Header
Destaque News

Atualização do serviço de TV da NOS - Nova grelha de canais 2024


Reputação 7
Crachá +6

A televisão da NOS está a evoluir.
Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV e a atualizar a grelha de canais da NOS. 😉

A nova grelha de canais vai privilegiar a melhor qualidade de imagem, por isso, os canais em alta-definição (HD) vão estar em primeiro lugar na grelha. ​ :tv: :blush:

 

Atualização da grelha de TV - O que acontece​

Agora é mais fácil e rápido aceder aos canais em alta-definição. Com a atualização da grelha de televisão, os canais HD passam para o início da grelha e a estar organizados por temáticas.😎 

💢 Consulte a grelha de Fibra completa 💢
💢 Consulte a grelha da NOS TV 💢

Os clientes podem começar a ver a nova grelha nos equipamentos IRIS, box HD 1.0, Descodificador Digital (DTA) e TV sem box, a partir das seguintes datas e zonas:

  • Santarém – 9 de abril de 2024
  • Aveiro, Coimbra, Covilhã e Viseu – 7 de maio de 2024
  • Alcochete, Almada, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vendas Novas – 16 de maio de 2024
  • Lisboa – 21 e 23 de maio de 2024 (2 fases)
  • Beja, Évora, Portalegre, Santiago do Cacém, Leiria, Caldas da Rainha e Faro – 28 de maio de 2024
  • Porto A (Barcelos, Esposende, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia), Mirandela (Chaves, Peso da Régua, Lamego, Vila Real) e pequenas localidades em todo o território de Portugal continental – 4 de junho de 2024
  • Porto B (Braga, Espinho, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Paços de Ferreira, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira e Santo Tirso)  6 de junho de 2024
  • Madeira e Açores – 13 de junho de 2024

 

A partir de dia 13 de junho de 2024, os clientes já podem ver a nova grelha de televisão nos equipamentos UMA, Apple TV, Android TV e na aplicação NOS TV em todo o país.

❗️Atenção ❗️ A atualização da grelha de canais está a ser feita de forma faseada e brevemente estará disponível no serviço de televisão por satélite
 

Conheça a nova grelha de canais

Descubra as novas posições dos canais por temáticas:

  • Generalistas

     

     

  • Desporto

     

     

  • Infantis

     

     

  • Filmes e Séries

     

     

  • Entretenimento

     

     

     

     

  • Internacionais

     

     

     

  • Adultos

     

     

  • Rádios

     


Como aceder à nova grelha de canais

A grelha de canais é atualizada automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando ou, se estive a ver numa televisão sem box, faça uma sintonia de canais.
Conheça o plano de frequências da Grelha de canais Digitais para televisões sem box: 

📃 Frequências digital aberto Continente 📃

📃 Frequências digital aberto Madeira 📃

📃 Frequências digital aberto Açores 📃

 

Sintonia de canais na sua televisão sem box

Para fazer a sintonia de canais em televisões sem box, siga os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, siga os passos indicados em sintonia genérica.
 

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

Sintonia genérica

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Menu”, “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Inicie a pesquisa de canais e aguarde que os canais fiquem sintonizados.

Assista ainda ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

 

Troca de Powerbox

A Powerbox não é compatível com a nova grelha de canais em alta-definição, pelo que é necessário trocar de equipamento.♻

Saiba mais sobre a troca de Powerbox:

 

 

Respostas às perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Como posso ver a nova grelha na minha box?

    Caso tenha uma box UMA, Apple TV, Android TV, IRIS, uma box HD 1.0 ou um descodificador digital, a sua grelha deverá atualizar automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando para que a nova grelha fique disponível. Se continuar sem ver a nova grelha, fale connosco no Fórum NOS.


    Se tiver serviço por satélite, a nova grelha fica disponível brevemente. A alteração da grelha está a ser feita de forma faseada e receberá atempadamente uma comunicação com a data da alteração nesse serviço​.

  2. Como posso ver a nova grelha na minha TV sem Box?

    A sua grelha deverá atualizar automaticamente. Caso isto não aconteça, faça uma pesquisa de canais. Saiba como nos vídeos explicativos acima. Caso tenha dificuldades, fale connosco no Fórum NOS.

