Header
Pergunta

PowerLine


Boa tarde,

existe alguma incompatibilidade do uso de powerline com o router da NOS? Como a minha casa é um pouco grande e o router não tinha cobertura em especial na cave e quartos, comprei com a ajuda de um técnico da Worten uma power line, acontece que a mesma desliga-se frequentemente voltando a ligar-se após alguns segundos. Esta situação já começa a chatear, a minha mulher é professora, está a dar aulas online no escritório que está na cave e está sempre com cortes na net.

Agradeço uma solução,

Miguel Santos


31 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @H.L.S.

Confirme-nos, por favor, aquilo que pretende é uma interligação de rede pelas tomadas RJ45 é isso? 

Obrigado

Não sei se o problema são os PowerLine que não funcionam correctamente ao impedirem o router de funcionar como deve ser, ou se se trata de uma insuficiência do router de não estarem protegido em relação às interferências dos PowerLine.

A solução é utilizar repetidores como os PLUMES (utilizados pela NOS) ou os DECO M5 da TP Link. Estes equipamentos são rpetidores de WiFi e não comunicam pelas linhas de corrente eléctrica contrariamente aos Powerline.

Reputação 7
Crachá +2

Ou tenta arranjar alguma maneira de eles funcionarem corretamente ou pela NOS, recomenda os PLUMES.

Obrigado pelo pedido de precisões.

Experimentei de facto as quatro portas Ethernet do router com a confirmação do mesmo resultado.
O router, não sei porque nome é conhecido, mas a indicação do fabricante é Hitron, Chita Hubs. Espero que seja suficientemente discriminatório como resposta.

O problema é conhecido da NOS porque um técnico que interveio hoje pediu logo para retirar os Powerline como sendo a causa quase certa do problema . O que imediatamente confirmamos.

A presença na rede dos Powerline interfere com o router sem que eu possa designar “um culpado” nem mesmo perceber o tipo de interferência que provoca este disfuncionamento.

A minha dificuldade é que o WiFi do router é insuficiente para chegar à televisão e à box UMA que se encontra a 15 metros ...

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @H.L.S.,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Diga-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Testou a utilização de outras portas LAN?

Obrigado 

Bom dia,

Eu que sou um utilizador de Powerlines há longos anos acabo de ter o problema. Se ligar o RJ45 do Powerline ao router a velocidade de transferência cai de 500 Mbps para 3 Mps, quer comunique por WiFi ou por cabo Ethernet directo ao router. A presença do Powerline ligado ao router peturba a este ponto o funcionamento do router da NOS. Da leitura desta troca de mensagens percebo que se passa a mesma coisa com outros CPLs (ou todos os outros ?) .

Fiquei surpreendido que a simples presença de um CPL (conectado) perturbe a esse ponto o router. A perturbação é evidentemente pela rede (LAN) local, não pela rede elétrica.

A recomendação parece ser de utilizar repetidores em vez de CPLs (é aliàs o que a NOS pratica agora).

Boa tarde @Cesteiro,

Agradecemos o seu testemunho.

Sendo que o decréscimo da velocidade de acesso apenas ocorre quando ligado através dos powerlines, sugerimos que reconfigure os mesmos, verificando também a rede interna da sua residência. 

Obrigado

Não, basta ligar o power ao router eu estou ligado também por outra porta no router nem preciso de me ligar aos power

Mas estando os powerline ligados nada a fazer. Tem que desligar e resetar o router para estabilizar.

Correto estabiliza por minutos.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Cesteiro,

Agradecemos o seu testemunho.

Sendo que o decréscimo da velocidade de acesso apenas ocorre quando ligado através dos powerlines, sugerimos que reconfigure os mesmos, verificando também a rede interna da sua residência. 

Obrigado

Não, basta ligar o power ao router eu estou ligado também por outra porta no router nem preciso de me ligar aos power

Mas estando os powerline ligados nada a fazer. Tem que desligar e resetar o router para estabilizar.

Boa tarde @Cesteiro,

Agradecemos o seu testemunho.

