Descontinuação serviço de email

Reputação 7
Crachá +6

Como importar o seu email para uma conta Gmail ou Outlook?

A 15 de fevereiro de 2020 vamos descontinuar os endereços de email:

• clix.pt
  • kanguru.pt
  • mail.pt
  • oniduo.pt
  • optimus.clix.pt,
  • oninetspeed.pt
  • oninet.pt
  • mail.optimus.pt

Para que não perca nenhum email importante, neste tópico explicamos como pode exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail.

Para exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail é necessário:

• Ter uma conta Gmail/Hotmail
  • Confirmar que todos os emails que quer guardar no seu email estão na pasta "Recebidas" antes de os exportar

Como exportar o seu email para uma Conta Gmail

Antes de começar, garanta que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas", já que só esta pasta será importada.

1.faça login no seu email, em webmail.clix.pt

2.confirme que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas"

3.crie uma conta Gmail, para isso aceda a accounts.google.com. Caso já tenha uma conta Gmail, siga para o ponto 9

4.preencha os seus dados, defina um nome de usuários e uma senha. Para continuar, carregue em "Próxima"

5.associe um número de telemóvel à sua conta

6.coloque o código que recebeu por SMS e carregue em "Verificar"

7.preencha a sua data de nascimento e o sexo

8.Com este passo, acabou de criar a sua conta Gmail.

Vamos então exportar o seu email para Gmail.

9.Aceda à sua conta Gmail, carregue na roda dentada que fica no canto superior direito e selecione "Configurações" (também pode ser "Definições" ou "Settings")

10.Selecione "Contas e importação"

11.Carregue em "Importar correio e contactos"

12.Preencha o seu email e password da conta e carregue em continuar

Os servidores POP são:

• clix.pt - pop.clix.pt - porta 110
  • optimus.clix.pt - pop.clix.pt - porta 110
  • mail.pt - pop.mail.pt - porta 110
  • oniduo.pt - pop.oniduo.pt - porta 110
  • oninetspeed.pt - pop.oninetspeed.pt - porta 110
  • oninet.pt - pop.oninet.pt - porta 110
  • mail.optimus.pt  - pop.kanguru.pt  - porta 110
  • kanguru.pt - pop.kanguru.pt - porta 110

13.Na página seguinte, carregue em "Importar email" e clique em "Iniciar Importação"

14.Após o Gmail ter terminado a importação, os emails que estavam na pasta "Recebidas" terão sido migrados para o Gmail

Como exportar o seu email para uma conta Hotmail/Outlook

A importação para o Outlook replica o seu email na sua conta Hotmail. Qualquer alteração feita no email será replicada no Hotmail. Para não perder os seus emails, no final da importação mova-os para a sua caixa de entrada do Hotmail ou para pastas novas, criadas na sua conta Hotmail. Para fazer a importação, siga estes passos:

1.Aceda ao seu email Hotmail/Outlook e carregue na roda dentada que fica no canto superior direito. De seguida, carregue em "Ver todas as definições do Outlook"

2.No menu do lado esquerdo, clique em "Sincronizar e-mail" e de seguida em "Outras contas de e-mail"

3.Preencha o seu email, password e selecione "Criar uma nova pasta para os e-mails importados, com subpastas como as que existem na conta à qual se está a ligar", caso queira que o Hotmail replique as suas pastas. Para continuar carregue em "Ok"

4.Após a importação pode confirmar que os seus emails já aparecem no Hotmail, assim como as pastas que tinha criadas na sua conta

Nota: Recordamos que qualquer alteração que faça no email será replicada no Hotmail. Para se salvaguardar, mova os emails para outras pastas

Veja aqui como exportar os seus contactos no Outlook e aqui como importá-los através do Gmail. 

Teve alguma dificuldade neste processo? Partilhe com a comunidade. :grinning:

225 Comentários

Reputação 1

Olá @Jose Nascimento,

Depois partilhe connosco o seu feedback. :grinning:

Com certeza! 🙂 Assim farei!

Reputação 4
Crachá +1

Acho que o link explica tudo.

queria uma explicação oficial

Reputação 4
Crachá +1

Olá a todos,

@Carlos C. a descontinuação abrange apenas os serviços de email.

@Titan movemos o seu comentário para o tópico já existente, onde pode encontrar informação adicional sobre este tema. 

Mas nada de resposta concreta

Reputação 1

Olá @Jose Nascimento,

Com certeza! 🙂 Assim farei!

Olá, a todos! 🙂 Como combinado e prometido, informo que consegui efectuar a importação de contactos e de e-mails, e sem qualquer problema. Espero que todos tenham sucesso.
Muito obrigado.
Cumprimentos,
José

Boa noite,

Não consegui fazer a sincronização da conta clix para o outlook.

