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5G na NOS já chegou, uma nova era de rede móvel em Portugal! :signal_strength::blush:

Depois de conhecer a rede 5G da NOS, quer saber mais sobre a nova geração de rede móvel? Consulte as perguntas mais frequentes sobre o 5G. 

Neste tópico respondemos a algumas das questões que pode ter sobre o 5G e também partilhamos alguns dos mitos associados ao 5G. 😉

 

1. O que é o 5G?

A 5ª Geração de Comunicações Móveis, também definida como 5G, é a evolução das redes 4G. Esta rede permite uma melhor experiência de utilização em termos de:

  • maior velocidade até 100 vezes superior ao 4G;
  • menor latência numa primeira fase até metade do valor em 4G;
  • maior densidade – número de equipamentos conectados chega a 1 milhão por km2, especialmente aplicável a sensores e terminais de IoT (Internet das Coisas).

 

2. Como funciona o 5G?

Tal como quando ligamos a televisão ou o portão da garagem com comando, o 5G funciona através de ondas de radiofrequência (RF). Usa uma rede de antenas de small cells, do tamanho de uma mochila. Estas antenas 5G foram concebidas para se integrarem no ambiente e na paisagem urbana, podendo ser instaladas em postes de eletricidade ou candeeiros de rua.

 

3. O que é preciso para ter 5G?

Para beneficiar das vantagens 5G e ter acesso à rede móvel 5G necessita de um equipamento 5G, um tarifário de telemóvel ou internet móvel com dados móveis incluídos e encontrar-se numa localização com cobertura 5G.

 

4. Como se compara a velocidade do 5G com a do 4G?

A velocidade do 5G depende da frequência utilizada e da largura de banda disponibilizada pelo regulador para cada faixa. Estima-se que para uma largura de banda típicas de 100 MHz (faixa 3500 MHz) um utilizador obtenha velocidades máximas acima de 1 Gbps e velocidades médias na ordem dos 100 Mbps. Numa segunda fase, e com a utilização da faixa dos 26 GHz, esperam-se velocidades máximas até 20 Gbps.

 

5. Como se compara a latência do 5G com a do 4G?

A latência mede a rapidez de resposta da rede móvel em serviços de dados. Por exemplo, no controlo remoto de drones ou robots e em serviços críticos como veículos autónomos, a reação da rede a pedidos de informação entre os terminais tem de ser muito baixa para maior segurança e suporte de mobilidade. Para aplicações mais críticas são requeridas latências inferiores a 5 ms. Importante ter em consideração que a latência atual das redes 4G oscila entre 25 e 45 ms, tipicamente.

 

6. Como se compara a densidade (n.º objetos conectados) do 5G com a do 4G?

As redes 5G têm como requisito suportar até 1 milhão de dispositivos por km2, o que corresponde a um aumento de 100 a 1000 vezes a densidade anterior possível, por exemplo com tecnologia NB-IoT (Narrow-Band IoT). Este requisito só estará disponível numa 2ª fase das redes 5G (mMTC – Massive Machine Type Communications), sendo que atualmente a capacidade da rede NB-IoT está longe de se esgotar.

 

7. Como se compara a minha experiência ao utilizar uma rede 5G com a da uma rede 4G?

Numa primeira fase, onde os serviços são do tipo (Evolved) Mobile Broadband, consegue experienciar velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo (assume rede 5G na faixa 3500 MHz com 100 MHz de largura de banda). Estas velocidades, associadas a uma latência inferior ao 4G, proporcionam uma experiência de utilização de dados “instantânea”, suportando vídeos 4k no smartphone sem perdas ou uma experiência de gaming similar à das redes fixas.

Em ambientes ou aplicações empresariais a velocidade e a latência aumentam, por exemplo, a capacidade produtiva ou a mobilidade de equipas, permitindo o acesso em todo o lado, à cloud e servidores/aplicações internas, com uma experiência similar à rede fixa.

 

8. O 5G é importante porquê?

O 5G vai ser um impulsionador da evolução tecnológica em Portugal e transformar profundamente a sociedade como a conhecemos. As velocidades ultrarrápidas, os baixos tempos de resposta e o transporte de quantidades massivas de dados permitem conectar milhões de equipamentos e aplicações em simultâneo.

