Header

Compra de telemovel a prestações e saida após fidelização


Boa tarde,
Cada vez mais confuso com a NOS, mal acabam de resolver um problema surge logo outro.
Passo a explicar:

Adquiri um telemóvel a prestações no passado mês de Maio, altura em que me encontrava em período de fidelização, pelo que nessa altura fui informado de que a adesão a pagamento por mensalidades não "obrigava" a período de fidelização, e que mesmo saindo no término da fidelização, poderia mudar para outra operadora e não tinha penalização, mas teria, como óbvio efetuar o pagamento mensal da mensalidade do telemóvel ate findar os 24 meses.

Ora para meu espanto me foi confirmado hoje por um funcionário de loja, contrariando o acordado e que me informei quando da minha compra de um Telemóvel a prestações no passado mês de Maio.

Hoje apos receber um sms da NOS a conceder umas condições especiais para adquirir um Iphone 11, fui informar-me em loja das condições e o senhor, em conversa diz que se eu sair da NOS, mesmo sem a fidelização activa terei de efetuar o pagamento total das mensalidades em falta do telemóvel.
Isto para mim não faz qualquer sentido, mas gostaria que me confirmem se puderem ajudar a perceber agradeço.

obrigado

19 Comentários

Boa tarde,
Cada vez mais confuso com a NOS, mal acabam de resolver um problema surge logo outro.
Passo a explicar:

Adquiri um telemóvel a prestações no passado mês de Maio, altura em que me encontrava em período de fidelização, pelo que nessa altura fui informado de que a adesão a pagamento por mensalidades não "obrigava" a período de fidelização, e que mesmo saindo no término da fidelização, poderia mudar para outra operadora e não tinha penalização, mas teria, como óbvio efetuar o pagamento mensal da mensalidade do telemóvel ate findar os 24 meses.

Ora para meu espanto me foi confirmado hoje por um funcionário de loja, contrariando o acordado e que me informei quando da minha compra de um Telemóvel a prestações no passado mês de Maio.

Hoje apos receber um sms da NOS a conceder umas condições especiais para adquirir um Iphone 11, fui informar-me em loja das condições e o senhor, em conversa diz que se eu sair da NOS, mesmo sem a fidelização activa terei de efetuar o pagamento total das mensalidades em falta do telemóvel.
Isto para mim não faz qualquer sentido, mas gostaria que me confirmem se puderem ajudar a perceber agradeço.

obrigado
Reputação 7
Crachá +5
@bolaco Boa noite, pois é, no site https://www.nos.pt/particulares/pacotes/pacotes-com-telemovel/Paginas/smartphones-a-precos-unicos.aspx diz que a compra a prestações não implica um novo período de fidelização, aliás, não implica qualquer fidelização, curiosamente também não esclarece a sua dúvida, assim à primeira vista parece que o cliente é sempre livre para mudar de Operadora, se tem fidelização apenas deve indemnizar a Empresa no tempo que falta para o termino. Relativamente à divida que tem com a compra do TLM a prestações, nada diz. Talvez a moderadora @Ana P. possa esclarecer.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @bolaco 🙂 ,

@bolaco, movemos o seu comentário para um tópico em que expõe a mesma situação. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum e um maior auxílio por parte da comunidade.

Obrigada
Vejamos...

"Ainda não sou cliente NOS. Posso comprar um smartphone a prestações?

Não. A compra a prestações é limitada a atuais clientes NOS 2, NOS 3, NOS 4, NOS 5 ou NOS Indie e sujeita a validação da NOS."
Naturalmente que entre outras a NOS validará o remanescente da eventual fidelizaçao...

"Existe algum período de fidelização associado à compra de equipamentos a prestações?

Não. A compra de equipamentos a prestações não impacta o período de fidelização."
Os períodos de fidelizaçao sao formas de compensação pelas vantagens atribuidas pelo operador na contrataçao de serviços de comunicações.

"É possível antecipar o pagamento das mensalidades em falta?

Não é possível antecipar o pagamento das prestações."
Assim sendo, como é que o operador pode exigir a determinada altura (sessaçao dos contratos associados a serviços de comunicaçoes) aquilo que diz nao ser possivel.

