Header
Respondido

Internet 200mbps/ 20mbps


Reputação 1

Boa dia ... queria saber se é possível eu ter um contrado de 200mbps  20mbps  e estar a usufruir de apenas 1/3 disso?

Tenho um router 3.0 ja ha muito tempo e tenho vezes que a internet falha

Estou no PC ou na Playstation e faço o teste de velocidade aparece sempre valores muito baixo para aquilo que eu estou a contratar.. senao resolverem rapido meto a rescisão de contrato por justa causa porque estou a ter um mau serviço de internet 

icon

Melhor resposta por marcolopes 29 May 2020, 00:58

Ver pergunta inicial

27 Comentários

Reputação 1

Aqui está !!

Com o Wi Fi

 

Com o cabo

 

Reputação 7
Crachá +2

Aqui está !!

Com o Wi Fi

 

Com o cabo

 

 

Está tudo explicado! Seguiu à risca o meu TUTORIAL?

 

WiFi é miserável! Deve estar ligado À rede 2.4Ghz

SEPARE os SSID no router, p.f.!!!!!!!!!

CABO. 100Mbits!!!!! Logo não vai ter mais do que isso! Das duas uma (ou AMBAS!). A placa de PC não é GIGABIT (terá de ver nas propriedades do hardware) OU / E o CABO não é CAT5e ou superior (terá de ver as inscrições no próprio CABO)

Reputação 1

Segui o que consegui.. e agradeço 

Sim a banda é 2.4Ghz .. alias o router é 3.0 logo é o normal

O SSID é o que já agora? Desculpem esta cena toda mas é assim pelo que estou a ver ando a pagar por um serviço que não é o contratado lol

O cabo é digamos bem antigo lol é o único que tenho

Reputação 7
Crachá +2

Segui o que consegui.. e agradeço 

Sim a banda é 2.4Ghz .. alias o router é 3.0 logo é o normal

O SSID é o que já agora? Desculpem esta cena toda mas é assim pelo que estou a ver ando a pagar por um serviço que não é o contratado lol

O cabo é digamos bem antigo lol é o único que tenho

 

Não… não anda… Tem um é router obsoleto no que toca a WIFi, mas digo-lhe já… é o MELHOR ROUTER DA NOS! NÃO TROQUE para as PORCARIAS dos novos routers!!!! Não se meta em trabalhos!!! Mais vale comprar um PONTO de ACESSO e ligar ao ROUTER!

 

Pelos vistos venderam-lhe um pacote 200/20 e deixaram ficar o router antigo :D

 

O Router 3 (HUB) só tem WiFi 2.4… Não interessa separar os SSID, porque só tem um. O SSID é o ID que lhe aparece nos aparelhos quando vai ligar a uma REDE WiFi… pode e deve ser personalizado! Em WiFi, NUNCA terá a velocidade de DOWNLOAD contratada… MUITO  LONGE disso!!!! Nem perto dos 100 chega! (o UPLOAD é uma anedota na NOS, por isso vai ter sempre os 20Mbits)

 

Por CABO, terá de fazer o que lhe disse! Tem uma placa de 1Gbit? Se tem, então o problema é o CABO! Se não tem, pode ser a placa E o cabo!

Reputação 1

Bom muito obrigado pela ajuda meu caro..  se diz que o router 3.0 é o melhorzito vou deixar estar, até porque ouvi dizer que o power router e uma porcaria por assim dizer

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Bom muito obrigado pela ajuda meu caro..  se diz que o router 3.0 é o melhorzito vou deixar estar, até porque ouvi dizer que o power router e uma porcaria por assim dizer

 

 

Se se quiser meter em trabalhos, e passar um calvário para os resolver, meta-se no Router 4 ou até no 5 :D

 

Eu negociava com a NOS um dos gadgets que eles agora tentar impingir aos clientes devido aos routers não suportarem as normas WiFi mais recentes ou não terem cobertura suficiente… mas NUNCA aceitaria mudar o router. Estou com um router 5, depois de ter passado por 4 ROUTERS 4!!! (quatro!) e a saga continua! Tive os routers quase todos da ZON, e deveria ter parado no Router 3!

