Skip to main content

Fotografias: @Diogo 

Olá Comunidade ☀️,

 

Nesta celebração dos 100 MIL users trago-vos a review do router 6.0 Wi-Fi 6 para tecnologia HFC.

Todo o vosso feedback seja ele críticas construtivas, pedido de adição de info ou questões respeitando, claro, o tema são absolutamente bem-vindos a qualquer altura. Eu ou outro colega da Comunidade iremos responder-vos prontamente.

Maltinha, descredibilizem possíveis intervenções desordeiras ou spam reportando com a finalidade de mitigar, de alguma maneira, esses comportamentos.

 

Comecemos pelo elefante na sala, shall we?

 

O que é o Wi-Fi 6?

 

Com a norma 802.11.ax consegue ser mais eficiente, rápido e sobretudo dar um reforço exponencial através do protocolo WPA3.

Consequentemente poderás ter até uns 100 equipamentos em simultâneo ligados à tua rede aos atuais 50 do router antecessor (5.0 v2). O único senão é a necessidade de equipamentos com Wi-Fi 6 integrado.

 

Significa velocidades superiores?

 

Podes crer! Expande a banda de Wi-Fi dos 80Mhz até 160Mhz para velocidades incríveis e constantes numa utilização intensa potencializada pela tecnologia OFDMA.

Mesmo permitindo-me optar pelos 20/40Mhz na rede 2.4Ghz a opção não fica guardada pelo endereço *http://192.168.1.1/

O ping nas ligações Wi-Fi 6 (cabo e sem fios) manteve-se nos 10-12 e em Wi-Fi 5 (sem fios) variava entre os 15 até um máximo de 23. Quanto menor melhor principalmente para os gamers.

 

Curiosidade: A Playstation 5 é a primeira consola doméstica com Wi-Fi 6.

 

*Dados para login:

utilizador: admin

password: password

 

Como me asseguro que estou ligado à rede Wi-Fi 6?

 

Neste exemplo, no símbolo habitual do Wi-Fi no smartphone é incorporado um 6.

 

Consciencioso e admirador do ambiente

 

Desenvolvido com 100% plástico reciclável consegue ainda melhor durabilidade da bateria dos vossos dispositivos conectados pela tecnologia “Target Wake Time”. Só haverá comunicação com o router nos momentos em que se justifique, não sendo preciso transformam-se numa espécie de belas adormecidas sem a necessidade de tocar no fuso de uma roca. 💤

 

Porquê só agora uma review de um router?

 

Bem, o 5.0 v2 gerou muito dissabor em mim.

Quando me foi instalado em 2020 tornou-se um pesadelo aparentemente sem fim à vista.

Sucediam-se quebras repetitivas ao longo do dia, não conseguia usufruir corretamente da NOS TV na Apple TV. Acumulavam-se chamadas atrás de chamadas para o Apoio e chegou a vir um auditor com pedidos para as equipas de exterior. Não fui o único, houve dezenas de relatos com os mesmos sintomas alterando a culpa entre valores desfavoráveis na instalação do serviço ou no chip utilizado pela Hitron.

Felizmente com atualizações muito necessárias, foi estabilizando e os reboots durante a madrugada gerados pela própria NOS era a minha única crítica.

 

 

Podias ter pedido downgrade, porque não o fizeste?

 

Ótima questão. Não o fiz porque acreditava no potencial do equipamento e a seu tempo averiguei isso mesmo, mas essencialmente pelo alcance superior do Wi-Fi pelas divisões da casa.

Por exemplo, na casa onde moro hoje em dia o v2 nunca tinha gerado quebras momentâneas.

 

Posto o v2 de parte, o que nos espera o 6.0 segundo os teus testes?

 

A nível de hardware estas são as especificações:

  • 2.4 (máximo a nível teórico 1.2Gbps) e 5Ghz (4.8Gbps);
  • 3 portas Ethernet 1Gb para acesso à internet por cabo;
  • 2 entradas para conectarem os telefones fixos;
  • Porta USB 2.0;
  • Botão WPS (a password deixa de ser necessária para se ligarem à WWW);
  • Ligação para o cabo coaxial;
  • Entrada power destinada ao transformador;
  • Orifício destinado ao reset manual na base;
  • Interruptor ON/OFF

 

Eu não costumo entrar em tecnicalidades ou testes exaustivos de todas as potencialidades do router, pois faço uma utilização a meu ver comum à maioria dos clientes jovens.

 

A nível de ¹velocidades e alcance é idêntico ao v2.

