Header
Destaque Tutorial

Como fazer a portabilidade do seu número na App NOS


Reputação 7
Crachá +6

É mais fácil manter o mesmo número que tinha no outro operador ao fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS através da App NOS.

A nova funcionalidade assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido permitindo-lhe ainda que contribua para a redução da utilização de papel.

 

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

Se não é o titular do número que quer transferir, então não é possível fazer o pedido na App NOS. Nesse caso é necessário enviar o formulário de portabilidade assinado pelo atual titular e por si. Esta funcionalidade, de momento, apenas se encontra disponível para clientes particulares NOS.

 

Neste artigo mostramos como fazer o pedido de portabilidade de telemóvel na App NOS.
Pode fazer o pedido de portabilidade do seu número móvel, fixo ou internet móvel que tem associado na App NOS.

  1. Aceda à App NOS e selecione “Telemóvel”. Em “Ações de telemóvel” escolha “Portabilidade de número”.
    Garanta que tem o serviço de telemóvel associado à sua conta para realizar o processo de pedido de portabilidade. 😊

     

  2. Escolha o número NOS que quer que seja substituído pelo seu número que tem no outro operador. De seguida, selecione “Continuar” para avançar;

     

  3. Confirme que é o titular do número. De seguida insira-o e escolha “Continuar”.
    Para transferir o número o contrato com a NOS e com o outro operador tem de estar em seu nome;

     

  4. Escolha o operador onde está o número que quer transferir e selecione novamente em “Continuar”;

     

Nos próximos passos é necessário confirmar a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”. 😎

Escolha “Continuar” para prosseguir:

  1. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação. Selecione “Tirar fotografia” e, de seguida, escolha “Confirmar fotografia”.
    Garante que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos;

     

  2. De seguida, tire uma fotografia de rosto selecionando “Tirar fotografia”. Para concluir escolha “Confirmar fotografia”.
    Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos.

     

A validação dos documentos e identidade pode demorar alguns minutos.

 

  1. Confirme que os dados recolhidos estão corretos e selecione “Continuar”;

     

  2. Insira o Código de Validação de Portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;

     

  3. Escolha a data em que pretende que a portabilidade seja realizada e, de seguida, confirme os dados, leia e aceite os termos e condições. Para avançar escolha “Continuar”;

     

  4. Confirme os dados do pedido, leia e aceite os termos e condições, e selecione “Continuar”;

     

  5. Para concluir, aceda ao documento, já preenchido, e escolha “Assinar documento” para assinar o formulário de portabilidade. A assinatura do documento é feita digitalmente de forma automática;

     

  6. Por fim, escolha “Enviar pedido” e dentro de 24h recebe um SMS a confirmar a data e hora da transferência do número.
    Caso pretenda o comprovativo escolha “Descarregar comprovativo”;

     

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade através da App NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?

    O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual.
    Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS.

     

  2. O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)?

    Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.

     

  3. O número que quero transferir não está em meu nome?

    Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade e enviar os documentos de identificação de cada um para manter@nos.pt

     

  4. Porque é necessário uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação?

    Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente.
    A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais.

    As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS.

     

  5. Posso agendar a portabilidade para o próprio dia?

    Não. A transferência do seu número só pode ser agendada para o 2º dia útil, a contar do próprio dia, e até a um máximo de 20 dias úteis.

     

  6. Como funciona a assinatura digital?

    O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.​​​​

     

  7. Como posso agendar para uma data posterior a 20 dias úteis?

    Sim, mas não pode ser através da App NOS. Para agendar para uma data posterior, preencha e assine o formulário de portabilidade e envie os documentos de identificação para manter@nos.pt.