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ignacio Tomas Tonello

Estamos aqui para ajudar. 

Assim, para o podermos fazer e compreender melhor o que se passa, pedimos que nos detalhe as dificuldades que nota na utilização do serviço de internet, por favor.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Igor Daniel,

O PC está ligado por cabo de rede? Qual é a velocidade medida?

Reputação 1

Esta por wi fi

https://www.speedtest.net/result/9514158689

este foi o teste que fiz agora mesmo.. como podem ver muito pior lolol

Reputação 1

Isto não pode continuar assim

Reputação 7
Crachá +2

Faça reset de fábrica ao router, desligue extensores se tiver e faça o teste por wifi em 2 equipamentos diferentes.

Reputação 1

Como faço o reset de fabrico? E desligar os extensores e os fios que estao ligados ao router?

Reputação 7
Crachá +2

Como faço o reset de fabrico? E desligar os extensores e os fios que estao ligados ao router?


Reset de fábrica normalmente está do lado direito do router. É um pequeno orificio redondo. Precisa de algo pontiagudo para pressionar.

Os extensores são aqueles aparelhos que expandem o sinal wifi pela casa não estou a falar de cabos do router. Se não tiver não precisa fazer nada.

Depois fazes o teste aqui: teste em 2 aparelhos diferentes para ganrantir que não é algo relacionado com o aparelho

Reputação 1

Necessito desligar o router primeiro ou nao e preciso?

Reputação 7
Crachá +2

Necessito desligar o router primeiro ou nao e preciso?


o reset de fábrica é isso que faz. por isso não precisa. Atenção que reset de fábrica elimina as configurações, por exemplo noem do wifi ou password se alguam vez alterou.

Reputação 1

Estou com muito receio de fazer isso e dar em nada ou mesmo nao puder ligar me de novo a internet 

Reputação 7
Crachá +2

Estou com muito receio de fazer isso e dar em nada ou mesmo nao puder ligar me de novo a internet 


Isto é o procedimento normal. A única coisa que poderá fazer é eliminar o nome e password do wifi. Não me acredito que alguma vez tenha mudado por isso vai ficar tudo igual. Isto é para lhe resolver a situação da velocidade.

Reputação 1

 

Muito longe do serviço contratado.. Fiz o reset e nada

Estou mesmo a pensar ir para a concorrencia lol porque assim não !!

Reputação 7
Crachá +2

Em termos de wifi é um pouco complicado. Testou em 2 diferentes como lhe disse? A nos garante 10% por wifi do contratado logo no seu caso 20mbps. acima disso ok. Tem que fazer um teste por cabo para ter a certeza que está a receber o contratado.

Reputação 1

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps

Reputação 1

É normal ? Eu acho que nao 

Reputação 7
Crachá +2

E mesmo que estivesse a usar os 200Mbits, era um desperdício… 

 

Até fico pasmado com clientes a pedir pacotes de 500 e 1000!! :grinning:

 

No entanto o UPLOAD está quase sempre limitado a 20! VINTE! :nerd:

Reputação 7
Crachá +2

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps


Sim é normal. o cabo ou o pc está limitado a 100? acredito que um ou outro esteja, ou até os 2.

Reputação 7
Crachá +2

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps

 

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior!
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz! https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER!
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

Boa dia ... queria saber se é possível eu ter um contrado de 200mbps  20mbps  e estar a usufruir de apenas 1/3 disso?

Tenho um router 3.0 ja ha muito tempo e tenho vezes que a internet falha

Estou no PC ou na Playstation e faço o teste de velocidade aparece sempre valores muito baixo para aquilo que eu estou a contratar.. senao resolverem rapido meto a rescisão de contrato por justa causa porque estou a ter um mau serviço de internet 

Vocês são uma vergonha. Não sabem a raiva e frustração que a vossa internet horrivel transmite.

Comentário