Maior segurança e eficácia na utilização de drones, os carros autónomos completamente interligados no trânsito, ou experiências 'instantâneas' de realidade virtual e aumentada são apenas algumas das aplicações possíveis do 5G. É todo um novo mundo com pessoas, edifícios, empresas e cidades sempre conetados entre si.

 

9. O 5G da NOS estará ao alcance de todos os Clientes?

Sim. Todos os tarifários de telemóvel e internet móvel têm acesso ao 5G grátis, independentemente do plafond de dados móveis incluídos.

 

10. O meu telemóvel funciona com rede 5G?

Atualmente já existem várias marcas com smartphones 5G que a NOS disponibiliza. Consulte melhor as nossas ofertas de equipamentos aqui ou no site.

 

11. A minha zona de residência vai ter cobertura 5G?

A rede móvel 5G da NOS atualmente já cobre todos os concelhos de Portugal. A NOS continua a trabalhar para melhorar e garantir que a cobertura 5G esteja ao alcance de todos os portugueses.

 

12. A rede 5G é diferente de rede WiFi 5Ghz?

Sim. A tecnologia de rede móvel 5G permite que o equipamento funcione sem depender de rede fixa.         
No caso do WiFi, esta conexão
de internet possibilita que um dispositivo se ligue a outro, sem fios, operando com a frequência 2,4 GHz e 5 GHz.
Na altura da criação da frequência 5 GHz, não se pensava na implementação de uma internet móvel 5G e, dessa forma, os utilizadores apelidavam o Wi-Fi 5 GHz de “Wi-Fi 5G”. Nesta ótica, o “5G” apenas resulta de uma abreviação de “5 GHz”.

 

13. Porque é que a NOS ganhou o leilão?

A NOS saiu vencedora do leilão da nova geração de rede móvel, para trazer aos seus clientes a melhor rede 5G do país. É a empresa com maior quantidade de espectro adquirido para a exploração da nova tecnologia e para reforço da sua rede 4G e melhoria da qualidade do serviço em todo o território nacional.

 

14. Com a chegada do 5G, a tecnologia 4G vai ser descontinuada?

A chegada do 5G não significa que a rede 4G deixe de funcionar. Aliás, as duas redes vão funcionar em simultâneo sem que qualquer uma delas seja afetada.

 

Pensar na importância da 5ª geração de rede móvel nas nossas vidas é uma tarefa cada vez mais fácil. No entanto, verdadeiras questões se levantam, assim como os receios que as acompanham.

Conheça os cinco mitos e falsidades que podem surgir no seu dia-a-dia, em relação à rede 5G.

1. O 5G não é necessário? – Falso

O consumo de dados móveis tem crescido a um ritmo anual de 40%. O 5G vem dar resposta à necessidade de uma rede de telecomunicações que possa suportar cada vez mais ligações em simultâneo, e com maior eficiência. A quinta geração de comunicações móveis vai também redesenhar processos industriais, assumindo-se como o motor da transformação digital nos mais variados setores, desde a indústria à telemedicina e ao controlo de tráfego em tempo real, entre muitos outros exemplos.

 

2.  O 5G vai eliminar o 4G? – Falso

O 5G não vai substituir o 4G, nem esses equipamentos vão deixar de funcionar com a chegada da quinta geração. O 5G é toda uma nova tecnologia de comunicações móveis, em paralelo com as redes 4G existentes, os utilizadores vão poder experimentar velocidades muito superiores às atuais, em qualquer lado e sem falhas, sendo necessário um equipamento 5G para isso.

 

3. O 5G causa problemas ecológicos e energéticos? – Falso

O 5G é apontado como uma tecnologia de grande consumo energético e com uma pegada ecológica elevada. É precisamente o contrário. Na verdade, é a primeira tecnologia móvel a integrar normas de eficiência energética desde a sua conceção. As antenas 5G funcionam em standby, transmitindo dados apenas quando necessário, e conseguem um consumo por GB transportando, 50% inferior às antenas 4G. Em 2025, com o uso do 5G massificado, terão um consumo 10 vezes inferior por GB transportado, ao mesmo tempo que transmitem 10 vezes mais tráfego e interligam mais utilizadores.