     

Saiba tudo sobre a App NOS em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

 


45 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

A App NOS continua a evoluir e, por isso, disponibilizámos a nova funcionalidade que assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido de portabilidade. Saiba como pode fazer o portabilidade do seu número de telemóvel, fixo ou internet móvel:

Se tiver alguma questão, fale connosco.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

olá viva

 

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

Boa noite, tem informação sobre a portabilidade neste site 

https://www.nos.pt/empresas/ajuda/equipamentos-e-servicos/voz/Pages/portabilidade.aspx

Ao entrar no Fórum tem à sua direita um distico Precisa de ajuda ? Basta que escreva na busca o que pretende e tem centenas de Tópicos falando do mesmo assunto.

Obrigado, não estaria a conseguir fazer on-line porque os titulares são diferentes, já preenchi o formulário e enviei por e-mail.

Bom dia João H.

Efetuei ontem o pedido através da App, foi muito simples e rápido, o processo já está concluido.

Obrigada.

Boa tarde.

Espero poder contar, em breve, com algumas funções que existiam na aplicação Android da NOS anterior.

Para se pedir a portabilidade, o documento PDF que se preenche e se envia para a NOS por e-mail pode ser assinado digitalmente?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Sophisma. O @petabyte prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Saiba mais sobre a portabilidade nesta artigo ou através do Site NOS.

Obrigado 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @MJRod,

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia,

 

Eu pretendo fazer o pedido de portabilidade através da App Nos, por ser mais simples.

Mas tenho uma duvida, o meu cartão atual é um pré-pago da UZO. Posso fazer o pedido na App? Onde pergunta se sou o titular respondo sim? Porque como disse é um pré-pago, sem qulquer contrato com a UZO.

Na escolha do operador seleciono MEO ou escolho outro?

Obrigada.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Fernanda L, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Para pedir a portabilidade é importante que já tenha, na sua posse, um cartão SIM da NOS.

Os dados do titular do seu número atual devem ser preenchidos consoante a informação do titular no outro operador.

Confirme-nos, por favor, se conseguiu concluir o seu pedido.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pelo seu feedback, @Fernanda L
Ficamos contentes que, de forma fácil e rápida, tenha conseguido concluir o seu pedido de portabilidade. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Boa noite.

Na nova app Android My NOS ou na Área de Cliente online, onde está a opção que permite pedir a portabilidade de um número para a NOS, desde que o cliente tenha um número NOS já registado nas mesmas? Alguém me ajuda?

Obrigado.

Cumprimentos 

Reputação 7

Boa noite.

Na nova app Android My NOS ou na Área de Cliente online, onde está a opção que permite pedir a portabilidade de um número para a NOS, desde que o cliente tenha um número NOS já registado nas mesmas? Alguém me ajuda?

Obrigado.

Cumprimentos 

 

Boa noite @Rui Falcato,

Aqui tem o atalho que pretende.

Obrigado

 

Boa noite.

O atalho conduz-me a uma página onde aparece o CVP do meu número apenas.

Na aplicação anterior, havia a opção de selecionar o número NOS para o qual se pretendia pedir a portabilidade de um número da outra rede, salvo erro, em "ações com o número". Já não existe?

Obrigado de qualquer de qualquer forma.

Reputação 7

Boa noite.

O atalho conduz-me a uma página onde aparece o CVP do meu número apenas.

Na aplicação anterior, havia a opção de selecionar o número NOS para o qual se pretendia pedir a portabilidade de um número da outra rede, salvo erro, em "ações com o número". Já não existe?

Obrigado de qualquer de qualquer forma.

 

Se tem os números associados, arraste para o lado para escolher a conta telemóvel.

Obrigado

 

Agradeço a sua atenção mas, sinceramente, não resolveu.

Eu vejo os números que tenho associados na aplicação  e tenho um número favorito, mas não vejo várias opções que existiam anteriormente em " ações com o seu número ". Ao quererem simplificar a aplicação actual, parece-me que eliminaram várias opções que eram deveras importantes ou, então, estão escondidas.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rui Falcato, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

De momento, a portabilidade do número na my NOS encontra-se indisponível. Contamos disponibilizá-la o mais rápido que nos for possível. 

