Header
Pergunta

Pessima qualidade do serviço de internet (e comunicações)


Reputação 2

Tenho o router antigo da nos… O da parte de trás azul que surge nesta imagem.

E mesmo aqui no fórum tenho-me queixado imenso. De tantas queixas, até já me substituiram o router que tinha por outro igual… Mas não adiantou de nada pois o desempenho do dito cujo manteve-se exatamente igual ao do anterior… Enfim...

Agora, com o lockdown de janeiro, as minhas queixas simplesmente atingiram níveis estratosféricos. De tal modo que comecei a monitorizar o desempenho do meu acesso à net. Ilustro o que se passa com um simples ficheiro csv onde se pode ver que a qualidade da minha net é simplesmente terrível!!!!

FICHEIRO

Vivo no centro de Aveiro (junto à Avenida principal, num prédio relativamente novo onde o sistema de comunicações foi instalado pela então zon…). Nas últimas três horas, mais de uma hora estive sem quaisquer comunicações (sem internet e sem telefone). O meu telemóvel não é NOS, pelo que não tenho nem posso ter o NOS4… Acho que por isso devo merecer um serviço de pior qualidade… Percebo mas fico com imensa vontade de não continuar a ser cliente NOS...

As reuniões online desta semana têm sido verdadeiros suplícios... Sou professor no ensino superior, a minha mulher é professora no ensino secundário e básico e os meus filhos estudantes universitários… Enfim, DEPOIS DE MAIS DE UMA HORA A TENTAR CONTACTAR O CALL CENTER da NOS, só me agendaram uma visita dos técnicos para DAQUI A 3 DIAS!!!!!! Estou para ver como vamos trabalhar em casa nos próximos 3 dias...


8 Comentários

Reputação 2

Volto a disponibilizar o ficheiro csv, desta vez sem previlégios de edição… Por lapso alguém podia apagá-lo ou modificá-lo… FICHEIRO

Reputação 7
Crachá +2

O problema não está no router .. está no sinal. Aparentemente fizeram bem em marcar a equipa técnica. Resta aguardar.

Reputação 2

As minhas atuais queixas são potenciadas pelo (fraco) sinal que estou a receber agora. É que há muito me queixo de que a menos de meio metro do router fico/ficamos sem sinal wireless sem qualquer justificação, ao mesmo tempo que isso não ocorre numa máquina que esteja diretamente ligada ao router por cabo. O melhor é também monitorizar o sinal wi-fi do router para ver a qualidade da transmissão... É que a instabilidade é tal que torna impossível manter uma simples sessão no zoom gerida por mim... Já agora, que outra explicação pode haver para a perda de sinal a menos de 50 cm do router acontecer com um telemóvel android, um iPad e um PC portátil? Ao mesmo tempo? E com routers diferentes?

Reputação 7
Crachá +2

As minhas atuais queixas são potenciadas pelo (fraco) sinal que estou a receber agora. É que há muito me queixo de que a menos de meio metro do router fico/ficamos sem sinal wireless sem qualquer justificação, ao mesmo tempo que isso não ocorre numa máquina que esteja diretamente ligada ao router por cabo. O melhor é também monitorizar o sinal wi-fi do router para ver a qualidade da transmissão... É que a instabilidade é tal que torna impossível manter uma simples sessão no zoom gerida por mim... Já agora, que outra explicação pode haver para a perda de sinal a menos de 50 cm do router acontecer com um telemóvel android, um iPad e um PC portátil? Ao mesmo tempo? E com routers diferentes?

 

Extensores / powerlines por exemplo. 

Reputação 2

A meio metro do router? Deve estar a brincar comigo... Só pode... Instalo um extensor ou um powerline para me sentar na secretária onde trabalho, a meio metro do router para quê? Enfim... Já fui gastar dinheiro a comprar 4 powerlines para que cada uma das máquinas que usamos não ter problemas com a net... mas com os telemóveis e iPad junto do router não dá…

A minha saga com a NET... Ou melhor sem ela... Continua... Toda a manhã com o sinal aos soluços, para agora não ter nenhum sinal (faz 25 minutos que assim estou)... E ainda venho ler uma sugestão estapafúrdia aqui...

Reputação 7
Crachá +2

A meio metro do router? Deve estar a brincar comigo... Só pode... Instalo um extensor ou um powerline para me sentar na secretária onde trabalho, a meio metro do router para quê? Enfim... Já fui gastar dinheiro a comprar 4 powerlines para que cada uma das máquinas que usamos não ter problemas com a net... mas com os telemóveis e iPad junto do router não dá…

A minha saga com a NET... Ou melhor sem ela... Continua... Toda a manhã com o sinal aos soluços, para agora não ter nenhum sinal (faz 25 minutos que assim estou)... E ainda venho ler uma sugestão estapafúrdia aqui...


Eu respondi-lhe á sua pergunta. ( dei um exemplo). Você é que está confuso, não foi nenhuma sugestão, leia novamente o seu post e depois o meu.

Reputação 2

Caro Guimas, tal como eu dizia, o problema estava mesmo no router. Aliás, os técnicos nem admitiram outra explicação, já que chegaram e começaram logo a instalar um novo aparelho. Finalmente substituiram  o dito cujo por um novo, de modelo diferente (e não por outro igual, que me mantinha permanentemente insatisfeito). Se o tivessem feito aquando da anterior visita (no ano passado), evitariam o meu transtorno subsequente e este meu mau “mouth to mouth”… Espero que esta solução me volte a tornar num cliente mais satisfeito com os vossos serviços (só falta mesmo arranjarem a tão prometida e ansiada app para a minha Box android TV nativa).

Justiça seja feita. Tenho que agradecer e elogiar a resposta dada pela empresa ao meu problema. Nâo foi no tempo que a minha aflição pedia (a minha filha fez ontem um exame online e a net, como não podia deixar de ser, caiu durante a prova), mas foi no tempo possível aos recursos disponíveis na empresa. Percebo e entendo a questão da escassez. E o que interessa é que me resolveram o problema (espero eu).

Quanto à última intervenção do Guimas, espero que perceba que terminando eu com uma questão (“Já agora, que outra explicação pode haver para a perda de sinal a menos de 50 cm do router acontecer com um telemóvel android, um iPad e um PC portátil? Ao mesmo tempo? E com routers diferentes?”) e lendo o seu singelo e lacónico post (“Extensores / powerlines por exemplo.”), só posso interpretar como uma sugestão para resolver o problema. É que a 50 cm do anterior router a ausência do equipamento que refere não podia ser a explicação para o problema do wifi que eu acabava de reportar, mas unicamente uma possível resolução para as dificuldades que eu vivenciava… Caso contrário, todos os routers teriam que vir com powerlines e extensores para poderem funcionar com wifi… absurdo, certo???… Mas enfim… Com a quantidade de respostas que costuma dar, percebo que nem sempre se consiga expressar da forma mais eficiente. É que a sua resposta não surge na sequência da pergunta inicial, mas sim após o comentário que acabo de citar. Acresce que quando li a sua resposta estava furibundo por a net me ter voltado a cair. Agradeço, no entanto, as suas palavras e a intenção de ajudar.

Reputação 7
Crachá +6

Olá a @Carlos FTA e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora na resposta. 

@Carlos FTA, para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Comentário