 

4. O 5G está na origem da pandemia Covid-19? – Falso

A associação do 5G à pandemia de Covid-19 é uma teoria da conspiração sem qualquer fundamentação científica. Com uma grande disseminação online, esta corrente afirma que o novo coronavírus pode ser transmitido através de onda rádio 5G. Os vírus não se deslocam através de ondas de rádio ou redes móveis, sendo antes transmitidos de pessoa para pessoa. Entidades como a Organização Mundial de Saúde e a Comissão Europeia já alertaram para a fraude desta teoria.

 

5. O 5G é perigoso para a saúde? – Falso

Os receios em geral acerca da exposição às ondas rádio 5G são infundados. Face aos conhecimentos científicos atuais sobre o 3G ou o 4G, não existem dados que permitam concluir que a exposição a campos eletromagnéticos (abaixo dos limites internacionais estabelecidos para radiações não-ionizantes), tenham qualquer impacto na saúde humana. Todas as frequências de rádio utilizadas nas telecomunicações, incluindo o 5G, são radiações não-ionizantes. Em Portugal, a ANACOM, o regulador das telecomunicações, assegura o cumprimento dos limites de emissão das radiações pelos operadores.

 

 

Respondemos às suas questões? Tem curiosidades para partilhar connosco? Veja ainda algumas respostas que temos para si sobre características e conceitos da rede móvel 5G.

Conheça ainda todos os equipamentos 5G que a NOS disponibiliza.

 

Quer conhecer melhor a rede 5G da NOS? Veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel:


Partilhe connosco a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, estamos ao seu dispor!

Faça o que ninguém fez! 😁

Olá a todos,

O 5G esta cada vez mais pertoA NOS saiu vencedora do leilão da nova geração de rede móvel, para trazer aos seus clientes a melhor rede 5G do país.

É a empresa com maior quantidade de espectro adquirido para a exploração da nova tecnologia e para reforço da sua rede 4G e melhoria da qualidade do serviço em todo o território nacional.

Com mais ligações, mais inovação, mais oportunidades, juntos, vamos fazer o que ninguém fez. 😊

Esteja atento às próximas novidades. Saibam mais aqui


Olá a todos,

NOS é o primeiro operador a lançar a tecnologia móvel mais disruptiva de sempre: o 5G😊

Os clientes NOS em todo o país já podem tirar partido das características únicas do 5G, beneficiando de uma experiência de utilização superior.

O 5G já está disponível nos tarifários Sem Limites Max, que sem necessidade de qualquer ativação, passam a ter acesso imediato à nova tecnologia móvel da NOS. E em breve também vai poder experimentar nos outros tarifários. 😉

Esteja atento às próximas novidades. Saibam mais aqui


Problema resolvido recorrendo á concorrência. Ok tudo bem com fidelização de 2 anos, mas pelo menos tenho 5G.

A Nos que vá aldrabar outros...

Em uma pequena cidade deste país.

Quando se fala sem conhecimento mais vale estar calado. 👍


Boa tarde @Jorge C.

O comentário ao qual está a responder è datado de março de 2023.

Agradecemos ainda assim a sua partilha.

 


E continuamos igual desde dia 7 que foi a primeira vez que liguei para a linha sobre este assunto. A informação e que estão a ver a analisar a tratar e que ligam de volta mas quase 10 dias e nada ninguém sabe o o que se poderá passar e o que estou a entender. Entretanto tenho usado a rede 5G da concorrência no mesmo telefone sem qualquer problema. 

 

Disconnected significa apenas que essa estação pode servir de ancora para 5G não que tenha lá nenhum 5G instalado.

Por outras palavras, se existir 5G noutra estação perto, o telemovel usa o 4G dessa do print que diz disconnected e o 5G da outra. Nada mais que isso.

Toda a rede deve estar configurada desta forma. Por isso o que não vai faltar é disconnected sem lá ter 5G nenhum instalado por agora.

E o cellmapper é muito mais fiavel que o netmonster.

Ahaha é linda a febre do 5G.


