Header

Internet no telemóvel com boa velocidade e internet fixa de uma qualidade "incrível"


Vamos lá por partes.

Eu tenho subscritos, sem fidelização, o serviço de Internet Fixa 40 Mbps / 4 Mbps à qual acedo com um router Huawei E5172AS-22 e tenho uma cartão NOS com o tarifário Tudo, com 3 GB, que pago à fatura. Além do telefone fixo. No total pago 40,69€ + 17,73€, respetivamente, totalizando 58,42€.

Ora acontece que a internet no telemóvel possui sempre uma prestação acima da média enquanto que a Internet fixa anda sempre abaixo do limite que pode ser considerado razoável. Eu compreendo, caso haja utilização intensiva, que operador baixe a velocidade de forma a manter um acesso razoável para os seus clientes. Agora não compreendo é porque os clientes da internet no telemóvel têm direito a um melhor serviço de acesso. Em anexo envio uma amostra dos testes que tenho efetuado.

Eu testei o acesso sem mais equipamentos ligados à rede e testei o router mesmo à janela com ela aberta. O resultado é sempre o mesmo. Não sei porque mas esta situação acontece mais vezes quando num mês faço um download um bocado maior como foi o caso deste mês aquando do download de um video jogo que comprei online para a plataforma da Origin com o tamanho à volta de 50GB. Coincidências!?

Não tenho tido muitas razões de queixas mas isto começa a aborrecer e é chato.
Além deste serviço ainda tenho em separado, em casa, o serviço de televisão por satélite com a SPORTV. São sensivelmente 1200€ por ano. 💔


9 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Tás a fazer o teste por wifi, pode influenciar um bocado a velocidade. Consegues fazer o teste por cabo de rede?
É basicamente igual. A rede wifi é de 5Ghz sempre é melhor qie o protocolo a 2.4 Ghz. A umtima vez que isto me estava a acontecer liguei para o apoio e foi corrigido. Agr não podemos andar sempre a ligar e a oferecer gorjetas....
Reputação 7
Crachá +2
Não é bem igual. Pelo que percebo tás a fazer os testes no telemóvel.

No telemóvel recebes diretamente o sinal da rede 4G. Se for por wifi, o router recebe o sinal 4G e depois emite-o por wifi, o que leva a perdas no processo.

Vê se este tópico ajuda.
Os testes no PC fixo dão a mesma coisa. Está ligado diretamente a uma porta gigabit de um router TP-Link N600 TD-W8980 e o router da NOS esta ligado a este à porta WAN. O sistema tem um i7-6700, 16 GB RAM, GTX 1070, SSD M.2 512GB... Windows 10 Pro.
O problema nao parece ser do meu lado.
Logo quando cchegar a casa e se a situação se manter vou ter que falar com eles diretamente...
Pode ser o TP-Link que está com problemas, liga directamente no Router da NOS o PC.
Pode ser o TP-Link que está com problemas, liga directamente no Router da NOS o PC.
Eu já testei isso também. Ontem deixei a steam a atualizar um jogo e de pico obteve no máximo 3.2 MB de download o que indica que de pico houve um download a pouco mais de 30 Mbps. Ontem nos testes já obtive mais qualquer coisa andou na media dos 15 Mbps isto aí entre as 22 - 23.
Provavelmente o que se passa é que a antena serve ali uma freguesia e mais umas aldeias. Provavelmente está um bocado sobrecarregada.
Lembro-me de levar este router uma vez de férias a Portimão. Não me lembrei que em tempo de férias o acesso é um caos. Ali é que não havia hipotese de ter uma ligação de jeito...
Hoje já me informaram que estou sob o escrutínio da famosa PUR - Politica de Utilização Responsável. Julgava que a NOS não usava esta politica com os seus clientes de Internet Fixa, não querendo dizer quer todos meses pudesse fazer downloads indiscriminados todos os meses, compreendo a situação. Mas fazerem PUR quando no máximo tenha feito aí uns 120GB de download é no mínimo ridículo em pleno século 21. E vamos a ver se o movimento que tenho passa dos 100GB. Gostava que me facultassem essa informação já que estou sujeito à PUR.
Curioso o fato que a minha Internet Fixa tem uma outra denominação de Internet Móvel. Como é que é?

Reputação 7
Crachá +5
Parece que alem da internet fixa tem um aparelho com internet movel
Tive internet móvel mas agora não tenho...

Comentário