Skip to main content

Sou cliente da Nos desde Maio de 2022 e renegociei o contrato em Abril deste ano (2024). No novo contrato, o pacote deveria incluir Net fixa e telemóvel (com dados móveis ilimitados e sem fidelização). O número de telemóvel em questão é meu desde janeiro de 2020, portanto inclusive desde antes da portabilidade para o primeiro contrato com a Nos em 2022. Acontece que este mês (julho 2024) tive o serviço do telemóvel completamento cortado (desde 08/07/2024). Não tenho rede para chamadas, não consigo fazer nem receber chamadas nem SMS. Dados móveis (5G, 4G, 3G) também estão completamente em baixo. Ao investigar em loja da Nos, foi-me informado que foi feita portabilidade do meu número de telemóvel para uma senhora que desconheço completamente. Portanto sem pedido meu, nem aviso por parte da Nos, nem qualquer autorização da minha parte. Resulta que descobri que a Nos emitem fatura no nome desta senhora desde 24/04/2024, que nunca tendo sido pagas pelo que me foi informado, levaram a recente desativação total do número. Comuniquei-me por chamada com o atendimento da Nos a 15/07/2024 para relatar a situação. Depois, não tendo solução para o problema, fui à lojas Nos nos dias 17/07/2024 e 19/07/2024 (hoje). Agora pede-me aguardar até 23/07/2024 para receber uma resposta sobre o problema. Quero registar o ocorrido aqui, nos canais oficiais da Nos, e reclamar não só a reativação do meu número e o reestabelecimento dos serviços, como também compensação prevista pela Anacom para casos de portabilidade sem autorização do titular. Agradeço a vossa atenção e contato imediato comigo por meios alternativos (email) uma vez que não recebo chamadas estando o número desativado.

Boa noite @Leandro Regufe Pereira Santos,

Não leve a mal mas não achou estranho não ter de pagar pelas comunicações.

Se as faturas eram enviadas para outra pessoa, fico na dúvida como pagaria pelo serviço.

Talvez possa esclarecer esta dúvida.

Obrigado.


Não achei nada estranho porque tenho recebido mensalmente a fatura eletrónica (e pagamento por débito direto) referente ao valor negociado por mim em abril deste ano (2024): trata-se de um pacote Net fixa, Telemóvel e TV. O valor negociado nunca deixou de ser faturado para mim e pago, no meu nome e no meu NIF. E a net em casa está normal, nenhum problema nos outros serviços. Apenas o telemóvel foi desvinculado do pacote (portabilidade) para esta outra senhora qualquer que desconheço. E como o serviço só foi desativado este mês (julho) foi então que me dei conta e tive que investigar o que se passava.


Já agora reforço: a portabilidade do telemóvel nunca foi solicitada, comunicada ou autorizada. Portanto é indevida e completamente irregular por parte da Nos.


Não achei nada estranho porque tenho recebido mensalmente a fatura eletrónica (e pagamento por débito direto) referente ao valor negociado por mim em abril deste ano (2024): trata-se de um pacote Net fixa, Telemóvel e TV. O valor negociado nunca deixou de ser faturado para mim e pago, no meu nome e no meu NIF. E a net em casa está normal, nenhum problema nos outros serviços. Apenas o telemóvel foi desvinculado do pacote (portabilidade) para esta outra senhora qualquer que desconheço. E como o serviço só foi desativado este mês (julho) foi então que me dei conta e tive que investigar o que se passava.

 

@Leandro Regufe Pereira Santos nesse caso é mesmo muito estranho.

Provavelmente a NOS trocou algum digito do CVP e acertou no seu.

Sugiro que aguarde a intervenção dos únicos colaboradores da empresa no Fórum NOS, ou seja os gestores da comunidade.

Obrigado.


Sim, em ambas os atendimentos na loja da Nos (a 17/07 e hoje 19/07) os funcionários que me atenderam relataram ser muito estranho o caso e não souberam explicar, com as informações que tinham disponíveis, o que se passou. Deve ter sido erro humano, sim, possivelmente algum erro como sugeriu, de confusão de dígitos.
 

