Header

NOS pede para pagar instalação se exercer o direito livre resolução


Boa tarde, a NOS contactou-me por telefone com uma campanha para substituir o meu plano actual só de internet fixa.

Após a instalação não fiquei satisfeita e pretendo exercer o meu direito de livre resolução. Entrei em contacto com o apoio da NOS que me disse que poderia faze-lo mas que teria de pagar os custos associados à instalação que rondam os 400€ por ser actual cliente de outro serviço deles (internet fixa)

O apoio cliente citou esta clausula do comprovativo:

"No caso de atuais clientes, e para o cálculo dos encargos pela cessação antecipada do contrato durante o período de fidelização, acrescem às vantagens atribuídas ao cliente (aqui

identificadas e quantificadas) o valor da instalação/ativação que não tenha sido recuperado à data do contrato."

Ora eu não estou a "cessar anticipadamente" o contrato. Foi-me informado no momento da celebração de contrato por telefone que teria 14 dias para experimentar e desistir sem custos. 

Gostava de saber se a NOS tem o direito de cobrar pelo custo da instalação neste caso.

 


11 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Sandrina Silva, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Diga-nos, por favor, quando é que foi aceite as condições propostas e aceites por si ou, caso tenha sido um contrato presencial, quando assinou o contrato. 

Obrigado,

As condições foram aceites por telefone há 4 dias, no dia 18 Março 2024 e a instalação foi feita no dia 19 Março 2024. Não houve contrato presencial.

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de contribuinte para verificarmos a situação, @Sandrina Silva

Obrigado, 

No caso de livre resolução de contrato no prazo legar de 14dias, uma coisa é cobrar o custo da instalação, ou seja a vinda do técnico a casa que poderia rondar os 20-40€ outra coisa totalmente diferente é incluir os equipamentos neste custos de instalação o que faz logo subir para os ~400€. Tendo em conta que estes equipamentos são devolvidos.

Concordo que o custo de instalação seja cobrado mas não faz qualquer sentido pagar pelos equipamentos que são devolvidos.

No comprovativo de compra este valor vem agregado (Instalação/activação/equipamento) mas devia vir descriminado separadamente, são tipo diferentes de serviços, uma coisa é mão-de-obra que não pode ser devolvida, outra coisa são os equipamentos.

Peço à NOS para ter em conta este ponto de forma a fornecer um serviço mais transparente e justo aos seus clientes.

@Mário P. Já enviei mensagem privada com o meu contribuinte para @Forum mas não obtive qualquer resposta.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Sandrina Silva,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @Sandrina Silva,

Não tem de pagar nada!

O período de resolução é 14 dias e existem procedimentos a cumprir, ficando assim escrito.

Considero importante que deixe claro que pretende reverter para o serviço anterior.

  • Pode fazer o pedido pessoalmente em loja, online ou por correio: 

Reúna os seguintes documentos: 

  • Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;  

  • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação. 

Os documentos podem ser: 

  • enviados através deste Formulário selecionando a opção “Enviar documentos para cessação contratual” 

  • entregues numa Loja NOS  

  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa 

Obrigado

Obrigado @Jorge C, mandei mensagem privada para @Fórum de forma a obter uma resposta concreta da NOS.

Depois de me fazerem várias perguntas disseram-me que ia ser contactada durante o dia de ontem mas até hoje ninguém o fez.

No total, acerca deste tópico no forum já falei com 5 pessoas diferentes, @Mário P., @João H. , Inês B, Maria P., André P.  e nenhuma delas me soube dar uma resposta concreta. Só me resta continuar a aguardar a chamada telefónica que me prometeram para ontem, enquanto que os 14 dias a que tenho direito para exercer livre resolução se esgotam rapidamente.

Reputação 7
Crachá +2

Porque é uma questão legal, devem ter dito que encaminharam não? 

Reputação 7

Obrigado @Jorge C, mandei mensagem privada para @Fórum de forma a obter uma resposta concreta da NOS.

Depois de me fazerem várias perguntas disseram-me que ia ser contactada durante o dia de ontem mas até hoje ninguém o fez.

No total, acerca deste tópico no forum já falei com 5 pessoas diferentes, @Mário P.@João H. , Inês B, Maria P., André P.  e nenhuma delas me soube dar uma resposta concreta. Só me resta continuar a aguardar a chamada telefónica que me prometeram para ontem, enquanto que os 14 dias a que tenho direito para exercer livre resolução se esgotam rapidamente.

 

Estou aqui para ajudar os clientes sem qualquer outro interesse e como ainda está no prazo legal dos 14 dias, sugiro que realize o procedimento que descrevi anteriormente aqui.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Sandrina Silva.

Estamos a acompanhar este tema e vamos responder-lhe o mais rápido que nos for possível.

Agradecemos a compreensão

Comentário