Assim, para podermos ajudar, sugerimos que, por favor, utilize o formulário de portabilidade e envie-o juntamente com o documento de identificação para manter@nos.pt

Obrigado, 

Boa tarde,

 

Atualmente tenho um pacto NOS com televisão, telefone e internet. Ontem acrescentei 3 números de telefone sendo que 2 deles serão para fazer a portabilidade da operadora atual para a NOS. Após receber os cartões como devo proceder para fazer a portabilidade? Dado que ainda tenho uns meses de fidelização com a operadora atual preciso de fazer alguma coisa ou a NOS trata de todo o processo (sei que tenho de pagar uma indemnização no final de contracto)?

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @aveiga,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Estamos a trabalhar para disponibilizar o mais rápido possível novamente esta funcionalidade na my NOS, @Rui Falcato 

Sugerimos que assine manualmente, uma vez que ao utilizar a assinatura digital, o outro operador pode recusar por não coincidir a assinatura com o que têm na base de dados. 
Obrigado, 

olá viva

 

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

 

olá viva Jose Rodrigues

tenho algum conhecimento informatico, e sim usei “Precisa de ajuda” foi uma desilusão na resolução do problema.quando se coloca muitos itens na ajuda esta fica confusa e deixa de ser util.(  provalvelmente propositada para usarem o 16990 a pagar)

agradeço a resposta rápida da eneficiencia dos vossos serviços de apoio, NÃO VOU usar o vosso numero 16990 a pagar, infelismente vou ter de me deslocar a uma loja pois REPITO o vosso link de portabilidade não está a funcionar

 

 

olá viva Jose Rodrigues

não tenho nada contra si, agradeço de novo a tentativa da sua parte defender a sua dama, mas tem de aceitar a critica que quem quer fazer a portabilidade do numero não consege via eletronica.

sou cliente vosso desde 1997 antiga TVCABO, estou com vosso serviço por ser economicamente o mais vantajoso não por ser o melhor qualidade.

um aparte, tentei agora aceder ás faturas na area de cliente e não consegui, tive de ir ao meu email, são estes apartes que me deixam triste, mas vale o preço pois a qualidade não espelha os prémios 2X

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PJCorreia,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Seja bem vindo ao Fórum NOS. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema. Aqui poderá consultar como fazer a portabilidade de um número através da App NOS.

Alternativamente, faça o pedido de portabilidade através do Site NOS, preenchendo e enviando o Formulário de Portabilidade.

Depois de preenchido,  imprima e assine o formulário, junte os documentos indicados nas instruções de preenchimento e envie-nos os documentos:

Diga-nos, por favor, se conseguiu, ou qual a dificuldade que está a sentir no processo.

Obrigado 

 Boa noite fiz todos os passos, conforme explica, fiz isso a 27/11/2022. Até agora nem sms nem email, apenas diz que o pedido foi feito e nem está em tratamento nem previsão. Já liguei para o apoio não me deram uma resposta concreta e para aguardar. Isto não é profissionalismo da parte da nos. Evolução?  Sim mas respostas a quem é de direito.

olá viva João H. 

 

está DIFICIL a portabilidade do numero, a minha esposa foi ontem a loja de viana, e não foi possivel fazer a potabilidade devido a falta de documentos meus, poderiam nas ajudas alertar que tinha de ser o tetentor da conta em pessoa pois esposa não é possivel.

Depois de mais aborrecimentos digitalizar documentos pedido e dos CC meu e da esposa mandei para o vosso email manter@nos.pt, aqui faço mais uma critica ao vosso serviço, mandei mas não tive qualquer tipo de receção dos mesmo email, questiono eu, receberam? como digo e repito não vou ligar ao 16990 a pagar.

 

estou tao aborrecido que já pondero anular esta ultima aquesição de 2 cartões não passou ainda 14 dias

Comentário