Skip to main content
Header

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @RICARDO JORGE SILVA LOPES.

A situação encontra-se esclarecida ao longo deste mesmo tópico.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

De quem é a responsabilidade da privacidade da chamada?
Da integridade dos meus dados no operador?
Da segurança da rede que pago mensalmente?

Se eu for à policia é para fazer queixa da NOS por não usar o protocolo STIR/SHAKEN que garante e autentica a origem da chamada. É da responsabilidade da rede garantir isto. Darem outra resposta demonstra amadorismo. Precisam que vos faça a segurança da rede? É só ligarem.

Sim, não só são absolutamente amadores incompetentes como não têm qualquer consideração pelos clientes.
Aliás, faz todo o sentido, não fazer queixa na Policia, mas por um processo em tribunal, por a NOS ser cúmplice em fraudes.

Se eu for à policia é para fazer queixa da NOS por não usar o protocolo STIR/SHAKEN que garante e autentica a origem da chamada. É da responsabilidade da rede garantir isto. Darem outra resposta demonstra amadorismo. Precisam que vos faça a segurança da rede? É só ligarem.

Sim, não só são absolutamente amadores incompetentes como não têm qualquer consideração pelos clientes.
Aliás, faz todo o sentido, não fazer queixa na Policia, mas por um processo em tribunal, por a NOS ser cúmplice em fraudes.

Isso são situações da alçada da divisão de ciber crimes  da PJ. https://www.policiajudiciaria.pt/unc3t/

Como é que o operador vai fazer alguma coisa se isto muitas vezes são chamadas feitas a partir do outro lado do planeta? Se alguém clonar o seu cartão de crédito, também está a espera que seja o banco a ir atrás dos criminosos? isso é ignorância completa... tudo o que são crimes tem que ser reportado à policia, não ao prestador de serviços….

um bem haja 

Isso são situações da alçada da divisão de ciber crimes  da PJ. https://www.policiajudiciaria.pt/unc3t/

Como é que o operador vai fazer alguma coisa se isto muitas vezes são chamadas feitas a partir do outro lado do planeta? Se alguém clonar o seu cartão de crédito, também está a espera que seja o banco a ir atrás dos criminosos? isso é ignorância completa... tudo o que são crimes tem que ser reportado à policia, não ao prestador de serviços….

um bem haja 

Imagine, que a NOS é o seu filho.

O seu filho sempre que sai de casa e deixa a porta aberta. 

Um dia, você chega e constata que foi assaltado.

Segundo a sua teoria, o importante é alertar a Policia, o seu filho pode continuar calmamente a deixar a porta aberta.

É o que se passa aqui!

A NOS, por motivos que desconheço, penso que será mesmo só por incompetência, tem as portas escancaradas. 
Não interessa a origem da chamada, no meu caso, da mensagem.
Tem de haver um canal seguro entre a NOS e a CGD.
É uma regra elementar de segurança!
Se há segurança, o que duvido, e esta foi quebrada, é da responsabilidade da NOS implementar correções para evitar novas quebras.

Não é a PJ que vai aos servidores da NOS implementar regras de segurança, tem de ser a própria NOS.

E isto nem devia ser motivo de discussão, enquanto a NOS se desresponsabilizar e não reconhecer o problema, o problema vai continuar.
Reconhecer que há um problema, é fundamental para o resolver.

Fingir que não existe, não resolve nada.

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagem e partilhas.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Obrigado

Os numeros são de outra operadora mas aparecem mascarados como numeros da NOS. Como é que a NOS é cumplice ?

As proprias centrais telefónicas das empresas têm essa funcionalidade, é só meterem um numero qualquer como numero de saida e a outra pessoa já vê outro numero qualquer que não é o verdadeiro.

@Pemifer, bom dia. 
A NOS não se revê no género de prática que descreve. O Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços. Assim, sendo um número manipulado, infelizmente, não conseguimos intervir, pelo que sugerimos que contacte as autoridades para que através dos seus mecanismos de excepção verifiquem a situação. 

