Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router na App NOS Net


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22225 comentários

Configurar regras de Port Forward no router, como abrir ou encaminhar portas de rede, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.
 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede nalguns routers através da App NOS Net.
Saiba ainda como o fazer através de nosnet.pt

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, escolha “Mais” no meu inferior da App e selecione “Configurações Avançadas”;

     

  2. Selecione “Port Forwarding” e, de seguida para configurar portas de rede escolha “Criar regra”;

     

  3. Preencha informação solicitada, ao escolher um equipamento, e selecione “Avançar”.
    De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração.

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” de uma das regras já criadas.

       

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco.


6 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall. 😎

Saiba ainda como fazer esta configuração via web em nosnet.pt:

 

Olá,
Eu tenho um Giga Router 5.0 cilindrico, um TCG310 da Askey com o plástico da NOS à volta.
Quanto à conecção de internet tudo bem, mas preciso de servir coisas de uma máquina na minha LAN e para isso ser possivel, preciso de fazer Port Forward de várias portas, entre elas a 80.

Tentei fazer o Port forwarding via a App exactamente como aqui está descrito. O processo aparenta funcionar mas do lado da máquina nada muda.
Fui também usar o processo indicado no tutorial da nosnet, via browser, e deparei-me com mais problemas e nenhum sucesso:
1. As configurações de portas alteradas na app não se reflectem online no browser. (Muito engraçado se as mensagens de confirmação forem apenas client-side)
2. Portas configuradas em tanto a app como o site não ficam configuradas.
3. Assim que se perde a sessão no browser ou se fecha a app, toda a configuração desaparece.

Fui investigar mais pelos forums, e como o utilizador @marcolopes entre outros indicaram, o PF neste Giga Router não funciona.
Isto é uma funcionalidade básica, quando o meu operador era a MEO por muito dificil que fossem as coisas de se configurar tinhamos acesso às funcionalidades dos aparelhos localmente sem ter um DRM a bloquear configuração.
Ora, por acaso tenho um router D-link que usava noutra casa e portanto aventurei-me a usar o Giga Router 5.0 em bridge mode. Também sem sucesso para o que pretendo fazer também.
A. A funcionalidade de Bridge mode para a porta LAN 4 está activa e o meu D-Link com todas as máquinas da rede está ligado à porta LAN 4, mas o  Giga Router 5.0 continua a gerir as portas. 
B. A internet é passada para o outro Router correctamente mas as comunicações ainda estão a ser geridas pelo Giga Router que deveria estar em bridge mode. Tenho assim conflictos por estasrem 2 routers a tentar gerir a rede.

Para piorar tudo isto, deixei de ter acesso ao status do Router em 192.168.1.1, mesmo que na nosnet.pt ainda o indique ser o endereço do router e a App no meu telemovel agora apenas apresenta um ecrã negro por alguma razão.

Isto é sériamente desapontante. Tenho que entrar em contacto convosco no sentido de me trocarem o Router para um que permita Port Forwarding nativamente?

Reputação 7
Crachá +2

Olá,
Eu tenho um Giga Router 5.0 cilindrico, um TCG310 da Askey com o plástico da NOS à volta.
Quanto à conecção de internet tudo bem, mas preciso de servir coisas de uma máquina na minha LAN e para isso ser possivel, preciso de fazer Port Forward de várias portas, entre elas a 80.

Tentei fazer o Port forwarding via a App exactamente como aqui está descrito. O processo aparenta funcionar mas do lado da máquina nada muda.
Fui também usar o processo indicado no tutorial da nosnet, via browser, e deparei-me com mais problemas e nenhum sucesso:
1. As configurações de portas alteradas na app não se reflectem online no browser. (Muito engraçado se as mensagens de confirmação forem apenas client-side)
2. Portas configuradas em tanto a app como o site não ficam configuradas.
3. Assim que se perde a sessão no browser ou se fecha a app, toda a configuração desaparece.

Fui investigar mais pelos forums, e como o utilizador @marcolopes entre outros indicaram, o PF neste Giga Router não funciona.
Isto é uma funcionalidade básica, quando o meu operador era a MEO por muito dificil que fossem as coisas de se configurar tinhamos acesso às funcionalidades dos aparelhos localmente sem ter um DRM a bloquear configuração.
Ora, por acaso tenho um router D-link que usava noutra casa e portanto aventurei-me a usar o Giga Router 5.0 em bridge mode. Também sem sucesso para o que pretendo fazer também.
A. A funcionalidade de Bridge mode para a porta LAN 4 está activa e o meu D-Link com todas as máquinas da rede está ligado à porta LAN 4, mas o  Giga Router 5.0 continua a gerir as portas. 
B. A internet é passada para o outro Router correctamente mas as comunicações ainda estão a ser geridas pelo Giga Router que deveria estar em bridge mode. Tenho assim conflictos por estasrem 2 routers a tentar gerir a rede.

Para piorar tudo isto, deixei de ter acesso ao status do Router em 192.168.1.1, mesmo que na nosnet.pt ainda o indique ser o endereço do router e a App no meu telemovel agora apenas apresenta um ecrã negro por alguma razão.

Isto é sériamente desapontante. Tenho que entrar em contacto convosco no sentido de me trocarem o Router para um que permita Port Forwarding nativamente?

 

Peça UPGRADE para o ROUTER 5 v2

Peça UPGRADE para o ROUTER 5 v2

Isso é um upgrade de firmware ou hardware? Mas de qualquer maneira obrigado pelo conselho, se é uma hipotese certamente o vou mencionar se precisar de entrar em contacto telefónico.

Reputação 7
Crachá +2

Peça UPGRADE para o ROUTER 5 v2

Isso é um upgrade de firmware ou hardware? Mas de qualquer maneira obrigado pelo conselho, se é uma hipotese certamente o vou mencionar se precisar de entrar em contacto telefónico.

 

HARDWARE! O Router 5v2 permite PF (testado por mim e outros utilizadores) embora com alguns BUGS!

 

Siga este tópico. Leia a partir daqui para ter a idea do problema que enfrenta: 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @AdNecrias,

Agradecemos a sua mensagem e partilha, assim como o testemunho do @marcolopes. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Comentário