A sessação dos contratos de comunicaçoes em nada afeta os contratos de compras a credito em curso.
A obrigaçao de ser cliente com determinados serviços contratados há pelo menos 6 meses é verificada e validada no momento da aprovaçao do crédito. Depois da aprovado o credito, vigoram as respetivas clausulas e uma delas refere a impossibilidade de se anteciparem prestaçoes do mesmo.
Reputação 3
Crachá
Para mim faz todo o sentido do ponto de vista de uma empresa (seja a NOS ou outra empresa qualquer) cobrar o valor total em falta se a pessoa rescindir o contrato. De outra forma, o que o liga à operadora além da mensalidade do telemóvel sem juros?

Um dos pressupostos para beneficiar das vantagens a prestações sem juros é ter o serviço ativo, independentemente de ter ou não período de fidelização (que nos links que enviaram diz que não aumenta). Se o utilizador quer sair da empresa tem de pagar tudo o que deve.

Pior são os bancos que quando queremos liquidar um crédito eles aplicam comissões e juros...
O que significa "...sair da empresa..."?
Terminar um contrato de serviços que conferiu o direito a comprar um equipamento a prestaçoes, significa sair da empresa?
Para mim faz todo o sentido do ponto de vista de uma empresa (seja a NOS ou outra empresa qualquer) cobrar o valor total em falta se a pessoa rescindir o contrato. De outra forma, o que o liga à operadora além da mensalidade do telemóvel sem juros?

Um dos pressupostos para beneficiar das vantagens a prestações sem juros é ter o serviço ativo, independentemente de ter ou não período de fidelização (que nos links que enviaram diz que não aumenta). Se o utilizador quer sair da empresa tem de pagar tudo o que deve.

Pior são os bancos que quando queremos liquidar um crédito eles aplicam comissões e juros...



Lamento, mas não concordo, são pontos de vista, mas não moralistas, e com a certeza de que se tem a descoberta da vetdade, senão vejamos,

O que me liga é o contrato que aceitei, de pagamento das prestações acordadas, sem ser possível antecipar o pagamento toral do mesmo, e que foi aceite porque reúno as condições para o contrato ser aceite.
Eu mencionei contrato com emissão de fatura, ora aí se calhar uma prestação que seja, cobram a totalidade do valor em falta, este é o acordo/contrato.
E mais trata-se aqui que tenho a certeza do que me foi dito na altura da aquisição do dito equipamento, ou seja eu pago até ao fim nas não me prendam com serviços.
Cumprimentos
Reputação 3
Crachá
Se rescinde já não tem serviços para serem faturados, então como receberia a fatura da mensalidade?

No link que enviaram diz isto:

Onde são cobradas as prestações associadas à compra de smartphones?

Na fatura de serviço do cliente NOS (Pacotes NOS2, NOS3, NOS5, NOS4 e NOS INDIE).?

E nos termos e condições temos isto:
https://www.nos.pt/particulares/pacotes/pacotes-com-telemovel/Paginas/venda-prestacoes.aspx?brand=%20&title=Huawei%20P%20Smart%202019&color=Preto&capacity=64%20GB&pe=43.99&pm=6.5&m=24%20Meses#condicoes

4. O Cliente expressamente reconhece e aceita que o Valor das Prestações será mencionado e discriminado na fatura emitida mensalmente pela NOS relativa ao Serviço Contratado, prestado pela NOS e a que o Cliente aderiu, e adicionado ao valor a pagar indicado na referida fatura, a qual será enviada por via eletrónica para o endereço indicado pelo Cliente.
5. O Cliente obriga-se a proceder ao pagamento de cada uma das prestações mensais, sucessivas e equitativas no prazo de pagamento definido na fatura mensalmente emitida pela NOS relativa ao Serviço Contratado.
Apos a sessaçao de um serviço de comunicaçoes que conferiu o direito a adquirir equipamento a prestaçoes, o que impede o operador de continuar a emitir faturas com as prestaçoes em falta ate a completa amortizaçao do credito.

Deixei de ser cliente TV/Internet/Voz Fixa.
Imaginemos que nessa altura tinha um credito em curso...
Atualmente continuo "na empresa" com serviço voz movel sem fatura.
Apos a sessaçao do pacote de serviços nao seria normal continuar a receber faturas com a cobrança das prestaçoes do credito?
Reputação 3
Crachá

Para mim faz todo o sentido do ponto de vista de uma empresa (seja a NOS ou outra empresa qualquer) cobrar o valor total em falta se a pessoa rescindir o contrato. De outra forma, o que o liga à operadora além da mensalidade do telemóvel sem juros?

