Header

Problemas constantes com o GiGa Router v2 (HITRON)


Boa Noite.

 

Tenho um problema com o meu router, o HITRON, mais conhecido como “GiGa Router v2”.

Como já me expressei aqui no fórum, tenho o problema que muita gente tem que são as comuns quebras de internet, cujo router continua a funcionar normalmente, mas a velocidade de upload e download ficam extremamente baixas, impossibilitando chamadas de teletrabalho e até mesmo sessões de jogos online.

 

Para terem como referência, esta é a velocidade quando está normal:

E esta é a velocidade quando ocorre as quebras:

 

O resumo dos meus problemas desde Outubro/Novembro até agora:

Para aí em Outubro/Novembro de 2021 trocaram o nosso Power Router por este HITRON, desde então tem sido problemas atrás de problemas.

Era sempre quebras constantemente de 1 em 1 ou 2 em 2 semanas.

Primeiro pensou-se que a velocidade do nosso pacote não era o suficiente, então mudámos para a UMA com 1 GBPS de velocidade internet.

Os problemas persistiam, mesmo após a troca do pacote, por isso chamou-se a assistência.

A assistente deu-me a solução de reiniciar o router para ver se solucionava o problema, mas disse para ligar de novo caso ocorresse a tal quebra.

Ora, voltam a ocorrer as quebras e volto a ligar para a assistência técnica, explico o que me disseram e o problema que estava a ocorrer na altura e redirecionaram-me para um técnico especializado. Este técnico analisou os dados e concluiu que havia problemas e marcou um dia para vir um técnico a casa.

Veio o técnico e substituiu o router e a situação piorou, passando a ser quebras de 1 em 1 ou 2 em 2 dias.

Para além disso, raramente, o router decide-se reiniciar por conta própria.

 

Desde então tentei arranjar soluções por conta própria, adquirindo um access point, tentar cortar o uso de cabos coaxiais a pensar que podia ser ruído e comprar uma Apple TV, e nada!

Fiz as minhas pesquisas e concluí que o problema está no router em si, especialmente porque já foi mencionado por um utilizador aqui no fórum o seguinte:

“O problema está mais do que identificado. O Router v2 tem um chipset puma que tem uma falha grave e aparentemente impossivel de corrigir. (...) Nos EUA até processos em tribunal a Intel teve graças a este chipset Puma.”

 

Entretanto liguei no sábado, dia 19 de Março, a tentar perguntar se era possível trocar por um ASKEY (GiGa Router v1), já que é o mesmo a nível de hardware mas é mais estável a nível de tráfego, mas rejeitaram o pedido devido ao contrato e a regras da empresa.

 

Hoje liguei mais 2 vezes por causa do assunto, e relembro que tenho tido problemas com este router desde Outubro/Novembro (desde que me foi instalado) até HOJE , mas à primeira recebi a típica solução de reiniciar o router, coisa que eu sei que não resolve o meu problema.

À segunda tentativa pensei que iria ter solução, mas estava enganado. O assistente que me atendeu foi simpático e atentivo ao problema, isso admito, fazendo um relatório do meu problema e enviando à assistência técnica o relatório, notificando também o meu pedido de querer passar do HITRON (v2) para o ASKEY (v1) e informou-me que iria ser contactado hoje até às 21:30 ou amanhã.

Recebi a chamada às 20:50, o técnico verificou o relatório e rejeitou a possibilidade de fazer a troca do GiGa Router v2 para o v1, e pediu para fazer reset de fábrica para verificar os dados e ver se “solucionava” o problema, coisa que eu informei que não resulta sendo que já tinha testado essa solução no dia 25 de Dezembro de 2021 (quando se instalou o access point) e o problema persistia, mas lá fiz o que o técnico me pediu e fez-se os testes de velocidade.

Entretanto eu tentei insistir com o técnico para a troca do router, informando que eu sei que o problema é mesmo do router e que mais clientes se queixam do mesmo, ao qual o técnico responde a dizer que não sabe de tais feedbacks negativos sendo que ouve só “feedbacks positivos” em relação ao router, o que dúvido sinceramente, e informou-me que não era possível fazer a tal troca do v2 para o v1.