As ²velocidades são, por norma, acima dos 300/100 em ligações Wi-Fi ou + de 500s/100 por cabo. Infelizmente permanece com alcance insuficiente para cobrir a área da minha residência, mas complementa-se extraordinariamente com os Super Extenders para preencher essa lacuna.

Com os Super Pods (não em todas as divisões) verifico velocidades superiores a 400 megas com sinal “Excelente” posicionando-me relativamente perto.

Até à data não cheguei a esses valores com o Wi-Fi do router pelo meu smartphone Samsung com norma ax.

Zero reboots ou quebras desde janeiro (mês do seu envio). 🤞

 

¹Desliguem a rede Wi-Fi da Plume para testes mais precisos e justos evitando qualquer interferência.

²Ao usarem uma VPN o aumento do Ping e descida de velocidade durante um speedtest será normal.

Mas se prejudicar de, alguma forma, a utilização reportem junto do Apoio.

 

Conhece o Wi-Fi Total aqui.

 

IPV6?

 

IPV4 ativo para já. A NOS disponibiliza o IPV6 no router 5.0 v1. Vamos aguardar.

 

Instalação agilizada

 

Easy cakes. Deslindam bem este processo mesmo que entendam pouco ou quase nada sobre.

Com algum cuidado desconectam todos os cabos do router anterior e ligam-nos ao 6.0 com o transformador correspondente (tirem uma fotografia se necessário para saberem em quais entradas inserir).

Na parte detrás encontram o interruptor devendo alterar para ON e a luz irá se acender.

Localizam as passwords ou QR codes num autocolante por baixo da base.

E está feito, acreditam?

 

Ao enroscarem, de novo, o cabo coaxial (branco) certifiquem-se da sua correta posição. Nos primeiros minutos a net ia abaixo por estar mal posto.

 

E para efetuar essas configurações?

 

Façam as vossas *configurações habituais pela APP NOS Net, NOSNet.pt ou APP NOS.

 

*Escolhendo a mesma senha e nome de rede todos os restantes dispositivos terão automaticamente acesso à net sem intervenção manual.

 

O telefone fixo deixa de funcionar assim que o router é expedido.

 

Se por ventura ficarem aflitos durante o processo o Apoio Técnico estará lá para vocês em 931699000 24 p/dia ou não sendo muito urgente especifiquem o sucedido neste ou noutro tópico correspondente.

 

Looks

 

Lembra-me uma mini torre de computador fixo, semelhante ao v2 mas sem as luzes intermitentes a piscar na vertical. Ganha alguma altura com um led azul florescente que vai piscando (não é estática) na base servindo de luz de presença no meu caso. Se vos incomodar devido ao local onde se encontra instalado podem sempre recorrer a um pedaço de fita preta ou posicionem-no de maneira a não incidir nos vossos olhos. Não achem que é uma espécie de holofote. 🔦

 

 

Adoro a conveniência do interruptor ON/OFF. Pode, desta forma, ter o transformador ligado à parede/tomada e mesmo assim estar totalmente desligado. Continua a ser necessário um palito ou clipe à mão para um ¹reset ao equipamento.

Poderia ser tão estreito quanto o 6.0 FTTH, mas não está nada mau. Confesso olhar só para ele quando o limpo. 🧽

 

 

¹Definições de fábrica

Orifício na base (junto ao autocolante com as passwords. obrigado @/huguito96 via Zwame por apontares essa descoberta. está seriamente camuflado), APP NOS NET ou NOSNET.PT

Passos:

 

Diogo, devo efetuar o upgrade? Posso sequer fazê-lo?

 

Podes se o teu pacote tiver ¹1Gbps de velocidade.

Se tiveres menos terás de iniciar o processo de renegociação ou adquirir à parte por ²4,99€ mensais.

Verifica por ti própri@ se valerá a pena consoante a situação em que te encontras e os equipamentos com a norma Wi-Fi 6 que tens em tua posse. Eu próprio tenho poucos (Apple TV 4K, smartphone e laptop).

Se o que tiveres estiver a entregar o que necessitas deixa-te estar por mais algum tempo, pois nada te garante que terás uma experiência super smooth e, pelo contrário, poderá afetar o teu trabalho ou utilização doméstica.

 

¹Não é garantido o upgrade gratuito a pedido do cliente mesmo tendo 1Gbps.

²Percebo a indignação quando falamos de cobranças extra, mas desta forma evita a escassez do stock do equipamento e pedidos aleatórios para substituição. Por norma, é complicado fazer upgrade dos equipamentos sem alterações contratuais e, assim, em princípio, querendo muito será possível obtê-lo na altura pretendida.

 

Confuso com tantos Giga Routers em circulação?

 

Esta página descreve-os a todos e podem aceder aos manuais de cada um deles.

 

🏆 100 MIL de NOS

 

Um shoutout especialíssimo nesta celebração aos meus colegas Pilares, os “Super Users”, por todo o companheirismo, sabedoria transmitida e corações bondosos.

Temos o coração no lugar certo, isso é meio caminho andado para percebermos a importância naquilo que nos propomos a fazer neste espaço. 🫶

Não abdico de ti, @Fórum. Obrigado à equipa por me fazer sentir indispensável. ❤️

 

Queres que organize algum artigo sobre um outro tema?

 

Envia-me mensagem privada com as tuas ideias, recomendações e pontos a aperfeiçoar.

 

Sabias da minha página de Youtube "@ArtigosDiogo"?

Convido-te a assistir a uma breve demonstração da sala ScreenX e a ouvir um cover da música da campanha “NOS Natal 2022: O Carrossel”.

 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, experiências, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros.

Compete-me a mim tomar a decisão de partilhá-las convosco. Este é o único local onde publico o meu conteúdo.

 

2023 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local, por favor.

 

Boa tarde 

Instalei recentemente um router Wi-Fi 6 em HFC, e não consigo visualizar os canais de downstream ,existe alguma maneira de saber os sinais do meu router?

Obrigado 

Delfim Braga 

 

Boa tarde @Delfim Braga,

Verifique os canais em https://nosnet.pt/router

Obrigado

 


Boa tarde 

Instalei recentemente um router Wi-Fi 6 em HFC, e não consigo visualizar os canais de downstream ,existe alguma maneira de saber os sinais do meu router?

Obrigado 

Delfim Braga 

 

Boa tarde @Delfim Braga,

Verifique os canais em https://nosnet.pt/router

Obrigado

 

Boa noite 

Aparece em branco 

 


Bom dia @Delfim Braga,

A informação sobre o router estará correta, caso esteja aguarde um gestor da comunidade.

Obrigado


Bom dia, @Delfim Braga
​​@Jorge C fez uma questão pertinente. 

Diga-nos, por favor, se a informação do Router novo já se encontra disponível na my NOS. Saiba como consultar a informação do serviço de internet em: 

Aguardamos o seu feedback. 

Obrigado,  


Bom dia, @Delfim Braga
​​@Jorge C fez uma questão pertinente. 

Diga-nos, por favor, se a informação do Router novo já se encontra disponível na my NOS. Saiba como consultar a informação do serviço de internet em: 

Aguardamos o seu feedback. 

Obrigado,  

Sim a informação do router já se encontra na my NOS, mas sempre te tento consultar os canais de downstream, aparece a branco!


Não temos conhecimento de que existam dificuldades na utilização das funcionalidades na NOS Net, @Delfim Braga.

@Diogo, bom dia😊

Pedimos a sua ajuda. Pode, por favor, verificar se tem a mesma dificuldades ao aceder à funcionalidade que o @Delfim Braga

Obrigado, 


Bom dia @Mário P.,

Tenho exatamente a mesma dificuldade ao aceder aos canais de downstream. 


Muito obrigado pelo seu feedback e ajuda, @Diogo
Vamos endereçar esta questão para que seja analisada, uma vez que ambos, o @Diogo e o @Delfim Braga, não conseguem aceder a esta funcionalidade. 
Assim que tenhamos feedback, partilharemos.

Obrigado,


Muito obrigado pelo seu feedback e ajuda, @Diogo
Vamos endereçar esta questão para que seja analisada, uma vez que ambos, o @Diogo e o @Delfim Braga, não conseguem aceder a esta funcionalidade. 
Assim que tenhamos feedback, partilharemos.

Obrigado,

Boa tarde

Ainda não existe nenhum feedback em relação a este tema ,é que a situação persiste!

Obrigado 


Bom dia, 

De momento, não temos novidades quanto à resolução. Assim que tenhamos novidades partilharemos. 
Obrigado


Boa tarde,

Trocaram-me esta semana o router para este e gostaria de perguntar porque é que para a ligação de 1Gbps fornecem um router sem uma porta 2.5gb? É que a versão “oficial” da marca tem uma porta dessas, https://www.hitrontech.com/products/cable-modem-gateways/coda-5519-cable-gateway/.

 


Boa tarde @amr0th 

 

Resposta curta e grossa: por razões de economia de escala - a encomenda especifica dum certo numero de unidades ficará certamente mais em conta se não tiver alguns melhoramentos como a porta multigigabit e o sistema MOCA, entre outros. Não é novidade e acontece em mais produtos e normalmente nos routers da NOS

Por um lado mesmo com um gigabit de ligação essa limitação não seria grave porque pouco adiantaria ao cliente só que parece mesmo indicar que dificilmente a NOS irá tirar partido das capacidades do DOCSIS 3.1 nomeadamente a velocidade multigigabit de download. Pena é mesmo que não evoluam não permitam a quem quiser dar o salto e passar para FTTH ou por exemplo utilizar equipamentos próprios mesmo em HFC.

 

Ainda resta a esperança que se lembrem da transição energética e avancem de vez para o FTTH para se poupar a energia eletrica adicional que se gasta na last mile que o HFC implica e por vezes tanta complicação tras para repor em funcionamento. Quando tanto se fala em economia de energia talvez venha a ser o fator para deixarem o HFC que colocaram moribundo sem que se saiba bem porquè


Eu tinha ideia que a porta LAN3 é 2.5gbps.


Boa tarde @Guimas 

Só no comercializado (publicitado no site da marca). Não tem portas multigigabit, não tem MOCA nem EasyMesh como acho que esse tem. Pelo menos os dois que passaram por mim eram consistentes com isso pelo menos quando me foram entregues.


Boa tarde a todos, 

A versão que temos é a que suporta velocidades até 1Gbps, ou seja, concebido pra as velocidade até 1Gbps. 

Para velocidades superiores dispomos os tarifários e equipamento para 10Gbps, @amr0th . Saiba mais em: 

Obrigado, 


Pois mas para isso tenho que actualizar o meu tarifário... Já pago à volta de 80 euros.... Não me apetece pagar mais. Não vendam é como 1gb quando o maximo que se atinge é 900mb. ;)


Compreendemos e agradecemos a sua sugestão, @amr0th

O equipamento, mesmo assim, é capaz de garantir o serviço NOS contratado. 

Obrigado,


Bom dia, @Delfim Braga
​​@Jorge C fez uma questão pertinente. 

Diga-nos, por favor, se a informação do Router novo já se encontra disponível na my NOS. Saiba como consultar a informação do serviço de internet em: 

Aguardamos o seu feedback. 

Obrigado,  

Sim a informação do router já se encontra na my NOS, mas sempre te tento consultar os canais de downstream, aparece a branco!

Boa tarde

A aplicação atualizou hoje , mas a situação de não conseguir ver os canais de downstream ,mantém-se!

Ainda não sabem qual é o problema?

Obrigado 


Boa tarde, 

Não temos novidades, de momento. Assim que tenhamos novidades partilharemos. 
Obrigado


Boa tarde,

Troquei o meu modem Nos antigo por um Wifi 6 com 3 portas Ethernet, qual á porta para colocar o router em modo bridge?

Lamentávelmente, a configuração da rede LAN na App não funciona, está sempre a aparecer um erro.

Isto é normal? 

Outro lamento, é começarem a cobrar o aluguer do Router, mas desnde quando é que cobram pelo suposto aluguer do Router? 


Boa tarde, @nmarques71

O modo Bridge está disponível na LAN3 após ativação na App NOS Net. Quanto ao aluguer do Router apenas se aplica, caso exista troca por um modelo diferente daquele que está contratado. 

Relativamente às configurações, detalhe-nos, por favor, a dificuldade. 
Obrigado,


Eu não consigo ativar na App porque está sempre a aparecer um erro - “erro 1004” - volte a tentar mais tarde.

O meu modem já devia ter mais de 7/8 anos, era dos antigos, mostrei desagrado pelas velocidades da net e do tratamento dado aos clientes mais antigos, sugeriram trocar o modem por um com tecnologia mais recente mas desconhecia o pagamento do “aluguer”.

O mais provavel é ser reencaminhado para trás porque eu recuso-me a pagar por um modem do qual já estou a pagar pelo serviço fornecido.


Diga-nos, por favor, quando é que foi feita a instalação do equipamento, @nmarques71
Obrigado,


 O mês passado, está ligado a um sistema mesh TP-link, este funciona como router.


@nmarques71, boa tarde, 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum

Obrigado,


Comentário


Chatbot FAB 6.0
Assistente Virtual do Fórum NOS