Header
Pergunta

CHITA-Hub5 - 7.2.4.7.1b1: Deixou de permitir adicionar regras de port forwarding


Bom dia,

 

Ontem o meu router CHITA-Hub5 não levantava nenhum dos WiFi, nem 2.4 nem 5 Ghz.

Reiniciei o router 2x mas nunca levantava o Wireless, tudo o resto parecia estar a funcionar corretamente.

Já em desespero, e porque não foi a 1ª vez que isto sucedeu, decidi fazer um reset ao router (já é o 2º este ano ...) e após redefinir o wifi já liga, mas está com algo “estranho” pois os dispositivos Google Nest não se conseguem ligar.

Não me digam que voltaram a estragar o DLNA?

Para além deste problema, não consigo adicionar regras de Port Forwarding que são criticos para o meu trabalho.

O meu router tem a versão de firmware 7.2.4.7.1b1

 

Necessito de uma solução rápida, caso contrário terei que avançar com uma renuncia ao contrato e mudar para um operador em que o router funcione pois não consigo trabalhar com esta situação.

 

Obrigado.


10 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Marco Assis,

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Tenho o mesmo router e agora que preciso de criar encaminhamento de portas, dá sempre erro, não consigo fazer nada ….

 

Tivemos um problemaServiço temporariamente indisponível. Tente mais tarde.Código de erro: 1007

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @acpt,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica ao router. 

Caso a situação se mantenha envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Tenho o mesmo router e agora que preciso de criar encaminhamento de portas, dá sempre erro, não consigo fazer nada ….

 

Tivemos um problemaServiço temporariamente indisponível. Tente mais tarde.Código de erro: 1007

Olá acpt.

Como já passei pelo mesmo problema posso explicar como resolver, e não envolve nenhum reset do router.

O que aposto que se passa é o mesmo que sucedia comigo e tem a ver com uma falha do firmware em que só permite implementar regras de firewall para ips que façam parte da range de DHCP do router.

No meu caso eu tinha o DHCP do 192.168.1.50-200, e sempre que tentava criar uma rule para o 192.168.1.20 dava o erro 1007.

Para funcionar tive que meter o DHCP a partir do 20 para criar a rule. Depois de criada, a rule mantem-se, mesmo que volte a retirar do DHCP, mas como não sei se isto sobrevive a um reboot, optei por não o fazer.

É uma pena que isto não tendo práticamente controlo sobre o router, é dificil resolver estas coisas. Não vemos logs, não temos acesso a algo tão básico com IP Reservation que resolveria esta questão facilmente, etc … enfim, é o que temos.

 

Boa sorte

 

ps: Ontem o meu router fez upgrade para a 1b4 … não sei se este novo firmware resolver algo, ou se vem estragar mais alguma coisa

Exatamente, por causa de não ter Reseva de IP tive de activar um DHCP externo e desactivar do Router. Pode ser impossível aceder internamente a alguns serviços se estes não tem um IP fixo.

 

Experimentei ativar o DHCP, criar a regra (deixou sem erro) e desligar o DHCP. Testei e funcionou

Tentei criar uma nova regra com o DHCP desactivo e deu erro e ficou sem nenhuma. 

Voltei a ligar e não tem nenhuma…

 

Muito complicado, assim não está operacional.

Fica o pedido de correcção deste bug!

 

Em resumo, neste momento para mexer nas regras do NAT, tem de se ligar o DHCP, depois das alterações pode se voltar a desligar

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Agradecemos a partilha @Marco Assis

No entanto, gostaríamos de compreender melhor a situação. 

Qual é a dificuldade que encontram com as regras de portforward? Dá erro? Conseguem configurar mas depois não aparecem listadas? Conseguem configurar mas depois não são encaminhados pedidos pelas portas abertas?

Obrigado

Boa tarde a todos, 

Agradecemos a partilha @Marco Assis

No entanto, gostaríamos de compreender melhor a situação. 

Qual é a dificuldade que encontram com as regras de portforward? Dá erro? Conseguem configurar mas depois não aparecem listadas? Conseguem configurar mas depois não são encaminhados pedidos pelas portas abertas?

Obrigado

 

Bom dia,

 

O problema é que para poder criar regras de port forwarding temos forçosamente que ter o router da NOS a fazer o DHCP para todos os ips para os quais queremos ter regras de firewall.

Isto é incompativel com a necessidade de ter ip’s fixos ou de simplesmente não querer que seja o router da NOS a fazer o role de DHCP já que não temos práticamente nenhum controlo sobre este processo, nomeadamente não podemos definir DNS’s nem atribuir DHCP reservations. Isto força-nos a ter que optar por ips fixos e/ou a ter outro equipamento/docker/etc a fazer o role de DHCP,  mas se o fazemos, deixamos de poder criar as regras de port forwarding …. Ou seja, um pouco de pescadinha de rabo na boca.

Eu entendo que a NOS queria restringir o uso do router para simplificar o uso para leigos e diminuir a quantidade de asneiras que os leigos possam fazer e assim não sobrecarregar tanto o suporte técnico, Mas o problema é que quem sabe o que faz e depende destes equipamentos para trabalhar, tem as mãos atadas para fazer definições básicas, e nem acesso temos a logs para poder analisar alguns problemas. A única solução real passa por ter de comprar um router a sério e meter o da nos em bridge mode na porta 4, algo que nem sempre e nem todos os modelos permitiam e que implica um custo considerável.

Já para não falar que a semana passada o meu router da NOS fez upgrade de firmware em pleno dia, estava eu a trabalhar …

 

Qualquer questão, estou á disposição para explicar melhor se for necessário.

 

Reputação 2
Crachá

BoM dia. 
Mesma situação. 
instalaram ontem o router cm versão FW  7.2.4.7.1b

tudo ok exceto o Port forwarding. 
a sugestão  de alterar o intervalo dhcp para cobrir o ip do destino (mesmo que fixo), configurar o encaminhamento depois reverter o DHCP, realmente funciona. 

Mas permitam o comentário: é minimamente … estranho - não é normal encaminhar portas para um ip dinâmico. 
Nunca os servidores devem ter ip dinâmicos, só fixos. 
 

Não se percebe como é que alguém que desenvolva o firmware pense sequer nesta dependência. 
sugestão à NOS - corrigir em versão futura. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @nvdias,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analsiar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Comentário