Quais os endereços e portas de IMAP e SMTP?

Reputação 1

Nunca pensei em deixar a NOS. Um dos principais motivos - não o único, é claro - era exactamente o de manter o mesmo e-mail e respectiva mailbox desde o início da era ‘Clixiana’. Agora, será mais fácil mudar de fornecedor (e não, não é uma ameaça). Belo ‘serviço’ este, que foi prestado aos clientes… Ou seja, acaba-se o serviço e desenrrasquem-se o melhor que possam (deixamo-vos as instrucções)… :cry:

Reputação 7
Crachá +2

Nunca pensei em deixar a NOS. Um dos principais motivos - não o único, é claro - era exactamente o de manter o mesmo e-mail e respectiva mailbox desde o início da era ‘Clixiana’. Agora, será mais fácil mudar de fornecedor (e não, não é uma ameaça). Belo ‘serviço’ este, que foi prestado aos clientes… Ou seja, acaba-se o serviço e desenrrasquem-se o melhor que possam (deixamo-vos as instrucções)… :cry:

Não faça dessa razão uma razão para deixar a NOS (se falarmos de limitações SEVERAS com a velocidade de UPLOAD 10 veses inferior à concorrência, aí sim...)

Aproveite para MIGRAR para o GMAIL. É um conselho que lhe dou. Tem todo o espaço que necessita para manter os emails em arquivo, e hoje em dia grande parte dos serviços já nem pede registo por EMAIL, mas usa o LOGIN a partir das credenciais GOOGLE directamente apenas com a password do serviço GOOGLE.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jose Nascimento e @marcolopes

@Jose Nascimento, lamentamos a situação. No entanto, em virtude da descontinuação do serviço de email, os domínios Clix, Kanguru, Mail, Oniduo, Optimus Clix, Oninetspeed, Oninet, Mail Optimus serão descontinuados.

Pedimos desculpa por não se encontrar de acordo com as suas preferências :disappointed:.

Obrigada 

Reputação 1

O meu problema não é a migração, em si mesma; o meu problema é a quantidade de contactos que têm o meu endereço de e-mail, nomeadamente os prestadores de serviços, os quais terei que informar, de forma a poder continuar a receber facturas em formato digital, por exemplo. Enfim, uma coisa de cada vez… Certamente que, passo a passo, lá chegarei.

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002  tens aqui

Isto é uma explicação oficial??? 

Um tópico colocado num Forum por uma Nerd que se chama Ana P. !!!!!

Sou Cliente à 20 anos, quando a Internet era 56 Kb 

Fazer CLIX custa nix

Reputação 1

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002  tens aqui

Isto é uma explicação oficial??? 

Um tópico colocado num Forum por uma Nerd que se chama Ana P. !!!!!

Já para não dizer que ela enganou-se, induzindo não sei quantas pessoas em erro. Por exemplo, o servidor de recepção para @oninet.pt não é “pop.oninet.pt” mas, sim “pop3.clix.pt”. E por aqui me fico, que não estou para fazer o trabalho “deles”.

Reputação 7
Crachá +2

Quando descontinuarem os emails não há trânsito, simplesmente acabou. Acho que é por isso que estão a sugerir com tempo, para dar para mover os mails e atualizar o que for preciso. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos,

@Luís Amarante acedendo ao seu Webmail consegue ver emails dentro das pastas? Está a usar uma aplicação de email (ex: Outlook) para aceder à sua conta?

@Jose Nascimento assim que fizer a exportação, partilhe connosco o seu feedback. :grinning:  Caso tenha alguma dificuldade, pedimos que nos envie uma mensagem privada.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jose Nascimento,

E o que vai acontecer aos domínios de alojamento de páginas web como os domínios:

homepage.oninet.pt/dominio/

e

dominio.planetaclix.pt

Também serão descontinuados? :sob:

Mantenho actualmente seis e-mail’s oninet.pt e dois clix.pt . Mantenho também duas homepages oninet.pt e duas planetaclix.pt .

Reputação 6
Crachá +2

Acho que o link explica tudo.

Reputação 6
Crachá +2

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jose Nascimento

Agradecemos o seu feedback :blush: .

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

@Carlos C. a descontinuação abrange apenas os serviços de email.

@Titan movemos o seu comentário para o tópico já existente, onde pode encontrar informação adicional sobre este tema. 

Mas nada de resposta concreta

Por isso mesmo aconselho toda a gente a considerar estes serviços como “MORTOS” e migrar o quanto antes para outras plataformas!

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

@Titan surge alguma mensagem de erro na configuração? Consegue indicar-nos em que passo?

