Header

Equipamente de internet fixa está desatualizado e terá de ser trocado


Olá,

 

Recebi recentemente uma mensagem por parte da NOS:

A rede de internet da NOS esta a evoluir. Um dos seus equipamentos de internet fixa está desatualizado e terá de ser trocado. Irá ser contactado nos próximos dias para efetuar a troca desse equipamento sem qualquer custo.

 

SMS recebida da NOS

 

Recentemente recebi o contacto por parte do departamento técnico da NOS para o agendamento.

O operador não me soube dizer qual seria o equipamento, mais recente, que me iria ser instalado. Por ventura alguém aqui já passou por esta campanha de troca de equipamentos, e me sabe dizer que equipamento vão instalar em minha casa?

Algum dos moderadores, do @Fórum  consegue-me dizer isso?


13 Comentários

Reputação 7

Boa noite @Ana33cvr,

Sugiro que verifique se o seu router é o Router Wi-Fi.

Obrigado

O operador da linha técnica comunicou-me que o equipamento que iam substituir era o conversor de fibra.

O que tenho atualmente é um Alcatel Lucent I-011G-A. O operador da linha técnica indicou-me que o conversor deixaria de receber sinal, em breve. Não me soube explicar mais nada, nem me soube indicar que novo equipamento seria instalado pela NOS.

Se alguém do @Fórum me conseguir dar algumas informações um pouco mais técnicas.

Costumo acompanhar as tecnologias, e gostava de saber o motivo - concreto - para a troca deste equipamento? Será alguma mudança nas centrais da NOS?

Pessoalmente nunca tive razão de queixa, é um daqueles equipamentos que está na rede de minha casa, mas que é como se não estivesse. Já o tenho há uns 13-14 anos, altura em que a ZON o instalou, e tem-se mantido sempre o mesmo. São muitos anos ligado, duvido que seja um equipamento topo de gama, mas sem dúvida que resistiu ao teste do tempo.

Acredito que a NOS não goste de deitar dinheiro fora, e não havendo problemas na minha instalação, imagino que seja alguma alteração na tecnologia da fibra. Talvez o 10G-Pon?

Estou curiosa para ver o que a NOS me vai instalar, e se se aguentará tanto tempo em funcionamento.

 

 

Reputação 7

O operador da linha técnica comunicou-me que o equipamento que iam substituir era o conversor de fibra.

O que tenho atualmente é um Alcatel Lucent I-011G-A. O operador da linha técnica indicou-me que o conversor deixaria de receber sinal, em breve. Não me soube explicar mais nada, nem me soube indicar que novo equipamento seria instalado pela NOS.

Se alguém do @Fórum me conseguir dar algumas informações um pouco mais técnicas.

Costumo acompanhar as tecnologias, e gostava de saber o motivo - concreto - para a troca deste equipamento? Será alguma mudança nas centrais da NOS?

Pessoalmente nunca tive razão de queixa, é um daqueles equipamentos que está na rede de minha casa, mas que é como se não estivesse. Já o tenho há uns 13-14 anos, altura em que a ZON o instalou, e tem-se mantido sempre o mesmo. São muitos anos ligado, duvido que seja um equipamento topo de gama, mas sem dúvida que resistiu ao teste do tempo.

Acredito que a NOS não goste de deitar dinheiro fora, e não havendo problemas na minha instalação, imagino que seja alguma alteração na tecnologia da fibra. Talvez o 10G-Pon?

Estou curiosa para ver o que a NOS me vai instalar, e se se aguentará tanto tempo em funcionamento.

 

 


Partilho consigo um manual do ONT aqui. Espero que ajude.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

A NOS está a proceder á alteração de ONTs mais antigos. Será um outro ONT parecido. Não vai haver nenhuma alteração técnica no serviço nem este vai deixar de receber sinal, será mais para garantir estabilidade no serviço para o futuro

Reputação 7

A NOS está a proceder á alteração de ONTs mais antigos. Será um outro ONT parecido. Não vai haver nenhuma alteração técnica no serviço nem este vai deixar de receber sinal, será mais para garantir estabilidade no serviço para o futuro

 

 

Boa noite @Guimas,

Não sendo esta informação de âmbito publico e tampouco a NOS informou o cliente.

