Header

Rede 5 g


Boa tarde.

 

Ontem, fui a loja NOS da Boavista, reclamar do meu problema. 

Quando comprei o meu telemóvel 5G, perguntei ao funcionário da loja NOS, se a captação da rede 5G diferia entre telemóveis. Informou que não, e optei pelo OPPO Reno 8 5G. Pois, tenho tarifário Max da NOS que permite navegar na velocidade máxima do 5G e sem limites. Para espanto meu, o meu telemóvel antigo, Huawei P20 mate Pro, consegue ter mais velocidade que o meu novo telemóvel.

Ora, foi a loja NOS para explicar o meu problema. Sendo a reposta do técnico:

- Temos que fazer um downgrade para 4G!

Respondi:

- Então para que eu quero um telemóvel 5G, para que eu pago um tarifário tão caro?

Resposta:

- É a única solução que a NOS tem.

- A sério? É isso que me diz? E por quanto tempo tenho que funcionar em 4G? A NOS avisa quando o problema estiver resolvido? - perguntei eu

- Não sei por quanto tempo. Tem que ir passando e perguntar. - respondeu.

- E se trocarmos os cartões SIM, a ver se é disso. - Perguntei.

- Não é! Mas se quiser, podemos substituir, são 7€ (e qualquer coisa). - respondeu

- Eu tenho um problema, que nada tem haver com má utilização do cliente, o equipamento tem 3 meses, o problema é Vosso e ainda querem que eu pague para tentar resolver? Então a publicidade em que vocês são a NET mais rápido da Europa, até pode ser verdade. Mentira é que funciona ou que funciona só de vez em quando - respondi e vim embora.

Vim embora, porque é incrivelmente surreal, a incompetência que existe nas várias lojas NOS do Porto, que visitei nos últimos meses.

 

Nunca vim com o problema resolvido.

 

Sendo assim, gostaria de saber qual a(s) solução(oes), que a NOS pode apresentar para tentar resolver este problema.

 

Se comprei um telemóvel 5G e um tarifário com internet e velocidade ilimitada, é para usufruir dela. Caso contrário, devolvo o telemóvel e mudo para um tarifário mais baixo.

 

Situação, que infelizmente a NOS não permite.

 

Fico a aguardar a Vossa reposta, obrigado 

 

 


31 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

A velocidade que tiver é a velocidade que tiver. O que eles iriam fazer na loja ..?? nada

Reputação 7

Boa tarde @Pcostelha,

A velocidade num serviço 5G pode ser influenciada por vários fatores. Alguns dos principais elementos que podem afetar a velocidade incluem:

  1. Cobertura da Rede: A disponibilidade da rede 5G na sua área terá um impacto direto na velocidade que poderá alcançar.

  2. Frequência da Banda: As redes 5G operam em diferentes frequências, como as faixas de onda milimétricas (mmWave) e as faixas de onda sub-6GHz. Frequências mais elevadas (mmWave) podem oferecer velocidades mais altas, mas têm um alcance limitado. Frequências mais baixas (sub-6GHz) têm um alcance maior, mas as velocidades podem ser ligeiramente inferiores.

  3. Distância à Antena: Aproximar-se da antena 5G pode melhorar as suas hipóteses de alcançar velocidades mais rápidas. A distância à antena influenciará a intensidade do sinal e, consequentemente, a velocidade.

  4. Congestionamento da Rede: Em áreas onde muitos dispositivos estão ligados à rede 5G ao mesmo tempo, poderá ocorrer congestionamento. Isto pode resultar em velocidades mais lentas, especialmente durante períodos de utilização intensiva.

  5. Capacidade do Dispositivo: A velocidade que poderá experienciar também depende das capacidades do seu dispositivo. Dispositivos mais recentes que suportam frequências 5G mais altas têm maior probabilidade de atingir velocidades mais rápidas.

  6. Interferências: Barreiras físicas, como paredes e edifícios, podem afetar a qualidade do sinal 5G e, por consequência, a velocidade.

  7. Condições Atmosféricas: Condições meteorológicas extremas, como chuva intensa ou neve, podem temporariamente influenciar a qualidade do sinal e a velocidade.

  8. Configurações de Rede: As configurações e a gestão da rede pela operadora podem também ter impacto na velocidade.

Lembre-se de que as velocidades 5G são variáveis e podem oscilar de acordo com estes fatores. A velocidade máxima teórica anunciada para o 5G é alcançável em condições ideais, mas a velocidade real que experienciará poderá variar.

Espero que esta explicação seja esclarecedora.

Obrigado

A velocidade que tiver é a velocidade que tiver. O que eles iriam fazer na loja ..?? nada

Aí sim? Então para V. Exas. acha normal que um telemóvel 4G de 2017, tem mais velocidade, com o mesmo cartão SIM, que um telemóvel de 2023 5G. Muito bem…

 

Das duas umas, ou você não percebe nada de nada ou é mais um desocupado que gosta de vir entreter se á custa dos outros.

 

 

Boa tarde @Pcostelha,

A velocidade num serviço 5G pode ser influenciada por vários fatores. Alguns dos principais elementos que podem afetar a velocidade incluem:

  1. Cobertura da Rede: A disponibilidade da rede 5G na sua área terá um impacto direto na velocidade que poderá alcançar.

  2. Frequência da Banda: As redes 5G operam em diferentes frequências, como as faixas de onda milimétricas (mmWave) e as faixas de onda sub-6GHz. Frequências mais elevadas (mmWave) podem oferecer velocidades mais altas, mas têm um alcance limitado. Frequências mais baixas (sub-6GHz) têm um alcance maior, mas as velocidades podem ser ligeiramente inferiores.

  3. Distância à Antena: Aproximar-se da antena 5G pode melhorar as suas hipóteses de alcançar velocidades mais rápidas. A distância à antena influenciará a intensidade do sinal e, consequentemente, a velocidade.

  4. Congestionamento da Rede: Em áreas onde muitos dispositivos estão ligados à rede 5G ao mesmo tempo, poderá ocorrer congestionamento. Isto pode resultar em velocidades mais lentas, especialmente durante períodos de utilização intensiva.

  5. Capacidade do Dispositivo: A velocidade que poderá experienciar também depende das capacidades do seu dispositivo. Dispositivos mais recentes que suportam frequências 5G mais altas têm maior probabilidade de atingir velocidades mais rápidas.

  6. Interferências: Barreiras físicas, como paredes e edifícios, podem afetar a qualidade do sinal 5G e, por consequência, a velocidade.

  7. Condições Atmosféricas: Condições meteorológicas extremas, como chuva intensa ou neve, podem temporariamente influenciar a qualidade do sinal e a velocidade.

  8. Configurações de Rede: As configurações e a gestão da rede pela operadora podem também ter impacto na velocidade.

Lembre-se de que as velocidades 5G são variáveis e podem oscilar de acordo com estes fatores. A velocidade máxima teórica anunciada para o 5G é alcançável em condições ideais, mas a velocidade real que experienciará poderá variar.

Espero que esta explicação seja esclarecedora.

Obrigado

Vamos lá, pelos mesmos tópicos:

 

1. Rede sempre no máximo, segundo indicação do telemóvel.

 

2. Não foi possível medir a frequência.

 

3. Do sítio que mais problemas tenho, é no Furadouro, e tem duas antenas a cerca de 5km. É muito longe?

 

4. Será que uma localização como o Furadouro, não tem uma antena capaz para tão poucos habitantes?

 

5. É um dispositivo de 2023 e, o Vosso funcionário disse que era tudo igual, que não valia a pena comprar um equipamento mais caro.

6. Estou num campismo, não há barreiras!

7. Está céu limpo, sem vento, 31 graus.

8. As configurações foram as que o técnico da nos, quando comprei o telemóvel verificou e disse que estava apto a funcionar.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Pcostelha, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Compreendemos o que nos indica e lamentamos. 
No entanto, esclareça-nos, por favor. A rede é a mesma? O cartão SIM é o mesmo? A zona em que se encontra é a mesma? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado 

Boa tarde @Pcostelha, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Compreendemos o que nos indica e lamentamos. 
No entanto, esclareça-nos, por favor. A rede é a mesma? O cartão SIM é o mesmo? A zona em que se encontra é a mesma? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado 

 A rede é a mesma, a rede NOS. Sim, é o mesmo cartão SIM, retirando e colocando no outro telemóvel. A zona é a mesma, para ser mais preciso, no mesmo lugar do sofá.

Reputação 7

Boa tarde @Pcostelha, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Compreendemos o que nos indica e lamentamos. 
No entanto, esclareça-nos, por favor. A rede é a mesma? O cartão SIM é o mesmo? A zona em que se encontra é a mesma? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado 

 A rede é a mesma, a rede NOS. Sim, é o mesmo cartão SIM, retirando e colocando no outro telemóvel. A zona é a mesma, para ser mais preciso, no mesmo lugar do sofá.

 

Por mera curiosidade, testou noutro local? A cobertura pode não ser a melhor a nível de 5G.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Pcostelha,

Agradecemos o seu testemunho.

Fatores como o local onde se encontra e equipamento que está a utilizar podem influenciar a velocidade de navegação, mesmo em redes 5G.

Sendo que confirma que apenas no seu equipamento atual a velocidade é menos, recomendamos que procure mais informações junto do fabricante.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @Pcostelha,

Agradecemos o seu testemunho.

Fatores como o local onde se encontra e equipamento que está a utilizar podem influenciar a velocidade de navegação, mesmo em redes 5G.

Sendo que confirma que apenas no seu equipamento atual a velocidade é menos, recomendamos que procure mais informações junto do fabricante.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

 

Sr. João, o Sr leu bem o meu problema? Leu todas as minhas respostas? Leu bem a resposta que V. Exa. deu?

 

Se o equipamento foi comprado a cerca de 3 meses na NOS, porque motivo, vou consultar o fabricante?

Porque motivo, a NOS não agenda uma visita á loja para verificação do equipamento, se é essa a Vossa suspeita? Porque motivo, é que a NOS vende um equipamento, estando o problema possivelmente na rede NOS (de acordo com o Vosso técnico da loja da Boavista, que informou que a NOS tem havido problemas na rede 5G) e não apresenta solução para o seu cliente? Ja que foi o provedor do equipamento e do serviço?

 

Enfim, vivemos numa era de avanços tecnológicos e de grande retrocesso nas relações humanas e comerciais.

 

Parece me que a NOS não tem capacidade para resolver este problema ou não tem técnicos capazes.

Reputação 7
Crachá +2

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis

Ja o proverbio é velho e sábio:

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

 

Se não percebe da matéria, remeta-se ao silencio.

 

Nunca na vida um telemóvel que é 4G, com mais anos, pode dar mais velocidade, que um telemovel 5G.

E nunca deveria desligar o 5G, para conseguir ter internet no telemovel. E mesmo assim, com velocidades inferiores.

 

Além de que o contratado é para ter velocidades acima dos 10 mbps e não 7,5mbps, como tenho agora e, instável.

Leia o que a NOS diz sobre velocidades 5G: https://www.nos.pt/5g/5g-em-acao/insights-e-noticias/4g-vs-5g

 

https://www.nos.pt/empresas/transformacao-digital/transformacao-de-empresas/tendencias-e-inovacao/5g-mais-rapido

 

A ser verdade e não publicidade enganosa, qual a razão para não ter essas velocidades?

 

E se comprei o telemovel na NOS, a 3 meses, devem ser eles a tentar resolver o problema.

 



E peço-lhe, vá ganhar pontos num outro tópico, deixe este para os técnicos. Obrigado!

Reputação 5
Crachá +1

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis

Ja o proverbio é velho e sábio:

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

 

Se não percebe da matéria, remeta-se ao silencio.

 

Nunca na vida um telemóvel que é 4G, com mais anos, pode dar mais velocidade, que um telemovel 5G.

E nunca deveria desligar o 5G, para conseguir ter internet no telemovel. E mesmo assim, com velocidades inferiores.

 

Além de que o contratado é para ter velocidades acima dos 10 mbps e não 7,5mbps, como tenho agora e, instável.

Leia o que a NOS diz sobre velocidades 5G: https://www.nos.pt/5g/5g-em-acao/insights-e-noticias/4g-vs-5g

 

https://www.nos.pt/empresas/transformacao-digital/transformacao-de-empresas/tendencias-e-inovacao/5g-mais-rapido

 

A ser verdade e não publicidade enganosa, qual a razão para não ter essas velocidades?

 

E se comprei o telemovel na NOS, a 3 meses, devem ser eles a tentar resolver o problema.

 



E peço-lhe, vá ganhar pontos num outro tópico, deixe este para os técnicos. Obrigado!

 
 
 

Então fique a saber que existe 2 tipos de 5G o n28 (700Mhz) que é basicamente um mini boost muito visto em zonas rurais e usado para cobertura indoor e parecido ao 4G+ e o n78 aquele super rápido mas que não é grande coisa dentro de casa a não ser que a antena seja muito perto o (3500Mhz) a app netmonster (disponível na playstore) dirá qual o 5G que recebe no seu local, a 5KM da antena com certeza que é o N28 ou o n78 muito degradado, depois o oppo reno 8 5G é um média gama, o que pode não agregar todas as bandas 4G disponíveis com a banda 5G visto que o mesmo ainda não existe em SA ao público o que existe comercialmente ao público é o NSA que é com “Âncora” no 4G por exemplo o meu xiaomi 12 faz todas as bandas 4G mais a banda 5G o que faz imensa diferença na velocidade 

Reputação 7
Crachá +2

Então olha só tens uma opção, ir a loja e mandar pa reparação

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis

Ja o proverbio é velho e sábio:

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

 

Se não percebe da matéria, remeta-se ao silencio.

 

Nunca na vida um telemóvel que é 4G, com mais anos, pode dar mais velocidade, que um telemovel 5G.

E nunca deveria desligar o 5G, para conseguir ter internet no telemovel. E mesmo assim, com velocidades inferiores.

 

Além de que o contratado é para ter velocidades acima dos 10 mbps e não 7,5mbps, como tenho agora e, instável.

Leia o que a NOS diz sobre velocidades 5G: https://www.nos.pt/5g/5g-em-acao/insights-e-noticias/4g-vs-5g

 

https://www.nos.pt/empresas/transformacao-digital/transformacao-de-empresas/tendencias-e-inovacao/5g-mais-rapido

 

A ser verdade e não publicidade enganosa, qual a razão para não ter essas velocidades?

 

E se comprei o telemovel na NOS, a 3 meses, devem ser eles a tentar resolver o problema.

 



E peço-lhe, vá ganhar pontos num outro tópico, deixe este para os técnicos. Obrigado!

 
 
 

Então fique a saber que existe 2 tipos de 5G o n28 (700Mhz) que é basicamente um mini boost muito visto em zonas rurais e usado para cobertura indoor e parecido ao 4G+ e o n78 aquele super rápido mas que não é grande coisa dentro de casa a não ser que a antena seja muito perto o (3500Mhz) a app netmonster (disponível na playstore) dirá qual o 5G que recebe no seu local, a 5KM da antena com certeza que é o N28 ou o n78 muito degradado, depois o oppo reno 8 5G é um média gama, o que pode não agregar todas as bandas 4G disponíveis com a banda 5G visto que o mesmo ainda não existe em SA ao público o que existe comercialmente ao público é o NSA que é com “Âncora” no 4G por exemplo o meu xiaomi 12 faz todas as bandas 4G mais a banda 5G o que faz imensa diferença na velocidade 

Sr. Celso Costa, seguindo a sua sugestão, na instalação da aplicação NETMONSTER e outras idênticas, afim de apurar a assertividade dos dados, verifico o seguinte:

 

  • A torre mais próxima, fica a 650 metros
  • A escolha do telemóvel foi esta e não o Xiaomi 13 Pro, porque o funcionário da NOS, informou que a nível de velocidades e de captação, eram iguais.
  • Está em NSA 700.
  • Oppo RENO 8 5G: 
    5G bands 1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40, 41, 77, 78 SA/NSA

Xiami 12 5G:

1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40, 41, 66, 77, 78, 79 SA/NSA - International

 

Pelo que vejo, a unica diferença, é a banda 66 e 79

 

Será que é o suficiente para não funcionar?

  • Verifico que, através da aplicação NETMONSTER, a rede G está constantemente a desligar e a ligar? É normal? Será problema das antenas ou do telemovel ou do cartão SIM?

 

Sr. Celso, pode informar, depois de um teste de velocidade no seu telemovel, qual a velocidade que obtém?

 

Porque não é a NOS a apresentar soluções e tem que ser os clientes que tem de andar aqui no escuro, tentar adivinhar o problema?

Então olha só tens uma opção, ir a loja e mandar pa reparação

Vou mandar reparar uma coisa que não se tem a certeza que o problema esteja no equipamento, no cartão SIM ou na rede NOS?

 

Mais uma vez, resposta sem sentido…

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Conforme indicado, e também confirmado por si, o único factor diferente é o equipamento, pelo que, sim, a comunidade deu uma boa ajuda. 

Uma vez que a rede é a mesma, tal como o local e o cartão são os mesmos, concluímos que a situação reportada tem que ver com o equipamento adquirido. Assim, e uma vez que o mesmo tem um fornecedor/fabricante próprio, é necessário consultá-los. 
Em alternativa, desloque-se a uma Loja NOS e solicite o encaminhamento do smartphone para reparação para que a Marca verifique. 
Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +2

Então olha só tens uma opção, ir a loja e mandar pa reparação

Vou mandar reparar uma coisa que não se tem a certeza que o problema esteja no equipamento, no cartão SIM ou na rede NOS?

 

Mais uma vez, resposta sem sentido…

🤣🤣

Reputação 7

Boa tarde @Pcostelha,

Conforme já referi, sugiro que faça a comparação em outro local preferencialmente com melhor cobertura 5G e com certeza nesse local terá maior velocidade.

Se entender, pode consultar a comparação dos telefones na GSM Arena aqui.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Pcostelha,

Conforme já referi, sugiro que faça a comparação em outro local preferencialmente com melhor cobertura 5G e com certeza nesse local terá maior velocidade.

Se entender, pode consultar a comparação dos telefones na GSM Arena aqui.

Obrigado

Mas porquê Jorge? Se com o equipamento antigo conseguia mas com este não e se todos os outros elementos são iguais… não há de ser na cobertura 

Reputação 7

Boa tarde @Pcostelha,

Conforme já referi, sugiro que faça a comparação em outro local preferencialmente com melhor cobertura 5G e com certeza nesse local terá maior velocidade.

Se entender, pode consultar a comparação dos telefones na GSM Arena aqui.

Obrigado

Mas porquê Jorge? Se com o equipamento antigo conseguia mas com este não e se todos os outros elementos são iguais… não há de ser na cobertura 

 

O cliente está a comparar o Huawei Mate 20 Pro 4G com o Oppo Reno8 5G.

Simples

Reputação 5
Crachá +1

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis

Ja o proverbio é velho e sábio:

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

 

Se não percebe da matéria, remeta-se ao silencio.

 

Nunca na vida um telemóvel que é 4G, com mais anos, pode dar mais velocidade, que um telemovel 5G.

E nunca deveria desligar o 5G, para conseguir ter internet no telemovel. E mesmo assim, com velocidades inferiores.

 

Além de que o contratado é para ter velocidades acima dos 10 mbps e não 7,5mbps, como tenho agora e, instável.

Leia o que a NOS diz sobre velocidades 5G: https://www.nos.pt/5g/5g-em-acao/insights-e-noticias/4g-vs-5g

 

https://www.nos.pt/empresas/transformacao-digital/transformacao-de-empresas/tendencias-e-inovacao/5g-mais-rapido

 

A ser verdade e não publicidade enganosa, qual a razão para não ter essas velocidades?

 

E se comprei o telemovel na NOS, a 3 meses, devem ser eles a tentar resolver o problema.

 



E peço-lhe, vá ganhar pontos num outro tópico, deixe este para os técnicos. Obrigado!

 
 
 

Então fique a saber que existe 2 tipos de 5G o n28 (700Mhz) que é basicamente um mini boost muito visto em zonas rurais e usado para cobertura indoor e parecido ao 4G+ e o n78 aquele super rápido mas que não é grande coisa dentro de casa a não ser que a antena seja muito perto o (3500Mhz) a app netmonster (disponível na playstore) dirá qual o 5G que recebe no seu local, a 5KM da antena com certeza que é o N28 ou o n78 muito degradado, depois o oppo reno 8 5G é um média gama, o que pode não agregar todas as bandas 4G disponíveis com a banda 5G visto que o mesmo ainda não existe em SA ao público o que existe comercialmente ao público é o NSA que é com “Âncora” no 4G por exemplo o meu xiaomi 12 faz todas as bandas 4G mais a banda 5G o que faz imensa diferença na velocidade 

Sr. Celso Costa, seguindo a sua sugestão, na instalação da aplicação NETMONSTER e outras idênticas, afim de apurar a assertividade dos dados, verifico o seguinte:

 

  • A torre mais próxima, fica a 650 metros
  • A escolha do telemóvel foi esta e não o Xiaomi 13 Pro, porque o funcionário da NOS, informou que a nível de velocidades e de captação, eram iguais.
  • Está em NSA 700.
  • Oppo RENO 8 5G: 
    5G bands 1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40, 41, 77, 78 SA/NSA

Xiami 12 5G:

1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40, 41, 66, 77, 78, 79 SA/NSA - International

 

Pelo que vejo, a unica diferença, é a banda 66 e 79

 

Será que é o suficiente para não funcionar?

  • Verifico que, através da aplicação NETMONSTER, a rede G está constantemente a desligar e a ligar? É normal? Será problema das antenas ou do telemovel ou do cartão SIM?

 

Sr. Celso, pode informar, depois de um teste de velocidade no seu telemovel, qual a velocidade que obtém?

 

Porque não é a NOS a apresentar soluções e tem que ser os clientes que tem de andar aqui no escuro, tentar adivinhar o problema?

Não interessa apenas as bandas que apanha interessa sim o  carrier aggregation, o Xiaomi 12 consegue fazer todas o chipset da qualcomm é superior nesse aspecto e se está no 700 então é impossível ter aí velocidades excelente porque para isso é preciso a 3500/N78

Informo que o problema, desde de ontem até este momento, está parcialmente resolvido.

 

Qual foi a resolução? Alguma de pesquisa, á procura das melhores definições de APN, para 5G.

Após alguns testes, esta ultima parametrização de APN, parece me a melhor.


Mais uma vez​​​​​​, a solução foi encontrada por mim.

 

Agradeço, todos aqueles que tentaram ajudar, mas estão um bocado a leste do problema.

Mas de vocês, não posso queixar, pois tentaram ajudar. E, continuo a dizer que se trocasse o SIM, resolveria ainda melhor o problema. Mas como a NOS, está perto da bancarrota, não pode oferecer, como uma tentativa de resolver o problema, um cartão SIM, a um cliente empresarial. Quer cobrar 7euros e qq coisa. Enfim...