Sendo que o decréscimo da velocidade de acesso apenas ocorre quando ligado através dos powerlines, sugerimos que reconfigure os mesmos, verificando também a rede interna da sua residência. 

Obrigado

Não, basta ligar o power ao router eu estou ligado também por outra porta no router nem preciso de me ligar aos power

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Cesteiro,

Agradecemos o seu testemunho.

Sendo que o decréscimo da velocidade de acesso apenas ocorre quando ligado através dos powerlines, sugerimos que reconfigure os mesmos, verificando também a rede interna da sua residência. 

Obrigado

Compreendo mas a grande possibilidade é o router a mais pequena serão as powerlines. São várias as possibilidades para que o problema esteja a acontecer. Quanto às actualizações verifique nos site do fabricante e não só no equipamento.

https://www.strong.tv/pt/products/powerline/powerlwf500duoeu

 

Isto não é um bicho de 7 cabeças, mais simples impossível….

Reputação 7
Crachá +1

Compreendo mas a grande possibilidade é o router a mais pequena serão as powerlines. São várias as possibilidades para que o problema esteja a acontecer. Quanto às actualizações verifique nos site do fabricante e não só no equipamento.

Boa tarde, sem saber que equipamentos tem, a teoria passa sempre por configurações das powerlines no router e tocar em coisas simples nas configurações das powerlines. Se são de marcas diferentes, incompatibilidades acontecem por isso importa saber fazer essas configurações no router. E, o que muitos não fazem, ter tudo actualizado.
 

São 3 peças da marca Strong comprados a menos de um ano na Amazon, não existem mais firmwares disponíveis para o equipamento o que me leva a crer que estão atualizados. 
 

O que eu tinha dito é que tenho outro par de uma outra marca e se usar também me dá o mesmo problema.

 

Uso powerlines a mais de 15 anos nunca tive um problema desta ou de outra natureza.

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde, sem saber que equipamentos tem, a teoria passa sempre por configurações das powerlines no router e tocar em coisas simples nas configurações das powerlines. Se são de marcas diferentes, incompatibilidades acontecem por isso importa saber fazer essas configurações no router. E, o que muitos não fazem, ter tudo actualizado.
 

Olá @Cesteiro,

Pedimos, por favor, que faça um teste de velocidade por cabo de rede, aqui.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigada

Tenho o cabo ligado do portatil ao vosso router, quando ligo um powerline na eletricidade com um cabo ligado ao router a velocidade verificada no portatil que liga ao router usado essa pagina cai drasticamente de 800mb para 30mb, isto acontece-me nos 2 powerlines de marcas distintas,

Inês já fiz isso com um colega seu estou a espera de contato vai para 2 dias se quiser pode-me ligar e fazemos em conjunto,  o que percebo é que vocês são primeira linha de suporte e dificilmente vão conseguir resolver….

A NOS não tem nenhum tipo de atualização ou protocolo. Isso não existe. A NOS não lhe vai ajudar em velocidades com os seus powerlines.

Caro Guimas

O problema de velocidade está no router não no powerline. Já agora como sabe que a NOS ultimamente não fez nenhuma melhoria de segurança nos seus serviços?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Cesteiro,

Pedimos, por favor, que faça um teste de velocidade por cabo de rede, aqui.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigada

Tenho o cabo ligado do portatil ao vosso router, quando ligo um powerline na eletricidade com um cabo ligado ao router a velocidade verificada no portatil que liga ao router usado essa pagina cai drasticamente de 800mb para 30mb, isto acontece-me nos 2 powerlines de marcas distintas,

Inês já fiz isso com um colega seu estou a espera de contato vai para 2 dias se quiser pode-me ligar e fazemos em conjunto,  o que percebo é que vocês são primeira linha de suporte e dificilmente vão conseguir resolver….

A NOS não tem nenhum tipo de atualização ou protocolo. Isso não existe. A NOS não lhe vai ajudar em velocidades com os seus powerlines.