@anamoita e@A_V_M, sugerimos que utilize um destes servidores pop, conforme o seu dominio:

@Pedro Rios e @RicardojrSantos, o domínio zonmail.pt está sobre a gestão da Microsoft.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @domnovais.

@C24XXXX201 boa ajuda. 

O processo de exportação dos emails para a conta do Gmail, migra de facto, todos os emails que tem na sua conta Clix. Esta ação é feita através de uma funcionalidade do próprio Gmail e a mesma não permite deixar uma cópia no servidor.

Conseguiu fazer a exportação dos emails?

fiz a importação que correu bem mas a pasta “recebidos” do clix ficou vazia ….  :tired_face: rrrrrrrrrrrr….

se agora transportar a pasta “enviados” para a “recebidos” no clix e fizer outra vez a importação pelo mesmo processo , estes “enviados” vão parar onde ???? ou fica tudo ao “molho”  ?

cumprimentos

Parece ser um facto que nao me expliquei convenientemente! As minhas sinceras desculpas!

Existem duas formas diferentes para se "transferir" mensagens de e-mail de uma conta para outra.

Uma deve ser usada por quem nao pretende continuar a usar a conta original, ficando as pastas limpas apos a transferencia.

A outra consiste em obter uma replica da conta sem que as mensagens sejam eliminadas da original.

Relativamente a este ultimo processo, existe no Gmail uma opçao para deixar copias das mensagens no servidor, conforme se pode observar na imagem seguinte:

Boa tarde.

Vocês apenas garantem a migração dos e-mails em caixa de entrada, pelo que questiono se existirá alguma msg que o email Clix, passou para gmail/ou outro. Estamos a falar de quase 20 anos de divulgação do meu email para os meus contactos.

Reputação 7
Crachá +2

boa tarde,

o meu endereço clix está associado à minha conta cliente da NOS pois é através dele que tenho acesso à mesma. Já fui verificar se é possível corrigir mas não dá, será que fico sem acesso à mesmo após a descontinuação daquele serviço?

Quem estiver a usar os domínios de EMAIL listados TEM de migrar para outro serviço de EMAIL. Ponto!

Após definir o NOVO endereço de email (volto a aconselhar o GMAIL https://mail.google.com/) deverá actualizar todos os serviços onde tem o seu email antigo registado, e substituir o mesmo pelo “novo”. Registos de serviços (ex: NOS!), fóruns, bancos, lojas... TUDO!

Reputação 3
Crachá

Bem-vindo ao Fórum NOS, @domnovais.

@C24XXXX201 boa ajuda. 

O processo de exportação dos emails para a conta do Gmail, migra de facto, todos os emails que tem na sua conta Clix. Esta ação é feita através de uma funcionalidade do próprio Gmail e a mesma não permite deixar uma cópia no servidor.

Conseguiu fazer a exportação dos emails?

fiz a importação que correu bem mas a pasta “recebidos” do clix ficou vazia ….  :tired_face: rrrrrrrrrrrr….

se agora transportar a pasta “enviados” para a “recebidos” no clix e fizer outra vez a importação pelo mesmo processo , estes “enviados” vão parar onde ???? ou fica tudo ao “molho”  ?

cumprimentos

Parece ser um facto que nao me expliquei convenientemente! As minhas sinceras desculpas!

Existem duas formas diferentes para se "transferir" mensagens de e-mail de uma conta para outra.

Uma deve ser usada por quem nao pretende continuar a usar a conta original, ficando as pastas limpas apos a transferencia.

A outra consiste em obter uma replica da conta sem que as mensagens sejam eliminadas da original.

Relativamente a este ultimo processo, existe no Gmail uma opçao para deixar copias das mensagens no servidor, conforme se pode observar na imagem seguinte:

@C24XXXX201, penso que essa configuração de deixar cópia não está disponivel no Gmail (gmail migra tudo), apenas para quem quiser migrar para uma conta Outlook/Hotmail.  

Pelo menos eu não tenho essa opção.

Olá a todos, 

@Titan surge alguma mensagem de erro na configuração? Consegue indicar-nos em que passo?

@anamoita e@A_V_M, sugerimos que utilize um destes servidores pop, conforme o seu dominio:

@Pedro Rios e@RicardojrSantos, o domínio zonmail.pt está sobre a gestão da Microsoft.

Já tenho um outlook para gestão do Windows 10, abro o outlook e configuro uma conta pop?

Continua sem ser possivel fazer a sincronização com emails do outlook. Já experimentei com 2 endereços diferentes que possuo, um do servidor outlook.pt e outro msn.com. Surge no fundo da página a vermelho “ We were unable to reach your email provier. Please check your server settings, or try again later.” Outras vezes fica “a pensar” e não avança;  tenho que fechar o browser e voltar a entrar na conta de email.

Comentário