Boa tarde,
Alguém me consegue explicar porque é eu tenho uma velocidade de internet contratada de 100 Mbps, e por wireless tenho cerca de 20 Mbps, encostado ao router e sem mais nenhum aparelho a usar a NET?
Pergunto isto porque sempre me disseram " aí e tal, por wireless é sempre muito menos", e "tem a ver com o aparelho em que está a aceder á rede"..
Ora bem, eu hoje experimentei aceder a uma rede de outra operadora (Vodafone) com velocidade contratada de 200 Mbps, e consigo no meu telemóvel atingir mais de 100 Mbps..WIRELESS..
Porque é que em minha casa não passo dos 20Mbps? Ora do meu telemóvel não é, da velocidade contratada também não pois tenho 100 Mbps..então é por causa de quê..?
Página 1 / 2
Pergunta que se impoem:
Quando se ligou a rede da concorrencia, fe-lo em que banda? 2.4 ou 5Ghz?
E o router de casa? Tem as duas bandas a funcionar?
Quando se ligou a rede da concorrencia, fe-lo em que banda? 2.4 ou 5Ghz?
E o router de casa? Tem as duas bandas a funcionar?
Boa pergunta...não percebo nada de bandas..a mim é só clicar no botão wireless no Android e começar a usar a NET..
Ok, mais uma vez percebo que isto tem muito que se lhe diga..ainda ontem estive cerca de 2 horas a pesquisar sobre o assunto e não me apetece tirar nenhum doutoramento em redes..
Ok, mais uma vez percebo que isto tem muito que se lhe diga..ainda ontem estive cerca de 2 horas a pesquisar sobre o assunto e não me apetece tirar nenhum doutoramento em redes..
Ora bem, tenho aqui uma app que me diz que a 5 metros tenho na banda 2.4Ghz a minha NET a -55Dbm..
Vou ver a que frequência é a banda da concorrência mais logo..
Com base na pouca informaçao disponivel nao vou afirmar ser essa a razao dos 20 apenas, mas que pode ser... pode!
A banda dos 5Ghz tem menor alcance mas suporta maiores velocidades. Ja a dos 2.4Ghz é o oposto.
Que router term instalado em casa?
A banda dos 5Ghz tem menor alcance mas suporta maiores velocidades. Ja a dos 2.4Ghz é o oposto.
Que router term instalado em casa?
Bem, estou a ver agora a velocidade na tal Vodafone:
2.4Ghz com -64 dBm e também apanho a mesma rede a 5Ghz com - 57 dBm..
Enquanto que em minha casa só apanho a 2.4Ghz
Não sei que router tenho, mas deve ser o normal..
2.4Ghz com -64 dBm e também apanho a mesma rede a 5Ghz com - 57 dBm..
Enquanto que em minha casa só apanho a 2.4Ghz
Não sei que router tenho, mas deve ser o normal..
Pode ver qual o Router que tem na sua Área de Cliente no separador Internet Fixa/Equipamentos. Mas tratando-se de velocidades lentas é preciso saber a razão e para isso a NOS dispõe de uma linha 16990. Como é obvio, não é conveniente mexer nos equipamentos se não sabemos onde mexer. Ligue 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS.
Ok, obrigado pelas dicas!
Eu também tive essa mesma situação.
A velocidade da net via wireless no meu telemóvel nunca passava das 50Mb, e eu tinha internet contratada de 120Mb com um Power Router.
Mas descobri que o meu telemóvel tinha 2 bandas, 2,4Ghz e 5Ghz e eu estava a utilizar a banda de 2,4Ghz, logo logo mudei o wireless do telemóvel para os 5Ghz e a diferença foi fantástica!
Agora tenho velocidades na ordem dos 100Mb perto do Router.
A velocidade da net via wireless no meu telemóvel nunca passava das 50Mb, e eu tinha internet contratada de 120Mb com um Power Router.
Mas descobri que o meu telemóvel tinha 2 bandas, 2,4Ghz e 5Ghz e eu estava a utilizar a banda de 2,4Ghz, logo logo mudei o wireless do telemóvel para os 5Ghz e a diferença foi fantástica!
Agora tenho velocidades na ordem dos 100Mb perto do Router.