Talvez possa esclarecer, se é algum tipo de informação interna e reservada.

Ética - Gestão Responsável | NOS Institucional

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, @Ana33cvr. 😊

O novo equipamento a instalar, depende do serviço que tem instalado, pelo que não conseguimos confirmar. 

A título esclarecedor, esta troca não vai afetar em nada a forma como usa o seu serviço atualmente, apenas garante que no futuro não venha a ter falhas, uma vez que estamos a trabalhar na melhoria continua da qualidade do serviço, permitindo desenvolvimentos de rede para tecnologias mais recentes. 

Obrigado, 

Bom dia, @Ana33cvr. 😊

O novo equipamento a instalar, depende do serviço que tem instalado, pelo que não conseguimos confirmar. 

A título esclarecedor, esta troca não vai afetar em nada a forma como usa o seu serviço atualmente, apenas garante que no futuro não venha a ter falhas, uma vez que estamos a trabalhar na melhoria continua da qualidade do serviço, permitindo desenvolvimentos de rede para tecnologias mais recentes. 

Obrigado, 

Boa Noite @Mário P. Mário,

Já me tinham prestado esse esclarecimento, a mensagem sugere isso, e o operador da linha técnica também informou isso, claro. Tinham-me explicado que o serviço se manterá o mesmo, e o equipamento será semelhante, e que mantenho o mesmo Power Router.

Se quiserem saber o serviço que tenho instalado, eu já partilhei o meu número de cliente com o @Fórum  por causa de outra situação. Depois quando receber os técnicos eu também informo aqui, para ajudar os mais curiosos.

 

O 10G-Pon deve estar para chegar 😀 Estes conversores de fibra são conhecidos por não terem compatibilidade com 10G-Pon. Entendo porquê, foram lançados em 2008-09, a instalação na NOS resulta da parceria da antiga ZON com a Alcatel Lucent nas zonas pioneiras FTTH. Fui uma das clientes pioneiras, e o ONT cumpriu o seu papel, nunca o troquei. Venho o 10G-Pon (especulação)

 

Reputação 7
Crachá +2

É possível pelo discurso da moderação tem a ver com alterações. Depois diga qual o equipamento que foi instalado, só por curiosidade 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Ana33cvr,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Já efetuam a troca do conversor de fibra.

O novo ONT é não é nada de muito entusiasmante, nem é novo na NOS, acho que já é utilizado desde 2016.

HUAWEI EchoLife HG8012H

 

 

Não há nenhuma melhoria, ou degradação na qualidade do meu serviço. Uma comparação de testes de internet.

 

Reputação 7

Boa noite @Ana33cvr,

Agradeço a partilha e concordo consigo.

O HUAWEI HG8012H teve o EOS (End Of Service) em 31/12/2020.

EOS Announcement for Huawei HG8012H | Huawei

O fabricante sugere a substituição pelo HUAWEI HG8141A5 😥

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Apesar dos ONTs que estão instalados estarem a funcionar corretamente, como estamos a trabalhar para melhorar os serviços e a desenvolver a rede para tecnologias mais recentes, queremos desde já proceder à troca para um outro equipamento que temos de forma a garantir que não existem dificuldades ou eventuais problemas num futuro próximo. Isto é, para prevenir e garantir sempre o melhor serviço possível. 😊

Sugerimos que fiquem atentos às novidades. 

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde a todos,

Faz sentido trocar para um outro equipamento de forma a garantir que não existem dificuldades ou eventuais problemas num futuro próximo.

Com certeza que a troca do ONT Alcatel Lucent I-011G-A para o HUAWEI HG8012H que teve o EOS (End Of Service) em 31/12/2020 é inteligente 😊

Obrigado

Comentário