A rede móvel é uma raridade em Portugal, por um lado as câmaras não autorizam grandes potências de sinal pela desculpa que faz mal, e quando falo em grandes potências falo em 10 Mbit no máximo, e para a NOS não interessa porque mais potência é mais electricidade e consumo de dados é perda. Há 3 anos fiz um protesto porque, numa certa capital de concelho, a 100 metros das antenas tinha menos de 1 mbit de velocidade 4G, hoje a velocidade é exatamente a mesma portanto…


Snr João H, acho que já fui bem claro, assim como os testemunhos de outros clientes aqui, que o atendimento da nos é deplorável. Quer que lhe prove isso com outra anedota, ou melhor, teimosia e falta de conhecimento por parte do péssimo atendimento? No último contacto, e de acordo com a informação disponibilizada no vosso site, questionei o facto que o meu tarifário, por defeito, já deveria ter o 5G incluído (além de o ter também ativado na app) por se tratar de um tarifário ilimitado, pois trata-se de um contrato antiguissimo do tempo do eescolas em que a nos me atribuiu tráfico ilimitado de oferta por antiguidade, mas a operadora que me atendeu insistiu comigo que trata-se do tarifário Kanguru M limitado a 5Gb tarifário esse que nem sequer é comercializado agora. Disse-lhe para consultar a minha conta cliente e ver como prova os Gbts que consumo todos os meses que rondam em média os  70 a 100Gbts mas continuou a insistir que não que é limitado. Uma trapalhada a todos os níveis.

Com isto tudo percebe o meu sentimento? 

 

Exatamente. Estava a ver que mais ninguém se queixava desta situação!

 

Estamos a falar de tarifários que de base não eram originalmente ilimitados, tinham por exemplo 5 GB de base, mas em que a NOS forneceu o tráfego ilimitado como um extra.

 

No entanto a NOS só dá 5G depois de 31 de janeiro a quem tenha tarifário de telemóvel com mais de 10 GB de base. Mas no caso da internet móvel é preciso que tenha tráfego ilimitado de base e seja pós-pago.

 

Sobre o seu tarifário e outros parecidos, fui investigar há  uns dias, e dei a resposta aqui:

 

Existe uma solução para si, que é mudar para este tarifário:

 

Tarifário Kanguru XL pós-pago por 15€/mês

Este é pós-pago e ilimitado de base. Está disponível atualmente apenas para atuais clientes de internet móvel e que tenham o serviço fora do pacote fixo. Se tiver a internet móvel dentro do pacote fixo, é só tirar o tarifário de lá.

 

Mas agora imagine que o senhor por esse serviço paga atualmente menos do que 15 euros por mês... Nesse caso aconselho uma reclamação à NOS para ver o que é que eles podem fazer. Aqui no fórum os moderadores também de certeza que vão ajudar a encaminhar a situação para quem de direito

 


 

Não percam tempo com o 5G, não passa de publicidade para vender o que não têm.

Vejam os testes com as milagrosas velocidades anunciadas para o 5G e vejam o 4G+.

Pensem….

O icone 5G no telemóvel não é garantia de esteja realmente numa rede 5G.


Olá @Rui Rafael 

"Restricted by carrier" é porque o tarifário não tem o 5G ativo. Já fez a ativação na App NOS?

@lourencomax Tem de estar numa zona com cobertura. Já verificou noutros lugares?

Ola, o problema reside mesmo aí eu tenho tarifário 5g e segundo a linha de apoio está tudo ok para ter e na APP aparece como activo, deveria em teoria ser possivel aceder a rede 5G. Segundo a linha de apoio estão a tentar perceber qual e o problema.


...e sem teres que ativar nada na app ou teres que fazer outra marosca qualquer para teres acesso ao 5G. Como já expliquei tem que ser os utilizadores a tentar obter respostas ao problema por outras vias.

 

Por acaso foi tudo automatico sim mas na NOS tendo eu um tarifario de 20GB tb deveria ter sido mas não foi e ainda não o é…. 

Neste momento ja perdi a esperança de isto ser resolvido tomei a iniciativa ( sem que a NOS me aconselhasse a tal ) e fui pedir uma segunda via do meu cartão pela qual paguei 7,5 euros ( o meu cartão não começava por 21 nem 22 ) a ver se conseguia resolver eu o problema mas nada feito esta tudo na mesma mesmo com um cartão começado por 22. Com as chamadas para a linha de apoio pagas e o custo do cartão acho que ja chega de gastar dinheiro e tempo para ter 5G. Esta nas mãos da NOS @Fórum agora.


A mesma situação comigo com o mesmo telefone. Também já contactei a NOS a dias sem solução a vista. Devo referir que o NetMonster detecta a rede 5g e diz que e a operadora que não deixa ligar. Este telefone e dual sim e tenho tb um cartão VDF sendo que esse cartão apanha 5g sem qualquer problema quando está activo. 