Um dos pressupostos para beneficiar das vantagens a prestações sem juros é ter o serviço ativo, independentemente de ter ou não período de fidelização (que nos links que enviaram diz que não aumenta). Se o utilizador quer sair da empresa tem de pagar tudo o que deve.

Pior são os bancos que quando queremos liquidar um crédito eles aplicam comissões e juros...

Lamento, mas não concordo, são pontos de vista, mas não moralistas, e com a certeza de que se tem a descoberta da vetdade, senão vejamos,

O que me liga é o contrato que aceitei, de pagamento das prestações acordadas, sem ser possível antecipar o pagamento toral do mesmo, e que foi aceite porque reúno as condições para o contrato ser aceite.
Eu mencionei contrato com emissão de fatura, ora aí se calhar uma prestação que seja, cobram a totalidade do valor em falta, este é o acordo/contrato.
E mais trata-se aqui que tenho a certeza do que me foi dito na altura da aquisição do dito equipamento, ou seja eu pago até ao fim nas não me prendam com serviços.
Cumprimentos

@bolaco, compreendo a sua questão e acredito que tenha sido sido mal informado 😑 .

Fui agora simular uma compra a prestações no site e apareceu-me os termos e condições. Tem este documento em sua posse à data da compra do documento?. É que o que me salta logo à vista é isto :

2. A aceitação do presente contrato de venda de Equipamento a prestações pela NOS, pressupõe (i) que o Cliente não tem qualquer valor em dívida à NOS nem um plano de pagamento em curso; (ii) a associação do Equipamento ao Serviço Contratado; (iii) a adesão à fatura eletrónica e o pagamento por débito direto em conta; (iv) que o Cliente não altera a titularidade do Serviço Contratado durante toda a vigência do presente contrato de venda de Equipamento em prestações.

Ora qualquer alteração feita a esta cláusula resulta num incumprimento.
Apos a sessaçao de um serviço de comunicaçoes que conferiu o direito a adquirir equipamento a prestaçoes, o que impede o operador de continuar a emitir faturas com as prestaçoes em falta ate a completa amortizaçao do credito.

Deixei de ser cliente TV/Internet/Voz Fixa.
Imaginemos que nessa altura tinha um credito em curso...
Atualmente continuo "na empresa" com serviço voz movel sem fatura.
Apos a sessaçao do pacote de serviços nao seria normal continuar a receber faturas com a cobrança das prestaçoes do credito?



Ckaro, exatamente o que penso de maneira simples e Linear.
Cumprimentos


Para mim faz todo o sentido do ponto de vista de uma empresa (seja a NOS ou outra empresa qualquer) cobrar o valor total em falta se a pessoa rescindir o contrato. De outra forma, o que o liga à operadora além da mensalidade do telemóvel sem juros?

Um dos pressupostos para beneficiar das vantagens a prestações sem juros é ter o serviço ativo, independentemente de ter ou não período de fidelização (que nos links que enviaram diz que não aumenta). Se o utilizador quer sair da empresa tem de pagar tudo o que deve.

Pior são os bancos que quando queremos liquidar um crédito eles aplicam comissões e juros...
Lamento, mas não concordo, são pontos de vista, mas não moralistas, e com a certeza de que se tem a descoberta da vetdade, senão vejamos,

O que me liga é o contrato que aceitei, de pagamento das prestações acordadas, sem ser possível antecipar o pagamento toral do mesmo, e que foi aceite porque reúno as condições para o contrato ser aceite.
Eu mencionei contrato com emissão de fatura, ora aí se calhar uma prestação que seja, cobram a totalidade do valor em falta, este é o acordo/contrato.
E mais trata-se aqui que tenho a certeza do que me foi dito na altura da aquisição do dito equipamento, ou seja eu pago até ao fim nas não me prendam com serviços.
Cumprimentos
@bolaco, compreendo a sua questão e acredito que tenha sido sido mal informado 😑 .

