Header
Destaque

Desligamento da rede 3G em Portugal



Mostre a primeira mensagem

60 Comentários

Boa tarde @João H. 

 

Mas a alteração não era até ao dia 1de maio?

 

Ao passar para Kanguru Livre XL o que a NOS está a fazer não é a alterar o tarifário. Acaba por estar a desativá-lo.

 

A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

Obrigado

Este tarifário funciona em 4G e 5G @Jorge C. Por isso eu estranho toda esta situação.

Reputação 7

Boa tarde @João H. 

 

Mas a alteração não era até ao dia 1de maio?

 

Ao passar para Kanguru Livre XL o que a NOS está a fazer não é a alterar o tarifário. Acaba por estar a desativá-lo.

 

A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

 

Mas a alteração não era até ao dia 1de maio?

 

Ao passar para Kanguru Livre XL o que a NOS está a fazer não é a alterar o tarifário. Acaba por estar a desativá-lo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @CP001 e @Olaf,

Agradecemos as vossas mensagens.

@CP001 lamentamos a informação partilhada, a qual iremos retificar. 

Para já as condições do tarifário em questão (Net Mobile Zero+) mantêm-se e, caso existam alterações às mesmas é informado por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência das novas condições dos seus produtos.

Confirmamos ainda que as alterações não implicam aumento de preço nem aumento da duração do contrato.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Mas isso é uma alteração contratual em que tem de dar a possibilidade de escolha para cancelar ou não o serviço. Assim só aqueles que são pós é que ficam beneficiados que passam de 4gb para 30gb ou ilimitado (se bem entendi). 

Espero bem que consiga dar resposta rápida @Mário P. quanto a questao do CP001

Então os tarifários Zero+ fica sem os 100mb obrigando ao carregamento para usar o serviço? 

Sim, é isso mesmo o que resulta desta informação.

Reputação 7
Crachá +2

Então os tarifários Zero+ fica sem os 100mb obrigando ao carregamento para usar o serviço? 

@Mário P. é muito penosa esta situação. Então eu passo de 100 MB para zero?

 

É que o Kanguru Livre XL é o tarifário que metem quando se desativa uma banda larga móvel. Não é boa esta situação.

 

Tendo eu 100 MB gratuitos que uso para IoT deviam passar-me a um tarifário pós-pago. Se não existir outro, um de 1 GB ou 10 GB como no site mas sem custos, tendo em conta que o meu tarifário está na mesma fatura do pacote

https://www.nos.pt/movel/tarifarios-net-movel/pos-pagos?tabId=clientes-com-tv-nos

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @CP001

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Tem razão, relativamente ao Pré-pago, o mesmo passa para o Kanguru Livre XL ao invés do Kanguru XL, pedimos desculpa pelo lapso. O Kanguru XL aplicar-se-á a algumas vertentes do tarifário Kanguru Light como, por exemplo, o Kanguru Light 4G de 201. 
A informação que temos quanto às alterações é aquelas que referimos. No entanto, endereçámos a sua questão e assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado,

Boa tarde @Mário P. 
 

Muito obrigado pela pronta resposta!

 

E também não agrega ao pacote?  Ficam separados do pacote na mesma?
 

Quando se refere aos pré-pagos, estes passam para Kanguru XL ou Livre XL? É que, desses tarifários que listou, os que conheço  (Net Mobile Zero+) têm um tráfego base gratuito de 100 MB… Se forem passar para Kanguru Livre XL, passam de 100 para 0. Se forem passar para Kanguru XL passam de 100 MB para ilimitado. Espero que seja este último.


Em relação à situação que o ocorreu no ano passado, o que acontecia era que um cliente, que suponhamos tinha uma fidelização de 15 meses a alguns produtos do pacote, passava repentinamente a ter a fidelização alargada a todos os outros produtos do pacote que se encontrassem na mesma fatura e que até então nunca tinham tido fidelização (como tarifários extra de internet móvel), sem que a NOS o avisasse desta situação ou tivesse existido qualquer contacto. Não é possível legalmente fidelizar produtos que não estavam fidelizados e nesse sentido não se tratava de uma mera alteração de nomenclatura. 
 

Apenas alguns clientes foram afetados.

 

 

Atualização:

Contactei o apoio. O tarifário para o qual vou mudar é o Livre XL. Passo de 100 MB incluídos para 0 MB. É muito revoltante, usava para aplicações IoT e agora terei de arranjar um cartão novo. Pago o pacote de casa há muitos anos com este tarifário.

 

O comunicado da NOS ainda revolta mais “A alteração ocorrerá a 1 de maio 2024 e não implica aumento de preço nem aumento da duração do contrato.”

Pois não, fidelização nunca teve, preço também não muda, tiram é os dados do cartão 😡 Vou protestar por todos os meios, isto não se faz. Mais valia dizerem: vamos desligar-lhe o cartão em vez desta conversa.

 

A propósito, não é verdade que o Net Mobile Zero+ não tenha 4G/5G. Tenho 4G/5G nesse cartão desde 2022, bastou um telefonema para a NOS para ativar. Só posso depreender que a NOS inventou esta desculpa do 3G para descontinuar os tarifários.

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @CP001

Mantemos a informação descrita aqui como, também, no artigo que refere. A mera atualização da nomenclatura ou do tarifário feita pela NOS não prevê uma renovação automática, pelo que apenas se renova o vinculo quando há pedido, por parte do cliente, de alteração ao serviço. 