Sendo assim eu tentei insistir em substituírem-me o router para outro v2, dizendo que eu sei que as chances do 3º aparelho ter os mesmos problemas que este 2º aparelho eram bastante altas, mas que preferia correr o risco sendo que eu estou num impasse e não tenho volta a dar, não posso pedir a troca para um aparelho estável, nem posso pedir a troca para o router da geração seguinte porque sou cliente HFC e não FTTH, ou seja, estou preso durante 2 anos a um contrato de serviço com um aparelho defeituoso que necessito bastante no meu dia-a-dia. Mesmo após este pedido, já desesperado, o técnico rejeitou a troca do aparelho, afirmando que agora tinham que ver como ficavam os dados e se o problema persistia ou não.

 

Eu já não sei mais o que fazer infelizmente, eu tento arranjar soluções para o meu problema e a NOS só me mete um muro à frente…

 

Qualquer ajuda neste assunto seria apreciada.

 

Com os melhores cumprimentos,

Nuno R.


7 Comentários

Meu dito, meu feito, quebras outra vez.

Contactei o 16990 outra vez, o assistente foi muito simpático, vai informar os técnicos especializados de novo e a realçar o pedido para trocarem para o ASKEY (GiGa Router v1) devido a estar constantemente a ligar à assistência técnica, especialmente nestes últimos 3 dias, e que foram já realizados vários despistes.

Também vai realçar o facto de estar com estes problemas desde o 1º aparelho que me deram lá para Outubro/Novembro de 2021 e que o 2º aparelho tem os mesmos problemas que o 1º.

 

Vou aguardar ser contactado pelos técnicos, veremos se terei sorte.

Reputação 7
Crachá +2

Contactei o 16990 outra vez, o assistente foi muito simpático, vai informar os técnicos especializados de novo e a realçar o pedido para trocarem para o ASKEY (GiGa Router v1) devido a estar constantemente a ligar à assistência técnica, especialmente nestes últimos 3 dias, e que foram já realizados vários despistes.

Também vai realçar o facto de estar com estes problemas desde o 1º aparelho que me deram lá para Outubro/Novembro de 2021 e que o 2º aparelho tem os mesmos problemas que o 1º.

 

Vou aguardar ser contactado pelos técnicos, veremos se terei sorte.

De acordo com regras da empresa não há trocas entre versões. Eles deixarem o pedido não serve de nada.

Contactei o 16990 outra vez, o assistente foi muito simpático, vai informar os técnicos especializados de novo e a realçar o pedido para trocarem para o ASKEY (GiGa Router v1) devido a estar constantemente a ligar à assistência técnica, especialmente nestes últimos 3 dias, e que foram já realizados vários despistes.

Também vai realçar o facto de estar com estes problemas desde o 1º aparelho que me deram lá para Outubro/Novembro de 2021 e que o 2º aparelho tem os mesmos problemas que o 1º.

 

Vou aguardar ser contactado pelos técnicos, veremos se terei sorte.

De acordo com regras da empresa não há trocas entre versões. Eles deixarem o pedido não serve de nada.

Sendo assim não sei mais o que fazer, claramente o v2 é problemático, trocar por outro v2 não deve resolver nada já que tem grandes chances se ter os mesmos problemas, tenho a certeza disso, afinal não é à toa que o segundo aparelho que temos tem os mesmos problemas que o primeiro.

A única solução que vejo para o problema é mesmo ir para o v1, se nem isso me vai ser possível após tantas chamadas para a assistência técnica e após meses cheio de problemas, então não sei o que faça.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Nuno R.,

Lamentamos a situação. 

Sendo que este tema já se encontra a ser acompanhado por uma equipa especializada, pedimos que aguarde contacto dos mesmos.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @João H. ,

Já esteve aqui o técnico e foi feita a troca do router, agora é ver se está tudo bem e se não há mais problemas.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Nuno R.,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema.

Caso surja alguma situação, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário