Skip to main content
Header

Queremos que tenha sempre a melhor experiência de Wi-Fi em sua casa, tanto a nível de cobertura como de velocidade e estabilidade!

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens passamos à explicação do que são as normas e bandas Wi-Fi.

Neste artigo vamos mostrar-lhe tudo sobre as redes Wi-Fi, o que as diferencia, e como se consegue ligar a uma rede Wi-Fi.

O que é o Wi-Fi 4?

O Wi-Fi 4 tem as seguintes características:

• Também designado pela norma IEEE 802.11n;
  • Usa habitualmente o espectro dos 2.4GHz;
  • É atualmente o mais comum;
  • Na banda dos 2.4 GHz tem 13 canais de frequência de 20 MHz sobrepostos – alguns equipamentos poderão apenas suportar 11. Destes 13, 3 não são sobrepostos.
  • Utilizando o espectro dos 2.4 GHz, o comprimento de onda é o maior, e por isso tem mais alcance que outras normas que utilizem o espectro dos 5 GHz.

O que é o Wi-Fi 5?

O Wi-Fi 5 tem as seguintes características:

• Também designado pela norma IEEE 802.11ac;
  • Usa apenas o espectro dos 5 GHz;
  • Tem 25 canais de 20 MHz não sobrepostos – os equipamentos nesta norma utilizam normalmente canais de 40 MHz, o que permite o dobro da velocidade.
  • Como não tem sobreposição de canais, é menos provável que existam interferências.
  • Existem menos equipamentos ligados a esta gama de frequências, por isso, o sinal apresenta-se pouco saturado;

O que é o Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 tem as seguintes características:

• Funciona em ambos os espectros 2.4GHz e 5GHz;
  • A velocidade é superior, porque mais dados são transmitidos ao mesmo tempo, tudo graças à tecnologia MIMO melhorada. 
  • A rede é mais eficiente, porque é feita uma partilha de canais para aumentar a eficiência da rede, com o objetivo de diminuir a latência para tráfego de Uplink e Downlink;
  • Existe uma grande redução de consumo de bateria nos equipamentos, graças ao Target Wake Time (TWT), que faz com que hibernem e despertem quando existe ou não transmissão de dados.

O que é o Wi-Fi 6e?

O Wi-Fi 6e tem as seguintes características:

• Funciona nos espectros 2.4 GHz, 5GHz ou 6GHz;
  • velocidade é superior até 1Gbps, porque mais dados são transmitidos ao mesmo tempo, tudo graças à tecnologia MU-MIMO melhorada. 
  • A rede é mais eficiente, porque é feita uma partilha de canais para aumentar a eficiência da rede, com o objetivo de diminuir a latência para tráfego de Uplink e Downlink;
  • Encriptação Wi-Fi WPA3, um novo protocolo de segurança, aumentando a fiabilidade na ligação Wi-Fi com os seus equipamentos.
  • Tem 14 canais de 80 MHz e 7 canais de 160MHz 
  • Existe uma grande redução de consumo de bateria nos equipamentos, graças ao Target Wake Time (TWT), que faz com que hibernem e despertem quando existe ou não transmissão de dados.

Bandas Wi-Fi

Existem, neste momento, em funcionamento duas Bandas Wi-Fi, a 2.4GHz e a 5GHz. Em soluções com tecnologia Wi-Fi 6e, como o Wi-Fi Total 6e, pode já encontrar a banda de 6GHz. Vamos apresentar-lhe algumas das diferenças entre elas.

• 2,4 GHz – É usada pela maioria dos equipamentos que emitem nesta frequência por Wi-Fi ou não, como routers, micro-ondas, alarmes, smartphones, tablets, computadores portáteis, entre outros.
    Vantagens e desvantagens:

Vantagens:

• Compatibilidade com a maioria das normas Wi-Fi;
    • Longo alcance;
    • Sinal atravessa a maioria dos obstáculos;

Desvantagens:

• Sobrelotação e sobreposição dos canais;
    • Utilizada por muitos equipamentos;
    • Mais suscetível a Interferências;

• 5GHz e 6GHz– A mais recente inovação de bandas Wi-Fi, e é uma frequência mais ampla, com 23 canais de transmissão que não se sobrepõem, na rede 5GHz e na rede  Tem 14 canais de 80 MHz e 7 canais de 160MHz.

Vantagens e desvantagens:

Vantagens:

• Velocidades mais rápidas;
    • Não existe sobreposição de canais;
    • Sem interferência com outros equipamentos;

Desvantagens:

• Menor alcance;
    • Melhor performance numa utilização “dentro de casa”;
    • Dificuldade em ultrapassar obstáculos;

Como ligar a uma rede Wi-Fi

Aceder à rede Wi-Fi em casa é simples, mas antes precisa ter consigo:

1. O nome da rede Wi-Fi;
  2. A palavra-passe de acesso à rede;

Esta informação de acesso está, regra geral, num autocolante debaixo do router. Nos routers NOS, o nome da rede Wi-Fi está à frente de "SSID" e a palavra-passe de acesso, composta por números e letras, está à frente de "Wireless Key".

Configure o acesso num computador Windows:

1. Selecione o ícone de rede 🌐;
  2. Escolha a rede Wi-Fi do seu router NOS;
  3. Insira a palavra-passe de acesso;

Saiba mais aqui.

Configure o acesso num computador Apple:

1. Selecione o ícone de rede 🌐;
  2. Escolha a rede Wi-Fi do seu router NOS;
  3. Insira a palavra-passe de acesso;

Saiba mais aqui.

Configure o acesso num smartphone:

• Android
    1. A partir do ecrã principal, escolha a App “Definições”;
    2. De seguida escolha “Rede e Internet” e selecione “Internet”;
    3. O seu dispositivo irá procurar automaticamente redes Wi-Fi disponíveis. Toque no nome da rede Wi-Fi a que pretende aceder;
    4. Insira a password de acesso à rede.

Saiba mais aqui.

• iOS
    1. A partir do ecrã principal, escolha “Definições”;
    2. De seguida escolha “Wi-Fi” e ative o Wi-Fi;
    3. O seu dispositivo irá procurar automaticamente redes Wi-Fi disponíveis. Toque no nome da rede Wi-Fi a que pretende aceder;
    4. Insira a password de acesso à rede.

Saiba mais aqui.

Fique a conhecer mais sobre Canais Wi-Fi e como escolher o melhor através do nosso artigo:

Fale connosco se tiver dúvidas, estamos sempre disponíveis para ajudar.😊

Bom dia a todos, 

Atualizámos o nosso índice e adicionámos um novo artigo: 

Conheça a nova solução Wi-Fi Total 6e. 

Obrigado

Olá @PAULO FILIPE GOMES CASTRO,

Lamentamos a situação e pedimos desculpa pela demora na resposta.

O @Jose Rodrigues e o @Guimas deram uma boa sugestão.

A situação ainda se mantém?
Obrigada

Ligue a 5ghz junto do router e deverá conseguir.

Boa noite @PAULO FILIPE GOMES CASTRO experimente reiniciar o router e também fazer reset

se os problemas se mantiverem ligue 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS para que um técnico possa elaborar outros testes que levem à detecção do problema.

9e7521a2-d733-46c9-b175-1e14f0e0e1ea.jpg

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona, quais as suas vantagens passamos à explicação do que são as normas Wi-Fi. 🆒 Já sabe que o Wi-Fi funciona através de ondas rádio, mas será que sabe que existem normas que servem de padrão a estas redes? Neste artigo queremos explicar-lhe um pouco mais sobre o assunto.

ffaacc3b-bcf3-4f16-ac58-afa08ad81eab.png

E para falar em Wi-Fi temos que falar na norma IEEE 802.11, a norma base para as redes sem fios e uma das invenções tecnológicas mais marcantes das últimas décadas. :)
Esta norma é, atualmente, a ligação, sem fios, em todo o mundo, tendo sofrido evoluções e melhorias ao longo dos anos, o que originou variantes melhoradas, rentáveis e mais eficientes.

Atualmente, esta é a norma padrão utilizado nas redes locais sem fios, em todo o mundo, tendo vindo a evoluir ao longo dos tempos, originando versões melhoradas, mais eficientes e com maior rentabilidade.

Destas variantes, as mais utilizadas são a IEEE 802.11, 802.11b, 802.11g, 802.11n e a 802.11ac.

cda42107-de00-4043-9ca6-df14105fc875.png

Fonte: Wikipedia e iBwave

Estas velocidades máximas, são apresentadas na teoria de cada norma, uma vez que são afetadas por:

• cobertura, que varia conforme a estrutura de cada casa
  • interferência de outros dispositivos
  • equipamentos compatíveis com a velocidade -> existem limitações dos próprios dispositivos, tanto a nível de hardware como software (ex: processador interno ou até mesmo o sistema operativo)
  • configurações do router -> por exemplo, a configuração em modo bridge é desaconselhada numa oferta de 1Gbps

Bandas Wi-Fi

Existem, neste momento, em funcionamento duas Bandas Wi-Fi, a 2.4GHz e a 5GHz. Vamos apresentar-lhe algumas das diferenças entre elas. 🙂
2,4 Ghz – É usada pela maioria dos equipamentos que emitem nesta frequência por Wi-Fi ou não, como routers, micro-ondas, alarmes, smartphones, tablets, computadores portáteis, entre outros.

Vantagens

• Compatibilidade com a maioria das normas Wi-Fi
  • Longo alcance
  • Sinal atravessa obstáculos

Desvantagens

• Sobrelotação e sobreposição dos canais
  • Utilizada por muitos equipamentos
  • Interferências

5 Ghz – A mais recente inovação de bandas Wi-Fi, e é uma frequência mais ampla, com 23 canais de transmissão que não se sobrepõem.

Vantagens

• Velocidades mais rápidas
  • Não existe sobreposição de canais
  • Sem interferência com outros equipamentos

Desvantagens

• Menor alcance
  • Melhor performance numa utilização “dentro de casa”
  • Não ultrapassa obstáculos

f9ebf9d3-8a48-48f7-ab62-9c88086d1f50.png

Não perca a próxima publicação, onde vamos dar algumas dicas e conselhos para melhorar o sinal do Wi-Fi em sua casa! 🙂

Então . Hoje apercebi-me de que mesmo sem obstáculos não consigo aceder a 5GHz . Uso internet sem fios e estou num quarto ao lado . Mesmo assim tenho portas abertas . Obviamente tenho uma parede a bloquear a ligação mas se as portas de ambos os quartos estão abertas , não era suposto eu conseguir utilizar a 5GHz ? O meu PC tem antenas para apanhar o sinal e mesmo assim continua no mesmo . E mesmo fazendo um teste de internet , os resultados foram de 67MBps de download , só consigo ter um alcance de 8.8MBps quando a fazer download de um jogo como exemplo . O router é um GIGA Router (Router Wi-Fi 5.0) . Por favor digam como resolver o problema .

Olá @ANA LM, @Guimas e @Jose Rodrigues

@ANA LM, após reiniciar o seu Router a dificuldade de acesso mantém-se? Fez o teste através do wi-fi ou o cabo de rede? 

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigada 

@ANA LM  Boa tarde,  reinicie o Router e faça um teste de velocidade por computador ligado  por cabo  ao Router aqui:  https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx se a velocidade de download for baixa como no print que publicou, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. para que  possam ser efectuados outros despistes.

Desligar o router da corrente e voltar a liga. Não ligue para a NOS porque neste caso a sua velocidade wifi está dentro do aceitável que seria superior a 10mbps.

Boa tarde,

A velocidade da minha internet é bastante inferiro à contratada.

Estou a trabalhar de casa, preciso de fazer videochamadas, que ficam paragens e as pessoas ouvem-me e vêem-me com delay.

Estou a usar um laptop, a 2 metros do router.

A velocidade contratada é de 120 mbps e tenho na realidade 19,7 mbps, conform imagem abaixo.

Não liguei para a linha de apoio pois recebi mensagem da NOS nesse sentido (minimizar as chamadas). 

Como podem resolver?

Obrigada,

Ana

Estimado Mário P.: Eu sei que existem duas redes sim, o técnico explicou-me isso, e que a 5G é mais rápida, o provlema é que só apanho a 5 G a uns miseros 2 ou 3 metros do Router, no resto da divisão da casa nunca a apanho, pelo que só tenho a rede 2.4 disponível e que se veio a verificar inferior em termos de velocidade ao anterior router que tinha desde sempre. Mais uma vez o meu problema continua, apanho as redes da vodafone dos meus vizinhos todos, desde o 1º andar ao 3º andar e a minha a uns passos do router deixo-a de a ver. Não me venham a falar da construção do prédio, pois os meus vizinhos moram no mesmo prédio, a contrução é a mesma, inclusive apanho a net do prédio ao lado. Resumindo o meu problema piorou e fiquei pior servido, pois com esta nova fidelização para ter este Power Router, foi-me retirado plafond de internet nos telemóveis, pelo que neste momento considero o serviço inferior ao anterior. A Vodafone informa-me que coloca aqui fibra em casa, dá-me um repetidor e um router de 200 MB apenas por mais uns 4 euros ainda por cima com duas mensalidades grátis, pois considera esta zona especial. Pergunto, o que está á espera a NOS para resolver um problema que se faria com um repetidor ou aumentando a velocidade do router dos atuais 120 Mb para os 200 Mb. Estou ainda nos 14 dias, pelo que a atitude a ter pela minha parte creio ser óbvia. Já reclamei via mail, mas sem resposta. Tenho hoje a vodafone a telefonar-me e a mostrar interesse, pelo que retirem as vossas conclusões.

Em anexo vai a imagem do último teste que fiz ontem à noite. Como esta arranjo várias.

Olá @Geogalhano 🙂

Queremos ajuda-lo. :)

A única diferença é que passa a ter a rede de 5GHz disponível, para poder navegar com uma velocidade superior.

A rede 2.4GHz é uma rede genérica a todos os equipamentos.

Sugerimos apenas que aceda a pagina interna do Router (aminhanet.nos.pt), e faça a alteração do nome das duas redes existindo a uma diferenciação, facilitando o acesso.
A NOS vai colocar-me o novo Power Router mas colegas disseram-me que nem todos os aparelhos são compatíveis com esse Router e que embora seja mais potente tem menos alcance. Ora a minha questão com a NOS era o facto de ter um péssimo sinal de wi-fi em casa. Agora se este novo router tem menos alcance então ando de cavalo para burro.
Podes criar duas redes separadas, uma para 2.4 e outra para 5ghz e por o computador a ligar-se exclusivamente à 2.4ghz.
Gostava de saber se é possível usar apenas a rede de 2.4ghz, o sinal de rede passa de quase no máximo para o minimo sem mudar o laptop de sitio e eu acho que deve estar relacionada com o meu pc mudar a frequencia de recepção, isso acontecia quando tinha um repetidor com o mesmo SSID, o meu pc ora escolhia um ou o outro e mudava constantemente a velocidade de ligação.

Obrigado.
Olá, @guituxo, bem-vindo. :)

As redes GEPON e GPON são estruturas de rede de acesso de fibra ótica, não estão relacionadas com a emissão Wi-Fi de equipamentos de Internet.

A da NOS é GPON, que é a usada, maioritariamente, na Europa e Asia, e sim, é regida pela norma ITU-T.

Esperamos ter conseguido esclarecer a sua dúvida. :)

GPON - Gigabit Passive Optical Network (Rede Optica Passiva a Gigabit ) - não usa laser "activo", apenas receptor e refletor.
Olá, @guituxo, bem-vindo. :)

As redes GEPON e GPON são estruturas de rede de acesso de fibra ótica, não estão relacionadas com a emissão Wi-Fi de equipamentos de Internet.

A da NOS é GPON, que é a usada, maioritariamente, na Europa e Asia, e sim, é regida pela norma ITU-T.

Esperamos ter conseguido esclarecer a sua dúvida. 🙂
Tenho uma curiosidade e gostaria de ser esclarecido sobre a mesma: a rede wi-fi utilizada pela NOS ainda é a GEPON ou já é a GPON regida pela norma ITU-T?

Grato.
Olá, @Angelo Calvo. :)

O @Armindo Mateus deu uma boa ajuda. 🙂

De momento, o novo Router Wi-Fi 4.0 está, gradualmente, a ser disponibilizado. Assim que surjam novidades para os atuais clientes, divulgamos nos canais habituais.
Algum moderador poderá responder com mais propriedade que eu, mas penso que neste momento só nos novos clientes .

Provavelmente daqui a uns tempos será também por troca por avaria ou problemas no 3.0 , mas depende da politica comercial que a NOS adoptar.
E a troca do router é automática ou a pedido ?

Obrigado.
E já existe alguma previsão para a NOS ter a norma AC nos seus routers (à semelhança do que já acontece com a MEO e a VODAFONE) ?

O 4.0 que estão a colocar nos novos clientes é Norma AC
E já existe alguma previsão para a NOS ter a norma AC nos seus routers (à semelhança do que já acontece com a MEO e a VODAFONE) ?
Sim. Acho que vou experimentar isso.

Já agora obrigada pela informação para sintonizar o canal Panda manualmente. Após algumas tentativas já consegui colocar o canal na tv.

Cpts,
@Chess será que reiniciar o router não resolve isso?

Comentário