Obrigado pela resposta, mas posso-lhe perguntar como fez isso no telemóvel?
No telemovel apenas tem que selecionar a qual das redes se quer ligar. Se o telemovel tiver a banda 5Ghz, entao na lista de redes proximas vao aparecer todas as redes: as 2,4Ghz e as 5Ghz.
Como saber quais sao as de 2.4Ghz e as de 5Ghz? Normalmente pelo nome (SSID) atribuido pelo admin do router ou access point. Se por acaso a atribuiçao de SSID's nao seguiu a regrar de incluir "2G" e "5G" no nome, entao so consultando a configuraçao do router ou usar uma App para as identificar.
Como saber quais sao as de 2.4Ghz e as de 5Ghz? Normalmente pelo nome (SSID) atribuido pelo admin do router ou access point. Se por acaso a atribuiçao de SSID's nao seguiu a regrar de incluir "2G" e "5G" no nome, entao so consultando a configuraçao do router ou usar uma App para as identificar.
Pois, entretanto também andei a investigar, e os telemóveis por norma identificam as bandas e se tiverem a capacidade de se conectar a 5Ghz então fazem isso automaticamente..
Bem, enfim, amanhã vão me contactar na NOS para resolver o problema..mas eu á partida tenho quase a certeza de que não vai ficar resolvido..lol
Diz-me a experiencia que por norma a qualidade dos equipamentos dos ISP é má, no que ao wi-fi diz respeito...
É preferivel adquirir um bom Extender/AP e liga-lo ao router em modo AP (por cabo ethernet ou power line).
Existem muitas variaveis a considerar na instalaçao de redes wi-fi, mas como disse, os equipamentos dos operadores sao fraquinhos.
Outra das variaveis é a quantidade de redes proximas a operar em canais adjacentes. Para quem vive em apartamentos é a selva...
Escolher o canal certo a usar no meio da confusao pode ser a chave...
Congestionamentos Wi-Fi
É preferivel adquirir um bom Extender/AP e liga-lo ao router em modo AP (por cabo ethernet ou power line).
Existem muitas variaveis a considerar na instalaçao de redes wi-fi, mas como disse, os equipamentos dos operadores sao fraquinhos.
Outra das variaveis é a quantidade de redes proximas a operar em canais adjacentes. Para quem vive em apartamentos é a selva...
Escolher o canal certo a usar no meio da confusao pode ser a chave...
Congestionamentos Wi-Fi
No meu canal não tenho ninguém..vivo numa moradia meio isolada..
Vou mais pela qualidade do router ou do serviço em si..
Vou mais pela qualidade do router ou do serviço em si..
Olá @JONIXASE ,
A comunidade tem dado uma excelente ajuda.
Como refere que o assunto já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto.
A comunidade tem dado uma excelente ajuda.
Como refere que o assunto já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto.
Bem..actualizo aqui a situação para quem estiver interessado.
Um técnico foi lá a casa e e meteu um novo router dual band 4.0 da nos. Mediu também os sinais com um aparelhómetro e disse: "as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Depois ligou o YouTube no seu telemóvel pessoal e disse que estava tudo bem e a funcionar: "os vídeos estão a dar bem, sem paragens".
E foi-se embora.
O certo é que tenho boa NET perto do router, mas nos sítios onde costumava ter razoavelmente bem (embora com os problemas de instabilidade), agora não passo de 3/4 Mbps..
Enfim, não sei mais que fazer..
Um técnico foi lá a casa e e meteu um novo router dual band 4.0 da nos. Mediu também os sinais com um aparelhómetro e disse: "as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Depois ligou o YouTube no seu telemóvel pessoal e disse que estava tudo bem e a funcionar: "os vídeos estão a dar bem, sem paragens".
E foi-se embora.
O certo é que tenho boa NET perto do router, mas nos sítios onde costumava ter razoavelmente bem (embora com os problemas de instabilidade), agora não passo de 3/4 Mbps..
Enfim, não sei mais que fazer..
Já agora, um dos PC's que tenho deixou de conseguir aceder á rede. Eu mudei o canal da banda 2.4Ghz do canal 6 para o 10, porque o 6 estava muito ocupado.
