Header
Respondido

Internet Fixa 4G lenta e instável


Boa Noite, mudei de casa para Albergaria/Assentiz - Santarem à uns dias, não existia Fibra na minha rua por isso a NOS meteu um router 4G na minha casa com velocidades maximas até 40mbps, o que para mim já era lento o suficiente, o meu problema é que nem os 40mbps chega *NUNCA*, o maximo que obtive até agora foi 21mbps download e 4,5 upload, a Latencia é o pior disto tudo, tanto está nos 20ms até Lisboa, como está nos 500ms numa questão de segundos, não tem qualquer estabilidade

A velocidade media que tenho medido anda à roda dos 10mbps, a mais rápida que se aguentou foi nos 15mbps, e a average mais lenta 4mbps, os picos variam entre 1,5mbps e 21mbps “raramente” 

Sei que existe Fibra aqui perto, e sei que se fizessem uma ligação parecida com Fibra aqui seria mais rápido, basicamente como já fazem, Fibra até ao poste, cobre até à casa, a diferença seria a distancia da fonte de Fibra, tentei falar com a linha de apoio mas eles nem a diferença entre Internet 4G e Internet Satélite sabem (desgraça) - Quais seriam as outras opções para alem do 4G?

Ainda tou em contrato, mas se arranjar uma alternativa melhor mesmo que seja fora dá NOS duvido que me obriguem a ficar a utilizar esta internet de terceiro mundo, o StarLink só chega a Portugal lá para o fim do verão

icon

Melhor resposta por Mário P. 2 September 2022, 18:12

Ver pergunta inicial

10 Comentários

Edit: Já mudei o router por todos os cantos da casa, engraçado que o técnico deixou o router numa zona onde no máximo apanhava 4mbps e bastou-me mudar para outro lugar para chegar aos 15mbps

O meu telemóvel com dados moveis 4G tambem apanha por volta das mesmas velocidades até fora de casa

Reputação 7
Crachá +1

Olá,

consoante a posição do router, a velocidade varia também. Meta o router num ponto alto e próximo de janelas, vire-o de frente para a antena emissora 4G mais próxima e vá fazendo testes até achar a melhor posição com as melhores velocidades. Com esta dica não vai aumentar muito, mas já melhora.

Alternativas tem a MEO que fornece o mesmo router 4G mas em situações em que a velocidade é abaixo de 10mbps eles instalam uma espécie de antena no exterior/telhado e melhora imenso. Era bom que a NOS também tivesse este tipo de instalação.. O Starlink é caro, 400€ os equipamentos e 99€ a mensalidade.

consoante a posição do router, a velocidade varia também. 

 

Já tinha reparado nisso, já estava no lugar com melhor sinal e não mudava muito, tava a desistir até que algo “engraçado” aconteceu 

TL:DR - a NOS está a fazer traffic shaping. 

O porquê não sei, mas está, durante o dia estava apenas umas pequenas nuvens e não passava dos 15mbps (tal como hoje), mas engraçado que ontem às 4 da manha, com nuvens e chuva, estava com 40mbps, gostava de ouvir a teoria deles para justificar melhor sinal durante mau tempo. 

Mais tarde tambem reparei que estavam a limitar-me MUITO a velocidade da internet quando fazia algo P2P como algum torrent, para testar até limitei a velocidade to torrent para 1KBPS para não afetar o teste - Fiz o teste, depois de meio minuto para carregar o teste, a internet mal passava de 1mbps, mal metia o torrent em pausa, voltava aos 40mbps 

Já estive a dar voltas ao site da ANACOM e realmente a NOS tem ali umas quantas acusações de traffic shaping, o que é ilegal, estou a pagar velocidades de 40mbps mas durante o dia só me dão 15. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Alex Conrado e @Diogo Nogueira

@Alex Conrado, vamos ajudar! Diga-nos qual é o seu Router, por favor. 

Obrigada 

Olá @Alex Conrado e @Diogo Nogueira

@Alex Conrado, vamos ajudar! Diga-nos qual é o seu Router, por favor. 

