2010.

Reputação 5
Crachá

É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!

boa noite, pelos vistos o ipv6 ainda está por chegar certo? e é se chegar..

Reputação 1

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Nada contra quem escreveu esta mensagem, até porque a decisão final de ativar tal coisa não passa pela mesma. No entanto, começa a chatear um bocado ouvir sempre a mesma resposta por parte do suporte… faz anos!

Quando uma novidade - que nem sequer é novidade neste ponto, é algo básico - demora anos a realmente surgir, temos de começar a duvidar das capacidades de evolução das empresas que fornecem o serviço.

 

Nestes fóruns encontram-se N tópicos de pessoas que aguardam a ativação do IPv6 faz 5-6 anos ou mais. Em 2011 a NOS dizia que a infraestrutura estava pronta nos seus comunicados de imprensa. Portanto pergunto: se está pronta, qual é a demora?

 

A piorar a situação encontra-se no facto que até o vosso suporte se encontra com desconhecimento sobre como o sistema funciona. Em tempos contactei o suporte via telefone, a requerer esta ativação, ao qual fui contactado dias mais tarde por alguém que dizia que a “conversão” do IPv4 para o IPv6 encontra-se funcionar e ocorre a nível do sistema, mas que os utilizadores não possuem acesso direto a IPv6.
Resumo: quem explicou não percebe nada do que estava a explicar.

Neste ponto, o IPv6 é algo que não deve ser uma “novidade”, mas sim uma funcionalidade! E a NOS simplesmente se encontra tecnologicamente atrasada. Não existe outra forma de o colocar.

 

Reputação 2

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

 

O problema é exactamente esse. Caso surjam novidades.

Podemos ler nas entrelinhas, que não existe previsão.  

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