Restricted by carrier

 

 

 


Sorriem porque isto dá para rir... Ando há mais de um mês a reclamar á Nos que não tenho acesso ao 5G, nem o apoio técnico sabe dar uma solução, mas, a Nos já me faturou o 5G, imaginem ao dia. Mas o 5G (que nem funciona no meu caso) não era gratuito para todos os clientes até final de Janeiro? Haaa já sei, estão a cobrar o serviço por eu ter utilizado e ativado a app, mas mesmo assim não funciona, e agora? Mais, aumentaram-me o valor da mensalidade e nem sequer me comunicaram com 30 dias de antecedência como manda a legislação.

RIDICULO! Basta de Palhaçadas, vou de imediato fazer uma reclamação no livro porque acho que a incompetência tem limites.

Obs: Pessoal não andem a brincar com a app na activação do 5G, porque pode sair caro cada diária...


Boa tarde @Rui Rafael,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado


Obrigado Diogo e Rafael pela informação.

Snr João H, desculpe mas eu não vou perder mais tempo em contactar a nos. Está mais que visto, não só por mim pelos vistos,  que este operador nada percebe da tecnologia que "disponibilizou" aos seus clientes…

Aguarda-se por isso respostas concretas com conhecimentos técnicos fiáveis.


Olá @Rui Rafael 

"Restricted by carrier" é porque o tarifário não tem o 5G ativo. Já fez a ativação na App NOS?

@lourencomax Tem de estar numa zona com cobertura. Já verificou noutros lugares?


Resumindo tenho tarifário 5G pelo qual pago um extra a mais que o normal que tinha tenho telemóvel 5G e cobertura em quase toda a cidade mas não tenho o serviço. Isto desde que a NOS lançou o 5G. Não e uma questão de extrema importância eu sei mas se pago pelo serviço gostava de ter acesso. 


Olá @Rui Rafael 

Por enquanto não está a pagar nada. Faça assim, desative o serviço e volte a ativar. Veja se soluciona.


Olá @Rui Rafael 

Por enquanto não está a pagar nada. Faça assim, desative o serviço e volte a ativar. Veja se soluciona.

Nao posso o meu tarifário e de 20GB não dá para desactivar ou activar o 5G porque e um tarifário 5G não e a oferta gratuita. E sim estou a pagar mais porque tinha um tarifário de 6Gb mas antevendo o consumo extra que iria fazer ao utilizar o 5G e porque queria ficar com o serviço depois da oferta gratuita alterei para o de 20GB. E o 5G da me imenso jeito por motivos profissionais partindo do princípio que tenho mais velocidade e ligação mais estável. 

Eu sou NOS a imensos anos tirando um ou outro problema que foram resolvidos tenho estado satisfeito com a operadora não estou a criticar a NOS só estou a ver se resolvem o problema até porque aparentemente não sou o único. 


Olá @Rui Rafael,

Obrigada pelo seu feedback. Ainda bem que a situação está resolvida. :relaxed:

Se surgirem outras questões estamos disponíveis para ajudar.

 


Olá @lourencomax,

O @CP001 deu uma boa ajuda.

Ficamos a aguardar a sua mensagem privada.

Obrigada


Como refere e bem até final de Janeiro deveria ter acesso, no entanto ninguém dentro da Nos me informou que o meu tarifário ilimitado não me conferia esse acesso, não sei onde obteve essa informação, pelos vistos está mais bem informado que o apoio ao cliente.

Mais, mesmo não tendo acesso, o tarifário não é grátis e é cobrado ao dia e não mensalmente.

Isto é o que acontece quando se anda a "brincar" com a app da Nos para ativar o 5G...

 


Boa tarde @lourencomax

Para que possamos ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado 


Olá @lourencomax 

Há relatos de cobertura 5G da NOS nas frequências n78 (3,6GHz), n28 (700MHz) e n3 (1800MHz). No entanto, poderá e deverá usar mais...


Visto que ainda ninguém respondeu e ou deu qualquer pista, surgiu-me esta questão. Sendo o Poco F3 compatível com as bandas (em 5G) n1, n3, n5, n7, n8, n20, n28, n38, n41, n77, n78 qual é a banda de frequências que a NOS está a utilizar no 5G? Se for na banda n12 (700Mhz) que foi libertada na TDT então este equipamento comercializado em Portugal não é compatível certo?


Não entendi...


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