Obrigada 

NOS Router Huawei 4G 2

Reputação 7
Crachá +6

@Alex Conrado

Nas quebras de acesso que partilha, identifica algum padrão (dias\horas)?

Obrigada 

@Alex Conrado

Nas quebras de acesso que partilha, identifica algum padrão (dias\horas)?

 

Não há quebras de acesso, simplesmente durante o dia/noite a internet vai até aos 15mbps, e de madrugada até aos 40mbps, ou seja a NOS está a limitar-me a velocidade a baixo do que está no contrato durante as horas onde mais clientes estão a usar a rede 4G.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Alex Conrado,

Para que possamos analisar, pedimos que nos envie uma mensagem privada, com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum .

Obrigado

Boa noite a todos!

Sou cliente NOS desde novembro do ano passado. E posso lhes assegurar que nem no Brasil me foi oferecido um serviço com o nível do que está instalado em minha residência... De novembro até o momento em que dígito esta mensagem, já é o terceiro router que instalam em minha casa e a internet, fibra, além de se mostrar completamente instável, não tem abrangência dentro de casa, ou seja, não vale nada. A pergunta que fica é a seguinte, como uma empresa conceituada como a NÓS, se presta a vender algo que sequer consegue fazer funcionar? Pois, como disse acima, nem no Brasil que tem uma internet muito inferior a daqui, os equipamentos deixavam de atender, tínhamos lá problemas com velocidade, mas não com cobertura de sinal dentro de casa... Nesta última semana, tive a infelicidade de receber em minha casa um técnico da NÓS para realizar um upgrade de equipamentos. A visita não demorou sequer 20 minutos, o técnico demorou mais tempo para encontrar os equipamentos em sua carrinha que para os instalar em minha residência e, para a nossa surpresa, o que parecia ruim conseguiu piorar ainda mais pois, com os equipamentos antigos, tínhamos sinal, fraco, nos outros cômodos da casa, já com o equipamento novo, sequer a 2 metros de distância do mesmo temos sinal de wi-fi, ao terminar a instalação dos equipamentos, o técnico sequer se deu ao trabalho de testar os equipamentos para se certificar de que foi feito realmente um upgrade. Foi-se embora. Ao constatamos que os equipamentos instalados não funcionavam corretamente, entrei em contato com o apoio ao cliente através do número 16990, com diversas opções a carregar durante diversos minutos até que finalmente consegui falar com alguém que, após alguns testes e correções remotas, me informou que meu equipamento está em perfeitas condições de funcionamento e operacionalidade. Só para exemplificar, estou sentado no sofá de minha casa a digitar esta mensagem a mais ou menos dois metros do router e não tenho sinal de wi-fi neste aparelho... Que belo funcionamento em NÓS? Agora entendo o motivo pelo qual se coloca a fidelização por um período de 24 meses em seus contratos, pois se não houvesse está cláusula, acredito que não teriam mais clientes, porque, sinceramente, o serviço de internet fica de vocês, até o momento, não presta, é uma porcaria, não vale nada e com toda a certeza do mundo, não indico a ninguém…

Si, e tão somente si, precisarem de maiores esclarecimentos com relação a isto, vocês tem o meu contato…

Aos colegas da sala, peço desculpas pelo texto imenso. Aos responsáveis pela NÓS, recomendo que parem de enganar as pessoas de boa fé, com esta falsa propaganda de bons serviços, pois isso, vocês estão muito longe de prestar... 

Saudações, 

Braz

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Braz Newiston de Oliveira, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

A NOS não se revê no género de prática que descreve. 

Estamos aqui para ajudar. 

Quanto ao alcance da rede wireless, existem diversos factores que influenciam a propagação das ondas wireless. Deste modo, para ajudar, sugerimos que verifique o estado do seu serviço através do assistente virtual de internet disponível na App NOS. Saiba como em:

Qualquer questão que tenha, fale connosco. 

Obrigado 

Comentário