Poderá isto estar relacionado?
É que o PC acedia via wireless e deixou de aceder..
Poderá isto estar relacionado?
É que o PC acedia via wireless e deixou de aceder..
"...YouTube no seu telemóvel pessoal..." provavelmente na banda 5Ghz, para youtube é a mais indicada, perto do router nao tem problemas, mas esta banda term maior dificuldade de atravessar paredes e chegar onde chega a dos 2.4Ghz embora com menos velocidade de dados.
"as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Estaria a referir-se as bandas? 5Ghz (altas) e 2.4Ghz (baixas)? Se sim, parece que nao esta mesmo nada boa a banda baixa...
Repito: os equipamentos dos ISP nao sao grande coisa!
"...Enfim, não sei mais que fazer.. " - invista num bom Extender/AP...
"as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Estaria a referir-se as bandas? 5Ghz (altas) e 2.4Ghz (baixas)? Se sim, parece que nao esta mesmo nada boa a banda baixa...
Repito: os equipamentos dos ISP nao sao grande coisa!
"...Enfim, não sei mais que fazer.. " - invista num bom Extender/AP...
Isso do extender/access point como é que funciona? É preciso mandar um cabo de rede pela casa fora até ao novo AC , não é?
pode ser por cabo ou não veja aqui https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-extender-internet-em-qualquer-canto-da-casa-4407
Podendo ser por cabo de rede é o melhor. Se a casa tiver instalaçao segundo as regras ITED, tem o trabalho facilitado.
Como alternativa menos eficaz pode usar a rede eletrica com PowerLines.
Como alternativa menos eficaz pode usar a rede eletrica com PowerLines.
Boa noite,
Infelizmente o problema do JONIXASE, é um problema comum dos clientes NOS... Pelo menos dos que conheço!
É uma vergonha a velocidade da net! Tenho 200mbps contratados e tive que desligar o wifi e utilizar o 4G (MEO) para conseguir aceder agora ao Forum...
Li aqui a aconselharem comprar uma Powerline... Então mas já pagamos largas dezenas de um serviço que é uma anedota e ainda temos q ir gastar dinheiro para reparar o q não é nosso?!
Dentro de casa wifi é vergonhoso, saio da divisão do router, fico praticamente sem net, fora de casa o 4G comparado com a Meo e Vodafone é uma piada!
Qd me vieram a casa instalar o serviço "Uma" e passar para 200Mbps, eu pensei q iam mudar o router ou fazer algo que me surpreendessem... Mas nada, zero... O técnico disse q "já está"
Já está?! Fiquei ainda com menos... Quando passo os 20Mbps faço uma festa...
Ah e já agora, todos os que conheço com Vodafone passam mesmo os 100Mps de velocidade em wifi... E qd se faz um teste de velocidade, a mesma é estável, não é como a NOS, aos altos e baixos!
Só me resta mesmo mudar...
Abraço a todos!
Infelizmente o problema do JONIXASE, é um problema comum dos clientes NOS... Pelo menos dos que conheço!
É uma vergonha a velocidade da net! Tenho 200mbps contratados e tive que desligar o wifi e utilizar o 4G (MEO) para conseguir aceder agora ao Forum...
Li aqui a aconselharem comprar uma Powerline... Então mas já pagamos largas dezenas de um serviço que é uma anedota e ainda temos q ir gastar dinheiro para reparar o q não é nosso?!
Dentro de casa wifi é vergonhoso, saio da divisão do router, fico praticamente sem net, fora de casa o 4G comparado com a Meo e Vodafone é uma piada!
Qd me vieram a casa instalar o serviço "Uma" e passar para 200Mbps, eu pensei q iam mudar o router ou fazer algo que me surpreendessem... Mas nada, zero... O técnico disse q "já está"
Ah e já agora, todos os que conheço com Vodafone passam mesmo os 100Mps de velocidade em wifi... E qd se faz um teste de velocidade, a mesma é estável, não é como a NOS, aos altos e baixos!
Abraço a todos!
Abraço a todos!
Faça teste por cabo, devera estar pelos 200mbs. se não estiver é indicar na linha de apoio a situação.
Comentário
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.