  3. Posso ver a nova grelha na minha Powerbox?

    A Powerbox não é compatível com a nova grelha de canais, pelo que para continuar a ter acesso aos canais alvo desta atualização, é necessário trocar de equipamento.
    Se possui uma Powerbox efetue a troca da mesma por um modelo mais recente, de forma gratuita.
    Saiba mais em:

  1. Porque é que fiquei sem canais?

    Se estiver a ver numa Powerbox, este equipamento não é compatível com a nova grelha de canais em alta definição, pelo que é necessário trocar de equipamento por um modelo mais recente. Fale connosco no Fórum NOS para trocar de box gratuitamente.
     

    Caso esteja  a ver noutra box, desligue e volte a ligar a box no comando. Caso esteja a ver numa TV sem box, faça uma pesquisa de canais. Veja como fazer a pesquisa de canais nos vídeos explicativos acima. Caso tenha dificuldades, fale connosco no Fórum NOS

  1. Porque é que não consigo ver alguns canais?

    Desligue e volte a ligar a box no comando ou faça uma pesquisa de canais na sua TV sem box. Veja como fazer uma pesquisa de canais nos vídeos explicativos acima.

  2. Quando posso ver a nova grelha na UMA?

    A partir de dia 13 de junho de 2024 já pode ver a nova grelha de televisão na box UMA em todo o país.

  3. Quando posso ver a nova grelha na Apple TV e Android TV?

    A partir de dia 13 de junho de 2024 já pode ver a nova grelha de televisão na aplicação NOS TV, incluindo nas boxes Apple TV e Android TV.

  1. Quando posso ver a nova grelha de canais no serviço de televisão por satélite?

    A alteração da grelha está a ser feita de forma faseada, e brevemente fica disponível no serviço de televisão por satélite. Antecipadamente, vai receber uma comunicação com a data da alteração nesse serviço.

     


Continuamos a trabalhar para oferecer a melhor experiência de televisão. 😎

Partilhe connosco se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 🤗


234 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos imenso os vossos testemunhos e sugestões @ruimvfernandes e @jppo.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós. 😊

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Incrível como acontece coisas como esta. 

Fico com as TVs todas desconfiguradas (mesmo depois de sintonizar várias vezes) RTP 1hd , RTP 2hd, SIChd , TVIhd e seguintes canais de notícias ficará com os canais numérico (101,102,103,104 e por aí fora) e com problemas sérios de imagem. Os canis em SD, não tem problemas e são os canais 431,432,433 e por aí vai. 

Quem no seu perfeito juízo mexe no que está bem? Para quando a correção? Se conseguiram estragar o que está bem, também deviam conseguir corrigir sem chatear o utilizador. Perder tempo e dinheiro para falar convosco e agendar visitas a casa (faltar ao trabalho) para corrigir é só gozar com quem trabalha. Voltem a colocar as frequências tudo como estava e faz-se nova sintonização e fica resolvido. Fico aguardar resolução do problema ou o contacto, sem muito tempo para aguardar. Obrigado 

Cliente número 

C************

 

No que “está bem”??

Eu geralmente discordo da NOS, mas neste caso estou em TOTAL e completo acordo!

Já desesperava em tentar dizer aos familiares para seleccionar os canais no final da grelha para ter acesso ao conteúdo HD!!!

E canais SD e HD a ocupar o espectro? Para???

Já era hora da NOS efectuar esta reformulação da grelha!

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde a todos, 😊
A partir de dia 13 de junho de 2024 os clientes já podem ver a nova grelha de televisão nos equipamentos UMA, Apple TV, Android TV e na aplicação NOS TV. 😎
Os clientes nas regiões dos Açores e na Madeira podem também começar a ver em todos os equipamentos. 😉
Obrigado

 

A IRIS é tão desprezível que nem merece ser mencionada! :D

A BOX IRIS foi “descontinuada”?

É que a minha é um autêntico PISA PAPEIS que gasta 17 WATTS em STANDBY!!! (e a NOS quer renegociar o contrato para me mudar este dinossauro, o que está completamente fora de questão!!!)

