Header
Respondido

NAT Loopback


Boa tarde,

 

Eu era cliente da Vodafone e nunca tive problemas a utilizar o NAT Loopback. Agora, vim para a NOS e tenho o Giga Router Wi-Fi 6 e não funciona nem possuiu a possibilidade de ativar. Eu preciso de ativar, como posso proceder? Esta falta de funcionalidade faz-me desejar voltar para a Vodafone.

 

Obrigado pela atenção

Marcelo

icon

Melhor resposta por Guimas 5 June 2022, 17:23

Ver pergunta inicial

11 Comentários

Deparei-me com o mesmo problema hoje. As opções do Gigarouter são limitadíssimas para pessoas que precisam de configurações mais avançadas.

 

Acabei por fazer o que o @Rodrigo Reck Dias disse e configurei as minhas instâncias de pi-hole para servir de DNS e DHCP servers, já que nem sequer existe a opção para definir o DNS padrão no servidor DHCP do Gigarouter.

 

Pontos para a Vodafone nesse caso, muito mais customer friendly para cenas self-hosted, porque é simplesmente estúpido não ter a opção de NAT hairpinning e ao mesmo tempo oferecer opções de DDNS, DMZ e port forwarding.

Reputação 7
Crachá +2

Todas as opções estão em aminhanet.nos.pt ou, talvez experimentando 192.168.1.1com cabo de rede esteja disponivel.

Olá,

 

Tive esse problema agora também, NAT Loopback não está disponível… Porque disponibilizar Port Forwarding e DDNS mas não NAT Loopback? Não faz sentido! Se estiver em casa e quiser acessar um serviço que estou hosting, tenho que usar “192.168.1.X:PORT”, se não estiver em casa, posso usar o “meudominio.freedns.com” que configurei com DDNS. O Correto é poder utilizar “meudominio.freedns.com” nas duas situações.

 

A NOS poderia providenciar isso com um firmware update. É possível ativar o NAT Loopback remotamente falando com support técnico da NOS? @João H.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, @Rodrigo Reck Dias

Lamentamos a situação, mas não asseguramos suporte em micro-infomática. 

Se restarem dúvidas, fale connosco.

Continuação de bom fim de semana 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Pedro Santos de Moura,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

O seu parecer sobre este tema é importante para nós, para que possamos continuar a melhorar.
Assim, iremos também endereçar o seu testemunho internamente, para que possa ser alvo da melhor apreciação junto das equipas responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma questão ou sugestão.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Marcelo Mendes Borges,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Caso surja alguma outra questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

 

Eu tentei ambos mas e procurei por todas as opções e não encontrei, nem com cabo de rede ligado. Parece ser impossível ativar, não vi em nenhum sítio possibilidade de configurar a NAT.

 

Atentamente,

Marcelo Borges

Também preciso da mesma função - NAT loopback.

Para aceder ao meu servidor em casa tenho que usar o endereço local dentro da minha rede, e o IP público a partir de outro qualquer lugar exterior. Não faz sentido.

Devia poder ligar o NAT loopback para aceder o meu servidor com o IP público quer estivesse dentro ou fora da minha rede. Com a Vodafone conseguia.

Fica a dica...

Boa tarde,

Não preciso de suporte, já que não ha nada que eu possa fazer na minha parte, isso foi simplesmente meu feedback. Se a NOS não está interessada em consertar seus roteadores, a única solução que não envolve mudar configurações em todos os dispositivos da sua LAN é instalar um servidor DHCP e DNS próprio em frente ao roteador NOS. Se alguém estiver na mesma situação, é isso que eu sugiro

Reputação 7
Crachá +6

Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco, @Rodrigo Reck Dias
Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

algumas configurações não estão disponíveis na nos net mas está na página do router

http://routertecnico.home

Comentário