A questão é que já estou há muitos dias sem telemóvel com vários impactos na minha vida (impossibilidade de receber chamadas de trabalho, códigos de validação via SMS, como autorização de pagamentos etc) e a solução não deveria ser tão demorada por parte da Nos.
 

Enquanto que, da minha parte, o valor do pacote contratado sempre foi pago sem qualquer atraso, via débito direto. Mas da parte da Nos, além do erro da portabilidade indevida e irregular, a interrupção do serviço por muitos dias, e a demora em solucionar mesmo com diversas insistências da minha parte.

 

Sim, aguardo contato urgente por parte da Nos.


nowSim, em ambas os atendimentos na loja da Nos (a 17/07 e hoje 19/07) os funcionários que me atenderam relataram ser muito estranho o caso e não souberam explicar, com as informações que tinham disponíveis, o que se passou. Deve ter sido erro humano, sim, possivelmente algum erro como sugeriu, de confusão de dígitos.
 

A questão é que já estou há muitos dias sem telemóvel com vários impactos na minha vida (impossibilidade de receber chamadas de trabalho, códigos de validação via SMS, como autorização de pagamentos etc) e a solução não deveria ser tão demorada por parte da Nos.
 

Enquanto que, da minha parte, o valor do pacote contratado sempre foi pago sem qualquer atraso, via débito direto. Mas da parte da Nos, além do erro da portabilidade indevida e irregular, a interrupção do serviço por muitos dias, e a demora em solucionar mesmo com diversas insistências da minha parte.

 

Sim, aguardo contato urgente por parte da Nos.

 

Boa noite @Leandro Regufe Pereira Santos,

Por norma, ao ser realizada uma portabilidade, o operador que vai receber o número envia o formulário para o operador atual (neste caso a NOS) que validará todos os dados e a assinatura. Neste caso poderá ter havido um erro ou havido uma falsificação de identidade/assinatura.

O seu número nos últimos tempos estava registado como seu?

De seguida, o operador que receberá o número enviará por norma uma SMS a dizer data e hora prevista para a portabilidade e a própria operadora poderá enviar uma SMS a informar que poderá existir encargos de rescisão antecipada e/ou com campanhas “especiais”. 

Aconselho a cancelar quaisquer contas que englobem o número de telemóvel portado, sobretudo as bancárias (MB Way), autenticação da Chave Móvel Digital e as redes sociais, pois poderá ser alvo de utilização do seu nome.

Poderá consultar a informação da ANACOM aqui nomeadamente a questão 14. 

Caso não obtenha resposta útil por estes meios, poderá formalizar uma reclamação formal no Livro de Reclamações, caso ainda não tenha feito, sabendo que a resposta poderá demorar alguns dias. 

Na minha opinião, as portabilidades para serem realizadas deviam os utilizadores responder “SIM” a uma SMS, como acontece na elaboração dos contratos, além do preenchimento do formulário, para evitar estas situações.

 


Bom dia, @Leandro Regufe Pereira Santos. Seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Lamentamos a situação que descreve. Para melhor compreendermos o que aconteceu e ajudar, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS
  • O seu número de telemóvel
  • Número de contribuinte associado ao contrato

Obrigado,


Bom dia, @Leandro Regufe Pereira Santos. Seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Lamentamos a situação que descreve. Para melhor compreendermos o que aconteceu e ajudar, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS
  • O seu número de telemóvel
  • Número de contribuinte associado ao contrato

Obrigado,

@João H. acabo de enviar as informações por mensagem privada.


Boa tarde, @Leandro Regufe Pereira Santos😊

Confirmamos a receção da sua mensagem privada.
Vamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigado,


Boa noite, deixo registado que continuo sem serviço do telemóvel e sem nenhuma comunicação por parte da Nos.


Bom dia, @Leandro Regufe Pereira Santos

Verificamos que a situação já se encontra em tratamento pela equipa que o vai ajudar e contactar. Assim, pedimos que, por favor, aguarde o nosso contacto. 
Obrigado, 


Boa tarde, Mário.