 

Sugerimos, no entanto, que na comunicação que é enviada seja consultado a hiperligação com a informação detalhada do tarifário para qual vai ser atualizado. 

Obrigado, 

Se for mesmo assim acho que a ação é muito boa por parte da NOS

Eu tinha um tarifário 3G (Net Mobile Zero+) que a NOS em 2022 decidiu passar a 5G.

Nesse sentido na verdade não existe nenhuma razão para se descontinuar tarifários. A NOS internamente consegue fazer a alteração.

 

Temo que seja só uma desculpa dos responsáveis da NOS para descontinuar tarifários da forma como expressei no comentário anterior, até porque já têm historial disso como mostrei.

Mas posso estar enganado e não ser essa a intenção. O @Mário P. poderá explicar melhor.
Com estas empresas temos de andar sempre com a pulga atrás da orelha.

Reputação 7
Crachá +2

Se for mesmo assim acho que a ação é muito boa por parte da NOS

Boa tarde @Mário P. que tarifários serão descontinuados? Pode publicar a lista? E serão substituídos por que tarifários?

 

Medo 😨 

 

Peço só que não aconteça novamente o que aconteceu aqui:

 

A NOS aqui também disse que não prolongava a fidelização e que não aumentaria o preço, e no fim o que fez foi pegar nos vários produtos que o subscritor tinha em seu nome na morada, alguns com fidelização e outros sem fidelização, e juntá-los todos num único pacote com fidelização. Ao fazer isto sem autorização do subscritor, estava a fidelizar produtos que antes não tinham fidelização. Procedeu a fidelizações sem autorização.

 

Entretanto a prática cessou. Espero bem que não esteja de regresso.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 😊

No decorrer do desligamento da rede 3G para que os todos os clientes de internet móvel mantenham o acesso ao serviço, alguns tarifários serão atualizados para novos tarifários. Desta forma, manter-se-ão com o serviço ativo e com acesso às redes 4G e 5G, melhorando, assim, o serviço, cobertura e velocidade de navegação.🤗

❗Atenção❗A alteração ocorrerá a 1 de maio 2024 e não implica aumento de preço nem aumento da duração do contrato.

Todos aqueles a que se destine esta alteração são informados por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência, das novas condições dos seus produtos. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 
Compreendemos e agradecemos os vossos comentários.

As redes 4G e 5G da NOS estão a ser reforçadas em todo o território nacional para que possamos progressivamente desligar a rede 3G. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

é o que acontece com a tentativa absurda de competitividade as vezes 😂

Querem todos correr para não serem os ultimos, mas sem terem condições. 

um bem haja 

Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

Espero que a ideia da NOS seja não fazer o mesmo que fez a operadora MEO. Na mesma data em que o 3G é desligado, o 4G deve logo ser reforçado com o espetro radioelétrico que antes estava no 3G.

 

Contudo, penso que a NOS deveria fazer este processo de forma mais lenta. À medida que os clientes fossem passando para 4G, ia diminuindo o espetro alocado ao 3G. Assim o que vai acontecer é uma sobrecarga dos aparelhos limitados a 3G no 2G, com consequente diminuição da qualidade do serviço em 2G. Lembro que a maior parte dos telemóveis continuam a realizar chamadas apenas em 2G/3G e que muitos equipamentos do setor empresarial que hoje trocam dados em 2G/3G deixarão de funcionar e funcionarão pior, dada a sobrecarga.

Reputação 7
Crachá +2

Sim, e espero bem que não desliguem definitivamente que façam testes para garantir que isso no acontece. Principalmente em época de verão na zona do algarve

 

Reputação 3

Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo sugerido, e bem, pelo @Bruno Aleixo

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Pode ser necessário trocar o cartão. Experimente ir a uma loja 

Já tinha recebido há pouco uma indicação de alguém ligado a uma operadora de que há efetivamente complicação com a rede NOS e que pensavam que era apenas a 5G. Aconselharam-me a testar a 4G ou até a 3G que poderiam “desenrascar”. Consegui alguns resultados com 3G mas a verdade é que os traços de sinal de rede tanto passam a estar a 0 ou a 3 traços e tanto consegui fazer alguns ensaios de chamadas que parecem durar uma eternidade a serem estabelecidos como de repente aparece a indicação “não registado na rede”.

Das indicações que me prestaram da NOS, talvez a mais pertinente possa ser a que refere:

“No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:

Oculte o conteúdo

Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:”

 pode ser uma razão. Existem 4 telemóveis no local com rede NOS e pelo menos 2 têm cartões que não começam por 21 ou 22 mas, até ao passado Sábado funcionavam todos bem e de repente nenhum tem sinal?

Reputação 7
Crachá +1

Isso é só 3G ou 4G também? 

secalhar tem que ver com isto:

um bem haja 

Estou há 5 dias sem comunicação móvel por indisponibilidade de rede no Monte Estoril. Estamos a falar de um estabelecimento comercial que recebe a grande maioria dos seus contactos via telemóvel vendo-se privada de assistência decente aos mesmos e limitando a minha faturação. Já apresentei mais que uma reclamação, na 1ª deram a entender que a rede seria reposta na 3ª feira até às 12h. Hoje só conseguiram dizer que no sistema aparece como prazo de resolução até 31 de Janeiro... Isto não cabe na cabeça de ninguém… Só simpatia e educação não resolvem situações destas.

É incrível que tal possa acontecer nos dias que correm, quer em termos de rapidez na reposição do serviço, quer em termos de resposta vaga sem qualquer explicação plausível. Estou a pagar muito bem por um serviço de que não disponho.

Comentário