Fui agora simular uma compra a prestações no site e apareceu-me os termos e condições. Tem este documento em sua posse à data da compra do documento?. É que o que me salta logo à vista é isto :

2. A aceitação do presente contrato de venda de Equipamento a prestações pela NOS, pressupõe (i) que o Cliente não tem qualquer valor em dívida à NOS nem um plano de pagamento em curso; (ii) a associação do Equipamento ao Serviço Contratado; (iii) a adesão à fatura eletrónica e o pagamento por débito direto em conta; (iv) que o Cliente não altera a titularidade do Serviço Contratado durante toda a vigência do presente contrato de venda de Equipamento em prestações.

Ora qualquer alteração feita a esta cláusula resulta num incumprimento.



Nada impede que me continuem a facturar o crédito do equipamento, pois apesar de ser agravado na fatura dos serviços a prestação é separada, em termos de colocação em conta corrente, só depois é agravada na mesma fatura.
Enfim formas de interpretar, de qualquer forma vou resolver ou a bem ou a mal, se puder pagar a prestações como julgo bem senão faça-se como os brancos que cobram juros, e o que digo quando não está bem explicado nas entrelinhas as interpretações podem ser várias. Mas fica mencionado o seu ponto de vista. De uma coisa pode estar certo já percebi o seu, mas não concordo.
Obrigado
Entao chegamos à conclusao que pode existir uma extensao implicita da fidelizaçao, certo?
Como sera que isso encaixa com "A compra de equipamentos a prestações não impacta o período de fidelização."??
Este é a conta corrente onde se vê, 12,50€ refere-se ao equipamento.
Seoarado como se pode verificar e agragado na fatura.
Tirem-se as várias conclusões ao parecer de cada um.
Isto é assim mesmo, mas poderia ser mais transparente, não me venham é defender a "vossa dama" porque isso é outra conversa. Só para informar já sou cliente desde tvcabo, enfim vale o que vale, portanto há contribui bastante nem quero regalias, quero é liberdade de escolha a cada momento.

Entao chegamos à conclusao que pode existir uma extensao implicita da fidelizaçao, certo?
Como sera que isso encaixa com "A compra de equipamentos a prestações não impacta o período de fidelização."??



Pois essa é a resposta oficial que quero de quem de direito, pois até agora nepias. Já tive diversas versões mas quero a oficial, quando tiver comunico aqui.
Reputação 7
Crachá +4
Mas se já existe resposta oficial já transcrita aqui não sei mais o que é preciso. Não há fidelização pela compra de equipamentos a prestações.
O que está escrito é que conta não o que este e o outro dizem.
Mas se já existe resposta oficial já transcrita aqui não sei mais o que é preciso. Não há fidelização pela compra de equipamentos a prestações.
O que está escrito é que conta não o que este e o outro dizem.



Boa noite,
Quando diz "Não há fidelização pela compra de equipamentos a prestações." , quer induzir que seria verdade assim interpretado, mas assim que acaba a fidelização do serviço com a operadora e passar para outra, terá de pagar a totalidade das prestações em falta do equipamento, facto que não foi o que me "venderam" quando adquiri o equipamento.

Sobre o que está escrito, que foi o que fiz antes de perguntar ao funcionário da NOS, lê-se:

Existe algum período de fidelização associado à compra de equipamentos a prestações?


Não. A compra de equipamentos a prestações não impacta o período de fidelização.

Ora isto não é bem como diz, que o que está escrito é que conta, pois isto que se diz não é verdade/transparente pois se a fidelização do serviço acabar antes, para manter as prestações do equipamento tem de pagar todas as que faltam, para puder mudar de operadora, ou seja "aguenta" mesmo sem saberes, quando acordas já te tramaram. è como me sinto, e quem não sente não é filho de boa gente.
Enfim podemos confiar uns nos outros, e ainda bem que temos organismos que supervisionam estas cenas.
De qualquer forma obrigado pela sua interpretação, esforçou-se.
Isto a melhor maneira é viver a situação, porque senão torna-se mais fácil.

Então, até hoje nenhum funcionário da NOS pôde responder à dúvida?

 

@Ana P.  disse que a pergunta foi movida para outro tópico, mas não encontro a resposta à pergunta em nenhum tópico.

:confounded:

Reputação 7
Crachá +5

Então, até hoje nenhum funcionário da NOS pôde responder à dúvida?

 

@Ana P.  disse que a pergunta foi movida para outro tópico, mas não encontro a resposta à pergunta em nenhum tópico.

:confounded:

Boa tarde, a que pergunta se refere concretamente ?

Comentário