Obrigado pelo retorno a análise do caso; aguardo contato por parte da Nos. Apensas relembro que, estando desativado o meu número (confirmo aqui e agora no meu telemóvel, que ainda não tenho rede), e tento em conta que o principal meio de contato da Nos com seus clientes é por chamada telefônica, será preciso: ou reestabelecer o sinal do meu número, ou encontrarem um meio alternativo de contato, como email, por exemplo. Obrigado.


23/07/2024: Venho registar que hoje era o prazo de resolução segundo foi me informado semana passada na loja da Nos. Não tendo recebido nenhum contato por parte da Nos durante o dia, fui novamente à loja no fim da tarde. Informaram-me que o caso ainda se encontra em análise e deram-me novo prazo até 31/07/2024. Pedi novamente, como semana passada, um cartão provisório para ter um número para receber chamadas, senão a Nos nunca entrará em contato comigo, uma vez que meu número ainda se encontra desativado, sem rede, nem internet. Dessa vez deram-me um cartão com número provisório. Ativei-o. Saindo da loja, recebi uma chamada neste número provisório. O atendente anunciou que entrava em contato devido à minha queixa. Tive que re-explicar todo o caso; ele disse-me que será analisado. Informei-o e reforço aqui que aguardo 3 ações por parte da Nos: (1) reativação do meu número e restabelecimento deste ao meu nome e NIF; 
(2) normalização deste serviço (telemóvel) que faz parte de um pacote (internet net fixa, telemóvel, TV) que pago ininterruptamente e sem atrasos (sou cliente da Nos há mais de 2 anos); 
(3) conforme previsto pela Anacom, indemnização / compensação por dia em que o número se mantenha indevidamente portado (para maiores informações, ver site, FAQ sobre Portabilidade, número 14).

Peço urgência no caso porque, para além da minha insatisfação extrema como cliente, não só pela interrupção do serviço que pago, o prazo de resolução do problema parece nunca ser cumprido e sempre adiado.


Lamentamos a situação, @Leandro Regufe Pereira Santos
No entanto o número que refere pertence já a outro cliente, pelo que estamos a verificar internamente o sucedido. Aguarde a nossa resposta. 

Querendo, sugerimos que peça um cartão NOS na loja Online.

Obrigado,


Lamentamos a situação, @Leandro Regufe Pereira Santos
No entanto o número que refere pertence já a outro cliente, pelo que estamos a verificar internamente o sucedido. Aguarde a nossa resposta. 

Querendo, sugerimos que peça um cartão NOS na loja Online.

Obrigado,

Olá, João

Obrigado pelo comentário.

Foi o que a atendente na loja da Nos me informou ontem, que estavam em contato com esta pessoa que recebeu meu número. Mas eu não percebo como esta pessoa pode ter meu número se ele se encontra desativado. Várias pessoas nestas últimas semanas tentam ligar para o número, e ouve-se uma mensagem de “o número encontra-se desativado”.


Mais, como esta pessoa que recebeu meu número pagava pelo serviço? A informação que me foi dada não era de que o número foi desativado por falta de pagamento das faturas? Então ela não tem nem nunca usou o número.


Mas disse que o seu número não estava associado a uma pessoa, deixou-o de usar durante algum tempo 

 


26/07/2024: Ontem ligaram-me da Nos a informar que o número e o serviço de telemóvel voltariam para o meu nome e a estar ativo. Verifiquei isso de facto nas horas seguintes e comprovei hoje ao longo do dia.

Agora só falta esclarecer como se encontra minha atual situação contratual com a Nos, uma vez que o que negociei, por chamada, em Abril deste ano novas condições e valor, e na mesma chamada ontem, informaram-me que não têm visibilidade disso no sistema e parece que meu contrato nunca foi alterado.

Aguardo contato da Nos para esclarecer minha situação contratual atual.


Boa tarde @Leandro Regufe Pereira Santos,

Muito obrigado pelo seu feedback.

Em relação à questão que nos coloca, sobre a situação contratual, vamos verificar! Envie-nos, por favor, uma mensagem privada acompanhada do seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigado


Comentário