Obrigado, 

Estamos a falar de receber uma mensagem fraudulenta dentro da NOS, com a mesma identificação de mensagens legitimas da CGD.

Em informática, há uma coisa chamada, comunicações seguras.

Acho estranho que, aparentemente, não haja comunicações seguras entre a NOS e a CGD.

Havendo comunicações seguras, qualquer falha nas comunicações seguras não pode ser reparada pela PJ, tem de ser reparada pela NOS.
Não havendo comunicações seguras, não será a PJ que irá implementar isso, tem de ser a NOS.

Aqui a resposta é que não há falha nenhuma e para fazer queixa à PJ, não há qualquer interesse em evitar que haja motivo para fazer queixa.

Ja por diversas vezes verifiquei que existe a utilização de numeros aleatórios 93 por parte de entidades a modo de phishing/venda de base de dados.

Ligam de um nr aleatorio 93, o qual atendido aparece uma gravação em inglês, que nem sequer me dei ao trabalho de ouvir, mas em geral falava qq coisa de ter recebido um montante... Se por exemplo não se atender e por casualidade retornar-se a chamada, o número sera reencaminhado para um nr completamente aleatorio, em que a pessoa retorna a chamada a pensar que o contacto foi meu…

Nao sei se mais alguém tem o mesmo problema, mas o que é facto é que o call center nao sabe o que fazer e so da respostas retoricas…

So na últimas 2h recebi as chamadas destes números:

- 93****621

- 93****957

- 93****086

- 93****859

- 93****383

O qual ao responder a um foi me direcionado para um numero 91 em que o sr contactou-me a dizer que tinha uma chamada perdida de minha parte…

Comi se pode resolver isso? Visto que alguma entidade esta a usar numeros NOS para o esquema e nao se consegue resolver via apoio ao Cliente... Tou um pouco farto pra ser sincero…

Obrigado 

Boa tarde ​@Eduardo Krithinas

Sugiro que siga as recomendações partilhadas neste site. 

Vishing | Phishing através de chamadas de voz internacionais/nacionais | Forum NOS  

Pode também gerir as autorizações de marketing, desta forma. 

Como gerir as autorizações na my NOS | Forum NOS

Obrigado.

Boa tarde ​@Eduardo Krithinas,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Os números que menciona estão inativos e, pelo que confirmamos as comunicações não foram feitas através da rede NOS pelo que  sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Os números que menciona estão inativos e, pelo que confirmamos as comunicações não foram feitas através da rede NOS pelo que  sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Olá João, obrigado pela resposta.

Mas pergunto como se consegue aceder/saber a números inativos/não usados sem aceder a base de dados da operadora? Como explicamos isso? também pergunto: ao ligarmos pra qualquer desses números contactados somos direcionados para números aleatórios dentro ou fora da própria rede...como conseguem esse encaminhamento?

Por outros motivos, ligados também ligados a phishing/scam/coisas online, tentei ir as “autoridades competentes” que me perguntaram: “mas você foi burlado?”… não, não fui… “então deixe lá isso” mesmo com provas concretas, números, IPs, IBANS do scam e simplesmente ignoraram… portanto estamos por nossa conta, e quero perceber o que se pode fazer junto a NOS para evitar/filtrar isto… estão a usar números 93… a NOS vai ignorar essa situação? Continuo sem perceber a passividade.

@Eduardo Krithinas, bom dia. 

Conforme indicado, uma vez que as comunicações não foram feitas através da rede NOS, infelizmente, não conseguimos intervir, pelo que sugerimos que contacte as autoridades para que através dos seus mecanismos de excepção verifiquem a situação. 

Obrigado, 

Boa tarde tenho recebido chamadas de números que não conheço e, dizer-me tinham chamada não atendida do meu número, como pode estar isto a acontecer?

Boa tarde ​@Pimteixeira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado

Comentário