Olá @Cesteiro,

Pedimos, por favor, que faça um teste de velocidade por cabo de rede, aqui.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigada

Tenho o cabo ligado do portatil ao vosso router, quando ligo um powerline na eletricidade com um cabo ligado ao router a velocidade verificada no portatil que liga ao router usado essa pagina cai drasticamente de 800mb para 30mb, isto acontece-me nos 2 powerlines de marcas distintas,

Inês já fiz isso com um colega seu estou a espera de contato vai para 2 dias se quiser pode-me ligar e fazemos em conjunto,  o que percebo é que vocês são primeira linha de suporte e dificilmente vão conseguir resolver….

Sempre tive power lines tenho 2 marcas difere E agora do nada sempre que ligo a net baixa de 800 para 10mb, não sei o que dizer deste serviço da Nos.

Se acontece com as powerline o que tem a ver com o serviço da NOS?

Isso gostava eu de saber, nunca tive problemas os power estao bons, gostava de saber por parte da equipa de engenharia se aplicaram alguma atualização ou protocolo de segurança de redes recentemente que me  possa estar a afetar os meus equipamentos.

Olá @Cesteiro,

Pedimos, por favor, que faça um teste de velocidade por cabo de rede, aqui.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigada

Tenho o cabo ligado do portatil ao vosso router, quando ligo um powerline na eletricidade com um cabo ligado ao router a velocidade verificada no portatil que liga ao router usado essa pagina cai drasticamente de 800mb para 30mb, isto acontece-me nos 2 powerlines de marcas distintas,

Reputação 7
Crachá +2

Sempre tive power lines tenho 2 marcas difere E agora do nada sempre que ligo a net baixa de 800 para 10mb, não sei o que dizer deste serviço da Nos.

Se acontece com as powerline o que tem a ver com o serviço da NOS?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Cesteiro,

Pedimos, por favor, que faça um teste de velocidade por cabo de rede, aqui.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigada

Sempre tive power lines tenho 2 marcas difere E agora do nada sempre que ligo a net baixa de 800 para 10mb, não sei o que dizer deste serviço da Nos.

Reputação 7
Crachá +1

Sim, com uma Powerline Devolo Mesh WiFi 2 Multiroom Kit, não voltei a ter falhas. O problema é o preço do equipamento, mas enfim, se não falhar, compensa…  

 

 

 

 


Só uma achega posterior porque não cheguei a tempo.

 

O problema como alguns referiram tinha a ver com algum apoio do fabricante e ou do vendedor para esclarecer os problemas do cliente.

Não duvido que haja interferência dos routers NOS nos powerlines até porque sou utilizador há muitos anos de vários e sei que o router 4 tem incompatibilidades com alguns e que o 5v1 tem outras questões com os meus. Não tenho esses cortes que poderão resultar da conjugação da localização do ponto final na instalação elétrica por causa da interferencia da mesma.

Em caso análogo ao seu, o que noto é a limitação assinalável da velocidade máxima disponível por causa da própria instalação. Mas se atribuo alguns problemas dos meus powerlines à relação com os routers da NOS essa questão é resultante da minha instalação elétrica e não pode ser assacada à NOS.

Os Magic além de mais caros podem ter outros resultados por usarem uma tecnologia powerline diferente (Gh.n) que pode ajudar a superar as dificuldades. Mas também acredito que não sejam os únicos pois sei que tenho resultados diferentes entre powerlines diferentes sem meter a variante Magic ao barulho.

 

A alegação de que a NOS colocaria interferências para incentivar a opção pelos Plume (ou PowerWifi atuais) é que me parece desnecessária da parte do vendedor, por não me parecer fundamentada e até algo descabida… Se apresentasse o problema à NOS até acredito que com jeitinho lhe oferecessem um par deles para resolver a questão sem custos para si...

Sim, com uma Powerline Devolo Mesh WiFi 2 Multiroom Kit, não voltei a ter falhas. O problema é o preço do equipamento, mas enfim, se não falhar, compensa…  

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @MIGUEL ÂNGELO SOARES SANTOS e @Guimas

Lamentamos a demora na resposta. 

@MIGUEL ÂNGELO SOARES SANTOS, verificou melhorias no seu serviço de internet? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Comentário