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde a todos, 😊
A partir de dia 13 de junho de 2024 os clientes já podem ver a nova grelha de televisão nos equipamentos UMA, Apple TV, Android TV e na aplicação NOS TV. 😎
Os clientes nas regiões dos Açores e na Madeira podem também começar a ver em todos os equipamentos. 😉
Obrigado

 

A IRIS é tão desprezível que nem merece ser mencionada! :D

A BOX IRIS foi “descontinuada”?

É que a minha é um autêntico PISA PAPEIS que gasta 17 WATTS em STANDBY!!! (e a NOS quer renegociar o contrato para me mudar este dinossauro, o que está completamente fora de questão!!!)

A iris já tinha a grelha atualizada. Só faltava o serviço UMA e Nos TV.

 

EDIT:

Estive a pesquisar os consumos em Standby. De facto há um consumo de 16,6 Watts, para o Standby ativo, sendo que passa para 0.4 W em Standby efetivo. Os 16,6W não sejam tão estranhos para uma box que tem um disco rígido que materá ligado.

Estas informações constam do manual da Box, numa altura em que a Zon/NOS ainda sabia produzir um manual. Sobre as BOX UMA não há qualquer informação do consumo em standby. Não me parece que seja 0,4W, acho que a UMA V1 gasta mais.

 

Para a BOX iris sem disco rígido:

 

Boa noite,

 

A minha TV ficou com uma qualidade muito má após esta atualização. Tudo o que seja canal HD tem vários cortes. Os canais não HD funcionam bem. Já fiz de tudo, sintonizar manualmente nas configurações recomendadas, trocar cabo, trocar o módulo onde liga a antena na parede e nada melhora. Preciso do vosso apoio. Quero que o serviço que pago esteja com qualidade o que não aconteceu após esta nova atualização.

Reputação 7

Boa noite @Nuno Miguel Fernandes Cruz,

Por favor detalhe se a situação também acontece com a box de TV.

Obrigado.

Boa noite @Jorge C,

não, o problema acontece apenas nas TVs sem Box

Reputação 7

@Nuno Miguel Fernandes Cruz vou sugerir que como prova inequívoca de comprovar a situação, ligue uma TV ao cabo coaxial que liga à box de TV e comprove o problema se mantém.

Caso persista, sugiro que aguarde a intervenção dos gestores da comunidade para o ajudar a se necessário agendar um equipa técnica para verificação da qualidade do sinal.

Por favor, partilhe feedback.

Obrigado.

@Jorge C As minhas TVs estão todas montadas em suportes de parede, não vou andar a passear as TVs pela casa, quando antes desta atualização tudo funcionava sem problemas.

ficarei a aguardar então a intervenção dos gestores da comunidade. Obrigado e boa noite

Boa tarde @Ana9200 

 

Deixo uma sugestão. Verifique por favor se nas configurações da box não tem ativo algum filtro de canais ou lista de canais favoritos. Se estiver ativo, desative e reinicie a box, por favor. Pode ser que assim os canais já apareçam.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

@CP001 partilhou uma boa ajuda. Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Agradecemos o seu testemunho @Nuno Miguel Fernandes Cruz e a ajuda do @Jorge C.
Sugerimos que desligue e volte a ligar o cabo de sinal que liga à tv em ambas as extremidades e faça nova sintonia. 

Diga-nos, por favor, se a situação se mantém.

Obrigado

Bom dia,

 

tal como mencionei no meu comentário inicial. Já fiz de tudo. Ate trocar o interruptor onde liga o cabo, Ligar o cabo direto nada melhora.

Reputação 5
Crachá +1

´´

 

Porquê que a BOX UMA V1 aparece como não sendo 4K?

Quando apresentaram a UMA V1, sempre foi apresentada como sendo 4K. 🤔

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @Nuno Miguel Fernandes Cruz 

Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @isplitter 

Agradecemos a sua partilha. A Box UMA V1 é compatível com imagem 4K, sim. 

Se surgirem mais questões, partilhe com a comunidade.