Agora da NOS, só prova que não tem técnicos á altura para resolver o problema e, o pior de tudo, está se a borrifar para o cliente. Pois nenhum dos técnicos acima, tentou, em privado, solicitar o meu numero de telemovel, para que pudesse telefonar me e tentar ajudar. 

E porquê? Porque as instruções que tem, é que seja o cliente a ligar, para puderem cobrar e ganhar mais algum dinheiro.

 

É por estas e por outras, que o Sr. Elon Musk, dentro de alguns anos, vai ser líder no fornecimento de dados móveis e telecomunicações.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua partilha, @Pcostelha
Ficamos contentes que tenha conseguido ultrapassar esta dificuldade. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Agradecemos a sua partilha, @Pcostelha
Ficamos contentes que tenha conseguido ultrapassar esta dificuldade. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Ao ler o seu comentário, fiquei na duvida, se V. Exas. está a ser sarcástico ou irónico. 

 

Boa noite @Pcostelha 

 

Que nova parametrização APN usou? Antecipadamente grato

 

Veja também na app Netmonster, pois consegue averiguar em cima na primeira linha da aplicação as bandas que está a utilizar tal como explicou o @Celso Costa 

 

Vou-lhe dar um exemplo. Na imagem abaixo na linha de cima consegue verificar que está ligado em conjunto em várias bandas. Quantas mais bandas, em princípio melhor será. Ressalvo contudo que, mesmo em condições iguais, os telefones podem ter diferenças de receção, o ganho das antenas ser diferente e a antena de um dos telefones ser melhor do que a do outro.

 

Nesta imagem da app Netmonster consegue ver que o cliente está ligado em conjunto às bandas 4G 800, 2100 e 1800 e não está ligado a nenhuma banda 5G. A melhor configuração possível na NOS junta as bandas 800, 1800, 2100 e 2600 em 4G e em 5G as bandas 700 e 3500 (MHz), sendo que as bandas 700, 2600 e 3500 nem sempre estão disponíveis em todos os locais e que em espaços interiores é menos provável encontrar as bandas 1800, 2100, 2600 e 3500, comparativamente com as bandas 700 e 800. No exterior, as bandas que mais encontrará serão as de 1800 e 2100 porque historicamente foram as primeiras a aparecer na NOS, sobretudo a banda 1800 em 4G. Chamo ainda a atenção que telefones mais antigos (sei que não é o caso) apenas podem estar ligados a uma banda de cada vez.

 

Sugiro-lhe que instale a app no Oppo e no Huawei para podermos comparar. No mesmo local geográfico, coloque o cartão da NOS alternadamente no Oppo e no Huawei e verifique os resultados na app.

 

Como informação complementar, tem a linha BW (bandwidth) que verifica mais abaixo na app. Quanto maior a soma nessa linha, melhor será. No caso em apreço, tem 10 + 20 + 15 MHz, o que dá igual a 45 MHz. Na melhor configuração em 4G,  BW dará à volta de 70 MHz em 4G e 180 MHz em 4G + 5G.

 

Estas informações são válidas para 5G Non-Standalone. Ainda não está disponível 5G Standalone.

 

 

 

Se depois desta análise considerar que o telefone adquirido em loja NOS é defeituoso em comparação com o Huawei e tem um defeito de fábrica, pode despoletar o litígio com vista a tentar devolver o equipamento, adicionando provas desses problemas. A queixa pode ser dirigida ao vendedor ou ao fabricante. Para tal pode também recorrer a esta página https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/ 


Depois ficará à apreciação da NOS ou do fabricante. Se for esse o caso de um equipamento defeituoso ou com características técnicas abaixo do expectável, tem mais informações no site da DECO.

https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/orcamento-familiar/noticias/devolucoes-trocas-produtos

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/equipamentos-cozinha/dicas/garantia-reparacao-troca-desconto-reembolso-sao-solucoes/como-reclamar

Comentário