Obrigado 

Para onde foram os canais de Radio?  Aparece a mensagem “Serviço indisponível”

Boa noite,

Podem explicar o porquê de terem alterado a posição da RTP Memória da 18 para a 130? Não faz sentido nenhum ter este canal no meio da grelha, completamente fora do contexto! Trata-se de um canal aberto e generalista português e deveria continuar junto dos primeiros canais, tal como estava.

Reputação 7
Crachá +4

Bom dia,

 

tal como mencionei no meu comentário inicial. Já fiz de tudo. Ate trocar o interruptor onde liga o cabo, Ligar o cabo direto nada melhora.

Acho que deve ter ai um problema de sinal fraco.

Com a alteração das frequências,  os canais HD que foram alterados alguns mudaram para frequências mais baixas que necessitam de ter um sinal mais forte, o que se nota menos em frequências mais altas.

Dai ter problemas nos canais HD como refere e tendo varias Tvs ligadas, mais se nota, pois o sinal é dividido por vários cabos e a potência/qualidade é menor.

Será melhor agendar uma intervenção técnica para verificar a instalação, pois pode necessitar de alguma intervenção.

 

Reputação 5
Crachá +1

Boa Tarde,

 

A frequência de acolhimento 274 já não está a funcionar.

714 continua a funcionar.

Moderadores, alguma informação oficial de qual frequência de rede utilizar?

Já vi que disponibilizaram a frequências dos canais, mas isto é outra coisa.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

@isplitter, estamos a analisar a sua questão internamente e logo que tenhamos informações partilhamos. 🙂

@AgoSantos os canais de rádios encontra-se entre as posições #270 a #290. Consulte a grelha aqui. Caso esteja aa utilizar a box UMA, aceda através da app Rádios.

Agradecemos o seu testemunho @Pedro_Fernandes_81. O canal RTP Memória encontra-se junto dos restantes canais de “Entretenimento “ e não “Generalistas”.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

@isplitter, estamos a analisar a sua questão internamente e logo que tenhamos informações partilhamos. 🙂

@AgoSantos os canais de rádios encontra-se entre as posições #270 a #290. Consulte a grelha aqui. Caso esteja aa utilizar a box UMA, aceda através da app Rádios.

Agradecemos o seu testemunho @Pedro_Fernandes_81. O canal RTP Memória encontra-se junto dos restantes canais de “Entretenimento “ e não “Generalistas”.

Obrigado

Generalista ou de Entretenimento, não faz sentido nenhum ter sido movido para o meio da grelha! Por essa ordem de ideias, metade dos "generalistas" tinham de mudar de posição! 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos que as nossas escolhas não tenham ido de encontro com as suas expectativas @Pedro_Fernandes_81. Ainda assim, agradecemos o seu testemunho e partilha sobre o tema. Os testemunhos da comunidade são importantes para nós.

@isplitter, partilhamos as informações sobre o canal de acolhimento para o continente, Açores e Madeira:

Continente

  • SR: 6875 
  • Modulação: QAM256
  • Frequência: 330 MHz

Açores

  • SR: 6875
  • Modulação: 256QAM
  • Frequência: 522 MHZ

Madeira

  • SR: 6.875 
  • Modulação: 64-QAM
  • Frequência: 467.2 MHz

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @João H.,

Agradeço o esclarecimento uma vez que diversos utilizadores referiam outras frequências.

Obrigado.

Boa tarde, @João H.,

 

Obrigado! Então sempre se confirma a frequência de acolhimento que tínhamos avançado inicialmente.

 

@Jorge C era a frequência que eu tinha avançado inicialmente. Estávamos a tentar estudar qual seria a correta e houve um utilizador que funcionou bem com os 274 MHz, daí termos deixado de avançar com os 330 MHz e termos passado a falar nos 274 MHz

 

A NOS também pode ter mexido entretanto

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo com o plano de frequências da Grelha de canais Digitais para televisões sem box: 

📃 Frequências digital aberto Continente 📃

📃 Frequências digital aberto Madeira 📃

📃 Frequências digital aberto Açores 📃

Partilhe connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Comentário